FLASHBACK [2001.01.31]: Hamasaki Ayumi – evolution

AyumiHamasaki50

A aparição de Ayumi Hamasaki na série de flashbacks do Asian Mixtape era obviamente inevitável, o que restava pra vocês descobrirem era qual música dela iria dar as caras aqui como representante do passado longínquo em que Ayu não era uma bosta e também não flopava. E enquanto Ayu tem várias outras músicas mais icônicas que evolution (e coisas que venderam muito mais também, feito M e Seasons), evolution ainda tem um lugar especial no meu coração podre por ter sido o single que me introduziu ao trabalho dela uns doze anos atrás. Pra quem não conhece ou nunca viu o clipe, deleitem-se com evolution:

No começo dos anos 2000 era praticamente impossível ter acesso a clipes japoneses (você tinha que baixar primeiro via kazaa, emule ou mIRC, e isso demorava uns dias), então eu só fui ter acesso ao icônico clipe com Ayu de cabelo curto desgrenhado e virando um holograma enquanto tiozões góticos a observam uns 2-3 anos atrás via jpopsuki.tv, o que é um crime, considerando a naturalidade dela dublando a faixa:

gif01

Mas a faixa em si eu conhecia há anos, como disse lá em cima. Nem me lembro como eu cheguei a conhecê-la exatamente, mas provavelmente algum bróder me passou via ICQ (esse era um dos whatsapp da década de 2000, pirralhos) e eu absolutamente me apaixonei pelo contraste da backtrack pesada com a voz esganiçada e frágil de Ayu, definitivamente um dos singles pop mais ousados da década passada, e um dos mais marcantes também. Eu honestamente acho que Ayu funciona muito melhor com rock do que naquelas baladas chatíssimas dela, e é uma pena que pelo visto ela pense o contrário.

[CAPA]

HAHAHAHAHAHAHA, ESSA CAPA. E não é só isso, tentem controlar o riso com essa tracklist com DEZ FAIXAS sendo que isso é um single, e tentem apreciar o sabor vintage dos nomes dados para remixes na década passada, como “huge terrestrial birth mix” e “dub’s floor remix transport 004”:

[TRACKLIST]

01. evolution “Original Mix”
02. evolution “Dub’s Floor Remix Transport 004”
03. evolution “DJ REMO-CON REMIX”
04. End of the World “Laugh & Peace MIX”
05. evolution “BOOM・BASS・Ayumix”
06. evolution “Oriental Hot SPA”
07. SURREAL “nicely nice electron’00 remix”
08. evolution “Huge terrestrial birth mix”
09. evolution “LAW IS Q mix”
10. evolution “Original Mix” (Instrumental)

evolution vendeu 955 mil cópias em 2001 e se tornou o nono single de Ayu a alcançar primeiro lugar, sendo também o seu sexto single mais vendido em todos os tempos (e também o sétimo maior single daquele ano). E pra informação de vocês, evolution foi escrita e composta pela própria Ayu, o que prova que ela sabe escrever coisas boas, apenas optando por não fazê-lo em tempos recentes. Vai entender. Pelo menos as velharias no catálogo dela ainda valem a pena, seja pela piada (90% dos casos), seja pra valer (caso dessa delícia aqui). E pra vocês, qual o melhor single de Ayu até hoje? Vocês acham que ela ainda toma jeito no futuro? Comentem aew.

40 comentários em “FLASHBACK [2001.01.31]: Hamasaki Ayumi – evolution

  1. Cara, eu amo SEASONS/SURREAL, pra mim ambos são os melhores singles da Ayu, sem contar que a era I AM foi muito bom também, saudades da época relevante dela, cds bons, singles bons, vários live fails (aka memorial address, que ela tava quase chorando e esqueceu a letra e perdeu o sentimento da faixa). ❤

  2. Obrigada, TeamAyu!!!
    Comprem meu A BEST ANNIVERSARY EDITION.
    EU AINDA ODEIO E MEU PRÓXIMO CD VAI TER CLIPES COM SHADE PRA AVEX DE NOVO PORQUE EU AINDA NÃO SUPEREI E ELES JOGARAM SAL NA FERIDA MAS O DINHEIRO EU ADORO ENTÃO COMPREM SIM.
    Quem sabe Utada não lança o novo álbum dela junto com ele, pelos velhos tempos?

      1. Já está quase pronto, vai ter um som diferente de tudo que já fiz, bem contemporâneo.
        Chamei aquele produtor americano, não sei se você conhece, Timbaland pra trabalhar comigo que é o que está em voga agora.

  3. Ahhh….eu sendo fã da Ayu desde que escutei Dearest pela primeira vez… um dos melhores singles dela com certeza é evolution. Amo de paixão Mirrorcle World. N dá pra listar minhas músicas favoritas da diva, só tenho a dizer que ela NECESSITA voltar pro pop rock urgente! Esquece WARNING que foi piada aquilo… voltar pelo menos pro último álbum com pegada que foi o Rock’n’roll Circus.
    Obrigada pelo flashback Bruno (<3 Ayu ever)

  4. Evolution é o single preferido de muitos fãs, mas eu mesma não suporto (talvez se eu escutar pela décima vez seguida eu goste). Mas concordo que Ayu+Rock é vida! Enquanto Ayu + Balada Zzz.

  5. Nao vou comentar a musica pq a voz da Ayumi+a cara tosquissima dela formam um combo que eu nao ouso encarar. So quero dizer que entre os titulos das faixas minha preferida foi Oriental Hot SPA. Imagino de onde tiraram esse nome.
    Mudando de assunto, ja tinha comentado aqui que a MNET vai lancar outro programa no estilo de Produce 101, so que pra boy group. Pois eh, acontece que esse vai ter trainees da YG, SM, JYP e outras empresas conhecidas.
    http://www.allkpop.com/article/2016/02/mnet-recruits-yg-jyp-sm-trainees-and-more-for-male-trainee-survival-program-boy24

    1. a misoginia das grandes empresas coreanas, não enviando suas trainees mulheres pra Produce 101 – female ver., mas o fazendo pra versão masculina. Francamente. Quem se importa com ainda MAIS leleks saindo da YG? Queremos logo ver quem são as pobres coitadas esperando pra debutar no Pink Punk, isso sim.

      1. Isso eh verdade. Eu adoraria ver a bullie do pink punk no produce 101. Tbm nao ligo pra outra boyband saindo da YG, mas sei que vou acabar assistindo essa porcaria, assim como a principio nao me interessei por Produce, mas to assistindo.

        1. Já aconteceu comigo, sei como é. PS: procure outras músicas antigas da Ayu, ela era realmente ótima. Mas hoje…….. Sem comentários.

  6. Tô me sentindo bem burro em descobrir que evolution é uma faixa de 2001. Ela toca em um filme (japonês) maravilhoso de 2012 chamado Helter Skelter, e foi um lançamento bem produzido divulgado então nunca achei que a Ayu não teria aproveitado pra enfiar um single novo no filme. Mas como não tive disposição pra pesquisar sobre presumi que era de 2012 mesmo, haha.
    Uma coisa que acho muito engraçada é que os clipes da Ayu eram caríssimos mas parece que a maior parte do orçamento era utilizada pra deixar o clipe o mais brega possível.
    Descobri Ayu tentando baixar animesongs no Limewire e veio a faixa Trauma, fiquei super viciado @0@
    Acho que se tivesse de escolher um single dela seria fairyland.

  7. A gente zoa a Ayumi, mas convenhamos que a mulher teve uma contribuição tremenda pro J-Pop, e tem ótimas músicas no repertório. Minha favorita é Because Of You, e Dearest também é muito bonita (mesmo que a cantora brasileira que fez a versão da música pro encerramento do Inu-Yasha cante essa música muito melhor que ela).

    É triste ver como ela deixou a carreira dela chegar a esse ponto, de suposta rainha do J-Pop (embora eu prefira Utada e Namie, mas o título era dado pra Ayumi e não é como se ela não merecesse o reconhecimento que tinha) a piada ambulante. Torço pra que um dia ela consiga fazer músicas boas novamente e se reerguer.

    1. acho que fazer músicas boas novamente talvez ela consiga, mas se reerguer acho que não rola não, esse bonde já passou… qual foi a última cantora que conseguiu um comeback de verdade na carreira já batendo nos 40 anos? Só consigo pensar em J.Lo mesmo, não é uma coisa muito comum…

  8. Eu sou muito fã da Ayu, mas não curto muito essa música, sério. haha Minhas preferidas são Surreal, because of you e M. Eu acho que a Ayu conseguiria, sim, se reerguer. Só puxar um feat com algum rapper americano , inovar algumas coisas e trabalhar mais em seus clipes. Num país onde AKB48 faz sucesso, filhote, a Ayu tem chance, sim. kkkkk’

  9. Ayuuu minha linda!!!
    Também comecei ouvindo evolution num AMV mucho loco de samurai x uns 10 anos atrás hahahaha.
    Ayu funciona tão melhor com rock mesmo. Apesar que eu curto quase tudo dela até o love songs ( e nada depois disso mas ok)
    Eu não saberia escolher um single preferido mas vou dizer Free and Easy poque CREA + DAI é muito amor.
    Sdds Ayu, pelomenos os lives dela ainda valem a pena assistir haha

  10. Apesar de eu amar Ayu, sempre achei evolution um saco.. tanto q nem tinha visto esse clipe tenebroso… mto medo HAHA
    Amei esse nome “nicely nice electron’00 remix”.. provavelmente devo ter ele mas nunca devo ter escutado por motivos de I don’t care about evolution 😛
    Pra mim, Ayu tem maravilhas no passado como Real Me, Startin’, Bold & Delicious e Ladies Night… mas creio que minha predileta ever dela seja o Next Level inteiro pq é o melhor álbum dela pq sim :B
    E ela vai recuperar a carreira sim.. só esperar Namie e o comeback da Utada floparem.. aí Ayu fará um feat com a Koda e participação especial da BoA no clipe q as três voltarão juntas ❤

  11. A música que mais gosto dela não é single DUTY :/
    Mas ela não está sabendo conciliar músicas boas, conceitos e visuais… por sorte Namie nunca me decepciona ❤

COMENTÁRIOS:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s