TOP100 MELHORES MÚSICAS DE 2015 (PARTE 3: 70° – 56°)

003A

E após dias de muita calamidade por eu ter me focado em comandar uma inquisição no Dragon Age viajado ao invés de postar meu top100 pra vocês, o Asian Mixtape está de volta com mais uma leva de músicas que, para mim, figuraram entre as melhores de 2015. Sua favorita estará entre elas? Outra faixa causará muita polêmica e muita confusão igual You Think causou? Descubram as respostas para essas e outras dúvidas da vida a partir. de. agora. @_@

PARTE 1 (100-86) / PARTE 2 (85-71)

BEST OF 2012 / 2013 / 2014

70. UP10TION – SO,DANGEROUS

[2015.09.11] TOP SECRET

BEST OF 2014: Nenhuma Entrada

UP10TION já mereceria estar nessa lista só pelo nome bostavilhoso o (o que é New Evolution of the 21st Century perto de Unbelievable Perfect 10 Teenager Idols Open Now?), mas o que de fato faz UP10TION figurar aqui é o farofão vintage com engrish do título. Sem experimentalismos, sem pretensiosismo, só k-pop de raiz para nosso deleite. Se você não viu, vale a pena clicar aí em cima e checar a vergonha alheia contagiante de  TÃO, PERIGOSO.

69. GA-IN – PARADISE LOST

[2015.03.12] Ḥawwāh

BEST OF 2014: #58 HUSH (Brown Eyed Girls)

Falando em pretensiosismo, taí uma palavra que descreve perfeitamente Paradise Lost, o novo pornô concept da Ga-In. Bastou ela enfiar umas pseudo críticas a Igreja Católica no clipe/letra que todas as apelações dela no clipe passaram a ser lidas como sendo artísticas e teatrais quase que imediatamente (se MACAQUINHOS é arte, imaginem Ga-In, né). A faixa em si não é o tipo de coisa pra se ouvir em loop, mas tem seu mérito e toda a grandiosidade que Ga-In quis passar definitivamente fica na memória, merecendo a icônica posição 69 do top.

68. CRAYON POP – FM

[2015.03.27] FM

BEST OF 2014: #91 TTUN TTUN TTUN TTU DUN TTUN

Falando em grandiosidade, T-ARAYON POP finalmente salvou o capope após a fraquinha Uh-ee do ano passado, ao mesclarem o som do T-ARA #revamped de 2014 com o super sentai concept, criando algo genuinamente especial e diferente da norma dentro do gênero (MomocloZ only wishes). A faixa não teve muito replay factor, mas é ótima ainda assim. É realmente uma pena que a Chrome não soube aproveitar o sucesso viral de Crayon Pop lá em 2013, porque coisas feito FM não mereciam passar batido pelo povão do jeito que passaram.

67. MORNING MUSUME – AN ADOLESCENT BOY IS CRYING

[2015.04.15] Seishun Kozou ga Naiteiru / Yuugure wa Ameagari / Ima Koko Kara

BEST OF 2014: Nenhuma Entrada

‘Uma bichinha emo está chorando’ é facilmente a melhor música de Morning Musume desde Ai No Gundam em 2013. E isso porque ao invés de tentarem se levar a sério, o grupo abertamente abraçou a tosqueira pro clipe, exatamente o tipo de coisa que as levou ao estrelato nos anos 90 pra começo de conversa. Eu tinha certeza que elas estavam acabadas depois de Sayu pular fora da delícia no fim do ano passado, mas esse single é uma tosqueira tão boa, e o clipe é TÃO ridículo que até se perdoa o uso de merdastep em 2015. Parabéns, Tsunku. Parabéns, pirralhas.

66. 1PUNCH – TURN ME BACK

[2015.01.22] The Anthem

BEST OF 2014: Nenhuma Entrada

Brave Brothers teve um ano bastante diverso em 2015, provavelmente pra compensar ele ter relançado Miniskirt trinta vezes no ano passado. Láááá no começo do ano, ele entregou o apropriação cultural do hip-hop 90s concept, com um pirralho de 13 anos pulando de um lado pro outro ao lado do Mr. Catra e de um mano de 20 anos, ambos constrangidíssimos com tudo. Turn Me Back foi um 90s bem feito e bastante marcante, então é uma pena eles JÁ terem dado disband, porque o mano mais velho quis passar uns anos na geladeira da YG. É a vida.

65. VIVIDIVA – SERVICE

[2015.09.15] Service

BEST OF 2014: Nenhuma Entrada

Se 2014 viu uma enxurrada de sexy concepts, 2015 teve um verdadeiro dilúvio de aegyo inespecífico e sem graça. Aturar esse monte de nugu debutando usando o “SNSD-no-primeiro-álbum” concept não foi fácil, e o problema é óbvio: ninguém deveria ansiar ter o primeiro álbum de SNSD como meta de carreira, porque aquilo é uma chatice. Já VIVIDIVA evitou esse problema ao pegar de inspiração uma era de SNSD que de fato funcionou: as cinco roubaram a backtrack de GEE e gravaram umas bobagens por cima, casando isso com um clipe fetichoso e jail bait com o youtube concept. Na torcida pra elas serem um daqueles grupos que simplesmente não morrem e a cada novo comeback voltam com somente uma ou duas sobreviventes num line-up praticamente novo. Isso faria meu 2016.

64. f(x) – CASH ME OUT

[2015.10.27] 4 Walls

BEST OF 2014: #49 BUTTERFLY; #17 RED LIGHT

f(x) teve seu melhor álbum até hoje em 2015, e ironicamente uma das melhores faixas nele é uma farofa que estava na gaveta da SM tinha pelo menos dois anos e que obviamente é uma sobra do Pink Tape, não tendo nada a ver com a sonoridade do 4 Walls. Eu nem tenho como reclamar, porque nessa faixa elas serviram uma farofinha-grudenta-e-inofensiva-de-cantora-teen melhor do que todas as ex-disney em 2015.

63. KARA – CUPID

[2015.05.26] In Love

BEST OF 2014: #16 MAMMA MIA

Cupid infelizmente teve uma recepção bem morna, tanto nos charts quanto na internet em geral. Uma triste prova de que KARA está desacelerando e ao invés de sair da cena por cima e triunfante, vai acabar lá por 2018 se arrastando. Ao menos o catálogo de singles coreanos delas continua imbatível, com ou sem Sweetune. Cupid não é nem de longe uma das melhores coisas na discografia delas, mas quando se tem um grupo desse calibre, isso não significa muita coisa quando comparado ao lugar comum do k-pop.

62. T-ARA – SO CRAZY

[2015.08.04] So Good

BEST OF 2014: #93 NEVER EVER (JIYEON); #14 SUGAR FREE

O parágrafo ali de cima sobre KARA? Eu poderia dar um ctrl+c ctrl+v nele que tudo se aplicaria a T-ARA também, com a diferença de que T-ARA ao menos ainda tem a China de subterfúgio. Quanto a So Crazy, a faixa se equilibra bem entre o retrô pelo qual T-ARA é conhecido e os sexy concepts que Brave Brothers desovou sem parar ano passado. Não mudou a vida de ninguém e não inovou em nada, mas ainda foi grudento e catchy como todo bom single de T-ARA tem que ser. E a coreografia do sustinho por sua vez figura entre as melhores do ano, ganhando até mesmo um cover das icônicas paquitas de Pernambuco.

61. G-FRIEND – ME GUSTAS TU

[2015.07.27] Flower Bud

BEST OF 2014: Nenhuma Entrada

Se eu for ser honesto, quando o assunto é Gessica’s Friend, acho que ainda prefiro o cover de Into The New World que elas lançaram em janeiro a Me Gustas Tu. Isso musicalmente falando, claro. Porque quando o assunto é ICONICIDADE, não tem como bater esse remix espanhol de Glass Bead, a melhor trilha sonora para uma esquete de video cacetadas em. todos. os. tempos. Aguardem a parede inquebrável lá por 2018, ela está garantida.

60. EXO – CALL ME BABY

[2015.03.30] EXODUS

BEST OF 2014: Nenhuma Entrada

Quando Call Me Baby foi lançada lá em março, eu debochei dela por não ter uma sonoridade distintamente EXO, mas sim a de TVXQ ou de SuJu quando eles não estão lançando merdas feito Mamashita. Mas depois de um ótimo 2015, parece que EXO vai de fato se posicionar como um TVXQ junior, agora que ambos os membros estão no exército. E eu honestamente nem tenho do que reclamar, principalmente se eles continuarem acertando assim no ano que está por vir. Aceitem EXO em suas vidas, capopeiros.

59. RED VELVET – ICE CREAM CAKE

[2015.03.18] Ice Cream Cake

BEST OF 2014: #26 HAPPINESS

Falando em grupos da SM substituindo outros grupos da SM, toda a existência de Red Velvet em 2015 girou em torno da filosofal questão: “Red Velvet vai substituir o som de f(x)?”. Agora, em retrospecto, podemos responder que vai substituir sim, já que f(x) está fazendo outras coisas com sua carreira, vide 4 Walls. Então agora resta a Red Velvet lançar pop chiclete fantasmagórico feito Ice Cream Cake, que com o caminhão de sorvete pedófilo acompanhado de “la-la-la” satânicos em sua intro sedimentaram a imagem do grupo pra mim. O refrão derruba um pouco as coisas, mas a intro e o MV fora-da-caixa deixaram o resultado final muito acima da média.

58. MISS A – LOVE SONG

[2015.03.30] COLORS

BEST OF 2014: Nenhuma Entrada

Talvez uma das melhores faixas de Miss A até hoje, Love Song é ótima e faz um uso tremendo das harmonias delas (sempre um ponto forte do grupo), que junto aos breaks de VIOLINO criaram um clima árabe que simplesmente merecia um clipe esperto de apropriação cultural com as quatro fazendo carão e dançando em Istambul com maquiagem árabe e tal. Mas ao menos rolaram uns lives com o JYP botando um filtro sépia por cima dos figurinos de Only You pra deixar a coisa toda mais sóbria. Melhor do que nada, né?

57. SANDAIME J SOUL BROTHERS – EENY, MEENY, MINY, MOE!

[2015.01.28] PLANET SEVEN

BEST OF 2014: Nenhuma Entrada

Tivesse 2015 sido fraco feito 2014, eu provavelmente acabaria enfiando todos os singles do SJSB nessa lista. Não vai ser o caso, pois 2015 felizmente foi rainha do pop, mas fica aí um testamento a favor do catálogo do grupo, que está ficando cada vez mais forte. Entre todas as faixas deles em 2015, ironicamente a melhor é aquela em que Hiro resolveu transformá-los em Super Junior. Eeny, Meeny, Miny, Moe! destoa bastante do resto do Planet Seven e do catálogo do grupo no geral, mas como o tiozão de bigodinho de cobrador teve várias oportunidades pra ser tosco nesse single, eu não tenho do que reclamar.

56. SO YUMI – SHAKE ME UP

[2015.04.20] Shake Me Up

BEST OF 2014: #41 DOMINO GAME (KISS&CRY)

KISS&CRY foi um troço maravilhoso e icônico que infelizmente durou dois singles e acabou, mas ao menos as integrantes estão conseguindo lançar solos pra continuar na mídia. Enquanto Dia (a gata do nariz enorme) lançou uma balada radiohead-esca no fim de 2014, So Yumi está apostando no neo-trot assim como Lizzy fez em Not An Easy Girl. E mais uma vez, o resultado final é puro ouro kitsch. Mais dessa tosqueira no futuro e menos badass concept, por favor, k-pop.

STREAMING / DOWNLOAD

Pra parte quatro, teremos sete atos japoneses e oito atos coreanos. E eu poderia não dar um dia pro post ir ao ar, mas como curto vocês reclamando nos comentários, vou jogar a parte pro sábado. Que tal? :v

103 comentários em “TOP100 MELHORES MÚSICAS DE 2015 (PARTE 3: 70° – 56°)

COMENTÁRIOS:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s