Com Navillera, GFRIEND cumpre a promessa e muda vagamente sua imagem (mas não seu som).

Como todos vocês bem sabem, a escalada de GFRIEND rumo ao topo do k-pop tem sido rápida e vertiginosa, e se não rolarem escândalos descabidos no futuro próximo, até 2019 elas já são parede inquebrável facilmente. Todo o sucesso se deveu a tombos maravilhosos ao aegyo colegial que elas usaram por três singles seguidos (tira-teima: Glass Bead, Me Gustas Tombo, Rough), mas Géssica e suas amigas haviam decidido não tomar o caminho fácil de requentar essa ideia pra sempre, prometendo que “graduariam do conceito escolar” e seguiriam em frente para explorar outras ideias e conceitos, evitando assim se tornarem um-pônei-de-truque-só. Daí que ontem saiu o primeiro single delas desde essa tal promessa. Será que elas cumpriram o acordado e chacoalharam as coisas? Sim e não, como vocês podem ver aqui:

Navillera (o que essa porra ao menos significa? Que língua é essa?) sonicamente é uma continuação lógica de Rough e dos singles passados do grupo. A faixa é dramática, é teatral, tem o solo-de-guitarra-na-bridge™ que nessa altura do campeonato já é patenteado por elas… enfim, qualquer um que ouvir isso e já estiver familiarizado com k-pop identificará a faixa como sendo de GFRIEND quase que automaticamente. Quem gostou dos singles passados, gostará desse na hora. Quem não gostou, continuará não gostando delas, porque nada mudou musicalmente pra GFRIEND após seu quarto single.

gif02

Mais uma pro catálogo de clipes em POV pra punheteiros se sentirem queridos pelas idols

Enquanto o som de Navillera é GFRIEND sem tirar nem por, elas até que cumprem a promessa de largarem o aegyo colegial de mão. Não há um uniforme escolar à vista, e o clima retrô 70s do clipe afasta as saias plissadas e o ringue de patinação do conceito anterior… mas é, sendo honesto, elas estão fazendo basicamente a mesma coisa que elas estariam fazendo na trilogia escolar, só que sem estarem vestindo um uniforme escolar. É meio que uma saída barata pra cumprir a promessa sem descaracterizar o grupo, e como um single de transição pra outras coisas mais diferentes no futuro até que funciona.

HORSE’S ASS

Enfim: Navillera é uma boa faixa (não melhor que Rough) com um clipe bonitinho (Géssica e a menininha de chanel ficaram lindas no conceito retrô), que muda ligeiramente o que elas estavam fazendo até aqui no âmbito visual, mas não musical. Tem sim uma mudança acontecendo, mas uma tão sutil que não tem como alienar a fanbase que curtiu a trilogia colegial, ao mesmo tempo que não dá abertura pros haters dizerem que elas não mudam o disco. Vou te dizer, o gerente delas é um gênio e é definitivamente meu bias nesse grupo (desculpa, Géssica).

PS.: As GFRIEND ainda nem chegaram no Japão e já estão dando o truque de múltiplas versões de álbuns: o primeiro LP delas se chama “LOL”, o que pode significar “LOTS OF LOVE” ou “LAUGHING OUT LOUD”, dependendo da versão física que você compra. E o booklet obviamente é diferente pras duas versões, forçando os otakus a comprarem a mesma merda duas vezes. Espertas, hein? Mas ó, não importa qual é a versão comprada, a capa terrível já está garantida. Nem a digital se salvou:

Anúncios

133 comentários em “Com Navillera, GFRIEND cumpre a promessa e muda vagamente sua imagem (mas não seu som).

  1. to começando a gostar de Gfriend, a videografia delas é linda, além de fazerem um aegyo que não vão sentir vergonha daqui a 10 anos. A fotografia e alguns enquadramentos de câmera no clipe me lembraram bastante “coming of age” do foster the people.

  2. Gostei de Rough, mas não de Navillera, mas fiquei curiosa para saber o que significa. Rough foi tão marcante que até a coreografia de navi lembra esta.

    Encontrei uma explicação de Navillera que diz que o termo foi cunhado por Cho Ji-hoon para o poema “The Monk’s Dance” e que significa “pequenas coisas que tremulam (fluttering – flutuar, vibrar, tremer… many meanings) na dança tradicional dos monges coreanos”.
    http://onehallyu.com/topic/356257-gfriend-and-navillera/

    Há outra explicação que diz que Navillera significa Borboleta.
    http://onehallyu.com/topic/356133-the-real-meaning-of-navillera-gfriends-1st-full-album-title/

    Se “navillera” for mesmo “borboleta”, conforme a última explicação, terá sido uma forma inteligente de intitular a música com o mesmo nome de outras duas já lançadas – uma recente do Beast e outra não tão recente, mas que está no álbum do BTS lançado em maio.

    Será que o pessoal anda tão sem ideias até para nomear as músicas? Não sei se é coincidência ou não… NCT surgiu com Fire Truck e o BTS já havia lançado “Fire”. Esse ano está uma bosta.

  3. Demorou, mas vamos lá.
    Eu amei não só a música, mas o MV também (que por sinal tem uma história envolvendo amizade/amor entre a Eunha e a Yerin). Mesmo essa fórmula sendo safe para o GFRIEND, ele continua trabalhar bem sem deixar a qualidade cair. Não nego que quero ver as garotas tentando sair desse estilo (porque elas são capazes disso), mas eu continuo bem e podemos ver uma certa mudança nas músicas do álbum. Gone With the Wind já está no meu reply desde de domingo passado.

    Enquanto GFRIEND consegue seus all-kills os antis tentam comprovar o plágio de suas roupas, mas é interceptado pela própria linha de roupas kkkkkkk “I don’t understand. This is okay?”

    http://www.asianjunkie.com/2016/07/16/g-friend-anti-pleads-with-company-to-get-them-on-copyright-it-gloriously-backfires/

  4. Olha… Odeio GB e Rough mas adoro Me Gustas Tu e adorei essa.. parece aquelas aberturas de animes de temporada q ninguém vê.. mas é gostosinha…
    E o clipe.. mais do mesmo. TWICE vai chegar na parede inquebrável antes delas mesmo tendo o Tzuyu-gate.

  5. O conceito sexy pode até fazer sucesso momentaneamente, mas quando se trata de coréia e Japão, é o aegyo que vai se tornar algo épico, especialmente se tiver coreografias agitadas (like snsd quando debutou). Não é à toa que elas ganharam 16 wins com Rough e 9 (por enquanto) com Navillera. Independente de gostar ou não, o fato é que elas estão se tornando intocáveis, e tem tudo pra se tornar o futuro girlgroup da nação.

COMENTÁRIOS:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s