Mind Your Own Business é boa, mas mostra que Ailee continua no piloto automático.

Ailee finalmente está de volta com CUIDA DA TUA VIDA, o lead single de seu primeiro LP, o Vivid. Eu tentei manter minha expectativa o mais baixo possível pra isso aqui, porque Ailee tem uma tendência a reciclar a mesma coisa de novo e de novo (no caso, oversinging com músicas sobre fim de relacionamento que só ela e Taylor Swift aguentam lançar o tempo todo). E talvez por conta dessa falta de expectativas eu tenha até gostado da música:

…mas é aquela coisa, né. Eu gostei, mas isso é mais do mesmo pra Ailee. Quando eu cobri a morna Don’t Touch Me em setembro do ano passado, eu tinha isso aqui a dizer sobre o clipe/música:

“…fica difícil ter algo de muito positivo a se dizer sobre esse comeback tirando aqueles comentários batidos, tipo: “ela tava linda no clipe” ou “a voz dela é a mais potente do k-pop”. Sim e sim, ambos são verdade. Mas Ailee precisa evoluir musicalmente porque nesse ritmo ela não vai sair do lugar. Comparem a trajetória dela com a de IU, por exemplo. IU é uma boa vocalista (não tão potente quanto Aileezão), mas sua musicalidade evolui álbum a álbum, algo que ainda estou aguardando acontecer com Ailee. No fim das contas, Don’t Touch Me é o tipo de release que só mantém a branding dela viva sem agregar nada a sua discografia, é realmente só a YMC nos lembrando que ela está viva.”

Curiosamente, eu poderia dizer exatamente a mesma coisa dessa nova música dela, com o diferencial de que Mind Your Own Business é obviamente melhor e mais memorável que Don’t Touch Me, por conta do clipe Orange Is The New Black e pelo clima evocativo de divas disco igual o de I’ll Show You…

Mas ainda assim. Ailee tá a quase quatro anos no mercado coreano e ela ainda tá nessa de “diva genérica da voz poderosíssima”, sem diferencial algum. As músicas dela são boas, mas tá na hora de botar um bom uso nessa voz toda e dar algum direcionamento pra carreira, ao invés de se contentar em ser “a Beyoncé coreana” ou qualquer que seja o título da vez. Pra começar, algo que fizesse jus a essa capa aqui seria ótimo, na verdade:

Se tiver algo no LP realmente bom, aceito sugestões aí nos comentários, porque no momento não estou muito tentado a ouvir Ailee gritando por 35min e 10 faixas na minha orelha. E eu já tô sabendo dos novos MVs do iKON, comento eles mais tarde. @_@

48 comentários em “Mind Your Own Business é boa, mas mostra que Ailee continua no piloto automático.

  1. Se quiser baixar pela curiosidade, baixe
    MAS NÃO TEM ABSOLUTAMENTE NADA NESSE LP QUE SE SALVE
    NEM FEAT COM AMBER
    Um talento tão grande desperdiçado num álbum medíocre
    Sobre o single, achei mais do mesmo de fato, só isso -q

  2. Sono. Se eu estivesse interessada exclusivamente em vozeirões eu ouviria ópera. Na música pop, a música ser boa é mais importante do que a potência da voz, e ela precisa se tocar e unir esses dois quesitos se quiser realmente fazer a diferença

  3. Olá, tudo bem?
    Sou leitora nova aqui do blog e devo dizer que adoro suas postagens!
    Saber que tem uma Sabrina Sato no Sistar – vulgo, Xisuta – acabou comigo!
    HAHAHAHAHAHAHAHA
    Parabéns pela criatividade 🙂
    Ps: Tu não vai falar sobre o LuHan ter virado o Justin Bieber coreano com “Tha Good Good”?

  4. Pelo menos na Coréia ela recicla suas próprias coisas, já que no Japão ela deu pra reciclar música dos outros no último single, fazendo dela uma versão solista de SISTAR/Apink. Bem, pelo menos ela não fez uma coletânea de seus singles anteriores e mascarou como full album (que é o que grande parte faz, infelizmente).

  5. Comeback Lulu Santos, como sempre…. Ailee, tá difícil, miga. Não tá nem valendo a compra no k2n.
    Pra medir o sucesso desse single é só esperar pra ver o que ela escolhe cantar 5677 vezes nos especiais de fim de ano, isso ou Worth it.

  6. Eu achava que era o único a achar as musicas dela bem parecidas umas com as outras, já que no facebook só se vê os comentários já mencionados, sobre ela ser linda e cantar bem. Nem escuto as musicas todas mais.

  7. Entendemos: ela não é “””””””””””””””idol”””””””””””””””, porque sabe cantar, e portanto tem de exalar todo o ar de seus pulmões o tempo todo para nos provar isso. Ok. Próximo. Porém, assim como uma “””””””””””””””idol”””””””””””””””, ela se estica nas músicas, fazendo o básico necessário para cantar e dar dois passinhos para o lado. Logo, qual o propósito? Ela tenta passar uma imagem que não consegue ser fixada, já que não há diferença entre o que uma idol supostamente faz e o que ela faz. Mas isso significa algo ruim? Bem, não para a gravadora. Ela vai continuar vendendo e as pessoas vão continuar comprando. Continuará ganhando prêmios e continuará recebendo elogios de outras cantoras, que incorporam o espírito Nakata de ser para dizerem: “queria ser ela”. Essa visão estática da Coréia é um tanto decepcionante. São poucas as empresas que querem, de fato, crescer. A maioria, que pena, vive de muito sonho e pouco dinheiro. E à medida que vai alcançando as metas, vai se estagnando como todas as outras (poderia citar a ascensão de Ladies’ Code e o quanto as últimas músicas foram reciclagens de seus sucessos, e o quão relaxada a empresa se tornou, passando de uma família (em que as garotas tinham um ecossistema entre elas e a empresa) para simples objetos empacotados para lá e para cá). Mas o que isso significa? Bem, Ailee vai continuar conhecida, mesmo no mormaço, mas permanecerá sendo a menina do I’ll show you. Afinal, alguém já notou que não importa o programa em que ela pareça, ou os realities que por algum motivo notem ela ou mesmo os comentários dos fãs, eles sempre voltam para essa música?

    1. Eu quase gritei ontem quando vi no facebook delas a notícia. Agora que estão na mesma com a empresa da Ga-In as esperanças voltaram. No momento só MAMAMOO consegue preenxer o vazio que elas deixaram #rainhas

  8. Acho q minha opinião vai ser a msm d todo mundo, ela eh bonita, canta bem, mas sempre canta sobre o msm assunto, o q torna tudo meio maçante…
    U&I >>> I’ll show You >>> Don’t Touch Me >>> Mind Your Own Business

  9. Ailee tá dando uma flopadinha nos charts, talvez tome vergonha na cara e volte #revamped no próximo comeback, pq esse só Deus pra aguentar U&I Versão 4.0

  10. Assisti isso ontem sofrendo. Minhas expectativas estavam tão baixas que eu não tinha era expectativa nenhuma, e mesmo assim achei isso um saco. Só consegui ver até o final por causa do MV, mas não lembro de nenhuma parte da música. Ano passado com Don’t touch me, pelo menos eu lembrava dos “clap clap clap” quando a música acabou. Esse ano nem isso.
    Ailee minha filha, caia na real. Melhore. Sinceramente, tá duro.

  11. Ailee pra mim é: os covers de músicas ocidentais de fim de ano. A estética dela é muito chatinha. Tenho sempre a impressão de que ele é uma eterna adolescente wanna bee Grown Woman.

  12. 1 ano desde o lançamento de Femm-Isation. Aparentemente elas já gravaram três clipes (duas mensagens, uma ontem e uma há um mês sobre as “gravações terem sido concluídas” + Imagens que não são de nenhum clipe aparecendo no fundo do show delas no JPOP SUMMIT), mas nada anunciado ainda.

    Será que isso é estratégia de marketing ou elas pescaram no ponto?

    1. Achei melhor do que a primeira, mas soa como outra tentativa de bancar a Beyonce. Isso eh algo que ela faz sempre, mas nessa musica me incomodou mais do que geralmente incomoda.

  13. A única música da Ailee que eu ouvi foi I Will Show You, que eu não gostei, mas essa Mind Your Own Business é boa, e eu adorei as cenas like a OITNB. Mas, é como você disse, ela é linda e canta bem. Apenas isso. Tá na hora de fazer jus à essa beleza e a essa voz e lançar algo ÓTIMO e MARCANTE, não ficar fazendo o XISUTA e reciclando a mesma música só porque vende.

COMENTÁRIOS:

