FLASHBACK [2007.09.13] : Wonder Girls – Tell Me

Após nosso último FLASHBACK focar na dominação do Japão por Perfume com o hino da reciclagem que foi Polyrhythm no dia 12 de setembro, vamos para a Coreia no dia seguinte, 13 de setembro, para presenciar a dominação total e completa das Wonder Girls com o single divisor de águas do k-pop. E eu digo isso porque k-pop antes de 2007 era palco de uma seca brava, em que achar uma faixa boa era quase tão difícil quanto encontrar um oásis num deserto (ou numa analogia melhor, achar uma boa música pop no hot100 da billboard hoje em dia). Claro, BoA, Lee Hyori e a ocasional gostosa aqui e ali acertavam de vez em nunca, mas boa parte dessas músicas se ainda são apreciadas hoje provavelmente se deve em grande parte a nostalgia ou ainda pelo fator kitsch. Mas em 2007 isso mudou e o k-pop recebeu sua primeira faixa verdadeiramente atemporal, Tell Me:

É difícil ouvir k-pop velho sem ter que relevar algumas pieguices e tosqueiras na amizade, mas isso não rola em Tell Me. Nada tem que ser perdoado aqui, nenhuma concessão precisa ser feita. Tell Me foi 100% aproveitável em 2007 quando lançada e ainda a é hoje. Tudo graças a quem? JYP *suspiro* e as Wonder Girls.

Esse comeback na época tinha tudo pra dar errado. HyunA havia sido ejetada do grupo pelos pais por “motivos de saúde”, provavelmente porque “focar-se nos estudos” ainda não era um jargão em voga na época (e curiosamente, essa tal condição dela nunca mais foi um problema e desde que ela debutou de novo em 4MINUTE nada mais rolou nesse front, tanto que até hoje tem gente que especula que ela foi chutada das WG).

Yubin foi emprestada por outra agência no dia 5 de setembro, e três dias depois ela debutou no Music Bank. Enquanto isso, o MV do clipe teve de ser regravado do zero (a dance version original taí em cima), substituindo a mulher maravilha original (que era HyunA) por Sohee, que se saiu muito bem no papel, diga-se de passagem.

icônico

No meio da hot mess toda, a faixa saiu com o rap de HyunA ainda presente, depois sendo relançada com Yubin no lugar dela. Pra piorar, na época as próprias integrantes não gostaram da música, considerando o sample de Two of Hearts da Stacey Q estranho demais e sem força pra ser single. JYP obviamente ignorou as reclamações, lançou a música ainda assim e o resultado? Primeiro lugar absoluto nos charts, sete semanas em primeiro lugar no Music Bank e a criação de toda uma mania de “point dance” que dura até hoje. Tell Me abriu a porteira para toda uma onda de comebacks retrô e muito provavelmente o k-pop não seria do jeito que é caso o risco tomado por JYP aqui não tivesse dado certo. Verdadeiramente um divisor de águas no k-pop, resta aceitar.

PS.: Agora fico no aguardo de SONEs/Elfas/Cassiopatas virem colar links de Into The New Glass Bead/Show Me Your Love/U tentando me convencer que essas músicas envelheceram tão bem quanto Tell Me. A resposta, povo, É NÃO.

103 comentários em “FLASHBACK [2007.09.13] : Wonder Girls – Tell Me

  1. Nossa, eu conheci essa música por causa de um evento num jogo chamado Cabal online em 2008, onde os personagens dançavam a coreografia do MV. Foi a minha perdição, desde então o K-pop entrou na minha vida e não saiu mais. “Tell me” tirou meu cabaço e “Abracadabra” me transformou em crackudo do k-pop hahahahaha.

  2. Bruno, vc consegue reconhecer a Junghwa (exid) naquela parte da sala de aula? É ela que a sohee salva, demorou muito pra eu reparar que era ela haha

COMENTÁRIOS:

