FLASHBACK [2007.09.12]: Perfume – Polyrhythm

Perfume revelou hoje a short ver. do PV sem graça de FLASH, e mesmo tentando muito eu não consegui encontrar algo de positivo pra escrever sobre ele (Sabre-de-luz concept nenhum salva esse começo chatíssimo). Portanto, resolvi simplesmente IGNORAR o PV e dar pras três gatas do synthpop um post da série de Flashbacks. Haviam muitas opções possíveis, mas resolvi falar daquela que se tornou a hora da virada para o grupo, Polyrhythm (referida no post daqui em diante como POLIRITMO porque “rhythm” é a pior palavra da língua inglesa pra se escrever). Vocês provavelmente já ouviram essa aqui, mas talvez não tenham visto o PV toscovilhoso dela. Então choquem-se:

A-chan plus size. Kashyucristo usando shorts no lugar de Nocchi. Nocchi tendo mais de dois versos na música. É tudo muito chocante e longe do que se veio a relacionar como sendo a imagem de Perfume, eu sei. Mas comparado ao começo de carreira delas, Poliritmo é um avanço, não é mesmo? :v

Perfume começou em 2000 em Hiroshima como um trio formado por amiguinhas de escola A-Chan, Kashyuka e Kawayuka. Elas escolheram para si o nome “Perfume” porque as três tinham o ideograma de “fragrância” em seus nomes (香). Dessas três, essa última saiu do grupo pra se focar nos estudos (literalmente) e recebeu uma outra misga de sala como suplente. Essa seria Nocchi. E sim, essa Kawayuka hoje deve tomar muitos antipsicóticos para lidar com a pior escolha de sua vida. A trajetória de Perfume dessa formação em 2000 até o breakthrough em 2007 foi árdua, mas pouco a pouco as três conseguiram pequenas vitórias, tipo gravar um PV desse nível:

hahahahahahha

Os primeiros dois singles delas, limitados a Hiroshima, chamaram a atenção de MIKIKO, que a partir daí se tornou a diretora criativa e coreógrafa das gatas. Já em 2003, elas chamaram a atenção de Yasutaka Nakata, que começou a produzir todos os singles delas. Já em 2005, elas finalmente conseguiram fazer seu debut comercial numa grande gravadora, a Tokuma Japan Communications. Lá, elas lançaram mais quatro singles entre 2005 e 2006, mas todos floparam feio. Logo em seguida, elas anunciaram sua primeira coletânea de singles, ao final de 2006, isso antes mesmo de lançarem um LP. Se vocês conhecem um pouco de j-pop, sabem que esse é um sinal de morte pra qualquer grupo, certo? Mas Perfume conseguiu dar a volta por cima, da maneira mais bizarra possível.

Kimura Kaela, a toscona hipster dentro de um ovo aí de cima, sempre teve um following fiel no Japão, e em seu programa de rádio ela sempre dava um jeito de tocar as faixas de Perfume e declarar seu amor pelo trio. Numa dessas tocadas, um diretor comercial da NHK ouviu o trabalho do grupo e resolveu chamá-las para cantar a música tema para a CAMPANHA NACIONAL DE RECICLAGEM DA NHK. O single da campanha viria a ser POLIRITMO,  e a exposição nacional recebida finalmente fez o grupo deslanchar e se tornar o Perfume que conhecemos hoje em dia, com GAME, o primeiro LP delas, saindo no ano seguinte. OITO ANOS PRA ENGRENAR, OITO. FUCKING. ANOS. Vai ver Nine Muses ainda tem chances também, né?

[CD ONLY]

[CD+DVD]

[TRACKLIST]

01. Polyrhythm (ポリリズム)
02. SEVENTH HEAVEN
03. Polyrhythm -extra short edit- (ポリリズム-extra short edit-)
04. Polyrhythm ~Original Instrumental~ (ポリリズム~Original Instrumental~)
05. SEVENTH HEAVEN ~Original Instrumental~

POLIRITMO foi o décimo single geral de Perfume, e o quinto desde o debut mainstream. Ele é também o primeiro single delas a conseguir entrar no top10 semanal da ORICON, numa sétima posição. POLIRITMO vendeu cerca de 77 mil cópias, um número ainda tímido, mas o suficiente para estabelecê-las e salvar o grupo do flop. Definitivamente não está entre os melhores trabalhos de Perfume, mas seu valor histórico faz do single merecedor da primeira aparição de Perfume nos flashbacks do ASIAN MIXTAPE. Mas e pra vocês, quais singles antigos do grupo são dignos de nota? Comentem aew!

Anúncios

41 comentários em “FLASHBACK [2007.09.12]: Perfume – Polyrhythm

    1. como eu disse no próprio post, sabre-de-luz concept nenhum salva o começo fraco do clipe. A não ser que encham esses dois minutos iniciais sem graça de efeitos especiais tipo no refrão de Pick Me Up, mas ainda assim. Tá muito sem vida a short ver.

      1. mas nem acho que faz sentido criar post pra uma post version… na verdade não faz sentido nem postar isso, é um troço muito ridículo.
        tem uma análise que fizeram das poses/efeitos representarem os singles dessa era por ordem, mas ainda assim não é algo digno de caber num post. kkk

  1. de qualquer forma achei bem bacana esse post introdutório, é uma boa pra quem pesca uma ou outra coisa delas mas não sabe exatamente sobre o que é perfume.
    e sobre flash, só com a versão inteira mesmo pra formar uma opinião/ser digno de escrever um post porque não tem muito que falar. essa estratégia do marketing japonês de revelar uma parte do clipe pra fazer as pessoas comprarem dvd é horrível. isso fere demais qualquer ideal de arte, mesmo que o mercado musical seja também um comércio e os clipes sejam produtos. acho que não pega nem bem pra imagem delas num âmbito global porque os fãs ocidentais acabam frustrados.

    1. mas acho que toda a fanbase internacional já está acostumada a receber o full pv no youtube oficial delas um mês depois do single sair, tem sido assim por um tempo já. Outros atos poderiam fazer o mesmo no futuro também, não vou mentir (namie, oi)

    2. Eu até acho válido como uma forma de fazer o dinheiro da pessoa valer a pena. Pra que alguém vai comprar um dvd com um clipe que ta inteirinho no youtube de “graça”?

      1. aí que tá… a versão de flash do clipe não existe na versão normal do álbum.
        podiam ter lançado um full pv de cosmic explorer com a estética da capa pra divulgar a versão regular e flash como um bônus da versão limitada.
        a promoção ficaria meio fragmentada, mas nada que já n tenha ocorrido com relax in the city/pick me up.

  2. O problema de FLASH é que ainda estão tentando fazer Perfume introspectivo acontecer, sendo que Perfume introspectivo só funciona (e bem) com uma dose de aleatoriedade (Tipo em Spending All My Time). PVs como esse pedaço FLASH, Relaxando na Cidade e Estar Trem não colam.

    E Polyrhythm maravilhosaa ❤ Depois da era Level 3 ela ficou distante da minha listinha de favoritas delas, mas sempre tem um espacinho no s2 junto com Laser Beam e FAKE IT

  3. E pensar que A-Chan já foi “gorda”… Eu não achei o vídeo muito ruim, só podia ser melhor: Com umas edições cabulosas, troca de figurino constante, os integrantes de Ok go fazendo papel de figurantes… Sei lá! Qualquer coisa, pq isso ta basic demais
    \(ಠ ͟ʖಠ)/ (não confundir com “Spending all my time” que tem um PV maravilhoso), essa música merecia algo melhor !!1

    Fugindo do assunto, Matilda mal debutou e já virei stan:

    Até o nome é icônico 🙂

  4. Esses flashbacks são ótimos, pois além de nós salvar desse 2016 tenebroso, ainda conta um pouco da história do kpop e do jpop. É bem interessante. Mas admito que acho os mvs antigos bem chatinhos de assistir, embora as musicas sejam boas.

    Esperando a Hyori aparecer por aqui \o

  5. Polyrhythm é uma das poucas músicas do GAME que prestam (junto com GAME, Macaroni e “Takei” me “Takei” me) e, uma das minhas favs do grupo – me julguem. Nunca imaginei que teria um PV tão tosco assim… ADOREI?? AMEI?? ACHEI TUDO??

    1. “Perfume começou em 2000 em Hiroshima como um trio formado por amiguinhas de escola A-Chan, Kashyuka e Kawayuka.” Não sabia disso, pra mim a formação sempre foi com a Nocchi;
    2. “E sim, essa Kawayuka hoje deve tomar muitos antipsicóticos para lidar com a pior escolha de sua vida.” [cries in japanese language].

    Bruno, eu sempre quis saber o que você acha do Perfume~Complete Best~ e se tem alguma coisa nesse álbum que se salva, porque eu não consigo passar nem da metade da primeira música… foda. Também queria um review dos outros álbuns do Perfume.

        1. esqueceu a review de chat shire mas tudo bem.
          Já estamos acostumados
          #StopFazerPromessasQueVocêVaiEnrolarAoMáximoParaCumprirEm2K16 ²

  6. PV vergonhoso… mas ei, se ajudou a deslanchar a carreira delas, quem se importa? Ponto pra elas!

    Falando em PVs vergonhosos, esse mês LADYBABY lançou DOIS, um adotando o miojo concept, e o outro, o lojinha de conveniência concept. Como eu sou ruim pra caramba pra conseguir colocar os vídeos direto no comentário, ficam os links abaixo pra quem quiser ver as tosquices de Ladybeard, da mina adulta que continua agindo como criança nos clipes e da menor de idade que nas horas vagas toca em outra banda de rock idols:

      1. Tem certeza disso? Eu já tinha lido que uma delas fazia fotos sensuais (tipo biquíni, lingerie, etc.) antes de entrar pro LADYBABY – o que pega mal porque é justamente a menor de idade do grupo -, mas estar num AV já é algo bem mais sério…

        Só espero que isso não faça ela perder o lugar no grupo, até porque do segundo single em diante é notável que ela canta bem melhor que a outra menina (e quando ela aleatoriamente decide mostrar a língua e o dedo do meio pra plateia, fica a impressão que Ladybeard talvez não seja a verdadeira bad girl do grupo…).

        (agora, se foi a outra que esteve num AV… bom, ainda assim, espero que ela também não seja expulsa; o jeito meiguinho dela dá um contraste legal com os colegas de banda)

  7. Oque me impressiona no Perfume é a versatilidade dos penteados delas ❤
    Essa musica so ta ai por valor historico msm pq olhaaaa que coisinha chata,e eu tava achando o começo promissor mas tudo desandou.

  8. Sobre os singles antigos de Perfume que merecem nota: não sou capaz de opinar (até pq só conheço polyrhythm msm kkk)
    Podia rolar um flashback com o debut song das BEG (n gosto nem de lembrar daqueles rostinhos lindos no início da carreira delas) ou, preferencialmente, com L.O.V.E., que é legal e garantiu o first win pras minas dos olhos castanhos em 2008.
    Outras opções óbvias pra flashback são To My Boyfriend do Fin.KL e Coincidence (maravilhosa) do BABY V.O.X.

  9. Eu gosto muito de Perfume hauahusua nossa muito mesmo, abaixo uma listinha com uns singles maravilhosos:
    Perfect Star Perfect Style
    Twinkle Snow Powdery Snow
    Secret Secret
    Night Flight
    One Room Disco
    Chocolate Disco
    Baby Cruising Love
    Glitter
    Nee

COMENTÁRIOS:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s