Uma pausa do capope: meus vinte centavos sobre o Eurovision Song Contest 2016 estão aqui.

maxresdefault

Daí  que ontem rolou a final do 61° Eurovision, e já que meus comentários tímidos sobre o concurso musical mais toscovilhoso do mundo ano passado foram bem recebidos na mixtape de maio de 2015, resolvi expandi-los para um post completo, com minhas dez apresentações favoritas desse ano. Sem contar que isso definitivamente emputecerá capopeiros que estão enchendo o saco pra eu falar logo sobre o solo da Tiffany, então taí mais um motivo pra comentar o Eurovision 2016, não é mesmo?  Pra quem não viu, uma recap dos 26 atos na final:

Pra quem não conhece, o Eurovision é um festival musical que reúne toda a Europa (e aleatoriamente a Austrália a partir do ano passado) pra ver qual país consegue a música de 3min mais contagiante e catchy de todas. Pra vocês eu selecionei meu top10 desse ano, mas teve muita coisa boa além disso, tipo o Boy George de Israel sendo um trainwreck fodido com duas pessoas rodando numa bola atrás dele e o ganhador do ano passado basicamente retornando em nome da Hungria pra cantar a mesma música com um bumbo do lado e pessoas assobiando. Mencionados por ordem de apresentação na final:

 Essa faixa aqui e a da Espanha são basicamente intercambiáveis, dois números disco feel good. Então qualquer uma das duas poderia ter entrado aqui na minha lista. Mas como a Espanha é cotada e sempre figura na final por ser Big 5, resolvi jogar confete em cima da Bélgica mesmo.

Anitta tava gostosa nessa apresentação do Azerbaijão, e a música tava legalzinha. Faltou um gimmick mais forte feito o de anos anteriores deles (ainda não esqueci a caixa de 2013 com o clone dançante), mas a música tava brega na medida. Curti.

A Bulgária acertou e pegou uma posição altíssima com essa Rita Ora cover elétrica, que teve música legal e apresentação idem. Curti especialmente a hora em que ela trouxe seus ghost singers pro palco.

Damizão Im mantém o X Factor concept da Australia no Eurovision, com a paradoxal Som do Silêncio e umas projeções estilo Minority Report no palco. Eu honestamente acho que ela deveria ter ganhado, música legal e bastante Eurovision.

Essa Björk de araque não teve lá uma música muito marcante, mas o gimmick dela vestida de nave espacial e depois sendo libertada pra virar um pavão ou sei lá o quê tava muito bom. E num ano fraco de gimmicks, isso foi o suficiente pra me conquistar.

A Rússia teve o melhor palco da noite, de longe. Copiaram o gimmick da Beyoncé no Billboard Music Awards do vencedor do ano passado, elevando-o a todo um novo patamar. Na parte em que ele está deitado eu honestamente não entendi o que porra ele estava fazendo, a projeção tava legal assim. Pra combinar, um farofão étnico brega. Mais Eurovision impossível (tome nota, k-pop).

A Letônia foi ainda outro país a mandar um clone do vencedor do ano passado pra ver se o mesmo truque colaria de novo com as pessoas, mas ainda assim eu curti a música. Todo ano tem alguma coisa chamada Heartbeat, mas as influências house nessa aqui ajudaram a diferenciá-la de todo o resto apresentado esse ano. Legal.

A ucraniana ganhadora da noite não foi minha favorita, mas o mágoa de cabocla concept com ela cantando num dialeto da Crimeia (que foi dada ano passado pra Rússia de presente) enquanto descia um santo nela foi bem legal. O staging e as projeções também estavam bonitas, apresentação passional e marcante. Mas é, melhor da noite acho que não foi não, porque sem a apresentação junto a música não funciona muito bem.

Mariah Carey maravilhosa usando o grávida concept em nome de Malta pra cantar um farofão básico. ❤ Sério, o começo com a CARA DELA aparecendo no chão do palco pra cantar a introdução da música foi muito bom. Outros atos na noite usaram efeitos de água que pareciam reais (vide a Laura Pauzini fofinha da Itália), mas Mariah optou por usar um screensaver do Windows Vista no chão e olhe lá. E é por isso que ela está aqui e a Itália não.

Ivetão sabia que era a mulher mais bonita da noite e usou isso a seu favor, basicamente parando de cantar por trinta segundos e simplesmente POSANDO de maiô e capa no palco, só pra depois voltar a gritar por dois minutos seguidos. Um final fortíssimo pro show.

Eu no geral achei o concurso desse ano bastante curioso, pois todo mundo parecia ter levado o bagulho a sério e queriam ganhar esse ano. Por conta disso, as apresentações acabaram sendo mais mornas por contraste. Afinal, rolaram poucos gimmicks, pouco figurino toscão, poucos exageros. As músicas no geral estavam mais fortes do que ano passado, com pouca balada chata e desgraceiras nesse nível (as piores apresentações foram provavelmente do pirata toscão da Polônia, do babaca de olhos semicerrados da Holanda fazendo uma paradinha na música pra dizer “I Love You”, a dupla sertaneja de merda do Reino Unido e, claro, Justin Timberlake) Mas em contrapartida houveram poucos destaques, todo mundo estava de regular a ok. Até por conta disso que a melhor apresentação da noite foi essa paródia aqui feita pelos apresentadores:

Esses sim ganharam a noite. Mas a compilação desse ano tá melhor do que as de 2015/2014, pelo menos. Mas com sorte ano que vem conseguimos manter o número de músicas boas que 2016 teve, apenas voltando ao número de gimmicks que tivemos em anos anteriores. Aí sim a coisa vai ficar boa de verdade. Pra fechar, minha escadinha de vencedores nessa década:

Loreen – Euphoria (Suécia/2012)

Emmelie de Forest – Only Teardrops (Noruega/2013)

3° Måns Zelmerlöw – Heroes (Suécia/2015)

Conchita Wurst – Rise Like a Phoenix (Austria/2014)

 Lena – Satellite (Alemanha/2010)

Jamala – 1944 (Ucrânia/2016)

Ell&Nikki – Running Scared (Azerbaijão/2011)

De Lena pra cima todas são ótimas, já os vencedores de 2016 e de 2011 foram meio underwhelming, não vou mentir.

116 comentários em “Uma pausa do capope: meus vinte centavos sobre o Eurovision Song Contest 2016 estão aqui.

  1. Quanta música boa. Ainda estou ouvindo, e tá difícil escolher um país bias. q
    Also, por que eu nunca havia ouvido falar de Eurovision?! @_@

    Estava me deliciando nas músicas que vazaram do novo álbum da Arianus Grande (buy Dangerous Woman on iTunes™), mas com isso aqui vai ficar bem mais fácil de esquecer a tragédia que está sendo o capope esse ano. Meus ouvidos agradecem, Bruno. ♥

  2. Damizão tava maravilhosa e merecia ter vencido. Diz que algumas casas de aposta devolveram o dinheiro de quem apostou na Austrália porque a competição tava muito centrada em Rússia vs. Ucrânia e não tinha possibilidade de outros ganharem. @_@

  3. BRUNOOO! Eu tava esperando esse post desde DOIS MIL E ONZE e só foi virar post em DOIS MIL E QUINZE. É pois é. NÃO ACREDITO QUE VC NÃO GOSTOU DA APRESENTAÇÃO DA MINHA JAMIE-LEE :c

        1. ok, vou ser legal e supor que n estou sendo trollado: isso é a ordem de apresentação, que foi aleatoriamente escolhida. afinal, a vencedora foi a ucraniana, não a menina da bélgica (ela sim ficou em décimo lugar). a coluna “Place” da tabela que é o posicionamento de acordo com o voto. =)

  4. Eu não posso torcer pela Rússia enquanto não tiverem a Nyusha representando o país.

    Pelo menos ela foi a porta-voz do país esse ano, então talvez estejam começando a convencê-la a participar…

  5. Fazia tempo que eu não ouvia algo da Dami Im e não parava pra ouvir algo do Eurovision desde que Conchita Wurst ficou famosa. Muito bom esse post Bruno ❤ terei várias músicas diferentes pra entrar em contato sem ter o trabalho da curadoria.

  6. A forma como você escreve é hilária!
    Eurovision sempre rende bons sons para a playlist do cel.
    Gostaria de um som estilo Eurovision no Kpop, seria pedir demais?

    1. Todo mundo que assiste o Eurovision sempre se foca na Rússia e na Ucrânia.

      Eu gosto da Polina Gagarina. Sei que teve um ano que ela entrou

  7. se era pra você fazer essa patifaria onde 1944 não é reverenciada como a melhor vencedora da década e uma das melhores vencedoras em 61 anos de eurovision, mais valia ter falado do solo da tiffany!!!!!!! como formado em história você devia NO MÍNIMO respeitar que a música fala da deportação dos tatars da crimeia em 1944 só pra dar um tapa na cara da rússia que se enfiaram no lugar de novo @_@ a musica tão boa que nem precisava de gimmick, também, EUROVISION É MAIS DO QUE FAROFA

    e: esse ano foi provavelmente o melhor eurovision de todos, quase nenhuma música ruim e as poucas ruins que tiveram morreram todas nas semifinais, daí de ruim mesmo na final só a cadeira cativa da alemanha com essa capopeira horrorosa cantando uma fight song da vida e o sueco odiosíssimo fingindo sotaque britânico

    1. (as outras escolhas de músicas foram boas fora malta que acho apenas ok, e na verdade continue ignorando o solo de tiffany que aquilo não merece um post não, DESCULPA QUALQUER ERRO ESTOU NERVOSA)

  8. escadinha de vencedores da década feita por uma pessoa sã:
    1944 > rise like a phoenix = euphoria > satellite > only teardrops = heroes >>>>>> running sCUred

      1. de melhores vencedores, ora @_@ a única que não está no lugar que estaria se eu considerasse apenas as músicas é conchita mesmo, de resto eu realmente prefiro 1944 ao eurovision 101 de only teardrops e heroes (não q não sejam maravilhosas, claro)

  9. A representante da Alemanha era uma Melanie Martinez com a voz da Marina & The Diamonds, é óbvio q uma mistura dessas ia ficar em último lugar.

    E pfv Bruno senpai, faça um daqueles mega especiais q só vc sabe fazer sobre a iconicidade do Eurovision, essas crianças precisam de cultura.

    1. Q dó da Tiffany, na moral…
      Realmente parece musica da Mariah, isso esta tão leve e lacrante ao mesmo tempo.
      Jessica parece tipo: Eu posso estar na seca, mas ainda sou a ice princess. E fiquem atentos pq eu estou voltando e vou chegar ao topo ~I can flyyy~

      E depois do mico da tiffany, eu não duvido nada…
      Tanto o Mv quanto a musica estão 1000000000000000% melhores, isso sem contar a divindade da Jessica, pq uau, ficou mto mais linda. E isso tudo sendo q eu não gostava dela!!!

    2. Mano… Mano…
      O QUE FOI ISSO?
      Isso tá ótimo *-*, talvez fossem minhas expectativas que estavam MUITO baixas @-@ por algum motivo, mas tanto faz, acho que é a primeira vez esse ano que eu posso dizer que estou realmente satisfeito com algum lançamento.
      Só espero que isso destrua tudo lá na Coréia (sonhos foram feitos para serem sonhados =^.^=) pq imagino que internacionalmente deva vender bem.
      A música da Tiffany até pareceu ruim por comparação .-. mas ainda gostei das duas. Acho que a maioria dos sones vai ficar tipo: Ain… eu gostei muita dessa, pisou em cima dessa outra ai.
      Emfim… continue sua vingança, Sica ❤

      Jessica 4 x 0 SNSD

      1. Eu curti mtoooo esse lançamento da Sica. Na verdade, curti muito o da Tiffany tb, n só por ser minha bias no SNSD, mas pelo estilo das músicas que me agradaram muito. Que presente de aniversário estou tendo! que venham mais! ❤

      2. A música ficou uma coisa meio Katy Perry + Team da Lorde (sim, eu fiz essa comparação @.@), só que morosa e sem as potenciais vozes delas. Dá até para rolar um mashup Fly Team.
        Faltou só um pouquinho na faixa

        Vou esperar o post do duelo, para fazer as considerações finais. Mas a da Jessica está em larga desvantagem porque tinha certa implicância com a voz dela no GG, e nessa faixa, oh, Lorde!
        Por enquanto, quem está com índice maior de sobrevivência na playlist:

        1. Nossa, já eu amo a voz da Jessica (e consequentemente a da Krystal tbm) então deve ser bem questão de opinião mesmo, é tipo gostar ou não dos raps de Jimin/Bobby.
          Ps: esse espaço ai depois dos dois pontos significa que vc não gostou de nenhuma? @-@

        2. É, questão de gosto mesmo. Tem músicas que funcionam, outras não, para mim. A Tiffany já é mais versátil. Ah, os dois pontos foi um gif que não carregou:

      1. Gostei dos dois debuts. Adorei o pop americanizado com sintetizadores da Tiffany, mesmo tendo sido feito corrido e com as péssimas apresentações, precisa aprender com a britney como fazer uma dublagem das musicas.
        E cara, tá tão bom isso que a Jessica lançou. E o mini album tá cheio de baladas, mas são muito melhores que as baladas coreanas comuns que conseguem o tudo mata. Quero que Love me the Same consiga um tudo mata.
        Certeza que essa Fly é a Jessica dizendo que como conseguiu sobreviver vendendo pano de pratos ao sair do snsd.
        Quem sabe que com esses debuts bons, mais o comevolta das AoA o capope resolve fazer musica boa pelo resto do ano.
        :v

        1. Eu como boa pessoa esperei pela versão em inglês heuehue, enfim, ela fala pra voar, que você pode(óbvio) mas o rap tem um shade maior que You Think, “Eles disseram que você não podia, seu caminho estava trilhado mas eles não liberaram”, “Você não tem que sentir mal, você merece coisa melhor” olha é tanto shade que fico emocionado que You Think teve resposta(eu disse) AGORA VAMOS VER OS DOIS CENTAVOS DO SENHOR BRUNO

        2. Esse ano tah tao morno… mas parece q estão esquentando as coisas, tomara q continue assim e sigam o exemplo dos lançamentos recentes, q estao excelentes ..

      1. Disse tudo!! Eu tinha pensado na Britney (no início da carreira), mas Kate Perry é mais preciso. kkkkkk Eu esperava algo mais sofisticado, maduro e não tão adolescente, com ela dançando de vestidinho rodado branco, chutando um tigre de pelúcia. A ideia central do mv é até interessante: uma garota que cansou do deserto, do calor e quer ir flying para a snow wonderland (?). Faz sentido para uma princesa gelada. kkk

        Mesmo com todo o colorido e produção (básicos) de Fly, a (básica) IJWD da Tiffany me agradou muito³ mais, apesar de não ter um refrão forte.

    3. Em termos de vendas, Tiffany chegou em segundo no Melon. Jessica ja alcancou primeiro e parece que vendeu 60k so na pre-venda. Mesmo nao divulgando no Raul Gil parece que as coisas estao dando certo pra ela.

    4. Que os coreanos iam gostar dessa música MELA CUECA que parece uma demo roubada de uma série da disney eu entendo, mas os fãs internacionais gostando dessa cafonalha me surpreendeu

      1. Surpreendeu a mim também! Cara, que bosta é essa música da Jessica, eu gostaria que houvesse um botão de “desouvir” só pra eu não ter pesadelos com essa porcaria. E essa roupinha infantiloide? Enfim, a música da Tiffany não é tão maravilhosa, mas com certeza é muito melhor que a outra aí. E o povo só tá puxando o saco da pricensinha do gelo.disney pelo fato dela ter sido chutada do SNSD, pq não é possível que tenham gostado disso aí pra valer. Vlws flws

  10. O cara da Russia é tão brega, fiquei na expectativa dele fazer uma apresentação iconica, cheia de vergonha alheia pra curtir pela zueira. Como você mesmo disse eles levaram muito a sério.

  11. A vitória da Jamala foi merecida, o tema que a música aborda é bem tenso (tá que ela ganhou mais pelo tema do que pela música em si, mas pelo menos fez mais o requisito que a Conchita). Dami Im maravilhosa, vencedora moral, o live dela na final foi de arrepiar. O live do Sergey foi ótimo visualmente, mas não achei a música essa coisa toda, mereceu o terceiro lugar.
    Ainda bem que a Russia não levou, se não o Eurovision do ano que vem ia ser boicotadíssimo!!

    1. Gostei disso daí, pra mim já tá melhor que hero, pelo menos (que eu gosto, só pra deixar claro). Apesar de que o fanservice nocivo que me impede de entrar pro fandom atingiu um nível bts de apelação que meu deus…
      Tá, o que eles tão fazendo provavelmente é certo, pq ajuda a garantir uma fanbase (psicótica) enorme, e isso é bom, mas eu ainda tenho problema com isso @-@
      Pelo menos o (demônio) Wonho não tirou a camisa no clipe e isso já é um avanço. Ou pelo menos eu acho que não né, já que eu ainda não revi o mv.
      Todas as boybands resolveram sair da caixa e lançar mvs fumados ou é impressão minha? Bts lançou tendência mesmo em? (e eu nem estou reclamando, viu, monbebes psicóticas que já iam me ameaçar de morte =^.^=)

    2. Adorei o mv, gostei do album, mas oq amei msm foi as teorias das monbebes cheias de referencias da Segunda Guerra Mundial (💜) e que fazem mais sentido doq as milhões de teorias dos mvs de BTS juntas

      1. Eu entendi que poderia ter relação com a 2° Guerra Mundial, mas esse MV é tão confuso que não dá pra entender PORRA nenhuma, é muita ~dorgas~ em um único vídeo by Jooheon sendo o pajé do clã e preparando mac…flor medicinal. Agora descubrimos o gênero do MONSTA X: Trap/EDM, só que essa daqui funciona muito melhor do que All In.

  12. Nossa, eu amei aquele Conchita!! ❤ Drag com barba!!!! Mto lgl msm!!!
    Só achei meio bizarro a tal da Loreen, bizarra aquela dança… mas n desgostei, eu nem sabia q esse povo existia.

    1. As One não é tão nugu assim. 1 – Elas são honconguesas. 2 – esse vídeo não é oficial 3 – Shin (Ng Sze Kai) participou do PD101, então boa parte do pessoal aqui conhece elas 4 – Os avós de Shin são coreanos 5 – Elas só debutaram na Coreia do Sul ano passado com Candy Ball. CB e HY tem versão coreana, mas n tem MV coreano…

      1. Eu nunca ouvi falar desse grupo… mas eu reconheci ela mas nao lembrava da onde, nem lembrava mais (sou pessimo com isso kkkk).. e eu vi q a musik original era em cantonês parece.. mas foi bom saber, muito obg ^^

    1. A qualidade do MV tá meio pobrinha, mas sinto que Love Me The Same é algo similar a IU + lado Velvet, só faltou um esquema de cores mais marcante e tava prontinho. Sinto que vai ser melhor nos li es, é aguardar.

    2. Eu não sei pq eu gostei disso, mas eu gostei. Eu n sei, acho q é a voz ou alguma coisa diferente no jeito dela. E eu gostei do mv, e da musica.
      A voz dela parece uma mistura de Mariah com BoA.
      Aff, sei la..
      Estou procurando motivos para ter gostado disso!!

    1. Fiquei revoltada que a Amber ganhou um canal do youtube só para ela e as SNSD até hoje não.
      Pensando bem … será que ela a primeira da SM a ganhar um canal?

    2. Mas acho que Onew não tem interesse em solo,pq se fosse pra SM escolher,colocava ele ontem.Ela põe o Taemin e o Jonghyun pq eles gostam e escolheram ter solo.

  13. AOA não estão sendo apedrejadas por não conhecer Pedro Alvares Cabral e sim por roubar o lado red e o lado velvet e ainda ter a audacia fazer uma versão sexy pros dois lados

    figurino horrivel

COMENTÁRIOS:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s