ALBUM REVIEW: SNSD – Lion Heart

Girls'_Generation_-_Lion_Heart_promo

O 2015 de SNSD vinha sendo uma bagunça quentíssima, e eu nem preciso lembrá-los do por quê. Afinal, nesse 2015 tivemos um EDM de ranger os dentes servindo de primeiro single oficial pós-desistência/demissão da Jessica, só pro single seguinte das oito ser um CF do governo tailandês ao som de California Gurls. Mas com sorte os novos singles de divulgação do quinto LP delas melhoraram a média desses releases e acabaram por despertar minha curiosidade pra ver como estava o resto do álbum. Minha opinião sobre Lion Heart taí embaixo pra vocês.

Eu posso dizer de cara que o resultado final está longe de ser perfeito, mas depois do EP de Mr Mr ser tão meia boca, Lion Heart acabou sendo uma surpresa agradável. Pra quem ainda não ouviu (tá bom que vocês já não ouviram, né), playlist segue abaixo, assim como uma review faixa a faixa do álbum.

https://soundcloud.com/ciciri-1/sets/girls-generation-lion-heart

O álbum abre com a title track LION HEART, um throwback pros anos cinquenta e pra cena doo wop. Lion Heart é uma faixa gostosinha e e que encapsula SNSD muito bem, sendo uma escolha acertada de single com seu refrão harmonizado suavemente e com o pós-refrão cheio de onomatopeias cantadas. É uma faixa super relaxante, mas uma que poderia ser ainda melhor caso aparassem as arestas e deixassem-na mais curta, como disse na minha review do MV ontem. Lion Heart te deixaria querendo mais ao invés de te deixar se perguntando por quê enfiaram umas partes aegyo faladas ao final da faixa. Essas partes casaram bem com o clipe, mas na versão do CD estão meio perdidas, honestamente.

 

Após a boa introdução te dizer o que esperar do álbum, o clima muda COMPLETAMENTE pra segunda faixa, o outro lead single, You Think. Eu adoro como parece impraticável pra SM espaçar os singles na tracklist de um álbum de modo a fazê-lo fluir melhor. Parece que os singles obrigatoriamente precisam vir um atrás do outro na abertura do álbum, isso funcionando ou não. Não importa que segundos atrás você estava num clima retrô 50s, como o outro single é urban pop, lide calado com essa transição brusca, otárioooo.

E enquanto eu estou reclamando da mudança de uma faixa pra outra, eu não tenho do que reclamar de You Think em si. Afinal, como não amar um urban pop genérico com raps levemente constrangedores e oversinging constante no refrão??? Pra ser melhor só mesmo se fosse um single das Pussycat Dolls com Nicole Xêrzinguer gritando a delícia toda enquanto as outras ficam de escanteio mandando uns espacates e olhe lá. Sdds desse tipo de coisa, obrigado pelo revival, SNSD.

 

Qual a faixa mais apropriada pra seguir um urban pop genérico? De acordo com a SM, a melhor escolha é Party, o icônico comercial de Polly Pocket que elas lançaram mês passado pra iniciar a divulgação desse álbum. Party soava como single de verão da Katy Perry regravado pelo Kidz Bop em agosto e continua soando assim no álbum. Sendo honesto, eu não tinha dado nenhuma foda pra música quando ela saiu, mas o comercial da Polly Pocket casou tão bem e foi uma piada tão boa que agora já estou até stanning a faixa pela piada. ❤

 

Após a montanha-russa atordoante dos singles nos levar de um retrô 50s pra um urbanzão adolescente e depois seguir pra sunshine pop um atrás do outro, a SM me vem com One Afternoon, uma reinvenção contemporânea no violão de bossa nova, que parece uma faixa rejeitada do ótimo Modern Times da IU. Mais uma vez, nada parece ter a ver com nada, continuando o concept do álbum mudar de gênero faixa após faixa. E eu nem estou reclamando, antes isso do que ter faixa igual após faixa igual (tipo no EP de Mr Mr). @_@

One Afternoon não é nem de longe um destaque, mas também não vai matar ninguém se ouvida do começo ao fim, diferentemente de Show Girls, essa sim uma album track digna de se tomar nota e daquelas que fazem os SONEs encherem o saco de quem não gostou dos singles dizendo que “a SM escolheu divulgar a música errada” e tal. As mudanças constantes de tempo poderiam ser um problema feito o foram recentemente em Ring My Bell, mas quem compôs isso aqui fez um bom trabalho ao não deixar o resultado final atordoante, e ainda criou um número que se equilibra bem entre o contemporâneo e o som de cabaré. Gostei.

Lion Heart continua bom com Fire Alarm, que honestamente parece mais uma album track de f(x) do que de SNSD. E como f(x) tem os melhores álbuns na SM, isso é um baita elogio pra Fire Alarm, dance pop bonitinho com letra genérica sobre como elas cruzaram olhares com um mano pelo espelho e agora querem fazer esse “fogo pequeno crescer até ficar grande” (hahahahaha). Já foi pra playlist de lavar a louça. ❤

Primeira metade do álbum já foi e so far so good. Abrindo a segunda metade do LP temos Talk Talk, que é aquela midtempo R&B inespecífica que todo álbum de girlband sempre acaba por ter. A posição na tracklist após duas faixas vibrantes ajuda Talk Talk a não parecer uma completa chatice (e os talktalktalktalktalk que elas mandam no refrão tão legalzinhos e funcionam bem de gancho). Enfim, a coisa mais interessante sobre essa faixa é o fato dela ter o mesmo nome que a tradução oficial de 말해봐/Malhaebwa do último álbum delas, o que causou uma pequena confusão e fez o mano do allkpop publicar no review deles que ambas eram a mesma música. :v Fora isso, nada pra se ver aqui.

Green Light retoma a sonoridade de “comercial de brinquedos infantis para meninas de 8 a 12 anos” vista anteriormente em Party, então por que elas não estão juntas na tracklist eu honestamente NÃO SEI. Só sei que os “green light red light BEEP BEEP” do refrão estariam super em casa num comercial de Barbie guardinha de trânsito, e se alguém ainda não fez um vídeo mash up dessas duas coisas, por favor, tá na hora de fazer isso acontecer, internet. Logo após esse absurdo rola Paradise, uma midtempo bem qualquer coisa que sempre marca presença nos álbuns delas, que só vale pelos “p p p p paradise”, não tendo nada de memorável além disso.

Faltando três faixas pro final temos Check, a b-side de Party, em que SNSD está prestes a dar o bote no macho de interesse delas e portanto precisam checar se tudo está em cima ou não. Check tem um dos melhores ganchos do álbum, com elas marcando os itens já garantidos numa lista (batom? checado. salto alto? checado. penteado? checado checado checado checado) antes de poderem de fato se entregar e tal. Outro destaque.

Sign é mais uma das faixas ok. Não salvou o kpop, mas também não foi uma merda. No geral só deu pro gasto mesmo. Achei aquele efeito reverberante nos vocais delas naqueles “mo-mo-more” uma bela BOSTA, mas os “siiiiiiign” felinos no refrão foram ótimos e equilibraram a faixa no geral. Mas sendo honesto, essa aí já vai pra lixeira porque não tenho espaço pra esbanjar no HD, TCHAU. Fechando o álbum, Bump It. Quando ela começou eu achei que teríamos a obrigatória balada chatíssima de oito minutos de duração, mas do nada o tempo foi acelerando e Bump It acabou por se revelar um dance pop. Meio chocante, e mesmo que o refrão não seja mega marcante, os nanananana parecem Spice girls e a intro é única e inesperada o suficiente pra deixar sua marca. Um final apropriado.

Lion Heart foi uma ouvida gostosa do começo ao fim e sendo honesto não há nenhuma música ruim nele. Existem músicas boas, músicas ótimas, músicas meia boca e até aquelas que valem pelo ridículo, mas algo realmente ruim e de torcer o nariz passou longe desse release. Eu só realmente achei a tracklist uma porcaria, e que Lion Heart acabaria sendo muito melhor caso a SM se importasse mais com a fluidez dos álbuns de seus atos. Mas como isso não afeta vendagem, ninguém liga, não é mesmo? Mas ó: o álbum funciona muito melhor nessa ordem aí de baixo, resta aceitar.

01. Lion Heart
02. Check
03. One Afternoon
04. Show Girls
05. Fire Alarm
06. Green Light
07. PARTY
08. Sign
09. Paradise
10. Talk Talk
11. Bump It
12. You Think
13. Merda Me If You Can Horrorosa ❤

Enfim, Lion Heart foi uma ouvida divertida, mesmo que lá no fundo o álbum não empurre os limites do que se pode esperar de SNSD como ato. Pensem por exemplo no último LP de Wonder Girls ou no último EP de 4MINUTE, trabalhos coesos e fechados e que abriram novos caminhos pros seus respectivos atos e deram fôlego novo pra grupos já estabelecidos. Lion Heart não apresenta nada de realmente novo/inovativo para o grupo (o que seria bastante interessante de se ver, especialmente pós-saída de Jessica, seria algo como um novo começo pra elas), mas definitivamente traz boas adições ao extenso catálogo de Girls’ Generation. É um release sólido e divertido, mas um que não expande os limites da marca. Quem sabe isso rola no sexto LP.

DESTAQUES: Lion Heart, You Think, Show Girls, Fire Alarm, Check.

MEIA BOCA: A esnobada pra cima da icônica Merda Me If You Can, que deveria ser celebrada em sua tosquice daqui para sempre. ❤

MAIS SNSD: MR MR / Catch Me If You Can / Party / Lion Heart + You Think

PS.: Reouvindo o álbum hoje voltando do trabalho, resolvi mudar a nota do álbum pra sete. Acho que meu oito veio do fato de eu estar ouvindo o álbum na tracklist que eu mesmo fiz, o que melhorou a fluidez das coisas. Na tracklist original a experiência é menos coerente, mas é nela que isso aqui deve ser julgado, certo???

67 comentários em “ALBUM REVIEW: SNSD – Lion Heart

  1. Elas me surpreenderam.. depois de tantos lançamentos medianos (e Catch Me If You Can estando na minha cabeça ATÉ HOJE), eu tinha perdido as esperanças.. aí ouvi You Think e pensei “caramba.. elas voltaram à boa forma”..e realmente, pra mim, esse álbum só veio confirmar do pq elas são as queridinhas insuperáveis do capope.. é sólido, é bom.. é gostoso de se ouvir.. não é forrado de baboseiras dubstep/fantasticbaby/lucifer e nem veio na onda de Uptown Funk. Adorei de verdade.. só Green Light q achei fraquinha.. mas não chega a ser ruim mesmo. ❤
    Com isso, elas me deixaram na esperança de q Big Bang surpreenda com as inéditas do novo álbum deles… gogogo GG 😀

  2. Já eu achei as album tracks MUITO esquecíveis. Não teria paciência pra ouvir esse álbum de cabo a rabo. SNSD geralmente cumpre a receita SM de uma ou duas músicas excelentes, uma album track boa (e que poderia ser promovida, mas não vai) e o resto de filler pra falar que teve. Com Lion Heart, pra mim, não foi diferente: salvo Fire Alarm e Bump It e o resto pó tacar fogo. :v

  3. The note is too high. The album is not cohesive, rhythm is inconsistent. And of course, the singles sucks. Talk Talk, Paradise and Sign is the best here.

  4. Desde que Show Girls saiu na extensão japonesa do best delas, eu estou stunning por essa música, pois todo ser humano deveria saber que Shoujo Jidai > SNSD -q.
    Enfim, achei uma morte horrível essa tracklist também, e obrigado por ter colocado ordem nisso, já to mudando no iTunes pro meu TOC não me incomodar enquanto ouço. No geral achei bem qualquer coisa, mas é divertido mesmo e eu devo estar gostando de Green Light desde o release muito pela piada, porque fiquei imaginando propaganda do carro da Polly ou Barbie mesmo quando ouvi e fiquei rindo igual um idiota.
    Minha fave no final do dia acaba sendo You Think mesmo.
    Bela review Bruno~

    PS: Merda If You Can fazendo aparição até onde não é chamada, não tem como deixar o deboche de lado mesmo ❤

  5. No fim das contas acho que todo álbum do grupo pode ser resumido da mesma forma: músicas bacaninhas tacadas no aleatório porquê dá trabalho e os Sones vão comprar de qualquer jeito.

    Sempre bom lembrar que curiosamente tem um reality meia boca com elas rolando cada vez que lançam alguma coisa. ❤

        1. só se for isso mesmo, pq um break rap qualquer hyunão pode fazer
          achei a presença dele desnecessária, mas nada que estrague essa maravilha

        1. Acho idiotice o povo sair com esse tipo de argumento. Não é a primeira vez que ela faz feat, os álbuns dela sempre tem disso. Ela fazendo feat ou não, ela indo bem ou não, sempre vão procurar motivos para criticar. Dependendo do que ele canta, não faria sentido ela mesma cantar. Podiam ter deixado a música só para ela? Podiam. Mas fazer o que? Acho que não é motivo para tanta falação. Os último lançamento solo da Cube, o mini do Hyunseung, também teve feat na faixa título. Nada demais…

    1. Além dessa obra de arte, soube q a gostosa da HwaSa ❤ vai cantar ICE ICE com a ❤ HyunA ❤ nos lives? (Pensei q a JiDam ia cantar pelo menos no primeiro live).

  6. No geral, mais uma vez eu concordo com tudo! Nos destaques, eu só tiro check da minha playlist, porque não gosto muito desse tipo de música, no mais, elas foram ótimas. ❤

  7. Por mim Green Light e Paradise nem deveriam ter entrado.
    One Afternoon até dou um desconto por se destacar pela sonoridade MPB.
    Show Girls eu já gostava desde que elas lançaram na coletânea japonesa. Inclusive a música tem um live bem digno: https://youtu.be/szmbtA1P5Ew?t=3m57s
    De resto, concordo com tudo. A SM SEMPRE faz uma bagunça nas tracklists do SNSD.
    E fiquei esperando pela música daquele instrumental do teaser de You Think e ME FODI 😦
    Uma pena. Pensei que teríamos uma boa música advinda daquilo.

  8. Não sei o que dizer, estava sem esperanças com SNSD e agora parece que elas finalmente acertaram comigo… 2015 ta esse plot doido, quem tu cria expectativas faz merdas e quem você não espera nada acaba surpreendendo. Esse álbum… as tracks não conversam entre si em alguns momentos mas to nem ai porque ta funcionando até.. Acho que a minha favorita é a Lion Heart na vibe de Stand By Me do Ben E. King.

    Lion Heart não é um Reboot ou Crazy, ou até mesmo o ❤ mini do Crayon Pop ❤ mas funciona.

  9. I don’t wanna go, I don’t wanna go, I don’t wanna go without you
    And I don’t wanna go, And I don’t wanna go, And I don’t wanna go without you

  10. Acho que devo ter algum problema. Só gostei de check e lion heart mesmo. You think não significou nada pra mim, só o mv que foi bom mesmo…

  11. Daria nota 7/10 sinceramente… No final eu só fiquei com três músicas e, a essa altura da vida ~depois de ter ouvido a demo de You Think e achado maravilhosa~ eu estou gostando muito mais de Sign do que qualquer single. E as coisas só pioram quando comparo com o álbum das WG que tecnicamente seria o meu inferno na terra justamente por não só odiar, mas também sentir até vergonha da sonoridade oitentista. Eu desprezo com todas as minhas forças I feel you e, mesmo assim, ainda terminei com CINCO músicas de um trabalho temático cujo tema eu odeio. E foi assim que a minha decepção com SNSD se intensificou…

      1. Reouvindo o álbum hoje voltando do trabalho após A REVOLTA COM O OITO, resolvi por derrubar a nota pra sete. Acho que meu oito veio do fato de eu estar ouvindo o álbum na tracklist que eu mesmo fiz, o que melhorou a fluidez das coisas. Na tracklist original a experiência se perde muito mesmo…

  12. NEM SEI OQUE FALAR APENAS QUE

    SIGN,FIRE ALARM,CHECK E AS FAIXAS SINGLES SÃO AS MELHORES DO ALBUM,DA LICENÇA QUE SHOW GIRLS NÃO É TÃO BOA,EU ADMITO ISSO,É MUITO MELHOR EM JAPONES COM A VOZ DA JESSICA JUNTO.

    AO MENOS VOCE DEU UMA NOTA ACEITAVEL PRO ALBUM,NADA MAIS DO QUE ELE MERECE,EU DARIA 9 POIS O RESTO QUE VOCE COLOCOU COMO MEIA BOCA DA PRA OUVIR TRANQUILAMENTE ATÉ PRA QUEM NÃO É SONE !

    É,VOCE TA SENDO BEM RACIONAL ESSA SEMANA,PARABENS !

  13. MANA POR FAVOR olha essa delícia que saiu:

    JJCC voltando com o olodum concept e dois integrantes que ninguém sabe o nome que ninguém liga se tão lá ou não ❤
    Adorei a música, mesmo sendo genérica e meio brave brothers

  14. Ah, e sobre o álbum, não espero nada de bom da SM e seus “álbuns”que são basicamente formados de fillers somente pra falar que foi um full album e vender o single
    As exceções são os albuns do f(x) e esse último album do SUJU que tá FODA (pra quem já lançou algo como o mr. simple né) e é digno de review.
    Álbuns dos artistas da Woolin por exemplo são bem coesos, temáticos e não são repetitivos, então é desculpa falar que não dá pra fazer algo bom mesmo tendo vários produtores fodas trabalhando pra SM, deixar um produtor cuidar do album todo tipo red one pra the fame da lady gaga seria um sonho.
    Pegar as músicas soltas e escutar é até legal no lion heart, mas escutar na ordem original da tracklist é tenebroso, eles simplesmente jogaram as músicas e pronto, taí o album COMPRA CAMBADA DE SONE TROUXA ❤
    EEEEEE vai sair mais uma versão do Lion Heart físico, que deve ter bonus track

  15. SM como sempre sendo uma bagunça quente…
    na minha humilde opinião seria muito mais vantajoso lançar separadamente “you think” com “talk talk” como b-side e “lion heart” juntamente com “one afternoon”.
    “party” ficaria como comercial de turismo da tailândia mesmo.

COMENTÁRIOS:

