MIXTAPE ESPECIAL – SHINSADONG TIGER

Hyuna (3)

E eis que chegou a hora de mais uma mixtape temática focada nos grandes produtores do k-pop. Após começar essa série festejando BRAVE DEUS e suas farofas e midtempos sensuais, em seguida passamos pelos números dramáticos e retrô de SWEETUNE, chegando agora em SHINSADONG TIGER, o gordinho safado e pau pra toda obra, que, diferentemente dos outros produtores até aqui, não tem um estilo específico e é capaz de entregar sonoridades e ideias bastantes diferentes, de acordo com o ato sendo produzido, coisa que ele vem fazendo desde 2005.

Conhecido por ser o principal produtor por trás de EXID e do início de carreira de BEAST, 4MINUTE e T-ARA, Shinsadong Tiger pode surpreender vocês ao ser o responsável por faixas relativamente inesperadas e que não tem nada a ver com o som desses atos. Pra ver a minha seleção dele, só seguir adiante aí no “continue lendo”. @_@

01. T-ARA – Sugar Free (Big Room Ver.): Pra começar bem, nada melhor do que um dos maiores farofões que Shinsadong Tiger já produziu, e uma das principais faixas do k-pop a não soar como dance pop com elementos de EDM, mas sim como club music de fato. Foda é saber que elas fugiram do barco logo após esse número épico e foram pro Brave Sound Drop It, que apesar de legal não funcionou tão bem com elas quanto Shinsadong Tiger. Oh, well.

02. CRAYON POP – FM: Seguindo no clima de Sugar Free, temos sua sucessora espiritual na criminosamente flopada FM do Crayon Pop. Juntar a temática dos otakus cagões e field manual da letra com as inventivas ideias super sentai do clipe foram uma boa pedida, uma pena elas terem sumido da Coreia logo em seguida.

03. DAL★SHABET – B.B.B (Big Baby Baby): Uma das melhores faixas de Dal Shabet até hoje, B.B.B é o espírito do k-pop encapsulado numa única faixa: é basicamente uma reinvenção contemporânea de ideias ocidentais passadas. No caso, é quase um plágio de Sweet Dreams, mas com variações o suficiente para evitar um processo (e, ironicamente, talvez ainda melhor que a original).

04. 4MINUTE – Mirror Mirror: A Cube contratou Shinsadong Tiger para produzir todas as faixas de 4MINUTE e BEAST quando ambos os grupos foram lançados. E enquanto as faixas de Shinsadong para 4MINUTE em 2009/2010 foram decentes, Mirror Mirror é o primeiro número realmente grudento delas Sério, aquele refrão ❤

05. T-ARA – Sexy Love: Uma das melhores faixas de T-ARA em todos os tempos, com os irresistíveis “Sexy eyes, sexy nose, sexy mouse, don’t you know” se alojando no seu cérebro por horas após ouvidos pela primeira vez. Mas talvez o melhor é saber que isso aqui foi lançado logo após a polêmica com Hwayoung e a faixa ainda assim vendeu pra caralho. Malzaew, k-internautas.

06. EXID – UP&DOWN: A música que elevou EXID ao estrelato e que iniciou toda uma enxurrada de clones desse tipo de som entre as girlbands nugu (e uma enxurrada ainda maior de fancams), UP&DOWN é grudenta graças ao sax e ao vocal esganiçado de LE (que sempre co-produz com Shinsadong Tiger), sendo também a primeira faixa a nos agraciar com a E.E.d.S. (Estrutura EXID de Singles™).

07. DIA – O Namorado da Minha Misga: o single mais recente assinado por Shinsadong Tiger, My Friend’s Boyfriend tem um excesso de ingredientes que a tornam um pouco cansativa, mas a mina do I.O.I no começo do clipe tá icônica demais, então ao invés da vigésima faixa de T-ARA, optei por adicionar essa porcaria aqui. Mas se quiserem, podem pular.

08. T-ARA – Bo Peep Bo Peep: Porra, que música boa. Um dos exemplos clássicos de hook song no k-pop (ao lado de Tell Me), Bo Peep Bo Peep é tão boa quanto é nonsense. E desde o primeiro momento ficou evidente que tipo de grupo T-ARA seria, já que a MBK Entertainment (na época ainda CCM) colocou uma votação para internautas decidirem qual seria o primeiro single oficial de T-ARA, Bo Peep Bo Peep ou Like The First Time. Os internautas escolheram Like The First Time, então o que a CCM fez? Lançou Bo Peep Bo Peep, é claro. T-ARA, troll queens desde o começo. /o/

09. JEWELRY – One More Time: Ontem eu estava fazendo um post flashback pra essa trasheira aqui e de repente me clicou que isso soava demais como T-ARA no começo de carreira, e daí eu fiquei com curiosidade de saber quem era o produtor e voilà, era Shinsadong Tiger. Daí me deu vontade de fazer mais uma mixtape temática de produtores do k-pop e cá estamos. Quanto a faixa em si, One More Time tem um teor brega irresistível, que caso vocês nunca tenham ouvido provavelmente passarão o dia inteiro só no repeat.

10. KOYOTE – 더! (More): Se vocês não conhecem KOYOTE, é um trio de velhos com dois tiozinhos e uma tia, que se recusam a sumir mesmo tendo tipo vinte anos de carreira num gênero tão obcecado com juventude quanto o k-pop. Mas em 2008, quando isso aqui saiu, eles nem eram tão acabados assim, podendo lançar bobagens retrô sem parecerem eles mesmos retrô. Ah, e o refrão é ótimo com os “tótótótó”.

11. B2ST – 숨 (Breath): Uma das primeiras faixas do Beast, Breath é também uma das melhores coisas que eles lançaram até hoje, com um refrão e uma pegada retrô que parece saída da dobradinha INFINITE+SWEETUNE. Mas isso antes mesmo de tal dobradinha sequer existir, vejam só.

12. T-ARA – Number Nine: A carta de amor de T-ARA para Hwayoung após ela implodir o grupo se fazendo de coitadinha em rede nacional, Number Nine foi outro single delas que mesmo em meio a toda a controvérsia conseguiu vender muito e ser um jam lacrante. E Hwayoung, por onde anda hoje em dia?

13. 4MINUTE – Volume Up: fácil fácil a melhor coisa produzida por Shinsadong Tiger pro 4MINUTE, Volume Up se utiliza do vampiras-góticas-ouvindo-kenny-g-feat-forró concept maravilhosamente bem. Os gritos da vesga em cada pré-refrão são só a cereja do bolo de uma das melhores farofas de 2012.

14. EXID – I Feel Good: Eu quase coloquei WHOZ THAT GIRL aqui nessa lista só por este ser o único single de EXID feat. BESTie, mas sejamos honestos, aquela música nem chega aos pés do re-debut I Feel Good, provavelmente a faixa delas até hoje que melhor utilizou o vocal de LE, colocando-a no refrão como se fosse a Kesha asiática. Uma bobagem divertida.

15. HyunA – Bubble Pop: Fiquei surpreso ao descobrir que muitos de vocês não curtem Bubble Pop quando ela apareceu no meu best of 2011, então é claro que eu estou a colocando aqui novamente, pra ver se a exposição contínua à música abre seus olhos e ouvidos pra um verdadeiro clássico do k-pop.

16. TROUBLEMAKER – Troublemaker: E falando em HyunA em 2011, também já levem Troublemaker de lambuja, visto que este é um dos melhores duetos do k-pop até hoje. E pensar no que duetos se tornaram de uns tempos pra cá, dá até uma tristeza.

17. VIXX – Rock Ur Body: antes de se tornarem um tribute act de SHINee em 2016, antes de serem góticos e emo, VIXX era basicamente um UP10TION da vida, lançando musiquinhas agradáveis e/ou genéricas de boyband. E das colaborações deles com Shinsadong, essa aqui é provavelmente a melhor. Primeiro pelo refrão, segundo pela Dasom do XISUTA no clipe.

18. DaSoNi – Goodbye: Se EXID tentasse fazer Dasoni acontecer de novo, o sucesso provavelmente seria avassalador (afinal, Hani tá no duo, né), ainda mais se elas viessem novamente com mais uma dessas faixas bregas de balada-que-quase-vira-dance, o tipo de coisa que deixaria Park Bom e Katy Perry morrendo de inveja.

19. B2ST – Fiction: continuando o lado velvet de pseudo-baladas do Shinsadong Tiger, temos o que é talvez a melhor faixa do Beast até hoje, Fiction. Eu honestamente acho que isso funcionaria ainda mais caso estivesse na discografia do T-ARA, mas pode ser só o meu lado bias falando mesmo.

20. EXID – Every Night: aaargh, que música boa. E um dos clipes mais WTF da história do k-pop também. Como EXID já não tinha deslanchado lá em 2012 com o lançamento disso aqui eu não sei, porque sejamos honestos: é bem melhor que UP&DOWN (que nem é ruim pra começo de conversa, ou nem estaria na lista).

21. AILEE – U&I: Sim, Shinsadong Tiger é tão flexível que ele consegue até mesmo emular uma demo da Beyoncé-do-debut-solo para Ailee gritar por cima. Provavelmente a última faixa realmente legal dela ainda por cima. Melhore, Ailee.

22. SECRET – Talk That: eu quase coloquei MAZIC nessa lista só pela piada, mas nem assim rolou, visto quão meia boca SECRET consegue ser em 99% de sua discografia. Talk That entrou por quão atmosférico é o instrumental, e como a lista é sobre o produtor e não os atos, me pareceu um trabalho digno de nota (ah, e o refrão com os talktalktalktalkthat é legalzinho também).

23. APINK – LUV: Adicionado à lista sem maiores explicações, por favor, sigam em frente.

24. FIESTAR – One More: A melhor faixa de FIESTAR até hoje, o flop de One More é imperdoável. O suruba concept era chocante (pros padrões coreanos), elas tavam gostosas, tinha tudo pra funcionar e simplesmente não rolou pra elas (e se vocês me perguntarem, não rolou até hoje pro grupo, Yezi e Cao Lu fazendo sucesso solo ou não).

25. T-ARA – Roly Poly: Pra fechar, a melhor produção de Shinsadong Tiger até hoje, a melhor faixa de T-ARA até hoje e, talvez, a melhor faixa de. todo. o. k-pop. em. todos. os. tempos (enfiem Gee no cu, vocês estão loucos). Essa faixa simplesmente não cansa, e sempre que a entrada icônica com Qri aparece no shuffle, eu me pego ouvindo Roly Poly até o fim, não tem como. Parabéns pro Shinsadongzão por nos brindar com ela.

DOWNLOAD / STREAMING

E aí, faltou algum clássico de Shinsadong Tiger pra vocês nessa mixtape? Alguma faixa deveria ter sido ignorada (lembrando que ele produziu praticamente tudo de Apink e eu as ignorei quase que por completo)? Comentem aí embaixo e podem linkar outras produções dele à vontade. Outras sugestões de mixtapes temáticas também são bem vindas, só sugerir aí. Flwvlw!!

Anúncios

150 comentários em “MIXTAPE ESPECIAL – SHINSADONG TIGER

  1. Olhando agora essa compilação de músicas deu pra ver a qualidade do material do mano Shinsazão, mano esse que ja conhecia por causa da músicas que fazia antigamente pra ❤BEAST❤ Aliás contentíssimo

    1. [continuando devido ao bug que deu ] *Aliás estou contentíssima que Breathe dos manos bestas entrou aí, essa que provavelmente foi a música que me introduziu ao queipopi, e mesmo achando a maior tosqueira aboiolada do universo quando conheci, hoje em dia ainda me descabelo performando no chuveiro principalmente na parte da melhor.high.note.pica.das.galaxias.do.kpop *I DON’T KNOOOOOOOWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWW* aff amo ❤
      Destaques para:
      – XUGAFRI (MELHOR FAROFÃO BATE CABELO DO KPOP❤)
      – U&I (AILEE DIVA RAINHA MESMO LANÇANDO MUSICA MEIA BOCA SE SALVA NO MEU CONCEITO POR MOTIVOS DE: VOZ❤ *SIM, EU LIGO PRA ISSO* u.u)
      – FICTION (SARANRRÊx5❤)
      – VOLUME UP (NÃO CURTO 4MINUTE MAS ESSA MÚSICA + CRAZY=❤)
      – TROUBLEMAKER (PRECISA NEM FALAR NADA, SO PELA AFRONTA AOS BONS COSTUMES DA COREIA NA EPOCA, ESFREGAÇÃO DE IDOL MACHO COM IDOL FÊMEA, JÁ MERECIA GLÓRIA, SEM CONTAR A MUSICA QUE É ÓTIMA❤)
      No mais, tá tudo muito bom tudo muito lindo (-APINK, PQ NO SOY OBRIGADA), já baixei aqui e tá no repeat ^^

  2. Não era JYP que tinha vencido a enquete? Ou quis t-arar? haha

    Curto a maioria das músicas dessa lista. T-ara cheio de farofa boa, mas a melhor música delas pra mim é Bo Peep Bo Peep.

    E curto bastante Secret, mesmo sem muita dança.

    A verdade não se pode negar, mas… Gee > Roly Poly.

  3. Shinsadong Tiger é muito amor, meu sonho é uma collab Shinsadong Tiger/Sweetune, seria tipo épico e com certeza renderia uma faixa incrívelmente maravilhosa. E para mim faltou outras músicas do T-Ara.

    Dasoni voltou como Solji&Hani com uma música produzida pelo ST inclusive

  4. Plantando a sementinha pra quando rolar aquela Mixtape do Duble Sidekick (ela é mais fácil q a do JYP tbem rs)

    PS: O mano q ameaçou fazer a lava-jato na Star Empire vai lançar um solo por isso lembrei dessa música maravilhosa deles. Esse coral gregoriano ❤

COMENTÁRIOS:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s