TOP70 MELHORES MÚSICAS DE 2012 (FINAL: 10° – 01°)

cover05b

E chegamos ao final do top70 retrô de 2012. Quais foram as melhores dez músicas do ano? Qual será coroada a melhor música de 2012 e será alçada ao mesmo patamar que Expectation das Girl’s Day foi alçada em 2013 e Play da Jolin Tsai em 2014? Essas respostas serão dadas. a. partir. de. agora. /o/

PARTE 1 (70°-56°) / PARTE 2 (55°-41°)

PARTE 3 (40°-26°) / PARTE 4 (25°-11°)

BEST OF 2013 / BEST OF 2014

10. EPIK HIGH & PARK BOM – UP

 

Que saudades da voz de cabra com câncer de laringe da Bom. Por conta da intolerância coreana com “””drogas””” ela muito provavelmente não nos abençoará com sua voz tão cedo, mas pelo menos sempre teremos essa UP aqui do Epik High, que é a música em que Bom mais gritou em sua vida inteira. Up serviu de abertura do álbum ’99’ deles, e é difícil pensar numa intro mais impactante do que essa aqui. O coro deles gritando “BAM BAM BAM WE’RE GOING UP” casado com Bom alcançando tons altos demais pra voz dela foram fácil fácil um dos grandes destaques de 2012, então se você não ouviu na época, vale o play aí em cima.

09. BoA – ONLY ONE

 

BoA não tinha nada pra provar pra ninguém em 2012 quando ela lançou Only One, então vê-la entregar algo tão bom quanto Only One quando ela poderia muito bem estar trabalhando no automático é aplaudível. E não se esqueçam do risco que foi lançar isso como lead single, uma música sóbria escrita pela própria BoA e não pelos hitmakers residentes da SM. E o clipe? BoA entregou a melhor coreografia de sua carreira e dançou ali como poucas estrelas do capope conseguiriam fazer. Todos os outros atos da SM devem ter se sentido humilhados ao verem isso aqui, e com razão. Kween of Kpop. ❤

08. KYARY PAMYU PAMYU – FASHION MONSTER

 

Pamyu Pamyu conquistou o mundo pela piada com PonPonPon e mostrou que ela poderia fazê-lo de novo com Candy Candy (já Tsukema Tsukeru por sua vez nos mostrou que ela poderia fazer cantigas infantis góticas e emo). Mas foi apenas com Fashion Monster que ficou claro que Nakata estava disposto a sair da sua zona de conforto com kyary, criando algo totalmente diferente do que ele havia produzido até ali como Capsule ou para Perfume. Foi a partir de Fashion Monster que ficou claro que kyary não era só uma modinha bizarra japonesa, kyary na verdade é uma modinha bizarra japonesa com conteúdo e propriedade.

07. SISTAR – ALONE

 

Xisuta e verão concept andam de mãos dadas o tempo todo hoje em dia, então é até bizarro se lembrar de tempos quando o som delas na verdade tinha variedade. Mas mesmo que o antigo som de SISTAR esteja morto e enterrado, Alone continua a ser um marco importantíssimo para o kpop. O sucesso avassalador dessa música e do vídeo clipe que a acompanha criou uma verdadeira onda de sexy concepts ~dark e maduros~ como não havia se visto antes no capope, uma onda que está viva até hoje (vide por exemplo Something das Girl’s Day, que segue a mesma fórmula e alcançou o mesmo nível de sucesso).

06. BIG BANG – FANTASTIC BABY

 

Big Bang já era sucesso absoluto em toda a Ásia, mas foi com Fantastic Baby que eles se tornaram verdadeiramente globais. Isso em grande parte por conta de seu clipe, com todas as suas cores, luzes, escolhas capilares questionáveis e vinte conceitos dadaístas simultâneos acontecendo, coisa que não se via no pop ocidental tinha muito tempo. Mas não podemos tirar o mérito da própria música da jogada, não é mesmo? Fantastic Baby é farofa feita direito, coisa que o Teddy parece ter desaprendido a fazer com o tempo. Mas até 2012 ele era a prova de balas e tinha até mesmo sua marca registrada em suas produções, no caso, o break colado ao final da música. Tudo o que ele fazia tinha o icônico break ao final, incluindo a 5° posição do top.

05. 2NE1 – I LOVE YOU

 

I Love You é uma das melhores músicas de 2NE1 em todos os tempos, mas é difícil não lembrar de todas as mentiras da YG ao ouvi-la. I Love You iria ganhar uma versão em inglês, que seria usada como o primeiro single internacional delas, após a vitória de 2NE1 naquele prêmio da MTV (o que seria uma jogada inteligente, porque a música tinha apelo para tal). I Love You seria a primeira de uma série de singles do segundo álbum de estúdio delas, que sairia em 2012. Mas não, nada disso aconteceu, e ficamos só com I Love You de trilha sonora pra todas essas mentiras da YG. Mas por mais amargas que as mentiras tenham sido, pelo menos I Love You foi um bom acompanhamento pros nossos ouvidos (e pros ouvidos, porque o clipe é uma bela bosta e perde em comparação pro icônico live com o papagaio no ombro de CL, em que podemos ouvir Falling In Love tocando como uma prévia do próximo single, que ao invés de vir no mês seguinte atrasou por UM ANO).

04. JOLIN TSAI – DR. JOLIN

 

Jolin provou muitas coisas com Dr. Jolin: provou que ela sabe usar dubstep direito, provou que lágrimas e pepsi são a fórmula perfeita para uma intravenosa de sucesso, provou que homens podem engravidar, provou que drags podem trabalhar montadas como enfermeiras e, mais importante, provou que Jolin sabe fazer uma farofinha redonda e gostosa como essa ficar ainda melhor só por seu envolvimento nela. Dr. Jolin é fácilmente o grande destaque do MUSE (ao lado de Beast, que eu enfiei no meu top de 2013 porque ela só virou single no ano seguinte, então relevem) e também um dos melhores singles do ano, perdendo um lugar no pódio por muito pouco.

03. KARA – PANDORA

 

Pandora é um dos melhores singles de KARA em todos os tempos, principalmente por ser basicamente um boss battle theme de Final Fantasy fantasiado de idol pop (coisa que fica ainda mais óbvio com a maravilhosa 8-bit version da música). Pandora está num setor só seu no kpop. Girlband nenhuma usa mais guitarras tão proeminentemente quanto Sweetune usou aqui, e os outros elementos juntos dão uma carga dramática à música que costuma ser guardada apenas para boybands (nos raros casos em que boybands acertam e não são uma bosta). Uma pena que a maioria prefira a R&B version que SISTAR safadamente lançou em 2o13, porque Pandora é muito melhor.

02. T-ARA – SEXY LOVE

 

Sexy Love tinha muito a provar. Afinal, foi o primeiro single de T-ARA após Hwayoung ter sido demitida e de todo o escândalo de bullying delas ter explodido (CEO da CCM muito burro, ao invés de dizer que Hwayoung saiu pra se focar nos estudos foi publicamente dizer que demitiram ela). E com sorte pra elas (e pra nós), Sexy Love acabou sendo a segunda melhor música de T-ARA em todos os tempos (o primeiro lugar é óbvio), com os irresistíveis “Sexy eyes, sexy nose, sexy mouse, don’t you know” se alojando no seu cérebro por horas após ouvidos pela primeira vez. E o melhor de tudo foi Hwayoung estando na música pro break de rap, só que com várias camadas de argamassa por cima da voz dela pra tentar mascarar o fato de Sexy Love ter sido gravada antes de chutarem ela do grupo. É basicamente um último “vsfdr” de T-ARA pra gatinha que nunca agregou nada ao line-up além do icônico I Likey Likey Dis, I Likey Likey Dat, afinal, eles poderiam ter dado os versos facilmente pra Ahreum regravar, mas preferiram deixar Hwayoung na faixa só pela piada. Sua favorita nunca seria tão desleixada e descuidada assim. E é por essa atitude e por não darem duas fodas pra nada que T-ARA estão entre os melhores grupos de k-pop da história, abs. ❤

01. PERFUME – HURLY BURLY

 

Spending All My Time foi um single fortíssimo para Perfume, mas o motivo disso não estava exatamente no A-SIDE, mas sim nessa b-side aqui, que foi usada pra divulgar alguma bebida horrorosa da Kirin no Japão. Halle Berry Party contagiou a nação, foi apresentada várias vezes nos Raul Gil da vida, tocou sem parar no comercial do suco delvale lá e ainda assim não ganhou vídeo e foi desprezada pra tracklist do Level3, sendo basicamente a única b-side da era a não entrar no álbum. Tamanho descaso com uma música tão boa merece ser corrigido de alguma maneira, então tomara que ela vire a nova Fake It e ganhe PV e vire single promocional da próxima coletânea delas em 2018. Hurly Burly merece. Mas enquanto isso não acontece, ela ganha um primeiro lugar de consolação aqui na minha lista, por ser a música que melhor engloba o som antigo de Perfume com o que elas estão fazendo agora. What’s Your Favorite Flavour?

LINKZÃO FINAL

Bem, e foi isso da minha lista de 2012, feita com a ajuda de vocês. Algumas coisas eu não conhecia, outras eu tinha realmente esquecido. Mas com a ajuda de vocês o top ficou ainda melhor e mais completo. Espero que vocês tenham se divertido também e tenham descoberto alguma coisa que vocês não conheciam e agora não possam mais. viver. sem. Era o propósito da coisa toda pra começo de conversa. E é isso aew, até outro post. /o/

92 comentários em “TOP70 MELHORES MÚSICAS DE 2012 (FINAL: 10° – 01°)

  1. BOOOOOOOM HALLE BERRY PARTY GANHANDO com sexy love em segundo após fazer o impensável e vencer pandora <33333 melhor final e redime os pecados da parte 2 e a falta de <333 news do nine muses <333

  2. btw, é tão triste ver Perfume colocando até b-side que elas não ligavam no topo até 2 anos atrás e hoje a delicia mal acertar nos A-sides (Com exceção da icônica Pick Me Up)

    E foi bom rever 2NE1 e T-ara começando uma bagunça tão deliciosa que já vem pro seu 3º ano de duração ❤

  3. Acho Fashion Monster uma das faixas mais meh da Kyary.
    E faixa meh é o que ela mais tem, rs.

    Alone acho zzzzzzzz e pra Up eu sempre caguei mesmo com a deusa da beleza e naturalidade sendo featured.

    Dr. Jolin, I Love You e Sexy Love são maravilhosas, claro.
    Fantastic Baby e Pandora eu curto.

    AGORA HURLY BURLY MELHOR MÚSICA DE 2012???? Nem eu que sou Perfumado concordo, ela devia estar na posição de Spring of Life e vice-versa.

    1. Olha, eu não sei. Spring Of Life ganha muito por causa do apelo visual, afinal elas confeccionaram aquelas roupas com LED só pelo clipe e tudo mais. Contudo, a impressão que eu tive quando lançou a música, e ainda continuo com essa opinião (talvez mais branda), é que a música sofre o mesmo problema de glitter: é ótima, mas é tanto entulho instrumental que cansa os neurônios.

      Já Hurly Burly, ainda: na minha opinião, é muito bem construída. Os sintetizadores casam um tecladinho fodido de tecnobrega com os “woo” das meninas e uma backtracking temática de loja de roupas, o que não faz o menor sentido, mas mesmo assim fica ótima sem parecer saído da trilha sonora de Maple Story. E pra completar, aquele barulho inumano, que é o comecinho da era “grimística/dadaísta” do Nakata.

      E não é como se a faixa estivesse escondida na discografia das meninas: todo o single foi bem explorado, servido o lado red, o lado velvet e o lado meninas super poderosas do Perfume (Point ainda existe, não é mesmo?), o que é realmente equilibrado. De fato, não sei se colocaria como a melhor música de 2012, mas de longe concordo que é a melhor música do Perfume de 2012.

      p.s.: adoro seu avatar da Kashiyuka flippin’ hair no fórum do RSFD.

  4. HURLY BURLY, aeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee
    e sim, a expectativa era fazer o mesmo com fake it (mas para o compilado de 10 anos, já que HB teve replay factor até pouco tempo atrás, quando entrou pra trilha sonora de um curta de animação), que teve um buzz danado e nenhuma foda por parte do Nakata. Mas na verdade tudo desandou, porque elas iriam lançar um monte de conteúdo para consagrar a nova onda mundial, mas o hate intenso com o lançamento de 1MM (Kashiyuka sem franja estaria matando o visual do grupo? Nocchi tijolo eclipsando todo mundo e se tornando a nova líder do grupo? (isso é tão verídico que ela passou de objeto de decoração para Maria Gritadeira no maravilhoso levanta o forninho)), seguido pelo ódio eminente de Shit Reflain e pelas escolhas duvidosas de Nakata, levando até mesmo A~chan revelar seu desapontamento com a produção em entrevistas, fez tudo ir por água abaixo.

    O grupo completou 10 anos e ninguém sabe se elas vão lançar um cd ou disbandar de vez. Que tem potencial mundial? Tem. Tem música nova guardada no HD externo? Tem. Que tem Halle Berry Party para a alegria da garotada? Tem também. Mas que Nakata joga 1 milho pras galinhas? Bem, considerando o estado atual, acho que nem isso.

  5. Concordo sobre a BoA.. melhor coreografia da carreira dela e de todo capope sem linguiça nas pernas.
    Fantastic Baby adoro o clipe, mas detesto a música.. mas é viciante, então OK ;-;
    I Love You é a melhor coisa das 2ne1 pra mim ❤
    E Dr.Jolin, como fã dela, acho o pior single do MUSE de loooooooooooonge.. o clipe salva, mas ainda assim, acho inferior à Fantasy e The Great Artist.. maaaaaaas.. ótima lista ao todo :v

  6. Pandora nunca é melhor do que Give It To Me. Pandora tem esses barulhinhos toscos demais. Parece algo feito nos anos 80. Give It To Me tem um instrumental mais sofisticado porque soube dar o destaque merecido às cordas. O arranjo de cordas de Pandora também é ótimo, mas esses sintetizadores o sufocam e matam as cordas. E os metais ficaram muito Super Sentai.

    Fora que os vocais e a melodia são superiores.

  7. Essa faixa fez com que eu deixasse de gostar de Epik High e você coloca no top. LOL
    Tá, não só essa faixa, mas eles assinarem com a YG (?) e lançarem aquela aberração do 99. Saudades do antigo Epik High.

  8. O top 10 foi bem o que eu estava esperando mesmo. Só que a música #1 é exatamente a única daí que eu não gosto, rs.

    Agora, seguindo o padrão, é aguardar pelo Best of 2011 ano que vem, porque AÍ EU QUERO VER!

  9. “Pandora está num setor só seu no kpop. Girlband nenhuma usa mais guitarras tão proeminentemente quanto Sweetune usou aqui, e os outros elementos juntos dão uma carga dramática à música que costuma ser guardada apenas para boybands (nos raros casos em que boybands acertam e não são uma bosta).” FAÇO DAS SUAS AS MINHAS PALAVRAS, é uma música que tem o seu lugar ali guardado na história do kpop, é tão dinâmica e dramática Adoro ouvir só a instrumental as vezes, aquela guitarra viado, AQUELA GUITARRA. Música favorita ever. Sempre pensei nessa música como tema de um jogo, agora com essa versão 8-bit então sos
    E alguém ousa comparar Pandora com Give it to merda? N sabia disso,
    Por favor né

  10. Nossa, foi ótimo esse top. Me fez lembrar da bagunça de 2NE1, da bagunça de T-ARA… ❤
    Sdds ❤
    Espero que depois do apocalipse de 2015 vc faça um top retrô de 2011 (depois de 2010 e 2009), só pra relembrar mais músicas.

  11. Meio fail algumas coisas amore, tipo AFS e OC lá embaixo e fucking Hurly Burly em #1. Entendo que vc quis dar um osso da misericórdia pra essa música, mas pegou pesado jogando em #1, ela não se iguala a nenhuma do top 10 em nenhum quesito

    1. E não entendi pq deixou de fora Speed Up contra Electric Boy dizendo que teve que escolher uma e essa foi EB, mas outros grupos apareceram zilhões de vezes tbm

  12. Fashion Monster é minha preferida da Kyary ❤

    Clipe de I Love You vale pela beleza da Dara que ficou maravilhosa com esse sidecut (coisa difícil alguém ficar bonito com isso né?). Ps: Senti falta da versão de Like A Virgin das 2ne1, aquilo é sensacional.

    O Muse só tem capas maravilhosas, Dr. Jolin é minha favorita do album tb, e o clipe é icônico hahaha.

    Morto que Pandora e Give It To Me parecem msm, amo as duas sem distinção.

    Nunca tinha ouvido essas das Perfume, Tara e Epik High

  13. Quem é essa dançando com as Divine 8?

    Estão dizendo que a Jessic… digo, a pessoa que possui esse vídeo prometeu vazá-lo até o fim do dia. Aguardemos.

        1. Deviam ter aproveitado a oportunidade pra jogar essa bosta no lixo. Só de pensar que tiveram ainda a brilhante ideia de regravar tudo, olha, parabéns a todos os envolvidos.

      1. Eu tava vendo as ‘fotos’ e nem liguei pq pensei que eram montagem do photoscape….. @_@ mas eis que surge com video…. </3 estou morto feat. enterrado. </3

        O riso dos haters estão ecoando no meu ouvido. D:

        1. SOCOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORR, Gravaram com a rainha <33333

          Que caiam matando agora em cima desse bando de cuzona HUAHA

          Essa merda não melhorou nem com ela, mas ok.

  14. Mas o que é que é isso? As músicas da temporada não estão cheirando a desespero, e nem estão genericamente parecidas.

    (embora os clipes tão todos iguais, pra falar a verdade, mas esse daí me conquistou com os efeitos de flatulência, e a música pelos CU CU CU CU SHAKE IT, SHAKE IT FOR ME)

    1. Achei que ia ser uma merda, mas até que está gostosinha essa música.
      Clipe bem mais ou menos, apesar disso curti os bonecos de Olinda.

  15. Saudade de ter mais tempo pra ver tudo por aqui…mas arranjei uma vida e ainda não consegui me organizar direito…
    Passei aqui pra ver o que vcs acham disso aqui:

    Eu tô gostando dos lançamentos japoneses do Beast… é genérico mas é agradável e essa última ganhou meu coração…penso q seja boa para dirigir se eu dirigisse..
    Bjs de luz!

    1. Que gostosinha~! Os releases femininos estão sonolentos de tão previsíveis e genéricos, estou curtindo mais as boybands agora. Um basicão bem feito é bom também, ainda mais se for algo diferente do que o resto do mundo está lançando no momento.
      Estou viciada nessa farofa aqui do albúm do 2PM (que está maravilhoso, aliás). Na primeira vez que ouvi comecei achando super genérica, mas no final da música já estava dançando e cantando junto apesar disso, xD. Achei boa pra academia, haha

      1. olha. .esse aquecimento na esteira! kkkkkkkkkkk
        eu ouvi meio com o som baixo em um ambiente barulhento e essa música do 2pm me lembrou de Everybody do Shinee… kkkkkkkkk

        1. kkkkkk nossa.. muito vdd… tinha esquecido q Everybody foi lançada durante a onda dos dubsteps…
          e esse álbum do 2pm ta bom?! baixei mas ainda não ouvi…Eu sempre gosto de 2pm.

  16. kkkkkk nossa.. muito vdd… tinha esquecido q Everybody foi lançada durante a onda dos dubsteps…
    e esse álbum do 2pm ta bom?! baixei mas ainda não ouvi…Eu sempre gosto de 2pm.

  17. eu vivi pra ver a track mais injustiçada das Roboquengas ganhar #1 em alguma coisa.
    eu amo Halle Berry Party pra caralho e acho uma das melhores músicas que Nakata já produziu. toda vez que discoteco tento enfiar ela no meu set pq PQP É MUITO BOA PRA PISTA, CARALHO!

COMENTÁRIOS:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s