Jolin continua a acertar com o clipe de Gentleman. Perfume Genius could never.

vlcsnap-2015-01-03-23h00m01s74

Depois do clipe de Medusa não ser nada demais, Jolin acertou com seu clipe pró-lésbicas e agora acerta de novo ao confrontar gênero normatividade com Gentlewoman, uma das minhas favoritas do álbum. E caso esse clipe tivesse saído antes, a faixa provavelmente teria ficado mais acima no meu ranking de fim de ano do que o 76° lugar que ela conseguiu, porque não é todo dia que temos um clipe assim:

Eu honestamente não sabia o que esperar do clipe de Gentlewoman, primeiro porque a letra não faz o menor sentido, segundo porque a faixa faz uma fusão de gêneros tão grande que deixa abertura para qualquer ideia que desse na telha dos envolvidos. E a ideia que eles tiveram, no caso, foi apresentar um mano participando de audições em alguma escola de dança contemporânea em Nova York.

O que eu gostei nesse clipe foi que mais uma vez Jolin não trata seu tema de maneira simplista e/ou ofensiva (comparem o tratamento da temática LGBTTAOA em We’re All Different Yet The Same com, sei lá, a obviedade de Born This Way), então em Gentlewoman temos Jolin utilizando não somente as roupas de uma figura masculina, mas também seus trejeitos. E o mesmo com o cara, tipo:

Ele não está só usando lingerie de puta, mas sim se movendo de uma maneira feminina (e não de uma maneira diva fierce, são movimentos delicados mesmo). E essa atenção ao detalhe faz com que toda a rotina de dança e toda a ideia de questionar o que é masculino e o que é feminino funcione ainda melhor. Depois de tratar casamento gay de uma maneira tão natural em seu último clipe, Jolin conseguiu acertar mais uma vez. Agora é esperar I’m Not Yours, né.

ESCADINHA DOS CLIPES ATÉ AQUI:

PLAY >>>>>>>>>> Gentlewoman >>> We’re All Different Yet The Same >>> Phone Queen >>>> Medusa >>>> The Third Person And I.

11 comentários em “Jolin continua a acertar com o clipe de Gentleman. Perfume Genius could never.

  1. Com aquele clipe de Medusa eu não esperava lá muita coisa quando vi esse clipe lá no canal dela, fiquei em choque quando assisti de tão impactante que é. Uma pena minha favorita do álbum ter um clipe tão bosta, mas esse aí compensa, até valorizei mais a música. Agora essa vaca vai ficar enrolando a gente com esse clipe de I’m Not Yours, que to esperando desde o lançamento do album, to torcendo pra não ser outro desnecessário tipo Medusa.

  2. Morri com o “lgbttAOA” só faltou um “Brave sound drop it” kkkkkk, Amei o clipe ❤ Jolin tem de ser tombada como patrimonio da humanidade ❤ e sobre "Eu não sou sua nega (feat Namie)" certeza qur sera o ultimo a ser lançado, enquanto isso aguardo o MV de Miss Trouble.

  3. O que eu mais gosto na Jolin é que ela é uma das poucas cantoras desse cenário asiático que tem (ou finge muito bem ter) controle criativo de tudo o que ela faz. E acaba que a maioria dos trabalhos dela não ficam totalmente genéricos tipo Girls Generation ou sl.

  4. We’re All Different Yet The Same é simplesmente lindo. Acho que a parte em que a mulher diz que é a amiga e que mesmo morando com ela por tantos anos ela não pode assinar a papelada para o tratamento levanta a questão do casamento LGBTT de forma simples, mas bem efetiva. Gentlewoman eu tinha visto nos comentários, acho que ganhar um post foi digno porque é como você disse, não soa estereotipado e escroto como em muitos casos que vemos por ai, não é forçado ou apelativo, é fluido, é 10. ❤ Jolin ❤ inimiga da família tradicional chinesa.

  5. Cada dia mais apaixonado por essa mulher e como ela trata e expõe seu material ❤ Pensando em baixar coisa pré era Muse, o que me recomendam?

    ps: Apesar de amar os clipes da Jolin, queria que ela usasse com menos frequência modelos caucasianos/europeus como par romântico ou personagem principal nos vídeos, mas tudo bem, uma desconstrução de paradigma por vez, continua maravilhosa =).

COMENTÁRIOS:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s