FLASHBACK [2003.03.05]: Koda Kumi – Real Emotion

CDDataOct2005-KodaKumi3_original

Bem vindos ao flashback da semana, povo. E enquanto essa faixa aqui é provavelmente bem conhecida, eu aposto que ela servirá de máquina do tempo pra vocês igual serviu pra mim. Real Emotion, o sétimo single de Koda Kumi, foi lançado em 2003 como música tema de Final Fantasy DEZ DOIS, e provavelmente foi o que introduziu todo mundo, tanto no Japão quanto fora dele, ao trabalho de Kodão. A verdade é que antes de conseguir #datpromo com a então Square Soft (sdds), Koda passou três anos flopando mais que Ayu hoje em dia. Foi o tema de Final Fantasy X-2 que salvou a carreira dela e que de fato a tornou relevante. Sem mais delongas, Real Emotion:

Sério, ver esse clipe traz emoções reais e um flashback direto de 2003 pra minha cabeça. Eu me lembro de comprar Final Fantasy X numa barraca de camelô dividido em trocentos CDs (porque piratear DVDs era muito caro na época), só pra descobrir que a delícia não rodava e que eu havia perdido 15 reais (o que considerando a desvalorização do real devem valer uns cinquenta hoje), e também me lembro de ter BAIXADO O CLIPE AÍ DE CIMA PELO KAZAA, o que deve ter demorado uns dois dias e ainda assim eu devo ter sentido que valeu totalmente a pena. Afinal, tínhamos Yuna deixando de ser crente e abandonando a música gospel de lado pra cantar canções seculares de piriguete, tudo enquanto Kumi rebolava gostosa e entregava a melhor faixa de Final Fantasy em todos os tempos. Mas se ouvir a faixa em japonês te soa estranho, é porque suas memórias estão ligadas a ESSA JOIA DO ENGRISH:

Sério, eu nem sabia que isso devia estar 100% em inglês quando saiu, porque não era possível. Ainda mais depois do inglês bonitinho de Faye Wong em Eyes on Me do FF8 e de Emiko Shiratori em Melodies of Life do FF9. Mas sim, toda. santa. palavra. nessa delícia está em inglês (Koda rainha do engrish, Namie nadinha). Real Emotion colocou Koda no mapa ao dar pra ela um 3° lugar na Oricon, sendo consequentemente o seu primeiro single a entrar no top10 (primeiro lugar só com Butterfly já dois anos depois).

[CAPA 1]

[CAPA 2]

[TRACKLIST]

01. “久遠 ~光と波の記憶~” (Eternity: Memory of Light & Waves)
02. “ビサイド” (Besaid)
03. “ユウナのバラード” (Yuna’s Ballad)
04. “Real Emotion [Original Mix]”
05. “1000の言葉 [Original Mix]” (1000 Words)
06. “Real Emotion [Instrumental]”
07. “1000の言葉 [Instrumental]”

Real Emotion vendeu 280mil cópias e foi um single crucial para Kumi, que prometeu desistir da carreira caso nem um single temático de Final Fantasy conseguisse salvá-la. Sorte nossa que não rolou, mas infelizmente pra ela os singles seguintes da gata voltaram a flopar, com a situação só se estabilizando quando ela lançou outro single temático, agora pra Cutie Honey. Curioso esse mundo em que Koda Kumi tinha carreira basicamente como cantora de OST de anime/tokusatsu/games, né não? E com o rumo das coisas atualmente, é pra lá que ela está indo de novo. :v

PS.: Isso foi um double a-side, com a outra faixa sendo o lado velvet de Yuna/Koda, cantando balada mela cueca ao invés de um j-pop decente:

45 comentários em “FLASHBACK [2003.03.05]: Koda Kumi – Real Emotion

  1. Meu Deus, essa música trazendo uma nostalgia do caramba ;wwww;
    Conheci a Koda por causa do Final Fantasy e achava ela maravilhosa, mas só nessa época que eu achava ela maravilhosa mesmo :v
    Essa música só me lembra a parte do jogo em que ❤ Leblanc ❤ está disfarçada de Yuna pra fazer sucesso ❤

  2. Que legal você citando a Faye de novo. Sabia que ela vendeu 100 mil cópias com um álbum cantonês feito por fãs ano passado? Pois é! Esses fãs juntaram dois EPs lançados em 1996 (Toy e Help Yourself) + photoshoots de uma revista japonesa e deu no que deu. O álbum se chama “Be Perfunctory” (敷衍) e é o “primeiro lançamento” dela nessa década, já que ela parou de lançar álbum originais em 2003.

  3. Meu deus kazaa, sempre preferi o emule, parece q faz uma eternidade q eu enchia meu pc de vírus demorando séculos para baixar musga. Koda sendo a diva do vulgar sem ser sexy.

  4. Lembro de 100 anos atrás, que eu tinha uma amiga no Ragnarok que era viciada em Koda Kumi e pedia os albúns pelo correio DVD e tudo. Daí eu ia ver nos vídeos e achava uma OUSADIA HORRÍVEL ESSA PUTA TÁ SARRANDO OMES. E olha no que me tornei hoje… rsrsrs

    1. Taí uma sugestão SUPER on point… mas talvez leve uns 2 meses e 19 dias pra elaborar esse post e 1 mês e 13 dias pra elaborar a parte visual dele, porque eu nunca vi uma bagunça tão grande no meio musical

  5. Música tema da Schala >>>>>>>>>>>>>> qualquer tema de qualquer piranha de qualquer Final Fantasy.
    Mas sério, essa música é ótima mesmo (apesar de 1000 palavras estar empatada com ela).
    PS.: Viu que Utada vai lançar música-tema de dorama? O fim do mundo está próximo mesmo…

    1. Se a Utada repetir a qualidade de Flavor Of Life (também era música-tema de dorama, não era?), ela pode lançar até como música-tema de comercial do Dolly Guaraná que a gente aceita com muito prazer!

  6. Meu Deus! Era apaixonado pela música, mas quando eu joguei o jogo eu era téo pequeno e sem noção que não consegui zerar. Hoje choro por isso, qoeiwpwow

  7. Cada vez que tu fala de FF nesse blog me sinto uma vergonha por só ter jogado um e nem ter terminado :/ E o porque não terminei? Não acertei mudar o idioma nem que fosse pro inglês… é a vida. E que música gostosa. Mesmo não tendo jogado, senti uma nostalgia linda ❤

    E enquanto isso, no lado ocidental do mundo, Iggy Azalea diz que sua gravadora cancelou a gravação do clipe de Azillion porque a "resposta à música não foi tão boa". Porque realmente eles estavam fazendo uma puta divulgação da música né…

      1. Eu acredito que essa “resposta” seja pelo sucesso da música. Mas se for por aprovação, não vi muita gente que não tenha gostado. Mas o fato é que as prévias que ela tem liberado aparentemente mostram um som bem melhor do que o The New Classic. Meio que voltou ao Ignorant Art, mas acredito que com algo mais trabalhado. Estou esperando algo bom do Digital Distortion, vide esses trechos de música:

        http://mixme.com.br/novidades/iggy-azalea-previa-middle-man/
        http://mixme.com.br/novidades/iggy-azalea-mostra-previa-de-duas-musicas-novas/

        1. aaah, tá. Vdd, Ignorant Art. Eu só lembrava que um tinha uma capa amarela com ela de luvas de boxeadora e o outro era uma capa puxada pro vermelho/vinho com ela de véu. Prefiro o de capa amarela/ignorant art então. =p

  8. Caraka me surpreendi aqui. Não sabia que uma das poucas musicas da koda q eu escutei foi justamente a que fez ela desflopar hahahaha.
    Eu só joguei FF 4 acho, e não zerei pq depois fiquei com preguiça de continuar. Sim, sou idiota =x
    FF me lembra da angela aki com kiss me goodbye. Meu Deus essa musica é sensacional. Choro quase toda vez

  9. Nossa ver isso aqui me traz muitas lembranças…e o que vc disse no post foi completamente pra mim sobre achar estranho a primeiro momento a versão em japonês pq conheci a música na eng ver. quando joguei FF-XII *O* Ah quantas saudades dessa época… ❤

  10. Confesso q demorei anos pra gostar dessa música mesmo já adorando a Koda.. e ri demais com o “E com o rumo das coisas atualmente, é pra lá que ela está indo de novo. :v” HAUSHAUSHAUS
    Cutie Honey é vida apesar daquele clipe toscovilhoso ❤

  11. Vamos reviver clássicos do jpop que nunca viram o sucesso na vida? Vamos!

    NANA TANIMURA – SEXY SENORITA

    Essa gostosa do jpop teve 5 anos para lançar uns 10 singles e somente 3 conseguiram pegar Top10 na Oricon, mas isso não foi tudo. o BEST dela de 5 anos lançando singles vendeu 12k.

    E também tem a Koda Kumi que desistiu da carreira, MAKI GOTO e uma de suas milhões de delícias, “EYES”.

COMENTÁRIOS:

