Após Utada e BoA floparem em suas tentativas de deixar uma marca no mercado Ocidental, here comes a new challenger: Crystal Kay. Hoje ela não é um nome tão mainstream assim na cena musical japonesa (o auge dela ficou lá por 2003-2007, quando Crystal era uma adolescente cantora irritante parecida com calouros do Raul Gil), mas é inegável que ela é uma vocalista de qualidade, algo visível nesse single:
A música é um throwback 80s bem feitinho, mesmo que esquecível. O clipe também não tem nada demais, já que está evidente que gatinha não teve orçamento algum pra gravar esse negócio. O par romântico dela provavelmente é um primo que também serviu de cameraman nessa delícia.
Mas se o clipe tá uma merda, pelo menos o inglês dela tá ótimo. Uma das vantagens de ser nascida no Japão filha de uma mãe nipo-coreana e um pai afro-americano é que você consegue de fato ter um inglês que soe nativo, coisa que Utadão e BoA não conseguiram (enfase em BoA, claro) em seus álbuns em inglês.
O fato de ter um visual biracial e um bom domínio do inglês são fatores positivos pras chances dela conseguir ser bem sucedida nos isteites (Deus sabe que ninguém lá tem o menor interesse em ver asiáticos no mundo do entretenimento, sabe-se lá por quê)… ao menos no papel. Porque Crystal aparentemente tá bancando esse debut americano sozinha, daí fica foda conseguir momentum, né.
Bom, Utada é americana e fala inglês a vida toda…
Sim, Utada é americana, o problema dos álbuns gringos dela é que muitas vezes a “fluidez” das letras não soa natural, sei lá, é difícil explicar o que eu quis dizer. @__@
Mesmo “Come Back To Me”, “Dirty Desire” e “This One (Crying Like A Child)”? Para mim ela está falando inglês muito bem. Afinal, é a primeira língua dela.
Mas essas são todas do This Is The One, quando eu disse isso estava pensando mais no Exodus mesmo. =p