ALBUM REVIEW: FEMM – FEMM-ISATION

Após viralizarem com FXXK BOYS GET MONEY (um sério contender a faixa do ano) e ganharem reconhecimento pouco a pouco com um clipe low budget novo a cada quinze dias, FEMM finalmente lançou seu primeiro álbum de estúdio, FEMM-Isation. Nós já basicamente conhecemos todo o conteúdo dessa coisa, mas ele funciona como álbum? Ou soa como a última single collection de BoA? Descubram. agora. @_@

FEMM é um negócio curioso. É um duo japonês de EDM que canta em engrish, e entrega músicas pop que não tem nada de muito inovador, mas que de alguma maneira são a prova de balas e funcionam perfeitamente. Tendo isso em mente, é engraçado que apesar de toda a estratégia de marketing inusitada por trás do álbum e do duo, FEMM-Isation não passe de um álbum pop extremamente sensual e grudento. Não existe a intenção de reinventar a roda aqui, com a inovação ficando somente no fato do álbum ter tido singles quinzenais antes do lançamento. As músicas, apesar de ótimas, soam extremamente familiares, e não existe nada de errado com isso.

WE FLOOD THE NIGHT é uma introdução perfeita, já que começa de maneira tímida até explodir no refrão-pancadão grudento que veio a se esperar delas. Como single essa passou batida por mim (o clipe é um dos mais fraquinhos delas), mas no contexto do álbum funciona (e taí um comentário que pode ser feito sobre muitas músicas aqui).

 

ASTROBOY parece uma música de Ke$ha, o vocal falado insolente, a batida Dr. Luke dos versos… tudo está presente, a diferença mesmo está no refrão, que muda totalmente a melodia dos versos e deixa Ke$ha no chão. Ainda assim, essa é a faixa mais mainstream América de todas, junto de KILL THE DJ, que parece uma faixa perdida do debut de Lady Gaga.

 

PARTY ALL NIGHT é outra faixa que parece saída diretamente do trabalho de outro ato, no caso, do Discovery do Daft Punk. O clipe dessa tinha valido bastante a pena quando foi lançado, e foi uma das faixas que estrategicamente não ganharam release digital, pra que o álbum tivesse algo de novo. THE REAL THING também não teve release digital e é de longe um dos grandes destaques do álbum, deixando de lado a temática típica da balada e de descer até o chão na boate pra falar de amor digital e da perda de sensibilidade da sociedade ou algo nessa linha. Bem legal.

 

DEAD WRONG é outro ponto alto do álbum, com FEMM pegando aquele topete horrível de LaRoux e mostrando para a desgraçada como fazer suas músicas melhor do que ela. É chocante que o álbum já esteja chegando na metade e ele não tenha perdido fôlego, o momento perfeito para UNBREAKABLE, a balada que como single havia sido totalmente esquecível, mas que no contexto do álbum é uma boa mudança de ritmo que salva os farofões do marasmo e evita que eles fiquem repetitivos.

 

GIRLS NIGHT OUTKISS THE RAIN são as duas grandes fillers do álbum, e que tomam tempo entre Unbreakable e o lema das pistoleiras, FXXK BOYS GET MONEY, a faixa mais memorável delas. É preciso admitir que as pessoas responsáveis pela tracklist tiveram culhões ao enfiarem o grande destaque do álbum na faixa DEZ. Mas é uma excelente estratégia, pois evita que só sobrem os fillers pro final, e faz com que a segunda metade de FEMM-Isation seja tão forte quanto a primeira.

 

Da mesma maneira, a posição de WHITE NOISE (mais um b-side abandonado do The Fame) na tracklist entre Fode Garotos Pega Dinheiro e WHIPLASH é benéfica para a faixa. De Whiplash não precisa-se dizer nada, só mesmo que na minha opinião ela deveria ser a faixa a fechar o álbum. Mas intercalar White Noise e WANNABE com outro grande destaque é mais uma decisão acertada na parte do time criativo delas.

FEMM-Isation é um álbum que chama atenção por ter treze faixas sem que nenhuma delas se pareçam iguais, todas com um refrão extremamente eficaz e diferentes entre si. FEMM-Isation também evita ser pretensioso e com várias faixas de trinta minutos cada. Na verdade, somente uma faixa tem mais de quatro minutos, o que evita termos de sofrer com breaks de merdastep desnecessários na tentativa de alcançar o EDM Heaven (nem toda faixa consegue ser Party Maker, e nem todas deveriam tentar ser também).

Pra um álbum de debut, a atenção ao detalhe e o uso bem executado do low budget (sério, eles tinham uns dez vestidos de vinil e uns oito pares de perucas pra usar em treze clipes) são sem precedentes. Todo o planejamento e a revelação de 100% do material antes do lançamento do álbum fazem de FEMM-Isation o anti-beyoncé. E mesmo assim elas ainda conseguiram buzz para o lançamento.

Em meio a tudo isso, fica difícil separar a estratégia de marketing do conteúdo do álbum. O vocal super produzido chega a cansar no contexto de um álbum, o que teoricamente me deveria fazer descontar ao menos um ponto da nota final. Mas o gimmick do lançamento foi tão genial e a tracklist tá tão on point que fica difícil não dar um dez pra essa delícia. Parabéns, FEMM. Vocês conseguiram arrancar a peruca de KPP e Perfume, então é melhor se cuidar, Nakata. Você não está mais sozinho no meu radar quando o assunto é o EDM japonês. Pika Pika o quê? Cling Cling quem?

DESTAQUES: Astroboy, Party All Night, The Real Thing, Dead Wrong, Whiplash e, claro, FODE GAROTOS PEGA DINHEIRO.

MEIA BOCA: Skrillex, comparado a FEMM.

Anúncios

19 comentários em “ALBUM REVIEW: FEMM – FEMM-ISATION

  1. Meu destaque pra esse álbum vai pra Wannabe, Girls Night Out e claro, Fuck Boys Get Money. E a baladinha que tb tinha passado batido pra mim quando foi lançada acabou caindo no meu gosto, nunca passo quando é ela que tá tocando. Mas agora fica a expectativa sobre o futuro delas LOL Vão continuar sendo manequins trabalhadas no vinil? Veremos…

  2. O que eu acho mais delícia nesse negócio todo de FEMM é que é um troço pra curtir sem pensar no amanhã e pronto. Só o que a gente quer às vezes é ver clipes com japonesas que não piscam dançando em roupas de couro e cantando refrões grudentos em vozes robóticas ❤

      1. Menéna, eu to twerkando pelada aqui que não paro mais. ❤ ❤ ❤ Viva La Korea atendendo minhas súplicas hauhsuahsuahsuahsuhausha
        Vou ver se desejo ganhar um aumento de salário também, quem sabe minha vida aqui não melhora na onda dessas delícias de lá? huehuehuehue ❤

      2. Falnado em “”””escândalos””””, parece que agora o Tao do EXO arranjou uma namorada (????): http://lyrics.kashigasa.com/post/99904634745/viral-tao-kissing-a-girl-video-is-going-viral-in
        filmaram ele “beijando” (peloamor nem dá pra ver direito) uma guria e já tão fazendo drama. É uma coisa tão besta que chega a ser inacreditável, mas se tratando das exorcistas, de todas as merdas que o EXO tá passando esse ano e do Tao que todo mundo jurava que era gay, é bem capaz de surgirem umas tretas maravilhosas aqui também e que ele vire um Baekhyun 2.0. Vamos torcer por mais essa conquista (q).

  3. Eu tenho que falar que, pra mim, esse álbum foi um dos destaques do ano sem dúvida. Ta lindo, ta ótimo e eu consigo ouvir ele inteirinho, diversas vezes, sem pular nenhuma música sequer, coisa que nem Red Light, nem Crush, nem A Talk, nem Rise, nem mesmo Me? conseguiu fazer. Nem Pika Pika Fantajin da adoradora de satã conseguiu me fazer ouvir o albúm inteirinho duas vezes seguidas e Femm-Isation conseguiu. Parabéns ao FEMM pelo excelente trabalho.

    E como nota adicional, Kill The DJ, Kiss The Rain e White Noise conseguiram ganhar um espaço no meu coração indescritível. Eu acho que eu realmente sinto falta do The Fame, vou até ouvir ele hoje pra matar as saudades. lol

    E como observação muito dispensável, 2014 está sendo um dos melhores anos na música asiática pra mim. A quantidade de coisas de qualidade que foram lançadas esse ano não foi brincadeira. Eu estou super contente de, apesar da bosta que foi a música pop ocidental, o pop oriental conseguiu se dar bem. É desejar que o pique de coisas boas esse ano se estenda por, no mínimo, o primeiro semestre do ano que vem (e meus desejos estão sendo atendidos então opa!).

    E como um veneno muito mal jogado (huahuahua), 2014 também ta um apocalipse que só jesus na cruz de novo pra salvar as capopeiras. Eu.Não.Posso.Pedir.Mais.Nada.Para.A.Coreia-Pop.Depois.Disso.

  4. Um review com 10/10 sem ser da Ha:tfelt? (putz esse nome…rsrs) QUE DELICIA CARA ! Não conhecia elas, nem esse album, nem nada ‘-‘ vou dar uma chance > esta apenas começando, os grupos estão dando disband tudo ao mesmo tempo, e pelo jeito o próximo vai ser o MBLAQ já que o tal de Joon vai sair (ou já saiu whatever) e TEM TRAIÇÃO NO MEIO DA BAGAÇA…não to bem, 2014 o ano mais carmistico do kpop rsrs.

  5. FEMM-Isation é mesmo o álbum do ano, eu estou emocionado com a competência dessas putas. Salvou meu 2014. ;_;

    PS: Embora ❤ Foda Garotos Pegue Dinheiro ❤ seja mesmo a mais icônica do álbum, minha favorita na verdade é PARTY ALL NIGHT, que tem um dos refrões mais maravilhosos e grudentos da década <333

    1. A MELHOR OBVIAMENTE É DEAD WRONG, MAS PARTY ALL NIGHT EH BOA TB. APESAR QUE FODA GAROTOS PEGUE DINHEIRO DE FATO É O LIFE ANTHEM QUE TODAS SEMPRE ESPERAMOS SEM SABER QUE QUERIAMOS, MAS PUTA NENHUMA HAVIA NOS ENTREGADO.

  6. Singles quinzenais que são ótimos individualmente e que também funcionam coerentemente como álbum. Quando irão minhas favoritas? Nunca 😢 (Mas ofender o mundo todo nas capas dos singles, quando irá FEMM? :v)

COMENTÁRIOS:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s