Lizzy traz o trot e o pansori para o novo milênio. Deixa o solo de Raina no chinelo.

Após o solo de Raina ser uma completa bosta, eu não tinha lá muitas esperanças pro que quer que Lizzy fosse lançar. Mas eis que eu me fodi, porque ela acertou demais ao não lançar sua versão de Some da Soyu, ao invés disso apostando no trot em “Não Sou Fácil”, que já nasceu destinada a ser o mother. fucking. jam. de todos os karaokês noraebang daqui para sempre. E a genialidade do clipe deixa tudo ainda mais apocalíptico:

Lizzy foi inserida digitalmente em uma adaptação cinematográfica dos anos 60/70 (sei lá) do pansori Chunhyangga, que narra a história de Chunhyang e Mongryong, respectivamente a casta filha de uma gueixa gisaeng e um magistrado que se apaixona perdidamente por ela após vê-la retardamente se divertindo num balancê.

#thuglife

Quando Mongryong deixa a cidade para um exame estatal, um tirano maligno resolve que também quer a xaninha de Chunhyang, que se recusa a ceder e por isso é aprisionada e torturada.

❤ a atuação oscarizável ❤

Ela não cede ainda assim, e quando Mongryong retorna e descobre o que aconteceu, ele pune o tirano e se casa com Chunhyang, que vive feliz para sempre, etc. O impressionante fica por conta do fato da música meio que atualizar essa situação, com Lizzy não cedendo aos avanços de um oppa qualquer, que a enche de presentes por achar que ela é uma pistoleira que só quer dinheiro. Acontece que Lizzy não é fácil e mata suas favoritas com versos feito: “só porque eu sorriu pra você e fui simpática naquele dia lá não significa que eu queira dar pra você”. Lizzy novo ícone feminista, unindo clássicos culturais e girl power. #charliehebdoseucu,naegalizzy.

PS.: vocês deveriam assistir a entrevista dela pro ONETHEKEI ou sei lá qual o nome daquele canal de capope, porque ela mostrando as diferenças entre After School, Orange Caramel e seu solo de trot tão ótimas:

SENSUAL SEM SER AEGYO PARA AFTER SCHOOL:

AEGYO SEM SER SENSUAL PARA ORANGE CARAMEL:

AEGYO SEXY PARA SEU SOLO:

Sério, não tinha a menor ideia de que Lizzy era tão adorkable assim, ela já está quase roubando o posto de Nana de bias atual em AS/OC. @___@

PS.2: Se vocês querem saber mais sobre pansori, o gênero de canto narrativo coreano, eu recomendo o filme Seopyeonje (ou Sopyonje, a romanização do coreano é uma merda), que conta a história de uma família de cantores de pansori tentando se adaptar a mudança dos tempos. É um filme bastante impactante, e também é uma boa introdução ao som ~peculiar~ do pansori, que num primeiro momento pode parecer o de um gato sendo assassinado. É o tipo de coisa que funciona melhor ao vivo, coisa que eu tive o prazer de ver em 2013. Sério, vejam o filme. E já que estamos falando de patrimônios culturais coreanos, arirang pra vocês também:

Anúncios

19 comentários em “Lizzy traz o trot e o pansori para o novo milênio. Deixa o solo de Raina no chinelo.

  1. Vc ta sem tempo para postar ? demora decadas,mas quando posta algo joga logo 3…
    Sobre o solo da lizzy,depois que ela apago 5 velas com o sobro do nariz,tudo que venha dela já me soa agradável.

  2. Amei a música *-*, esse ‘trot’ é um ritmo endêmico da Coréia? não percebi muita diferença =x, vou aproveitar e procurar esse filme pra conhecer mais

    Como a Lizzy é fofa, não acompanho AS nem OC, mas amei essa entrevista.

    1. trot é o primeiro ritmo “pop” coreano, que se difundiu durante a ocupação japonesa no início do século passado. O ritmo não tem muito de endêmico não, já que foi fortemente influenciado por música americana da época. A principal característica e o que diferencia o trot é o canto mesmo, que está num meio termo entre nosso canto ocidental e o canto coreano tradicional (presta atenção na inflexão da Lizzy aí na Not An Easy Girl).

COMENTÁRIOS:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s