FLASHBACK [2000.07.26]: Park Ji Yoon – Seong In Shik (Coming of Age Ceremony)

Semana passada fomos até 1996 ver Namie Amuro de terninho preto andando no parque. Agora, adiantamos quatro anos para a cerimônia de maioridade de Park Ji Yoon no ano 2000, ano em que sobrevivemos incólumes ao icônico bug do milênio e o mundo viu o nascimento de um dos grandes clássicos do k-pop (e uma das únicas músicas coreanas decentes pré-2007, diga-se de passagem). Diferentemente do single da Namie, que eu acredito que quase ninguém conhecia, eu acho que muitos de vocês de fato já ouviram falar de Seong In Shik pela sua tremenda influência no sexy concept, talvez somente nunca tenham se dado ao trabalho de ouvir/ver o single original. Então cliquem no play, porque chegou a hora de sanar isso:

O clipe disso é exatamente o que se esperaria da temática: ela está lá toda feliz de branco fazendo white aegyo com sua amiga besouro enquanto faz a barra de uma calça numa singer velha, quando um URSINHO DE PELÚCIA REPRESENTANDO A PUREZA DA INFÂNCIA a distrai e Ji Yoon se corta, representando a menstruação que a tornará mulher. Ela então pega o sangue de seu dedo e o usa de batom, representando o fato de que ela cresceu e agora é mulher e tem que encarar com muita fé. Não bastasse quão óbvio as coisas já estavam, o clipe termina com ela destruindo o ursinho de pelúcia. Parece bastante batido, mas ao menos o clipe/faixa tem *alguma ideia* por trás dele e alegorias palpáveis, já é mais do que… sei lá, 90% da música pop em geral?

A letra também é bem direta, sendo basicamente a antítese de BABA BABY da Kelly Key. Enquanto Kelly Key queria um mano mais velho quando adolescente e ele não queria nada com ela, assim que ela se torna adulta o jogo vira e agora o mano tá a fim dela, mas quem não quer é Kelly. Já Coming of Age Ceremony narra como o cara esperou pacientemente por todos esses anos até Ji Yoon virar adulta pra dar uns pegas nela, e agora que ela é dimaior, a própria Ji Yoon concordou em dar pra ele e virar mulher. Quem vocês acham que escreveu essa letra? Claro que o safado do JYP, que com certeza é o interlocutor dela na letra e estava enviando mensagens subliminares pra Ji Yoon, mas ela aparentemente não as notou (ou não quis notar, muito provavelmente).

[CAPA]

[TRACKLIST]

01. Intro
02. Darbichui Norae (달빛의 노래; Canção do Luar) [SEGUNDO SINGLE]
03. Seonginshik (성인식; Cerimônia da Maioridade) [PRIMEIRO SINGLE]
04. Naega Weonhaneun Namja (내가 원하는 남자; Quero Um Homem)
05. Hwansang (환상; Ilusão) [TERCEIRO SINGLE]
06. Yeongeuk (연극; Teatro)
07. Ggur (꿀; Mel)
08. Geudael Weonhaetdjiman (그댈 원했지만; Você é Procurado)
09. Gwihyang (귀향; Retornando pra Casa)
10. Sarangi Sijakdoigijeone (사랑이 시작되기전에; Amor Antigamente)
11. Ddeonaneun Iyu (떠나는 이유; Desculpa para Sair)
12. Geudae Geurigo Sarang (그대 그리고 사랑; Você e o Amor)
13. Darbichui Norae (Remix)

O álbum vendeu mais de 400 mil cópias e é o mais vendido da carreira dela, rendendo também a vitória de melhor solo feminino no MAMA do ano 2000 pra Ji Yoon. E pra quem achava que ela sumiu no mundo depois desse single, Park Ji Yoon na verdade lançou quatro álbuns depois de Coming of Age Ceremony, e seu último single foi em 2014 (ele até foi legalzinho). A popularidade dela só erodiu mesmo, acontece nas melhores famílias. Pelo menos ela pode se orgulhar de possuir um dos singles mais reverenciados e performados da história do k-pop, como vocês podem ver aqui:

SNSD & KARA

o vocal da Hara ❤

HAYOUNG (APINK), JOY (RED VELVET) & RAFA JUSTUS (AOA)

chora, aedes aegyo

GIRL’S DAY

girl’s day plagiadoras roubando o figurino icônico pra Something

NINE MUSES

petição pra Sojin viver nesse vestido daqui em diante

WONDER GIRLS

versão das wonder girls totalmente nas coxas

ONEW DO SHINEE

Onew frangote nem fez a coreografia

UM MANO DO INFINITE DE DRAG

dublando por sua vida muito bem

Enfim, deu pra entender, né? Se eu procurasse por mais uns cinco minutos eu provavelmente acharia mais umas quinze girlbands fazendo cover de Coming of Age Ceremony (podem postar outros covers aí embaixo). E o que eu posso dizer é: tem que fazer mesmo, já que é um dos maiores sucessos do cancioneiro coreano nos últimos trinta anos e o mais importante: É BOA, diferentemente de 99,99999% da bosta que a Coreia desovava pré-2007, então tem que ser celebrada mesmo. E é isso por hoje. Quem vocês querem ver futuramente num desses flashbacks? Só comentar aí embaixo, flwvlw.

Anúncios

94 comentários em “FLASHBACK [2000.07.26]: Park Ji Yoon – Seong In Shik (Coming of Age Ceremony)

  1. Essa música é mesmo sinônimo de iconicidade e perfeição. Mas como assim vc não colocou o cover divino que JiYoon (não a própria Park, mas a Jeon) fez no Immortal Song?

  2. “petição pra Sojin viver nesse vestido daqui em diante”
    Gritos, SIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIM
    At first sight me espantei de vc saber quem era sojin, mas lembro do gráfico icônico de nine muses logo o senhor está estudado sobre kkk
    Nem preciso dizer o quão icônica é essa música, e não me canso de ouvi-la, hino transcendental é assim mesmo, quem é sistar ou plagiadoras day na fila do pão?

  3. Em 2014 ela lançou MVs p/ os dois lados do single ( fazendo a Japa) :3 https://youtu.be/c4J5OkGzYi0

    Você gosta de Beep?
    Ela meio que abriu as portas p/ conceitos mais ousados já q a aceitação foi boa e a musica é um hino coreano.
    Hoje o conceito sexy é só na ralação de ppk no chão, pq as letras estão cada vez menos ousadas. É muita apelação na coreografia p/ pouca atitude rampeira nas letras… 😦

      1. Elá é uma rainha!!! Inner Space, Beep e Mr. Lee (que fez sucessinho até) são as melhores recentes. Essa Canção do Luar desse álbum é bem doidona e a baladinha Ilusão que foi single é um amor.

        Olha todo mundo cantando a baladinha junto com ela poucos anos atrás:

        https://www.youtube.com/watch?v=BA9Q2RmPtD8 ❤ o clipe disso é bem bizarro também é tipo aquele clipe da garota do T-ARA que ela fica doida (NEBO EBO).

  4. Ei, Bruno, você tem de falar desse que é considerado o primeiro grupo de K-Pop, Seo Taiji&Boys. Por que a música é boa? CLARO QUE NÃO. Pra gente se vingar de todas as trollagens do Papa YG revirando o passado dele.

    É impressionante como só esse vídeo esclarece tanta coisa…

    1. Por que esses asiáticos estão tentando parecer brancos que tentam parecer rappers negros? Sinto que vi algo que não deveria ser apresentado à raça humana…

        1. Ahhh o Blackface que você esta falando é o Lee Juno???? Minha nossa acho que você nunca colocou Seo Taiji&Boys no google imagens pra kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        2. Sim, eu já vi várias imagens de Seo Taiji&Boys, e elas só compravam que ele não é negro. Você está ciente de que “blackface” não é mais um termo exclusivamente para quem usa tinta na pele, certo?

        3. E você esta ciente de que Lee Juno tem uma pele escura naturalmente? inclusive na época em que eles promoviam os corebas ”engraçadinhos” zoavam ele e até faziam black power com lápis nas fotos ou cartazes onde ele aparecia.

        4. Tão naturalmente quanto Truedy e Rachel Dolezal. O fato dele ter uma pele mais escura do que a média coreana não muda o fato de que NESTA APRESENTAÇÃO ele está com uma pele muito mais escura que a natural dele e obviamente vestido e agindo de maneira a “parecer negro”.

          Até porque o tom da pele dele sempre variou imensamente, enquanto um negro de verdade não pode “escolher” quão escura a sua pele estará hoje:

        5. Que hilário você postando uma foto dele 250 anos depois da apresentação onde ele pode ter clareado a pele…
          ”enquanto um negro de verdade não pode “escolher” quão escura a sua pele estará hoje” Beyonce e Nicki não são negras então?

        6. Ora, faça-me o favor! Até mesmo nos anos 90 a cor dele era inconsistente. Você realmente vai fingir que não está óbvio que a pele dele nessa apresentação não está no seu natural? *FACEPALM*

          Uma coisa são pessoas negras como Mariah Carey, Beyoncé e Nicki Minaj fazerem uso de maquiagem e efeitos de luz para deixar sua pele mais ou menos clara nas fotos, porque elas ainda são negras. Totalmente diferente de uma pessoa SE FANTASIAR de uma etnia que não a sua, e isso vai muito além da cor. Me mostre uma foto do Lee Juno quando era criança então, me mostre uma foto dos pais dele.

      1. Eu não estou dizendo que ele não esta se ”fantasiando de negro” o que eu quero que você entenda é que ele não é um coreano cor de leite que se pintou de preto…

  5. Sexy concept com umas pitadas de bizarrice concept feat. marionete concept… curti.

    Quem diria que até uma mina do Apink ia fazer fazer cover com reboladas e pernas de fora (e sem sorrisinho inocente pra disfarçar), hein?

    E não me julguem, mas acho a Chanmi do AOA bonita (e talvez uma das idols coreanas mais gostosas em termos de corpo). Pena que a voz não é grande coisa, mas parando pra pensar, as vozes da maioria das idols também não são.

  6. É, Bruno, acho que você não pode mais ignorar o caso Tzuyu vs. China não, o negócio explodiu de vez:

    http://www.allkpop.com/forums/discussion/483097/tzuyu-controversy-from-c-netz

    http://www.asianjunkie.com/2016/01/14/tzuyu-didnt-even-say-anything-much-less-correct-jackson-on-that-show/

    http://netizenbuzz.blogspot.com.au/2016/01/red-light-on-twices-chinese-promos-due.html

    http://netizenbuzz.blogspot.com.au/2016/01/tzuyus-scandal-blows-up-out-of-control.html

    O lado bom disso é que talvez JYP finalmente foque mais em promover a popularidade do grupo todo ao invés de só a da Tzuyu… ou não. Sério, por que o JYP sempre quer que um membro seja imensamente mais popular que o próprio grupo? Primeiro a Suzy, depois o Jackson, agora a Tzuyu e tentaram fazer isso com a Sohee também.

    1. eu não entendo essa estratégia de divulgar um membro só tb, mas uma pena que com JYP dizendo ser pró-China Continental ou não, a popularidade do grupo na China já afundou. E com ou sem japan line, duvido muito que TWICE tenha um impacto relevante no Japão, porque a Hallyu simplesmente já morreu por lá. Pelo visto os planos de se ter um grupo pan-asiático foram pro ralo, agora é se concentrar só na Coreia e em mercados menores como Taiwan e o sudeste asiático mesmo

        1. Ah, e atenção ao comentário:
          “4. [+44, -9] I feel like Korea has done worse… remember when netizens digged up an idol’s blog entries from years ago talking about his complaints about Korea and then kicked him out of the country for it.”
          HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA Never forget 😄
          Agora é ver se a Tzuyu não vai ter o mesmo fim de Jay Park…

  7. ESSA MÚSICA >>>>>>>>>>>>>>
    Park Ji Yoon sendo maravilhosa e seguindo essa linha gostaria de ver algo do Fin.K.L., preferencialmente NOW, que também tem 700 covers e marca a transição de imagem do grupo, que foi o pioneiro do cute concept, mas resolveu abandonar ele nesse single. Pode falar algo do S.E.S. também, mas como RV fez cover da melhor música delas, fica difícil falar dela.

  8. Confesso que já ouvi muito o áudio dessa música (muito mesmo. Sem contar dezenas de covers), mas nunca tinha parado para olhar o MV. Achei digno, levando a coisa toda em conta. E que venham mais covers, porque a música é ótima. ❤

        1. Foi o primeiro girl group da YG. Dois anos depois de debutar, quando se falava do possível segundo álbum, YG declarou o fim delas, dizendo que uma delas iria para os EUA e a outra tava tendo problemas com os pais (que possivelmente não aceitavam o flop do grupo da filha :v). A que sobrou, Lee Eun Ju, ia se lançar solo, mas (YG sendo YG) esse projeto não foi para frente. O projeto que rolou foi que em 2010 eles se casaram hahahaha

          http://www.allkpop.com/article/2012/05/yang-hyun-suk-opens-up-about-how-his-relationship-with-wife-lee-eun-joo-began

        2. quando se falava do possível segundo álbum, YG declarou o fim delas, dizendo que uma delas iria para os EUA

          só trocar “segundo” por “terceiro álbum” e fica parecendo outro grupo feminino da YG aí…………….

  9. Eu li ela dizendo que julgaram muito ela nessa época. Mais de 10 anos depois e olha só como o k-pop ficou. Evolução…

    Também li que depois desse CD tiveram mais dois, aí ela saiu da JYP porque não queria mais fazer só pop e lá ela não tinha liberdade, algo assim. Foi ela quem escreveu Touch do Miss A ❤

  10. ela é mt boa, pena que ela só fez sucesso msm enquanto estava na JYP. Aquela outra baladinha dela (esqueci q o nome) tem um mv dark trevoso ótimo

  11. Acho que é a melhor colocação delas num music show né? Big Brother Brasil começou em #6 também no M Countdown se não me engano… Não que vá mudar tanta coisa assim na vida delas, maaas… Quem sabe?

  12. Mais uma reviravolta no caso China vs. Tzuyu. JYPE declarou oficialmente que Tzuyu é pró-One China:

    E atualizaram o profile oficial dela para “nascida em China-Taiwan”. Fizeram isso pelo dinheiro dos chineses, óbvio, e talvez também porque uns chineses ameaçam tacar ovo no Nichkhun num evento em Wuhan amanhã… O.o

    1. li agora a pouco em algum lugar q as chineses psicóticas estão dizendo que vão boicotar tudo da JYP e as coreanas estão chamando as chinesas de porcas!
      Isso tudo virou um grande monte de coco.. tadinhas! Tomara q a Tzuyu não pule fora.. “cortar o dedo para não perder o braço”.. tomara q isso não aconteça..apesar de q eu não duvido tbem

  13. Vazou o aúdio do debut japonês da JiYoung… Que é todo é inglês, fuck logic ❤

    Eu adorei essa música, os covers são maravilhoso também, já vou procurar o album pra baixar ilegalmente

  14. Queria ver na próxima uma review desse clássico das montagens de Orkut, o único kpop que foi hit no Brasil (sua bias could never), que foi trilha naquele seu Flogão tosco, que até o Calcinha Preta e uma cantora gospel fizeram sua versão em português, que tocou de fundo naqueles powerpoints toscos com 1000 slides que sua tia enviava pro seu hotmail: https://youtu.be/yzH8dydDOT4

    1. Nossa q susto.. o vídeo começa com um instrumental de “Amor perfeito” do Roberto Carlos E que me trouxe o fantasma de Claudia Leite à mente… foi insuportável a ansiedade..até q ufa..começa a tal da música que eu não identifiquei entre os sucessos nacionais… KKKKKKKKKKKKKKK SOCORRO!

      1. Estou sim
        Apesar de estar morando longe de casa em uma cidade horrível, ter ficado 3 meses sem internet no pc, e ter QUEBRADO A CARA me apaixonando por um oppa, estou curtindo sim @_@ ❤ É um ótimo curso ❤

  15. Que delícia de música.. me lembrou a Utada dos anos 90 com um toque de Jolin Tsai de 2004.. demais ❤
    Mas o começo do clipe me deu agonia.. cheguei a procurar pra ver se o q eu tava assistindo não era algum filme de terror @_@'
    E a voz dela é bem gostosa… melhor que 100% das vozes femininas do capope atual ;-;

COMENTÁRIOS:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s