Incrível Glossário Capopeiro do Asian Mixtape – PARTE 1 (A-G)

Como todos vocês sabem, tudo em k-pop é muito mais ligeiro do que no pop ocidental. Se Katy Perry demorou dois anos e meio pra divulgar um único álbum e seu repackage, nesse meio tempo Nine Muses lançou quatro EPs, um álbum de estúdio e dois digital singles, além de ter três integrantes desistindo do grupo e mais duas entrando. É essa a velocidade do k-pop. E com toda essa rapidez também aparecem muitas expressões que não fazem o menor sentido para o ser humano normal e que nunca entrou em contato com essa bosta antes. Para ajudar a transição desses seres humanos normais que tem como referência de k-pop Gangnam Style e PSY, resolvi criar um incrível glossário com os termos mais corriqueiros do k-pop, pra facilitar a vida de vocês. Esse é um post não-estático, então pretendo atualizá-lo toda vez que um novo termo se mostrar necessário. VENHAM, PESSOAS.

~#~

2NE1 (pronuncia-se “to anyone”) – icônica girlband de k-pop sob a gravadora YG formada por Park Bom, Sandara Park, Lee Chaerin (CL) e Gong Minzy. 2NE1 é um dos grupos de k-pop mais relevantes fora da Coreia (até Emma Stone ouve essa porra), conhecido principalmente por hit singles feito Fire, Go Away, I Am The Best e I Love You. Além dessas músicas, elas são conhecidas por constantemente adiarem projetos e lançamentos, enganando sua fanbase sempre que possível. Outra coisa pela qual elas são famosas são pelos twerks de Minzy em festas infantis e pelas personalidades 4D de Bom e CL.

a impactante presença das 2NE1

4D – gíria coreana usada para representar pessoas com personalidades peculiares e fora da caixa. A ideia é a seguinte: se uma pessoa normal tem três dimensões (3D), uma pessoa com uma personalidade única vira 4D, por ter uma dimensão a mais afetando sua pessoa. Por que estrangeiros estão usando essa expressão ao invés de simplesmente dizer que alguém tem uma personalidade marcante eu não sei, mas fica aí a referência. Ex.: “quero que Sana seja parte da nova girlband da JYPE mesmo sem cantar ou dançar direito só por ser gostosa e ter uma personalidade 4D”.

~A~

Aceitar calmamente – eufemismo maravilhoso usado pela mídia coreana para explicar como a girlband KARA não deu duas fodas para a adição de uma nova integrante a seu line-up. A expressão pode ser usada ironicamente para representar sua falta de interesse por determinada notícia ou lançamento. Ex.: “Eu aceito calmamente mais um chinês saindo do EXO” ou “Aceito calmamente esse novo single meia boca do SISTAR”.

Aegyo (pronuncia-se ÉGUIÔ) – palavra coreana usada para descrever um charme divertido, doce, inocente e juvenil. Por incrível que pareça, isso não é restrito a crianças e é considerado uma qualidade positiva a se possuir (por mulheres ou adolescentes andrógenos numa boyband). Entendam aegyo como sendo o equivalente coreano do kawaii japonês. E sim, pode ser tão irritante quanto. Ex.: “YoungJi do KARA tem um aegyo poderosíssimo, não é mesmo?” ou “Eu não aguento mais essas merdas aegyo que Apink lança anualmente”.

sim, isso não é pra ser tosco, mas sim fofinho=^.^=

Aguardar afetuosamente/pacientemente – uma das mais clássicas expressões de Relações Públicas coreanos, normalmente utilizada no anúncio do novo lançamento de algum grupo, em frases tipo “Super Junior está atualmente trabalhando duro na filmagem do clipe de seu novo single, aguardem pacientemente o retorno do grupo”.

All-Kill – Termo usado por fãs de k-pop para descrever uma música que tenha conseguido ficar em primeiro lugar em todos os nove/dez sites de vendas simultaneamente em tempo real e no ranking diário (ou seja, a música “deu all-kill“). Uma variação do all-kill é o PERFECT ALL-KILL, feito raríssimo que descreve uma música capaz de ficar em primeiro lugar em todos os sites de venda em tempo real, diariamente e no ranking semanal também. Por que a medição de sucesso no k-pop é ficar em primeiro lugar em todos esses sites ao mesmo tempo ao invés de ser a música com a maior quantidade de downloads da semana como no mundo todo, não me perguntem.  Ex.: “comeback do suju deu allkill, mas não perfect all kill porque isso é uma impossibilidade para a SM, já que um dos sites não vendem faixas da gravadora”.

ALLKPOP – Site safado que copia notícias coreanas e as traduz para o inglês, sendo o principal meio da comunidade internacional descobrir os lançamentos mais recentes da cena coreana e, claro, os próximos escândalos da mesma. Algumas vezes os ditos escândalos são divididos em trinta notinhas diferentes para aumentar os pageviews do site. Em outras, os escândalos são fabricados pelo próprio All Kpop. ❤

Luhan dando all-kill no allkpop ao ocupar todas as áreas de destaque do site ao mesmo tempo

~B~

Bias (pronuncia-se Báias) – do inglês, ser tendencioso ou ter uma predisposição por algo ou alguém. No kpop, a expressão virou basicamente um sinônimo para “favorito”. Ex.: “Qual sua bias nas Pocket Girls? / Minha bias é aquela que parece o Pete Burns, claro.”.

Big Three – termo utilizado para descrever as três maiores gravadoras coreanas. São elas: SM Entertainment, YG Entertainment e JYP Entertainment. Fala-se muito ultimamente sobre como a JYP está bamba das pernas e deveria perder seu título como parte do Big Three, mas ninguém de fato dá uma foda, logo, a JYPE continua ali no meio e pronto.

Bom-gate – termo comumente utilizado para descrever o escândalo envolvendo Park Bom do 2NE1, em que a gata foi acusada de ser uma ❤ traficante internacional ❤ por ter pedido pra um parente trazer dos EUA uns ritalin que não são encontrados na Coreia por anfetaminas serem proibidas por lá (nos EUA onde ela começou seu tratamento usar a delícia era de boa). Claro que isso acabou com a carreira de Bom e agora tem mais de ano que ela não é vista em público na Coreia (e com isso 2NE1 fica ainda mais tempo sem lançar nada, claro).

Brave Sound Drop It – Icônico verso presente em inúmeras músicas de Brave Brothers, um dos maiores produtores do k-pop (e sim é uma pessoa só, diferentemente do que o nome parece indicar). Especializado em midtempos sensuais e farofas, Brave Brothers costuma abrir suas produções com um monte de bobagens em inglês faladas por ele mesmo (ou pelo rapper do grupo que ele está produzindo). Exemplo vai abaixo.

ilustre momento em que “brave sound drop it” é harmonizado por Jimin e Brave Brothers em “Miniskirt”

~C~

CF – sigla para “commercial film”, ou seja, comerciais de TV relacionados a campanhas publicitárias. É muito comum ver idols lançarem singles promocionais para os CFs que eles filmam. Raríssimas vezes esses singles resultam em farofões épicos sobre como as gatinhas estão com calor e querem sorvete da Baskin Robbins, mas na grande maioria das vezes as músicas ou são totalmente esquecíveis ou são um lixo total.

Capope – versão abrasileirada de “k-pop”. Seus fãs se identificam como “k-poppers” (caso eles sejam pessoas tosquíssimas) ou “capopeiros” (caso eles estejam tentando demonstrar que curtem kpop somente de maneira irônica, quando isso obviamente não é verdade).

China – Incrível país que acolheu T-ARA após a Coreia chutá-las de lá e destino favorito de integrantes chineses de boybands coreanas enormes com 69 membros que querem fazer uma grana ao invés de permanecerem presos a um contrato escravo (ler abaixo), dividindo uma renda já baixa com outros manos. :v

Comeback – termo normalmente utilizado para representar alguém triunfando após passar um período na lama, mas que no capope é usado basicamente pra descrever toda.santa.vez. que um ato lança alguma coisa. @_@

Concept – Hilário termo usado para descrever a ideia motriz por trás de um comeback. No passado havia a oposição entre “sexy concept” e “cute concept”, mas as coisas evoluíram tanto que hoje temos super sentai concept, escolhinha do professor raimundo concept e o que mais você quiser.

exemplo de sexy concept icônico

Contrato Escravo – a regra dentro do capope é: adolescentes viram trainees das gravadoras grandes, e assinam contratos longuíssimos (se for na SM, o contrato pode ser válido por mais de uma década). Quando eles debutam e começam a fazer dinheiro com CFs, shows e o caralho a quatro, a divisão de lucros ainda seguirá as regras estabelecidas no contrato que o cantor assinou quando trainee. Ou seja, demorará muito tempo pra ele ver dinheiro de verdade, coisa que só ocorrerá quando seu contrato original terminar e o ato puder estendê-lo com cláusulas que estejam mais a seu favor do que a favor da gravadora. Caso esperar uma década pra ver a cor do dinheiro não seja desejável, quebrar o contrato e fugir pra China é sempre uma opção. :v

~D~

Daebak (pronuncia-se TÉBAK) – gíria coreana usada quando algo é fodão. Não use essa gíria se você não for coreano ou não estiver usando ironicamente, ou você correrá o risco de ser visto como aqueles otakus tosquíssimos que falam aishiteru na vida real.

Debutar no Japão – uma ótima alternativa pra fazer uma grana extra caso você não seja chinês e consiga fugir do seu contrato escravo pra outro país. A divisão de lucros no Japão costuma ser feita novamente e o cantor costuma ganhar mais lançando versões requentadas de seus singles coreanos por lá do que ele faria lançando coisas inéditas na Coreia. Todo mundo que é alguém já debutou ou pretende debutar no Japão.

Dublé Sidekick – grupo de produtores influentes da cena coreana. É uma espécie de Brave Brothers, mas sem ser tão derivativo e com um histórico muito melhor.

~E~

EXO – icônica boyband da SM Entertainment que começou com fucking DOZE MEMBROS, mas que no momento conta com apenas nove porque a cada seis meses um novo mano pula fora da delícia pra ir fazer uns trocados na China. A fanbase deles é uma das mais assustadoras da internet, uma que está disposta a comprar VINTE VERSÕES DIFERENTES do mesmo álbum. Então cuidado com o que você fala sobre eles em grandes portais (e se não tomar cuidado, poste o link do barraco nos comentários aqui do blog, flwvlw).

~F~

Ficar Mais Bonita (Igual Minzy) – épico eufemismo para “submeter-se a cirurgia plástica” usado pela YG Entertainment quando todos se perguntaram o que havia acontecido com o nariz da Minzy do 2NE1 no final de 2013. No caso, a YG negou a cirurgia plástica dizendo que Minzy havia apenas ficado mais bonita por ter envelhecido. ❤

vejam como Minzy “ficou mais bonita” misteriosamente num período de 6 meses

Focar nos estudos (ou “focar na carreira de atriz”) – uma das desculpas mais esfarrapadas usadas por gravadoras quando querem chutar um integrante de seus grupos. É o tipo de desculpa que não requer esforço ou explicação, e uma que é aceita calmamente por todos sem questionamentos. Ex.: “em 2012, Ji Hae deixou Girl’s Day para se focar nos estudos”.

~G~

Gangnam – distrito classe A de Seoul tornado icônico por Gangnam Style do PSY. É o pólo da cirurgia plástica do sudeste asiático, logo, todas as suas biases já fizeram a pálpebra por lá (algumas já rasparam o maxilar também, mas não são todas).

GaOn – parada nacional de música coreana, iniciada em 2010 com a intenção de ser equivalente a Oricon japonesa e Billboard americana. Curiosamente, os charts da GaOn são basicamente ignorados pelos capopeiros, que preferem mensurar o sucesso de seus biases pelos music shows e pela música ter dado all-kill ou não.

~~~

E fica sendo isso dessa primeira parte. Futuramente, seguiremos da letra H até O, depois fechando o glossário de P até Z. Lembrando que esse post não é estático e ele pode ser editado futuramente para a adição de novos termos baseado na contribuição de vocês e no surgimento de novas gírias capopeiras. @_@

Anúncios

109 comentários em “Incrível Glossário Capopeiro do Asian Mixtape – PARTE 1 (A-G)

COMENTÁRIOS:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s