LADIES’ CODE retorna como um trio em Galaxy, um single apropriadamente sóbrio e sutil

LADIES’ CODE está de volta ao jogo, após quase dois anos sumidas por motivos mais do que óbvios: o fatídico acidente de carro que causou as mortes de EunB e Rise. Eu honestamente não sabia se elas sequer voltariam, mas cá estamos nós diante de um comeback, GALAXY. O teor da faixa é meio o que eu já esperava assim que eu ouvi as primeiras notícias do comeback. Afinal, elas estavam meio que encurraladas: qualquer coisa mais uptempo daria abertura pra criticarem o grupo como insensíveis e satânicas, então ou seria um downtempo melancólico de PBR&B ou uma balada. Felizmente não foi balada:

Sendo brutalmente honesto, a faixa por si só não é nada impressionante, esse tipo de música ambiente melancólica foi feita melhor pelas Brave Girls semana retrasada (e por Hyorin, Zico e Paloalto em Dark Panda). Mas enquanto o instrumental não traz nada de novo, a letra com as metáforas intergalácticas pra falar de amor é linda e algo diferente para o k-pop, que em 99% do tempo falha miseravelmente nesse quesito.

LADIES’ CODE >>>>>> Gotye

O MV também está lindo, e apesar de sóbrio e contido, em momento algum ele te cansa ou entedia, encontrando maneiras criativas para reforçar o número três sempre que possível. Ficou uma coisa meio Perfume, e isso é um puta elogio.

Isso do número três parece estar aí mais pra afirmar que o grupo não sofrerá mudanças no line-up e pra confirmar o vínculo sólido entre elas do que por qualquer outra coisa. E enquanto substituições na música mesmo após falecimentos ocorrem e são parte natural da vida, acho que pra um grupo idol e num gênero com fanbase tão juvenil quanto o k-pop, realmente não era uma boa trazer substitutas pra integrantes falecidas, ainda mais tão cedo assim.

Uma coisa é você substituir alguém que saiu do grupo pra se focar nos estudos, outra é substituir alguém que morreu, né? Mas com substitutas ou não, eu só espero que adolescentes cuzões que nunca tiveram de lidar com a morte em suas vidas não crucifiquem as três caso elas voltem em 2017 cantando um single de verão feliz ou com um sexy concept sobre quererem uma piroca. Seguir em diante com a vida não desmerece o luto de ninguém, então quando elas se sentirem confortáveis pra lançar algo menos sóbrio, respeitem também.

PS.: essa homenagem nas cenas de coreografia com duas dançarinas no lugar de EunB e Rise foi uma das mais geniais que a Polaris poderia ter escolhido fazer. Foi sutil, elegante e de bom gosto, adjetivos que costumam passar longe de agências pequenas. Parabéns.

Anúncios

37 comentários em “LADIES’ CODE retorna como um trio em Galaxy, um single apropriadamente sóbrio e sutil

  1. Essa música seria uma boa faixa para o lado velvet do Red Velvet… Aliás, o clipe me lembrou muito alguns MVs recentes da SM. Enfim, amei o comeback, já é um dos destaques desse ano pra mim ❤

  2. O clipe tem elementos que lembra Dumb Dumb e a música soa como Automatic pra mim
    Tudo ta muito Red Velvet, até as faixas brancas chatas da SM no formato do vídeo está presente!!!!
    No geral, eu gostei bastante da música e do clipe

  3. Adorei esse comeback. Mostrou que elas ainda têm algo a oferecer mesmo após as perdas lamentáveis.
    PS.: Quando for falar do comeback do Mamamoo, favor saliente o #1 que elas conseguiram em vários charts (dizem que foi all-kill, mas já vi tantas definições desse termo que já não sei mais quais os critérios para ganhar essa certificação) pra calar a boca dos haters.

  4. Eu venho te parebenizar pelo incrível e solido post que você dedicou elas. Já está entre os melhores, junto com aquele da menina do Twice /O/ e um outro que vc fala da YoungDeus ❤

    Realmente amei esse comeback delas. Eu gostava muito do grupo antes do acidente, hoje as amo, só pelo fato de nao terem desistido depois de tudo. Sei lá, acho que elas seriam meu único grupo de K-Pop que eu faria uma tatoo em homenagem. ❤ (SNSD could never)

  5. Eu fiquei muito feliz desse comevolta delas, gostava muito delas antes do acidente e fiquei super bad achando que era o fim do grupo. Maravilhoso elas não terem desistido do sonho.
    Agora em relação a musica, apesar de não ser alegre e vibrante como os Pretty Pretty e Kiss Kiss o estilo super lembra também So Wonderfull e Hate you que são as minhas musicas preferidas dela, acho essa pegada sombria cai como uma luva com os vocais.
    Conceito nota 10/10

  6. Fico realmente feliz de ler esse post: tive uma opinião completamente contrária a isso de reafirmarem as três o tempo todo (levei para o lado da morbidez). Então ver uma outra face da mesma coisa me fez abrir a mente. Realmente, é uma bela homenagem.

    Agora… Eu já discordo sobre o instrumental. A sobriedade e tom etéreo dele é completamente sensacional. É um som intimista, que quando usado com competência gera músicas profundidas (e contradizem com os poucos elementos que o compõem) e sensoriais. Sinceramente, é difícil de fazer algo assim. Monotree está de parabéns por apostar num som atual, mas que pouca gente tem controle.

    E com controle, dá pra citar When I’m Alone, do f(x) e Ultraviolet, do último álbum da VV Brown (que baixou o Poten no corpo e mudou pra VV, voltou pra VV Brown e agora nem sabe como que assina os posts no facebook), que são maravilhosarghs e roubam sua alma à medida em que escuta.

  7. No aguardo de retardados conspiracionistas acusarem esse clipe de ser Illuminati (fizeram isso com Kiss Kiss, dizendo que “AS DUAS INTEGRANTES FORAM SACRIFICADAS!!!1123”)

  8. Tu ouviu o MYST3RY inteiro Bruno? Não é a coisa mais incrível o mundo mas vale a ouvida sim, segue o clima de Galaxy e funcionam muito bem juntas, são 3 faixas bem bonitas de verdade. Esse clipe ficou muito bonito e a música ta bem boa, fiquei muito feliz por elas terem voltado, por mais que não acompanhasse elas.

  9. Ain..eu fiquei bem emocionada com esse comeback! ❤
    Não poderiam ter voltado de forma mais bonita. ❤
    E esse tipo de música funciona bem comigo então amei ❤

  10. Aguardando ansiosamente para um certo blog postar um artigo falando das referências illuminatis, dualidade, representação com dançarinas de integrantes que infelizmente faleceram ( o que confirma o ritual do beijo da morte), sem contar os trocentos triângulos do MV e algum olho em algum lugar, ou referências a ele, entre várias outras coisas. Quem sabe ainda role uma análise musical onde descobriremos que essa música -pasmem- não fala sobre amor! Tudo bem nas suas caras.

    Mas deixando de lado a ironia, eu gostei muito, a música é bem simples num geral, mas não deixa de ser boa, porque, ao meu ver, é minimalista. E eu escutei o mini delas, e vale dar uma conferida, as 3 músicas ao meu ver fluem muito bem, mesmo que não tenha muito replay factor, mas são boas sim.

  11. não acompanhava o grupo antes da tragédia e fiquei feliz por elas não terem deixado a carreira e pela empresa ter dado apoio
    o clipe tá lindo, a música tá gostozinha
    Queria saber quem dirige esse clipes (e os da sm). dei um google mas não achei
    obs: adorei sua “bronca”

  12. Acho que a palavra pra esse comeback é sofisticação.

    Na batida, no conceito, na letra, nas referências, na estética… se alguém tinha alguma dúvida de como elas amadureceram com a experiência, Galaxy veio pra sanar. A música é ótimas, mas esse MV é tão bonito que está rolando comigo o mesmo que Ice Cream Cake: ouvi a música mil vezes pelo simples fato de ter visto e revisto o MV mil vezes.

    É interessante ver um single que reflita de forma tão forte o momento atual do grupo. Eu sei que não é caso de morte, mas é o tipo de faixa sóbria que esperaria de um SNSD depois que a guria que estava no grupo há 8 anos saiu sabe? É boa e totalmente apropriada (diferente de CMIYC).

  13. Achei a música ótima, sutil, discreta, do tipo que você colocaria baixinho para ler ou até mesmo apenas relaxar. As vozes das moças são lindas e o MV foi muito bom, bem produzido e com uma ótima cenografia. É daquelas faixas que voce ouve pela primeira vez e já gosta.

  14. Eu adoro essa música! Alguém sabe dizer se foi bem nos charts? Pelas visualizações no Youtube parece que flopou, mas acho que Youtube não é bom parâmetro para isso.

COMENTÁRIOS:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s