TOP70 MELHORES MÚSICAS DE 2011 (FINAL: 10° – 01)

000cover

E finalmente chegou a hora de revelar quais foram as melhores músicas do melhor ano da década de 2010 pro pop asiático. Qual faixa foi alçada ao top10 após eu sabotar Mr Simple em retaliação a stans doidos de boybands? Será que o top2 será de fato Roly Poly e I Am The Best como todos vocês especularam, ou eu fui lá e enfiei um ato japonês desconhecido no pódio só de sacanagem? E se I Am The Best e Roly Poly de fato são o top2, qual delas venceu? Descubram a resposta pra essas e outras perguntas a. partir. de. agora!1!!12

PARTE 1 / PARTE 2 / PARTE 3 / PARTE 4

10° HYUNA – BUBBLE POP!

Eu honestamente não consigo entender de onde estava vindo o hate que Bubble Pop! estava recebendo aleatoriamente nos comentários da última parte do top. Talvez as pessoas sentiram que Bubble Pop! seria a faixa a entrar no top10 porque eu derrubei MR SIMPLE e por isso ficaram com birra? Eu de verdade não sei, só sei que Bubble Pop! é um clássico do k-pop e vocês ao invés de odiarem esse pedaço de arco-íris sendo peidado por um unicórnio, deveriam é clicar no play aí em cima pra ver se HyunA fazendo cosplay de Beyoncé em Crazy In Love anima vocês o suficiente pra deixarem de ser tão amargos.

09° SNSD – MR. TAXI

O primeiro single original de SNSD pro mercado japonês (ou melhor, SJJD, né?), Mr. Taxi é provavelmente a melhor coisa que elas lançaram pros japas até hoje (tanto que acabou recebendo versão em coreano posteriormente). O refrão grudento além da conta, a letra ridícula (hipertônico? estamos em Final Fantasy, SM?), os uniformes de taxista sexy… tudo funciona maravilhosamente bem em Mr. Taxi, e até por isso eu acho a faixa a melhor delas pro Japão até hoje. Viúvas das (boas, mas não o suficiente pra top) album tracks do primeiro LP japonês delas, podem se sentar quietinhas ali no cantinho, flwvlw.

08° SISTAR – SO COOL

Arrgh, que farofa boa. Definitivamente a melhor coisa que Sistar já gravou ou gravará em suas vidas. E eu nem digo isso pelo refrão com elas dizendo “I FEEL SEU CU” enquanto rebolam com a mão na bunda ou pela icônica bridge em que Hyorin revela que não quer ser uma piscina (DON’T WANNA BE A POOOOOOL). E também não é pelo revezamento de bolsas ABSURDO ou pela presença de pessoas brancas dando um cookie pra elas dividirem por quatro. A música é boa mesmo. Bem que elas poderiam voltar a gravar umas coisas assim pra variar, né? Chega de verão concept, volta pra farofa descerebrada, Sistar.

07° f(x) – HOT SUMMER

Talvez o single mais mainstream de f(x) até hoje, Hot Summer nada mais é do que um remake de uma faixa antiga de Monrose, em que as minas falavam que eram quentes por serem gostosas. Então ver o (então) quinteto abusando do aegyo e transformando o “hot summer” em algo literal sobre temperatura sempre soou no mínimo hilário (e não se esqueçam que a paradoxal Hot Winter da Jolin também existe). Eu entendo que alguns de vocês talvez achem meio ridículo um remake ctrl-c ctrl-v de uma música ocidental estar tão alto na lista, mas honestamente: ninguém deveria dar a mínima. K-pop sempre primou por absorver influências de tudo quanto é lugar e regurgitá-las com uma nova roupagem mais polida e ousada. Então a música ótima de Monrose voltou do limbo ainda melhor e com um tanque rosa, do que reclamar? DE NADA, OBVIAMENTE.

06° KYARY PAMYU PAMYU – PONPONPON

PONPONPON me pegou totalmente desprevenido quando foi lançada. Minha reação inicial foi repulsa, honestamente. “Tá, isso é basicamente a cristalização de todo o moe/kawaii que assola o Japão num único PV”, eu pensei. Mas daí eu me peguei assistindo/ouvindo o clipe de novo e de novo, cada vez pegando uma coisa nova do clipe/música pra grudar na minha cabeça. E então, meio que do nada, eu notei que minha opinião havia dado uma guinada de 180° e eu genuinamente gostava dessa bosta. Daí em diante meu apreço por kyary só aumentaria, então PONPONPON sempre terá um lugar especial na discografia pra mim. Não é a melhor faixa dela, mas é definitivamente a mais icônica, trazendo a personagem ainda em formação, sem o mesmo verniz de hoje. Kyary era mais insana, mais provocativa e muito mais hilária.

05° 2NE1 – UGLY

Ugly é provavelmente uma das músicas mais universalmente amadas de 2NE1, até mesmo por antis. Afinal, é o grande momento de power ballad delas, como não curtir? A mistura de acústico com eletrônico é bizarra no papel, mas funciona muito bem na prática. E aquele refrão é com certeza um dos melhores dos últimos anos, incorporando um emocore brega pra criar o hino de angústia da mulher feia moderna, que sabe que é feia e não tem problema algum em dizer que queria ser convencionalmente bonita como SNSD. É quase impossível não cantar junto e não se identificar em algum nível, assim como também é quase impossível não ficar meio mal com a música ao ouvi-la pela primeira vez: não há resolução, não há superação. Você é feia, sabe disso e não queria ser. Viva com isso resignada, porque não há melhora.

04° PERFUME – GLITTER

GLITTER é um trabalho simplesmente impressionante de Nakata. A intro dessa faixa é absolutamente espetacular e desnorteante, e de alguma maneira Nakata conseguiu traduzir em som o que glitter voando no céu costuma fazer as pessoas sentirem: a faixa traz euforia, júbilo, contentamento, bliss, glee e outros sinônimos pra “alegria” sem tradução do inglês. Eu não sei se vocês estão habituados com esse conceito, mas GLITTER pra mim é um exemplo perfeito de uma música tão feliz que acaba fazendo a curva e até te deixa triste (enquanto Hurt na versão do Johnny Cash faz o caminho contrário, e de tão triste te traz esperança/alegria de alguma maneira). É um sentimento de catarse, liberação e envolvimento que pouquíssimas faixas conseguem trazer. Talvez minha faixa favorita de Perfume até hoje, então nem eu sei dizer honestamente como ela ficou de fora do pódio. Enfim, 2011 foi o ano de ápice do k-pop, resta aceitar.

03° KARA – STEP

STEP provavelmente foi a porta de entrada para a discografia de KARA pra muita gente, e que bela primeira impressão essa foi. Poucas faixas no k-pop conseguem ser tão vibrantes, positivas e grudentas quanto STEP, eu por exemplo não consigo pulá-la quando ela aparece aleatoriamente no shuffle do meu celular até hoje. Se eu ouvir o primeiro gritinho agudo da vesga na intro da faixa, eu sou necessariamente obrigado a esperar até a bridge épica chegar. STEP seria um sério competidor a pegar primeiro lugar em qualquer outro top, mas pra 2011 realmente não teve como, duas músicas passaram todas as outras em iconicidade. Elas, Roly Poly e I Am The Best, claro. E qual delas pegou primeiro lugar? Bem… não foi I Am The Best.

02° 2NE1 – I AM THE BEST

Eu devo honestamente ter perdido parte da minha audição já, de tanto que já ouvi I AM THE BEST com fones de ouvido num volume mais alto do que deveria. Eu sei a letra disso de cor. Eu sei o clipe disso de cor. E hoje, anos depois, toda vez que meu shuffle joga pra I AM THE BEST, eu ainda não consigo pulá-la. E a empolgação continua praticamente a mesma da primeira vez que eu a ouvi. É realmente chocante que um ato asiático tenha tido os culhões de lançar uma música arrogante pra caralho feito essa, e ainda tenha tido o sucesso comercial pra de fato poder afirmar que sim, são as melhores. Se qualquer outro grupo cantasse essa música, não seria a mesma coisa, e nem pareceria tão verídico. Toda vez que eu escuto I AM THE BEST, eu de fato consigo acreditar que essas desgraçadas de fato são as melhores, e que todo o abuso da YG no fim das contas vale a pena.

01° T-ARA – ROLY POLY

E cá estamos, no topo do pódio de 2011, com o que é talvez a melhor faixa da. história. do. k-pop. Roly Poly é tão boa que conseguiu romper barreiras culturais: eu enviei os links de I Am The Best e Roly Poly pra minha namorada, que não entende absolutamente nada de k-pop. Ela odiou a primeira e curtiu a segunda. Foi a mesma coisa com meu pai, que está confuso com o por que de existir disco 70s na Coreia até agora, mas ainda assim me pediu o mp3. Ouvidos unbiased preferiram Roly Poly, e eu consigo entendê-los. Roly Poly é incansável, encapsulando o clima de Embalos de Sábado a Noite melhor até do que Staying Alive (não tem os falsetos horríveis, pelo menos). Os versos são incríveis, o refrão é incrível, o rap trash que dura DOIS VERSOS é hilariamente incrível. Roly Poly simplesmente não cansa, um verdadeiro clássico atemporal coreano vindo das bullies da nação. ❤

STREAMING / DOWNLOAD

E é isso da lista de 2011 do Asian Mixtape. Espero que vocês tenham se divertido e tenham descoberto alguma coisa que vocês não conheciam e agora não possam mais viver sem. Era o propósito da coisa toda pra começo de conversa. E se você ainda não cansou de tops, reviva os best of de 2012, 2013, 2014 e 2015, vide os links embedados aí, e até outro post. /o/

199 comentários em “TOP70 MELHORES MÚSICAS DE 2011 (FINAL: 10° – 01)

  1. Minha opinião:
    10-Bubble Pop maravilhosa ❤ HyunA rainha das slutties ❤
    09-Vou de Taxi é maravilhosa ❤ SNSD divas,mas prefiro The Boys kk
    08-Seu Cú hino da nação! eu apenas gostava da msc,mas depois de tanto tempo sem escutar e ouvi-la hj depois de tanto tempo fez eu cair de amor pela msc de novo
    07-Verão quente é maravilhoso,mas acho q esta muito alta na lista colocaria na posição #19
    06-Pom Pom deveria estar no top 04 KKKK HINO
    05-Ugly maravilhosa :') que sdds do 2NE1,Minzy volta eu te amo ❤
    04-Glitter nao conhecia essa bagaça,mas amei, GOPERFUME!
    03-Passinho do Kara, NAO PRECISO COMENTAR melhor msc do KARA
    02-Eu Sou A Melhor(Original) pra mim a melhor msc de 2011,não consigo parar de ouvir essa msc,não da,VOLTA 2NE1!
    01-Roly Poly *000000000000000000* MELHOR MSC DO T-ARA!!! amoo amooo
    amei esse top,o melhor ate agr,quero mais tops,inclusive um anos 90 e um anos 2000!necessito quero S.E.S e Fin K.L. arrasando no topo,e tambem aparição surpresa de Swi.T,o primeiro 2NE1!
    BRUNO!! vc nao vai comentar sobre o comeback das All Saints?quer dizer,vc falou até da Ariana Grande,elas merecem vai,o CD ta maravilhoso
    e BRUNO!! kkkk faz um top bem gigante das melhores integrantes de girl groups asiaticas e um das melhores do girlgroups de todo o mundo!! PLEASE PLEASE,quero Park Bom em primeiro! OBS:fazer de boy abnds também ta otimo viu

    1. Nossa, é tanta coisa pra comentar nesse vídeo…

      – Pelo jeito a carreira delas no Japão não tem produção do Brave Brothers, o que infelizmente impede os icônicos “Brave Sound Drop It!” no começo. Felizmente, pra compensar, a Jimin não poupou nos “Hey!”;

      – Adorei a mensagem “subliminar” no resultado da primeira corrida, com Seolhyun em primeiro pra mostrar quem é a mais popular nessa bagaça (ela só não sai em carreira solo musical porque né, em termos de canto ela é praticamente a Britney Spears coreana), mas no resultado da segunda corrida e na distribuição dos versos, já rolou uma certa megalomania da nossa musa;

      – Também vale destacar Chanmi pela primeira vez não sendo a que canta menos (a gravadora delas deve ter percebido que a Mina só canta melhor que a Seolhyun, e isso não é exatamente um elogio), e Hyejeoung (acho que é assim que escreve o nome dela) homenageando a Arlequina do Batman;

      – Bonus points pela parceria com o tiozinho que canta gritando IGUAL cantor de tema de tokusatsus;

      – O apelação concept continua ótimo, mas teria ficado melhor se no final rolasse um Wanessa Camargo concept (com elas atropelando barracas de feira e dando uns pegas no mecânico), ou mesmo aproveitasse a participação do cantor tokusatsu pro carro da Seolhyun virar um mecha e destruir um monstro genérico qualquer.

      1. Como você destaca tudo isso e esquece do mais importante: CHOA ESTÁ DE CABELO CASTANHO!!!! Isso é tão desconcertante quanto, sei lá, Amber de vestido! Eu já estava começando a acreditar que ela era loira naturalmente @@

        Ps.: Só eu reparei na lista de nomes no final do clipe? “Ayrtony Senna” q

        1. E “Michael SchumaHER”…

          Sobre o cabelo castanho da Choa, já faz um tempo que ela mudou a cor, né não? Mas esse deve ser o primeiro clipe do AOA pós-troca de tintura dela. Acabei nem reparando nisso com toda a atenção dada à Seolhyun vencendo os maiores corredores do mundo depois de rebolar até o chão “cazamiga” na oficina…

    2. Essa budega tá maravilhosa, Mina com esse batom preto, Hyejeong como Arlequina gata me matou, Chanmi linda como sempre, Yuna loira, e até a coreografia. Os singles japoneses do AOA vem melhorando muito, até participação do T.M.Revolution elas tiveram.

    3. Não sei o que tá mais gostoso nesse MV, a Seolhyun deusa ou aquela BMW M3…
      Bem legal essa farofa aí, curti. Só poderiam ter deixado os roncos originais dos carros, afinal um Honda S2000 não faz barulho de Ferrari de Formula 1 com motor V10… Não que alguém ligue dps de ver Yuna mandando aqueles body rolls @_@

  2. Eu ja tinha ouvido Roly Poly, mas nunca parei pra prestar a devida atenção no rap, e sério, QUE COISA MAIS TOSCA!
    EU GOSTO, GOSTO DANÇAR
    EU GOSTO DAQUILO
    EU GOSTO DISSO
    EU GOSTO DAQUILO
    YEAH

    #JiminCouldNevah

  3. Acho que Hot Summer deveria estar em décimo e Bubble pop! em quinto. Vendo esse top 100 inteiro, nossa, que saudade de 2011. Foi um ano excelente para o kpop. Não lembro o que estava lançando em 2011 no ocidente, mas tenho a impressão que só vivi de música asiática nesse período.

    E eu só quero saber: Quando os artistas mainstreans do ocidente vão querer parar de bancar o conceitual? Sério, deixa essa vibe indie, intimista pra quem sabe fazer. Nunca pensei que diria isso, mas não aguento mais essas músicas. Quero. fa.ro.fa

    E eu fiz o teste Roly Poly vs. I am the best com uns amigos. A maioria foi no Roly Poly. T-ARA, sdds.

    PS: Esse I am the best me deu uma depressão por saber que um grupo tão promissor e tão bom teve um fim assim. YG não sabe administrar nada, pqp.

  4. Bruno, a questão que realmente importa é: os jogos que tu joga são online? O que vai fazer agora que conseguiram sabotar a internet brasileira? Como capopeiros brasileiros que viam vídeos de 999999 GB irão sobreviver? Eu já tinha uma coleção imensa de vídeos de kpop, agora então, tô baixando como se não houvesse amanhã :v

  5. Adoro os links legais do blog no final do post,todos eles tem tag certa pro last fm ❤

    Xô tags do Spotify -sinal da cruz-

  6. Caramba, a música do Sistar é realmente do Sistar? É bem diferente das músicas mais recentes delas (claro que as músicas mais recentes delas serem bastante parecidas umas com as outras ajuda a dar essa impressão, mas enfim…). E a música do f(x) também é ótima!

    O que me lembra… a Sports Chosum não vai lançar a lista das maiores girlbands esse ano?? Mancada…

    1. corre à boca pequena que a YG molhou a mão deles pra não fazerem esse ano para não ter que humilhar a imagem do 2NE1, já que se tirasse elas todos iam rir e se deixassem na parede inquebrável iam rir mais ainda

      se for verdade eu acho um absurdo à falta de comprometimento da sports chosun com o jornalismo ético e verdadeiro que eles vem fazendo todos os anos!!!!!! (mas por outro lado somos poupados de encarar a realidade de que MAMACU hoje em dia é segundo escalão, então dá pra viver)

      1. Será que Mamamoo já chegou ao segundo escalão? Tudo bem que o single mais recente delas fez muito sucesso (e tudo bem que elas merecem), mas não sei se a popularidade delas já está encostando em Girls Generation e CISCAR…

  7. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk o primeiro lugar mais roubado de todas as listas desse site. kara, girls generation, Sistar, f(x), perfume e Kyary jamais perderiam pra t-ara e 2ne, essa hyundai em 10 tambem foi pessima escolha. Estou rindo porq sei q essa lista foi so pra me atingir, so faltou enfiar aoa e exid pra completar meu karma (nem sei se essas vulgares existiam em 2011 mais nem quero saber pois galinha q acompanha aoa e exid morrem afogadas). BEG não ter entrado no top 3 foi de contar o coração.
    #JusticeforBEG
    Mais pra que lembrar do passado onde não existia muito aegyo, viva 2016 o ano da musica boa e açucarada. Eunji destruindo as zinimigas e pegando primeiro lugar em todos os charts, ate na jovem pan. April vão vir com conceito tinkerbell, Lovellyz com um amado batista concept, berry good brilhando com angel. APINK com the wave, homenageando os pinkpandas a melhor fanbase da face do universo inteiro da terra da korea. Sem contar o furacão G-friend que destruiu a zinimigas no começo do ano( 4minutes cortem os pulsos que nao ganharam nenhum premio) e agoram são as novas queridinhas do kpop. Nossa obrigado meu deus por fazer de 2016 o ano do aegyo s2.
    #MorramdInveja #AegyoWin

    Obs: Quem vive de passado são os fans de t-ara e 2ne1.

    1. querida geralmente eu divulgo e enalteço seu trabalho mas: fãs de t-ara vivem de presente porque é no presente que elas tem contratos multimilionários na china e fazem show especial pro rei da malásia

      não me force a mencionar que um dia de single de aoa no japão já vendeu mais que um mês de single do apink

      1. ISSO MESMO,ESSA AEDES PUTAEGYO VAGABUNDA PAGA DE PURA MAS E UMA VAGABUNDA QUE GOSTA DAS BISCATES BISCAR E KARA(LHO). TIARA>>>>>>>>>>ALL.

      2. Obrigada pela critica positiva, mais isso nao muda o fato de t-ara ainda cantar pro rei da malasya e manter contratos milionarios usando as musicas velhas, ou seja vivem de passado sim.
        Aoa são as novas sajaegi top do momento, entao nao tenho muito o que falar de vendas. Mais tem um ponto que aoa esta ate me agradando é na questão daquela seolhuda , estar tomando o lugar da chata da suzy na pobricidade. Ou seja os fas do missA vao ver ela como uma ameaça e vao odiar ela e aoa; ponto pra mim, outro fato é que aquelas do twice rainhas do cf tambem estao sendo ameaçadas assim os fas de twice vao odiar ela e aoa; outro ponto pra mim. As zinimigas vão se destruir e somente as aegyos vão reinar como sempre.
        #Planobemplanejado #EUnjiALLKILL

        1. Ele se referiu a single japonês. Os singles japoneses do APink em um mês só vendem em média 10kk á 15kk, e o single novo do AOA pegou isso em 1 dia de vendas

        2. brand new days do apink tem pouco mais de 10 mil vendas desde o lançamento mês passado. ai wo choudai do aoa foi lançado essa semana e vendeu 15 mil no primeiro dia. trabalho apenas com fatos, bjs

        3. Brand new days foi buzz para anime,tanto que a musica e o pv ja estavam rodando quase 2 meses antes de lançar oficialmente.

          Fora o fato de AOA só manter venda no primeiro dia,no fechamento do single quase não se vê mudança tento Like a Cat com 4# na orion enquanto Apink com Mr.Chu tiro 2#.

          Comparando a venda total do melhor desempenho tem:
          Mr.Chu – JPN: 59,460+
          Heart Attack – JPN (CD): 26,129+

          então não compare um CF de anime,com um single inedito/exclusivo.

          PS: Apink tem publico experimental de 30,000 para show…

        4. jesus um pink panda de verdade BAYGON NELES

          o fato é que aoa só cresce no japão e apink não desenvolveu sucesso lá depois de luv, bjs

    2. Hj n vim tretar, mas vim apoiar a tag #JusticeForBEG!!! Ainda não superei o Bruno ter desovado o incrível mega hit Sixth Sense fora do top 10, vc deveria ter tirado verão quentinho dessa parte (q é boa, mas f de x tem muita coisa melhor) e enfiado Sixth Sense lá… </3

    3. Bruno Cê por favor contrate Aids Aegyo pra ser parte do blog quero ele fazendo posts sobre comeback de boygroup flopado e sexy concept rampeiro

  8. que top 10 forte 🙂
    hoje vc olha os charts e… EXO e similares dando all-kill, SNSD com crise, baladas iguais, pouco refinimento naquele que podria ser o melhor genero (PBR&B), disband de Kara, T-Ara no automatico, Minzy sem contrato, Sistar com 3 verões concept em 2 anos…

    Não é nostalgia, essa decada ta fraca mesmo. Em qualquer lugar do mundo 😥

  9. Ai, quanta forçação de barra com Roly Poly. Já sabia que estaria em primeiro porque o Bruno já disse 1 milhão de vezes que ama a música. Mas a melhor do kpop de todos os tempos? Melhor que Sataying Alive? Ah, não fode!

  10. Meu Deus! 2011 foi tão bom! Amei esse top 10 só hinos perfeitos!!!!!!!!!!! E, eu realmente chorei com a tia Kyary….se não fosse ela nunca teria entrado para o maravilhoso mundo do pop oriental. P.S: ISSO DEVE ENTRAR PRO BEST2016…..toscovilhoso…https://youtu.be/n9evdOqOQPQ

    1. ADOREI O EFEITO RAIOLAZER QUE SAI DO TOBA ❤
      Tem esse daqui tbm, vale a pena dar uma conferida:

      * Se bem que o Bruno podería fazer uma copilação de grupos nugus que surgiram ou fizeram um comeback neste ano… #justiceforMatilda #And4Ten

  11. Conheci a Hyuna em 2011 mesmo, aprendi a coreografia de bubble pop porque achei legalzinha e já tinha previsto a destruição da minha vida com aquela música. Desde então nunca mais fui normal com essa bosta de kpop.

    Mas ow, o que o Sr. achou disso aqui? Merece post?

    Eu gostei??w achei meio lovelyz não sei

      1. OMG!!! Já ia postar esse mv aqui.
        Comenta, comenta, comentaa. Nunca te pedi nada… Huahsuahus

        Acho Berry Good um grupo gostosinho de ouvir, pena que é nugu total. Amo os lives delas, cantam mesmo.

        1. É isso ai mesmo coleguinha. Elas fizeram mais que 80% ao vivo, tá delicioso. Elas já foram no weekly idol com o gfriend, dá mó pena lembrar, porque né, olha onde as amigas da géssica estão agora.

  12. Sei q mtas pessoas ja falaram mas a nova musica de Berry Good (grupo da irmã da Yuna do AOA pra quem n sabe)merece mto um post, que musica linda e o MV apesar de fraco ta bem produzido. E ainda tem aquelas farofa One by One do Angerme q ta maravilhosa e o novo triple A-Side de Morning musume

  13. E so pra saber, vc vai esperar que todos os PVs de morning musume sejam liberados pra fazer um post ? Ou vai ser antes ? Eu n gostei de tokyo… na primeira ouvida mas dpois de ouvir algumas vezes achei a faixa com som ate meio dramatico e isso é bom pra mim, e the vision tem melodia boa diferente de musicas bostas de anime que elas ja lançaram

COMENTÁRIOS:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s