Lady Gaga trolla todos os nacionalistas asiáticos ao mesmo tempo. Ganha meu respeito.

ga01

Eu não dou uma foda pra Lady Gaga desde que ela optou em 2009 por fazer um clipe de 35 minutos de duração para Alejandro, quando Monster merecia muito mais ser single do que aquela porcaria. Desde então, Gaga tem vivido de decisões questionáveis, e nem estou me referindo ao guarda-roupa dela, mas sim sobre suas escolhas de singles e a completa bagunça quente que foi seu management na era ARTPOP. Eis que, num retorno à forma, ela conseguiu voltar a ser notícia por conta de seu figurino escandalizante, algo que ela não conseguia desde que apareceu no VMA usando FriBoi couture:

Então, né. Gaga está fame whoreando pela Ásia, pra ver se em algum lugar do mundo o ARTPOP consegue vender mais do que a mixaria que vendeu nos EUA (sério, vendeu menos que Miley Cyrus e Katy Perry). Aí que ela andou circulando pelo Japão usando essa bomba de figurino aí de cima. Se você tem um olho bom para detalhes, vai perceber que no macacão é possível ler o hangeul ‘컬러’, significando “cor”. Nada de mais, certo? BEM, NÃO. Alguns j-internautas ficaram putos, pois Gaga publicou essa foto em seu instagram dizendo que “Tóquio é seu lugar favorito”. Algumas das reações coletadas pelo kotaku:

+ Lady Gaga está passeando por Tokyo dizendo que o Japão é seu país favorito enquanto desfila com uma roupa coreana. É a prova de que da perspectiva do homem branco, a Coreia e o Japão são a mesma coisa!!

+ O Japão fez alguma coisa contra ela pra merecer isso?

+ Sim, ela é só mais uma americana burra.

+ Não tem nada a ser feito, mas é muito triste que ela não consiga diferenciar japonês de coreano.

+ Apesar dela dizer amar o Japão, pelo visto parece que ela gosta mais mesmo é da Coreia do Sul.

Estúpido pra caralho, certo? Ainda mais eles forçosamente quererem dizer que “amar o Japão” e “usar uma roupa com hangeul” são mutualmente exclusivos. Talvez o comentário mais inteligente tenha sido esse aqui:

+ Não se enganem, quando Gaga estiver na Coreia do Sul, ela aparecerá usando roupas com o Sol Nascente e caracteres japoneses!

Porque não deu outra, na semana seguinte Gaga apareceu na Coreia usando isso de figurino:

E sim, o figurino menciona o Império Japonês. Ao menos Gaga estava ao mesmo tempo balançando uma bandeirazinha da Coreia do Sul pra compensar:

Ela provavelmente só usou a roupa com os kanji em resposta ao criticismo dos internautas japoneses ao seu figurino com hangeul, numa tentativa de fazer média e tal, visto que uma reação tão exagerada a algo tão pequeno deve ter sido inesperado por parte do relações públicas dela. Mas ainda assim. Achei tudo de um grau inigualável de trollagem, porque já tem gente achando que tudo isso foi planejado e deve ser interpretado como Gaga clamando para que os dois países melhorem sua relação or some shit. Muito provavelmente foi só um engano e pronto, mas tudo bem. Get that promo, Gaga. você tá precisando. 

12 comentários em “Lady Gaga trolla todos os nacionalistas asiáticos ao mesmo tempo. Ganha meu respeito.

  1. Ahhhhhhhhh eu totalmente concordo com você, Monster é uma das melhores musicas dela e ela devia ter feito um vídeo dele e ponto.
    Fora isso, a Lady Gaga é uma artista que tem uns cinco anos de carreira e parece que tem uns cinquenta (não no bom sentido). Nenhum artista pop conseguiu a façanha de parecer velho (de novo, não no bom sentido) no mercado musical com tão pouco tempo de carreira, eu acho.
    Mas enfim, to morta com o “erro de vestimenta” que no fim se tornou uma ação politizada. Aliás, ela nem chegou a pisar na Coréia com os kanjis, ela só entrou no avião pra lá. Se tivesse, a reação deles seria tão ruim, ou até pior que a dos japas, isso é fato constatado pela KBS. *brilhacrayonpopbrilha*

    (Por mim, ela voltava a era The Fame/TF-Monster com roupa colada e brilhante e mandava um foda-se pra essa coisa toda de ArtPop, que foi a pior coisa da carreira dela desde o álbum anterior. :v)

  2. Eu não lembro muito de Alejandro… Não tinha idade para lembrar das coisas – q. Só sei que ela engole um terço, eu acho (?).

    E bem que você poderia falar das apresentações do VMA u__u

  3. Pra mim, esses “erros” foram intencionais, para provocar e aparecer mesmo.
    O que para nós, ocidentais, parece exagero, para eles, penso que faz todo o sentido. É uma questão histórica, cultural. É como chegar na casa de um judeu vestindo algo com uma suástica. Creio que poucos levariam isso na boa.
    Sou descendente de japoneses e curto k-pop, mas sou alguém que não segue as tradições (ovelha negra! XD). Já meus avós, bisavós, por exemplo, têm/tinham um “pré-conceito” arraigado contra coreanos e chineses. Eles têm/tinham a razão deles. Difícil apontar certo ou errado…

    1. Acho que não é tão preto no branco assim, porque muitos outros internautas japoneses acharam que o hate baseado no hangeul na roupa dela foi exagerado e descabido. Acho que é mais ufanismo/nacionalismo exagerado de uma minoria mesmo. Relações internacionais pela Ásia é um assunto muito complicado (mas interessante). @_@

COMENTÁRIOS:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s