Mesmo apresentando todos os vícios da YG, o debut de BLACKPINK ainda tem um saldo positivo

BLACKPINKBOOMBAYAH

Finalmente aconteceu. O evento de proporções bíblicas que muitos capopeiros consideravam uma lenda, e que apenas os mais fiéis dos YG stans acreditavam que realmente fosse acontecer: PINKPUNK BLACKPINK DEBUTOU. Inicialmente vendidas como “o SNSD da YG”, o novo girlgroup da YG iria inicialmente debutar com nove integrantes em DOIS MIL E DOZE, mas desde então foram atrasos atrás de atrasos e mentiras atrás de mentiras sobre o grupo, e o que deveria ser o “SNSD da YG” pelo visto virou o “novo 2NE1 da YG”, e não só pela quantidade de integrantes ter caído pra quatro e por Teddy assinar o debut:

As comparações óbvias com 2NE1 não se fazem tão presentes em Whistle, que ao invés de soar como o lado velvet de 2NE1, soa como iKON de saias (ou como qualquer outro grupo masculino lançando downtempo nos últimos tempos) casado com a estética do lado velvet de Red Velvet:

Não é “plágio”, capopeiros. Mas sim o mesmo diretor envolvido com os dois grupos, relaxem.

Whistle não é maravilhosa nem nada, mas eu achei interessante quão sutil e “vazio” é o instrumental durante os versos e refrão, focando só nos assobios e nos synths de bolhas. Só realmente não entendi os pré-refrões (de 1:17 a 1:35 no MV), porque eles quebram demais o clima modesto e contido da faixa toda. Ficou meio montanha-russa demais pro meu gosto e tirou um pouco do poder de replay da faixa. Mas não tá ruim e nem é tão try-hard assim, e pra algo saindo da YG esses dias, isso já é mais do que eu esperava.

Já Boombayah é 100% 2NE1. Trocando as quatro novatas pelas integrantes do finado grupo grupo em hiato, você tem um comeback de 2NE1 sem tirar nem por. Dá até pra ouvir na minha cabeça Bom desafinando e dando berros maravilhosos no pré-refrão de 0:55 a 1:20 no MV aí em cima, porque esse pedaço da música simplesmente pedia pelo vocal *característico* dela (btw, uma pena nenhuma das meninas de BLACKPINK ter um vocal marcante e instantaneamente reconhecível feito Bom/CL/Jimin).

AGUBYTHENAMEOF JENNY KIM OF BLACKPINK! IT’S BEEN A LONG TIME COMING

Essa por sinal é minha única crítica pra esse clipe/single: é 2NE1 demais. Se BLACKPINK supostamente tem mais seis clipes pra lançar nos próximos meses, a YG poderia ter tentado afastar mais a sonoridade/imagem de BLACKPINK daquela de 2NE1 ao invés de debutar o grupo novo com algo que traz comparações diretas e tremendamente válidas entre ambas as equipes. Soa estúpido, mas é algo que a YG aparentemente adora fazer sabe-se lá por quê (vide: YG criando a rivalidade entre Winner/iKON, YG afirmando que iKON são os substitutos de Big Bang, etc etc).

*BOOM* em Hara deixando KARA pra debutar de novo!!1

Mas olha, minhas expectativas pra esse debut estavam no chão, eu esperava um lixo total pagando de fodão vidalok feito a grande maioria das coisas saindo da YG esses dias, mas felizmente não foi isso que aconteceu. As duas faixas também não são dignas de uns “rainhas yesss slay lacre samba saranghae juseyo omo deusas etc etc” que eu estou vendo por aí não, mas comparado ao que esperava, tá bem legal e aproveitável sim. E com sorte, quem sabe num dos outros seis singles (hahhahahaha) não rola algo realmente legal?

PS.1: gifs roubados do tumblr porque por algum motivo não consegui baixar os vídeos do youtube.

PS.2: Muito bom o sampling da square enix em Boombayah, que mais empresas coreanas apostem isso.

175 comentários em “Mesmo apresentando todos os vícios da YG, o debut de BLACKPINK ainda tem um saldo positivo

  1. Elas podem ter feito um debut decente e “melhor” que os últimos, mas não curti nenhuma das músicas! Essa bombayah não curti em nada nem ritmo e o som. Já Whistle até é melhorzinha, mais não sinto vontade de baixar…
    PS. Nem achei os mvs plágio do Red Velvet, e sim parecia uma reciclagem dos proprios mvs da empresa 😨
    PS. Só gostei da ruivinha por causa da voz 💜, o resto só é bonita mesmo e pronto não me impressionou 😒

  2. Oloco, ninguém tá falando daquela parte super country em Whistle? Só aquilo já fez Rosé minha bias.

    De resto concordo, acabou que o saldo foi positivo e as músicas são legais de ouvir e cantar junto também.

  3. Eu gostei das duas músicas, não salvou o kpop mas vindo da YG poderia ser MUITO pior. A Lisa definitivamente roubou toda a atenção, só vejo gente falando dela, mas o passinho mais icônico da dança é da Rosé com o rodo sexy concept ❤

    O pré chorus de Whistle foi meio estranho de inicio mas eu passei a gostar conforme ouvi, BOOMBAYAH é minha favorita e agora resta saber se o resto das músicas vão seguir o mesmo padrão. O hate em cima delas tá bem pesado por sinal, é gente por todo lado dizendo que elas plagiaram RV (é só o mesmo diretor galera) e que mandaram shade pra Twice simplesmente por aparecerem em um ônibus por 2 segundos (como se twice tivesse criado o descendo-do-ônibus concept nos MVs)

    1. Eu acho que um dos motivos do hate é que quando elas debutaram infelizmente muitos fãs delas saíram atacando todo e qualquer grupo feminino pra enaltecer elas, e aí já viu a merda no ventilador né? e.e

  4. Na verdade isso um 2ne1 só que mais bonito
    Segue o anexo das integrantes hahah
    Bom = Rosé (só canta por que na dança não é lá essas coisas “falta o rosto icônico” e voz iritante mas com tempo ela adquire )
    Cl = Lisa (claramente a que mais se destacou no grupo prevejo solo no futuro e 2 anos de esperá pra debutar no usa claro haha )
    Jisoo = Minzy ( porque tem que ter a cota cristã que sabe cantar hahah )
    Jennie = Dara (vai ser bonita só )

    1. Eu achava que seria assim:

      Bom = Rosé ( nisso eu concordo com você )

      Lisa = Minzy ( só que ela sabe fazer rap e é menos underrated )

      Jisoo = Dara ( é a atriz do grupo e talvez a menos popular, só não perde pra Rosé/Bom )

      Jennie = CL ( ela ta trilhando o mesmo caminho dela, só que ela ainda não adquiriu AQUELA identidade típica da vesga mais má do kpop, mas daqui há pouco ela ta pagando de badass com um solo nos EUA 😄 )

    2. Eu to vendo uns comentários aqui e só consigo pensar q tem algumas pessoas que comem bosta. Perfeitamente normal alguns não acharem tudo isso, cada um tem seu gosto não é mesmo, mas 70% do povo q tá no Twitter e outras redes sociais dizendo q não acharam blackpink tudo isso só querem pagar de diferentes pela grande maioria ter gostado, SEMPRE vai ter esse povinho achando motivo pra ir pro lado oposto, querem tanto ser diferentes mas estão sendo iguais a todo resto. Já vi gente dizendo q elas não mereciam toda essa atenção é q estão conseguindo tudo por ser da YG, obviamente elas estão chamando mais atenção por ser da YG e por ter sido um girlgroup muito esperado e promovido pelo papa, mas assim q eu botei meus olhos no mv vi que elas tinham muito potencial e q os milhões de anos q passaram treinando não foi pura merda, elas são realmente boas tanto em voz quanto na dança, o conceito não ficou nenhum pouco forçado nas meninas. Alguns aqui tão achando que a Rosé, Jisoo e etc são membros do Twice que não conseguem cantar ao vivo nem com aquela coreo que até minha prima de 2 anos consegue aprender. Elas não dublaram no debut stage, muitos fãs q estavam lá falaram q elas cantaram do início ao fim e apesar de q essa deveria ser a obrigação de qualquer cantor tá cada vez mais difícil no kpop. Não vou chamar elas de grupo da nação nem nada disso, mas eu vi muito talento e carisma nessas meninas assim como vi no Gfriend e Oh My Girl, não debutaram de graça e não caíram de paraquedas na YG, fizeram jus a empresa. As duas vezes que eu esperei por um girlgroup antes do debut (Twice e IOI) acabei me decepcionando (apesar de que Whatta Man foi hino) e achei q com o blackpink ia ser igual mas felizmente não foi. Pra terminar BUY SQUARE ONE ON ITUNES.

      1. Mas elas realmente não são tudo isso. Se fosse um grupo da star empire ou fe uma empresa nugu, quase ninguém ligaria…. infelizmente, 90% desse sucesso é pelo fato da YG

  5. Fui molhar a bundinha ali no mar caribenho e perdi tanta coisa.
    Nem vou comentar o passado, pois já passou e Bruneco ta ae novamente.

    Sobre Navillera: pisaram, 12 wins!!

    BlackPink: KKKKKK eu amei esse debut, já coloquei Bombayah no meu set e vai ser a “I am the Best” 2016 aqui em SP, já vejo todos batendo o cabelo e a bundinha no chão KKKK

    O melhor é que elas são mega aegyo falando, já sou STAN da que parece a GoHara mais jovem.
    Vão pisar na Hyuna KKKKKK foda é que vai ter competição com Twice e RedVelvet, mas ok, pisaremos juntas nas sexy concepts mal feitos e boybands

  6. Bombayah me parece uma música que seria para 2NE1 e acabou sendo aproveitada para Blackpink, somente colocando uma letra mais juvenil (porque realmente os gritinhos de “oppa” não funcionaria de jeito nenhum com 2NE1). Alias a YG tem que parar de utilizar Teddy pros grupos femininos da empresa, poderiam usar outro produtor para o debut do novo quarteto, até para dar um novo ar, caminho, sei lá.

    E Rosé virou bias depois que descobri que ela se chama Roseanne, maravilhoso nome ❤
    Pena que acho que ela e Jisoo parecem perdidas nesse conceito badass da YG. Vamos ver como elas ficam nos singles futuros (se houver ne hahahaha)

  7. As duas músicas são boas. Não são épicas, mas são fortes o suficiente para aquele: “Cheguei, chegando”. Boombayah, que é divertida para uma Kparty e a coreo é viciante. Só não gosto do “Oppa!”. Mas gostei do sample delas fazendo grito de índio. E Whistle que me conquistou por ser mais fora da caixinha, tem o assobio que fica na cabeça, os raps estão ótimos. O pré-refrão causa estranheza no início, mas agregou valor e se encaixa bem no refrão minimalista. E a acelerada do hook no final é gostosa, e faz a faixa parecer que acabou cedo demais, o que aumentou meu replay factor. Deu vontade de ouvir um remix todo naquela vibe.
    Achei elas tão fofinhas e acanhadas no trecho do showcase que eu vi, principalmente a Lisa. A Jennie parece ser a mais desenvolta, por enquanto. Espero que a YG manere no badass concept enquanto elas se adaptam. Porque ao contrário do iKON, que teve bastante contato com imprensa e palco por causa dos survivors antes de debutar, elas ficaram enclausuradas.
    Gostei muito dos vocais da Jisoo e da Róse. Poderiam ter colocado mais uma na vocal line, mesmo que as rappers também sejam vocais esporadicamente. Ainda dou graças que a YG optou por não colocar um grupo grande (como iKON, que poderia ter ficado só nos 6). BLACKPINK ficou equilibrado com 4, mas acho que poderia ter mais uma. Não faltou uma vocal inútil mas bonita. Ou uma dançarina que o vocal não interessa. Faltou uma Seungri no grupo.

  8. Whistle é muito melhor que Boombayah, apesar de estar começando a gostar desta também, moderadamente. Elas não salvaram o KPop, como algumas pessoas estavam dizendo, mas, só de não serem aegyo com sexualidade coberta por roupas de colegial, já vale a pena. :v

    1. Não sei o que é pior: a sexualidade travestida de inocência nos aegyo concepts ou a sexualidade explícita de menores de idade (nova música do I.O.I).

      1. O que os dois tem em comum: os dois são materiais para fanboys sem vida social punheteiros.
        BlackPink ficou entre isso e o girlpower. Por isso gosto mais de Whistle. Vamos herdar o girlpower de 2NE1 direito.

  9. Ai, sobre essa música da l.O.l

    Quem autorizou elas a sair do aegyopower e ir pra esse sexyconcept fajuto e uóóó?
    Fora que a música não é tudo isso, PAREM de usar esse argumento pra jogar hate pro #teamaegyo, recalcadas

  10. Novas rainhas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Olha, não sendo aegyo já tá uma vitória. Mas, eu gostei, não sei se pelo fato de não ser o aegyo manjado de todos os outros novos gg ou se achei bom mesmo, mas as duas tracks grudaram na minha cabeça.

    Não acreditava mesmo que YG fosse cumprir com o prometido e não acho muito conveniente stanear YG, mas terei que stanear essas minas! Alô sofrimento.

    Outra coisa que me surpreendi foi a Jisoo ter uma voz boa, esperava uma Dara, na boa.

    Jennie NOVA DONA DA MINHA VIDA!

  11. Nunca vi tanta merda com esse povo comentando e comparando com 2NE1
    Meu cu viu.
    O povo tá pensando que a Jisoo é uma integrante do Twice que só sabe dançar e se cantar canta desafinado e fora do tom.
    Comparar Jisoo com Dará é o cúmulo do absurdo.
    Aí vem o povo falar da Rosé e comparar com a Plastificada, vulgo Bomtox, gente, a Rosé sabe cantar gente av.
    Lisa é a linda, e talentosa, achei que ela só sabia dançar mas quando eu vi o rap e ela cantando em Whistle – Apesar de amar BOOMBAYAH-God – fiquei impressionado.
    BLACKPINK TEM VOCAL!!
    E agora Jennie, a dona de tudo deusa, os raps maravilhosos, os yah yah yah yah no refrão de BOOMBAYAH god, a voz em Whistle mds.
    Não consigo definir bias nesse grupo, tenho o mesmo sentimento no Red Velvet, gosto de todas, são lindas e talentosas.
    Por outro lado, a Coreia não sabe reconhecer talento, pois agora Twice é citado como o novo girlgroup da nação, mostrando que só o visual importa. Apesar de MAMAMOO ter desflopado.

    1. Você devia mudar seu nome de ”YAH YAH YAH BOOMBAYAH (IPHONE DE COBRA)” para HATER DE 2NE1”.
      Rosé tem uma voz parecida com Bom sim. E WTF, como raios você chegou a conclusão que Rose canta melhor que Bom??? To curiosa
      ”BLACKPINK TEM VOCAL”, elas se apresentaram ao vivo e eu não sei?

      1. Já se apresentaram ao vivo e os fãs que estavam lá assistindo elas no Ikigayo falaram que cantaram do início ao fim fazendo jus a YG. Mas isso nós vamos ver dia 14 e BUY SQUARE ONE ON ITUNES

  12. hahahahahahahahahhaahahahah sério? essa carniça debutou com all kill???????????? que mundo é esse ????????

    Gente, vergonha alheia não define essa boombaya, O QUE É ESSE ÍNDIO CONCEPT AI???? HAHAHAHAHA, elas em uma “oca” dançando em círculos e batendo na boca e fazendo buubububub, é muita marmotagem, e o que são esses clones da CL?????????????

    E essa segunda “música”a ai que eu não quero reler o mv pra escrever o nome, é terrível demais, é só um monte de bagunça sem refrão, sem marca, sem nada que preste, não entendo por que tão endeusando tanto essa coisa ai.

    E que história é essa dos “vocais” delas serem superiores ao 2ne1??? e isso ai do Papa YG declarar em entrevista que elas são a “segunda geração do 2ne1”??????? Gente eu reconheceria a voz da Plastc Bomtox até se ela estivesse no grito de guerra da torcida do corinthias, mas o vocal dessas minas ai é bem qualquer girl band que existiu, existe ou vai existir.

    Tô morrendo com os YG stans surtando e glorificando o rosa preto, e os joãos pretos surtando e escarnecendo as novatas. Afinal não tem como não comparar as “gerações” de girls grupos da YG.

    Eu realmente pensei que esse deput ia ser menos ruim, e ai me vem o Teddy copiando ele mesmo de oito anos atrás, uma “dança” bem esquisita e uns conceitos “vida loko 2ne1” que me engasga de asco.

    Mas falando sério, não tem nada mais abominável, cruel, ofensivo e prejudicial a visão, audição e memória do que a YG sendo genérica da YG, vide a tragédia que é o IKON “emulando” BIGBANG, vamos orar pela empresa e pedir misericórdia por suas almas perdidas.

    PS: adotar um cachorro velhinho e deixar de sofrer como professor, fez muito bem pro coração do Bruno, ele até conseguiu achar alguma coisa boa nisso ai <3.

      1. É triste, muito triste, ver o pessoal daqui perder totalmente o espírito da coisa -_-

        Filhinho(a), meu uso de palavras hiperbólicas são puramente para fins ilustrativos, e para avacalhação da minha opinião pessoal e totalmente descompromissada.

        Não tenha NADA contra seus/suas bias (não sei se ofendeu pelo Ikon ou por BLACKPINK…enfim), também não tive intenção de ofender as fanbases.

        Aceite calmamente minhas desculpas (e deixe de levar tão a sério, os comentários de pessoas anônimas em blogs de kpop na internet brasileira, ok)

        tenha um bom dia!

        1. esqueci do PS

          PS: sempre me perguntei, que tipo de pessoa manda e-mails pessoalmente ofensivos pros divulgadores e comentaristas de kpop na internet, mas vendo a reação de algumas pessoas aos meus comentários irônicos eu já posso até montar um perfil psicológico dos tais “”fãs””

  13. GREEDY! Não sabia que 2NE1 tinha ressurgido do submundo, feito PSs que finalmente deram certo e lançado um comeback…

    BTW, igual falaram, não sendo aegyo já é uma vitória, e o debut nem foi ruim, ainda mais pra quem viu MoMoMo/WJSN no início do ano, as músicas são legaizinhas mesmo.

  14. A-D-O-R-O como praticamente todo girlgroup atualmente que lance conceitos diferentes sr encaixem na icônica classificação de gêneros ~Red e Velvet~ hahahahahhaha
    Gente, parem de ser bitolados com esse negócio de comparação de grupo x com grupo y, o kpop no nivel que chegou nao e nada mais do que reciclagem atras de reciclagem de conceitos sendo eles novos ou antigos, não tem muita escapatória. Se gostou, escuta se nao gostou, bola pra frente, vai procurar algo que se encaixe no seu gosto, parem de ficar sofrendo pq a musica não salvou o mundo e não vai tocar na jovem Pan ou jogando hater, pq nada nunca vai agradar todo mundo. lidem com isso u.u
    Como boa farofeira eu gostei de Bumbalaiah e a outra por tabela, avisando que meus vizinhos e eu vamos ouvir essa porra até eu enjooar e vai ficar na playlist até vir algo melhor ou a memória do cel permitir.

  15. Vai levar mijo das GAmigas, e estão sendo pisadas pelos pretosfãs

     | ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄|
     |   what? |
     |________|
        ∧∧ ||
        ( ゚д゚)||
        / づΦ

  16. sobre as rookies (que eu acompanho):

    gfriend: é o que grupo que mais gosto. a empresa cuida bem da imagem delas, lança comebacks no tempo certo e apesar do mais do mesmo, fazem bem o que se propõem. é o grupo atual mais sincronizado no quesito dança ao meu ver. como disseram, lembra um pouco sistar por não ser muito visual e usar sempre o mesmo conceito.

    twice: as meninas tem potencial e carisma, mas são extremamente infantilizadas. a estética é forte em todos os sentidos: aparência das integrantes, roupas, clipes. mas é como se tivessem juntado um monte de integrantes bonitas e que não cantam bem que poderiam estar espalhados por outros grupos num só. shyshyshy foi meio que um viral, mas agora que passou, soa irritante e exagerado. queria que saíssem dessa de lançar música caricata e infantilizada porque elas conseguem segurar um conceito mais badass que isso (momo fica toda desperdiçada com as farofas aegyo + nayeon parece de morrer de vergonha do refrão de i’m gonna be a star).

    red velvet: vejo com um f(x) menos sólido, mas todas as integrantes (tirando a maknae adicional) são muito talentosas e se vierem conceitos bons no futuro, continuarei staneando.

    blackpink: ainda tenho que ver o debut stage pra julgar, mas vejo potencial (caso não demorem 1863783763 anos pro próximo comeback). ao contrário do que estão falando, vejo muito potencial na jennie. a lisa pra mim não passou segurança, é aquela integrante simpática que pode sair fazendo comercial e ensaio fotográfico, ainda assim não é a melhor.
    as duas músicas são ok. whistle mais sólida. tudo vai depender da presença delas em palco, então to esperando o debut stage.
    os clipes são bonitos, nada surpreendente. boombayah se destacou pra mim pelo apelo trash.

  17. Eu adoro o assobiozinho de Whistle, mas só isso. O resto achei tudo uma bosta. Pra mim parece que o estímulo visual ultrapassou demais a música, com MVs bonitos, mas músicas não carismáticas.
    Tem uma menina, acho que é a Rosé, que tem a voz igualzinha a da Dara.

  18. Curti… mas é isso, nada marcante… Claro que Jimin é SUPER marcante, e a voz dela e a de Choa fazem aoa se diferenciar, o que eu gosto nelas… (mas de verdade, amo elas, mas não curto muito as musicas e os clipes, é mais apelação visual que algo que eu vá querer escutar), essas é algo que eu já prefiro, gosto do conceito, rebeldia e tal… E bem que a Jimin se encaixaria com o estilo do grupo né? Melhor que em aoa sendo nada quando ela podia ser uma Top Madam… bom, uma pena, mas é… legal.

  19. Acho que a YG se deu conta da burrada que foi colocar Winner vs iKon divindo os stans da empresa em dois e agora que a Minzy caiu fora e 90% do lucro deles vai passar dois anos criando músculo com a cabeça raspada, o caras tinham que fazer alguma coisa e uma vez que AKMU e Lee Hi perderam sua chance de bombar, só restou uma opção: tirar umas gatas do calabouço de trainees.

    Pelo modo como foram anunciando uma por uma, como só esse ano o grupo teve 9, 7 e 4 integrantes e as informações conflitantes me levam a crer que eles não sabem o que estão fazendo, só não querem deixar exo e twice dominarem a terceira geração sem lutar por um lugarzinho ao sol. Então se as faixas soam como 2NE1 e ikon, é porque elas provavelmente foram feitas pra esses grupos mesmo… não ficaria surpresa se os 8 mvs tivessem uma sonoridade requentada, esse debut tá sem planejamento nenhum.

    1. Anos pra montar um debut e (você está completamente certa), a YG não conseguiu planejar. Eu não consigo ouvir whistle sem esperar a voz da Bom e nem boombaiah(?) sem tentar imaginar 2ne1 dançando e gritando aquele “oppa” terrível

COMENTÁRIOS:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s