FLASHBACK [1999.09.09]: Morning Musume – Love Machine

Alguns de vocês provavelmente não conseguem entender minha fixação por Morning Musume e por que de eu dar um passe livre pra elas lançarem j-lixo idol japonês terrível sendo que eu não me dou ao trabalho de dar a mesma cortesia pra todos os grupos 48/46. O motivo vocês descobrem no flashback de hoje, com o trash icônico e inesquecível de LOVE Machine, o magnum opus e breakthrough hit do grupo, que varreu o Japão no fim de 1999 e é basicamente o motivo de Morning Musume ainda estar vivo dezenove anos depois de sua criação:

Sério, que inveja de vocês que estarão assistindo DEUS Machine pela primeira vez. Não tem sequer um frame dessa delícia que não seja icônico e não cause gargalhadas incontroláveis. A moda Assembleia de Deus misturada ao aeromoça do aeroporto da Barbie concept é absolutamente imbatível e um dos melhores conceitos já imaginados para um videoclipe em todos os tempos (Thriller? Vogue? Who?). Quer dizer:

gif04

NAISU BARI BARI BARI

HAHAHAHAHAHAHA, sério. E de lambuja temos um disco/funk que NÃO é uma bosta e que apresenta vocais não tão ruins quando comparados aos dos grupos idols atuais (eu não disse “bons”, ok? Não venham cagar em cima de Momusu noventista, fiscais de vocais).

[CAPA]

[TRACKLIST]

01. LOVE Machine (LOVEマシーン)
02. 21seiki (21世紀; 21st Century)
03. LOVE Machine (Instrumental)

LOVE Machine foi o sétimo single do grupo, e o single de debut da terceira geração (por terceira geração eu digo GOTO MAKI, basicamente). A delícia alcançou o primeiro lugar na ORICON e vendeu mais de 1,6 milhões de cópias, e isso numa época em que singles não tinham 69 versões, não se esqueçam. Além disso, esse é o single mais vendido de Momusu na história do grupo e o sétimo mais vendido de 1999. Por sinal, não deixem esse sétimo lugar enganar vocês, o sucesso de LOVE Machine foi tão esmagador que elas ganharam um passe livre pra passar uma década cantando o single no Kouhaku Utagassen (When will AKB48?).

Acho que a melhor coisa sobre Morning Musume vintage é ver que o grupo residia num universo paralelo em que alguém como Yaguchi Mari podia ser uma idol mesmo sendo uma cabeça mais baixa que todas as outras e… bem, sendo feia mesmo. Hoje em dia isso simplesmente não aconteceria, e é exatamente por isso que ela é minha ultimate bias nessa porra:

RAINHA.DA.PORRA.TODA.

Sem contar que ela foi ❤ chutada do grupo ❤ dois segundos após se tornar líder por conta de um escândalo sexual, ainda assim conseguindo manter uma carreira em programas de variedade por ser DEUS:

E depois disso ela ainda foi lá e ❤ chifrou o marido ❤ em seu segundo icônico escândalo. Honestamente, quem mais conseguiria isso no Japão? Enfim: Morning Musume da virada do milênio era uma hot mess incrível e que desovava trainwrecks maravilhosos um atrás do outro no mercado, e se você nunca deu uma procurada neles, vale muito a pena. Já pros que acompanham Momusu: qual o single favorito de vocês, formação favorita, bias? Comentem aew. /o/

 

capa do icônico best of de 10 anos do grupo emulando a capa de LOVE Machine

Anúncios

73 comentários em “FLASHBACK [1999.09.09]: Morning Musume – Love Machine

  1. Faltou comentar a capa illuminati das senhoras saindo na ordem (começando pelo canto superior direito e depois indo para baixo e assim por diante). Uma pena não ter acontecido o mesmo na capa de 10 anos

    1. *boom* nem sabia da maldição da capa e fui até checar o icônico gráfico de integrantes pra confirmar a bootlist e a maldição é real mesmo. Bem, rolando ou não rolando a maldição pra capa de 10 anos, Sayu foi a última delas a vazar de qualquer maneira, né? :v

        1. As 3 últimas (risa, reina e sayumi) deram certo, mas a que saiu primeiro dessa formação é a gatinha na frente da risa e depois as 3 que restauram do fundo saíram juntas.

  2. Eu esperava a presença do(s) parágrafo(s) sobre a Mari, tinha esquecido a história dela no delicioso top10 de membro de girlgroup (que podia ter um repackage e por mais 5, desde o post original aconteceu tanta coisa). Não acompanho Momusu mas esse PV é tão toscovilhoso que não dá pra não ter no coração.

  3. Meu single favorito do Momusu é Happy Summer Wending, tudo é tão ridículo, as roupas indianas, a letra, elas sendo bobas, na verdade é algo muito legal.
    Eu gostaria que o Morning Musume continuasse com aquela atmosfera um tanto quanto relaxada, meio boba, por mais que elas cantem as mesma músicas o sentimento é completamente diferente.

  4. Me digam até quantas vendas um álbum/singles/whatever pode ser considerado um sucesso, por favor. O Bruno fala os numeros e eu não sei interpretar o quão bem foi o material em vendas @_@
    Pra mim nesse tempo não tinha esses ponponpons da vida, bom saber que tinha hehehe

    1. Se for artista grande, até meados dos anos 2000, vender 1 milhão de álbuns ou single era excelente. Vender 600mil cópias de um álbum nessa época era flop.
      De 2006 pra cá, vender 1 milhão é excelente e quase ninguém consegue… então, vender 400mil cópias de um álbum de um artista SOLO, é excelente.. vender 50mil é razoável (Ayu e Koda).. vender menos é flop. De singles, pra solistas, vender +50mil já é mto bom.. vender 100mil pode chamar de rei do Japão :v Pra grupos, hj em dia vender mais de 600mil álbuns e 200mil singles é sucesso.. menos q isso é praticamente flop (isso se tratando de Arashi, EXILE e as AKB e sub-units).. o resto dos grupos vendem entre 100mil e 200mil e estão felizes. :p

  5. Nunca ouvi elas das antigas mas tenho lives delas naqueles programas japas q vão 300 artistas que eu baixava só pra ver live da Namie e do Kat-Tun ❤
    Amei essa música.. clipe icônico HAUAHAUAHUA
    Acho q agora sei pq amo demais An Adolescent Boy Is Crying.. pq é da mesma qualidade HAHA

  6. Marippe não era assim tão feia… pega Konno Asami, Aika, Kago e mais duas meninas da geração atual, Marippe espancava elas na beleza.Gostava pequenina. Sendo sincera minha formação favorita até a saída da Miki. Depois disso desandou o caldo. Aguentei até a Sayume se graduar, depois disso eu simples reneguei ao esquecimento. Eu não sei mais nada efetivo, quem e quem, quantos vendeu o single atual. Sinceramente acho que hj HP! está na UTI, mas ainda durara mais 10 anos.

    Obs: A meu singles favorito As For One Day! Epico, divino e conceitual. kkkkkk Eu exagero, pq provavelmente é uma das musicas que nunca enjoie na vida.

  7. O que eu acabei de ver?… .-.
    Mds, eu sinceramente não sei se eu gostei mais da coreografia ridícula e super sincronizada, ou se foi daquela louca lá dentro do avião requebrando de um jeito inespecificamente estranho. ‘-‘
    Obrigado por nos presenciar com isso Bruno \o/
    Ah, e eu tava vendo umas notinhas no TudoCapope sobre o Produce 101 e tinhas muita coisa interessante. E eu ainda não vi, mas ele parece ser ótimo pra se fazer um post (vide a patada que a JeA do BEG deu na Somi ou aquele outro lá dizendo que tinha gente sem coração na competição que devia sair e blá blá blá) mas o que me chamou a atenção foi isso aqui:
    http://www.allkpop.com/article/2016/02/former-sm-trainee-says-she-could-have-been-in-girls-generation
    Essa dai é a que vocês falam que já tentou debutar umas 9 vezes ou algo do tipo? Por quê se for, tem mais um quase debut na lista, já que agr ela disse que podia ter debutado no SNSD, e é verdade ainda, tem fotinha e tudo mais. Parabéns pro allkpop que nem se deu ao trabalho de pesquisar e só deixou a notícia lá pro povo ficar especulando se era verdade ou não, e os sones xiitas (s2) postando comentários lindos sobre como as DIVINE já são perfeitas e não precisariam dela ou que ela é muito feia pra entrar no grupo ou coisa assim… .-.
    Ps: alguém me diz como faz pra botar emoticon nessa budega?

  8. Bruno, saíram as legendas do ep2 de Produce 101. Não é tão bom quanto o primeiro, mas já que semana que vem é Ano Novo Lunar e vai ser aquele vazio de comebacks, um post cariria bem, não?

      1. Aguardando ansiosamente por isso. Sera que 2NE1 e Sistar vao cair? (deviam…) Sera que AOA e EXID vao subir? Sera que vai ter fandom revoltado? Em que parte do ranking estara Wonder Girls apos seu maravilhoso (e infelizmente flopado?) comeback? 9muses serao lembradas depois de 3 comebacks em um ano?

      2. EXID e BESTie subindo. AOA se mantendo. WANNA.B indo para a parte dos ‘ficar de olho’.. G-FRIEND aparecendo na lista (pq a Sica tá carregando o grupo nas costas ❤ ) e 2ne1 despencando pq sim *-* Wonder Girls caindo. 9Muses se mantendo. Miss A se mantendo. Hello Venus subindo..MamaoMu subindo forte… e a vida segue -q

        1. Não espere BESTie subindo, nem Wonder Girls caindo porque elas nem estavam no ranking (e MUITO MENOS Wanna.B sendo lembradas, né?)

      3. Que os deuses do kpop te oucam W-dragon. To contando pelo menos com a revolta dos pretojaum. Se tiver sorte, ainda rola uma briguinha entre sones e blackjacks do tipo “meu grupo ta indo bem e o seu nao”.

  9. LOVE Machine é a única música que eu ouvi do Old Momusu, mas esse deve ser o melhor PV trash da história do J-pop, e a melhor parte sem dúvida é em 3:45 quando Tsunku dá uma de Nakata e do nada tudo vira uma bagunça horrorosa ❤ Chega a ser louco perceber que quase metade das pirralhas que estão no Momusu agora não eram nem vivas quando esse hino saiu

  10. Eu não sei quem essa menina é, ela é tão nugu que tem menos de 1000 visualizações mesmo um dia inteiro já ter passado desde o lançamento, mas isso aqui é uma bagunça tão grande que eu acabei gostando. Eu vi partes que me lembravam Ke$ha, Stellar, Orange Caramel, momentos toscovilhosos dignos de algum mv do Psy e tudo isso junto com uma cobertura try hard swag badass hipehope por cima, como não amar? ❤

  11. Momusu tem um lugar especial no meu coração. Esta uma bela de uma merda agora, mas a geração em que a Ai era líder era tão boa… ❤
    Amava a Yoshi tbm!
    Tinha me esquecido do escândalo da Mari maravilhosa (apesar da abertura de One Piece que ela cantou ser a que eu menos gosto).
    Enfim Naichau Kamo, Shabondama, Iroppoi Jirettai… ❤

  12. Momusu vida!!!!!!!!!!
    Mesmo estando cada dia pior, eu ainda amo demais LOL Qnd fui ao Japão, entrei em uma loja de usados e comprei td o que tinha delas (Não gastei nem 70 reais XD) A galera da loja deve ter me abençoado por ter tirado aquelas tralhas encalhadas da prateleira deles.
    Ultimate Bias linda forever primeira e original sapata do meu coração Yoshizawa Hitomi ❤
    Mas confesso que a 4 gen para mim é td perfeita. Nono e Aibon fofas sem serem duas chatas do cassete e a Rika que não cantava P.N. mas compensava jogando na cara de td mundo que era a mais bonita do grupo xD
    A melhor música é sem dúvidas Do it! Now. Tem outras q eu gosto muito, mas acho q essa é a melhor msm u.u

  13. Então, uma integrante do UNICORN está sendo ameaçada de morte pelas EXO-Ls
    http://www.asianjunkie.com/2016/02/05/exo-l-flood-hate-onto-unicorns-gayoung-for-liking-sehun-oppar/

    E eu honestamente não sei o que é mais interessante: os comentários ridículos, os comentários pseudo-intelectuais tentando justificar a ação dos comentários ridículos ou a meia-dúzia de fãs de UNICORN comemorando o fato do grupo agora ser relevante o suficiente para se envolver num escândalo com o EXO @_@

  14. Morning Musume foi o grupo que me colocou no mundo dos idols japas ❤ Não tenho bias, mas período favorito, que foi a da quarta e da quinta geração, quando conheci essa bagunça toda. Saudades dos diversos escândalos (um de meus preferidos foi o caso de Ai Kago fumando e saindo com um trintão <3), as milhões de units aleatórias, inclusive com os outros atos do H!P (never forget Gatas Brilhantes <3)… E um dos singles que mais gosto é Joshi Kashimashi Monogatari:

  15. Bruno, junto com a lista da sports chosum das girlbands bem que você poderia fazer a sua própria lista de girlbands. Tipo, quem pra você (de acordo com seu gosto) estaria nos escalões e tals, sem levar consideração popularidade, mais qualidade mesmo

      1. vc deveria tbem deveria fazer uma lista com previsão de qual seria o ranking dos grupos rookies da nova geração apos grupos como 4minute e snsd acabassem e sobrassem twice, red velvet, g-friend…

    1. Nesse caso, prevejo Girl’s Day fazendo sua entrada na parede inquebravel alem de algum grupo nugu em uma posicao absurdamente alta para nao perder o habito.

  16. Primeira vez que vi o nome Morning Musume foi no mangá de Death Note XDD
    Era uma época saudável da minha vida, quando eu achava o pop asiático uma coisa meio bizarra demais (mas conheci a Kyary e acabou pra mim)

  17. Saudades do tempo em que a Up Front deixava o Tsunku fazer o que ele bem quisesse… Se achou isso maravilhoso, vai ver a discografia do MiniMoni! Você não sabe se chora de tristeza ou de rir. Agora, falando sério, esse período entre 1999 e 2004 não é chamado de Golden Era do Hello!Project à toa, até as coisas ruins eram boas. Recomendo Taiyou & Ciscomoon/T&C Bomber, o Grupo Que Deixava o Tsunku Sem Saber O Que Fazer que com DOIS CDS tem música melhor que metade dos grupos atuais com trocentos lançamentos e três A-Sides num single. Minhas preferidas do Morning Musume são Daite HOLD ON ME!(o single todo é uma delícia), Memory Seishun no Hikari, Renai Revolution 21, I WISH e Mr. Moonlight.

  18. Confesso que só conhecia esse grupo pelo nome, gostei das linhas de baixo da musica, é disco com eletronico bem lembrado pelo redator.
    Mas nada que vá me fazer virar um assíduo ouvinte delas.
    O eletrônico noventista nunca foi algo atraente para mim, bem como o rnb daquela época, e como boa parte da musica pop mainstream estava infestada disso eu prefiro me abster.

  19. As minhas favoritas eram a kago ai e a tsuji nozomi uma foi expulsa por fumar ainda de menor e a outra ficou grávida e foi obrigada a casar ainda de menor
    duas rainhas
    sobre a yaguchi eu n sabia e estou chocada

  20. Serei tendenciosa mesmo: a melhor line-up pra mim é de quando a Sayumin foi líder (com a saída da Reina). Não sei se é porque o grupo estava cheirando a flop, mas elas próprias conseguiram levar 5 weekly oricons com aquele momento em que a 10ki+oda tavam se aperfeiçoando.
    Eu queria muito que a Maa-chan tivesse a mesma liberdade que suas seniors tiveram (aibon e nono), ou q a personagem da Zukki tivesse brilhado mais, porém né, flopou hard.
    Gosto de love machine, inclusive foi na mesma época que lançaram aqueles sucessos do Tanpopo (inclusive apoio um post pras músicas Last kiss/tanpopo), mas nunca assisti mtos videos da golden era nos programas… (só mesmo quando a 5ki entrou)
    Então vamos lá, listinha:
    oshi: Haruna Iikubo (sim, ela n canta n dança n atua direito, mas é boa mc e paga pau pra todo mundo ❤ /além de ser linda)
    single favorito: segundo o meu last fm, é one two three / the matenrou show – ignorando a title, essa segunda deveria ter tido mais destaque puts grila x__x
    formação favorita: Sayumin líder rainha com Oda q acabara de debutar – até a entrada da 12ki.

COMENTÁRIOS:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s