Após o house de View, SHINee continua nos anos 90 com o new jack swing de 1 of 1.

SHINee teve um ótimo 2015, abrindo a porteira do house na SM Entertainment com View e depois voltando ao funk com Married To The Music. E provavelmente ninguém mais deve lembrar, mas o 2016 deles também começou bem, com a farofa genérica DxDxD pro mercado japonês. Continuando a boa fase, agora eles retornam aos anos 90 ainda mais uma vez, não para o house, mas para fazer uma homenagem definitiva ao new jack swing com essa 1 of 1:

K-pop usa muito new jack swing, tipo, o tempo todo. Acho que é porque o gênero era o que estava em alta quando boa parte dos chefões do capope de hoje em dia estavam começando nos anos 90, então é meio que uma referência óbvia pra eles (de onde vocês acham que sai a fixação pela bridge de rap que o k-pop tem?). Mas enquanto um comeback coreano soar como Bobby Brown ou Boys II Men não é novidade pra ninguém, um comeback coreano visualmente parecer Bobby Brown ou Boys II Men já é mais difícil, e é aí que está a magia de 1 of 1:

gif01

O assalto aos olhos das cores neon, as roupas tenebrosas com padrões rejeitados por deus, as transições de vídeo tiradas direto de uma gravação de casamento, o granulado que de vez em quando toma as imagens, até mesmo a coreografia, tudo está em casa e evoca new jack swing. É basicamente o que as Wonder Girls fizeram com o new wave oitentista em I Feel You: encapsular som, imagem e estética do gênero homenageado. E isso é bastante legal. Sério, até os comerciais da Benetton foram homenageados:

gif03

O combo som+estética criou um pacote interessante, mas um que não aponta uma nova direção pra SHINee como View fez. Eles já executaram esse som de 1 0f 1 várias vezes antes, a diferença mesmo é que ao invés de estarem usando o figurino terrível da SM hoje em dia, eles estão usando o figurino terrível que o povo usava em 1991. Mas só. Eu pessoalmente gostei da faixa (mais ainda com o clipe), mas lá no fundo fica aquela impressão de que 1 of 1 como música não é nada muito marcante, estando num gênero povoado por várias coisas bastante similares. O clipe definitivamente é o verdadeiro herói aqui. E não tem nada de errado com isso. Tanta gente lançando coisa ruim ultimamente, música ok com clipe legal já tá super acima da média, então ponto pro SHINee.

33 comentários em “Após o house de View, SHINee continua nos anos 90 com o new jack swing de 1 of 1.

  1. Oloco em Bruno teve post ontem da Hyuna, e dois hoje já! Isso pq vc tá ocupado! Esse é o melhor blogueiro q vc respeita! #orgulhodosfitask7s

  2. Até lançando uma música ok SHINee se destaca e mostra seu valor como boygroup,preferia mil vezes ver os outros lançando coisas assim q pagando de fodao badass hep hap e bla! Depois n entendem pq eu odeio grupos masculinos e só ligo pra SHINee.
    O mv tá lindo,mas eu discordo com vc em relação a musica pq eu amei,e ta no replay desde ontem… vou esperar meu lado biased aquetar um pouco pra depois ver se tenho uma opinião mais neutra @_@

  3. Acho que o que realmente faz a diferença em SHINee não é o som deles (mesmo que esse seja muito acima da média), mas o estilo visual. Não é a primeira vez que isso de o visual do clipe ser melhor do que a música em si com eles — a maior parte da carreira do SHINee é assim. Eu, como estudante de moda, acho interessantíssimo que eles conseguem passar toda a vibe do comeback só com os figurinos. Inclusive, os meninos têm um senso individual de moda que é louvável, todos eles. Acho super legal que o figurinista consegue captar o estilo de cada um e juntar harmoniosamente no grupo.

    1. Eu já sou stan, só vem, esse clipe ta lindo e a musica lembrou muito IU, mas estou esperando uns vocais melhores, não que ela seja ruim, mas espero umas wendy’s da vida nesse grupo.

    2. Q cabelo maravilhoso ❤
      Eu gostei muito da faixa, realmente lembra IU, mas ela não tem a voz tão enjoada, e eu n sei se isso é bom ou ruim. A musica é muito gostosa de escutar qdo se esta fzdo nada ;D
      Ela é bem bonita tb, será q ela é a visual?

  4. Senti falta de um post sobre o comeback do INFINITE.
    Tudo bem que foi INFINITE sendo INFINITE .. nada novo sob o sol mas… eu bem gostei então senti falta de uma babação de ovo aqui hahaha
    Povo pelo menos nos comentários chegou a glorificar?! hahah

    Sobre o SHINee… eu acho q eles ainda tem um papel muito importante na manutenção do que se imagina seja o k-pop …principalmente num ano como esse de 2016..então fico grata pela existência deles ainda … Vida longa ao SHINee!

  5. Enquanto todos os outros boygroups tão ai sendo badass zzZ SHINee sempre vem com singles ótimos e albuns melhores ainda.

    Quem dera se todo boygroup tivesse SHIFT na discografia o kpop seria melhor

    O album ta ótimo vale a pena comprar no k2n. Mas ja sei que talvez voce não goste de don’t let me go

  6. Mas é aquele ditado né: SHINee>>>>>>>>>> abismo>>>>>> boygroups
    Sempre achei que era um grupo único no mundo, seja em sua imagem ou som. SHINee sempre sobe de nível em seus comeback, não importa de que forma seja.

  7. Essa faixa + clipe me lembraram a todo instante Every Little Step também.
    Vou me reservar e deixar de lado meus comentários de fanboy de SHINee pra dizer que estou aguardando as 2 fodas dadas pro comeback do INFINITE, que provavelmente esteja num pacotão de oppas né? :/

  8. Amei tudo, por mais que achei a música meio morna, mas ainda sim se torna legal nas ouvidas. Agora o mv é sensacional e achei incrível 😍😍 foi a mesma sensação que senti assistindo I Feel You, não sei porque, mas fico feliz sei lá, vai ver porque gosto de ouvir os flashblack.
    Enfim, acho que Shinee se torna o grupo que mais gosto dos singles e mvs_já que o 2pm voltou com a aquela música intediante_ por isso assim que vim corri pro blog ver um post.

  9. Ta tudo lindo tudo maravilhoso e pra rimar o minho é muito gostoso

    Shinee o maior grupo de musica latina que voce respeita. Oque é me gustas tu ?

  10. Shinee tá num outro patamar, antes era o melhor girl group que você respeita. Agora possuem o próprio gênero o Shinee gender ❤
    porque serem comparados a boy groups é uma ofensa, apenax.

  11. O QUE FORAM ESTES FIGURINOS TOSCOVILHOSOS ?!?!?!?! Só SHINee mesmo pra voltar com o brechó concept kkk A música é meio fraquinha, mas pelo clipe realmente compensa… E as capas desse cd, mano?? Parece Backstreet Boys all over again @_@ Realmente dá aquela sensação que Reboot deu…

  12. Amém SHINee!

    But, Bruno, tu já viu isso? Descobri elas por acaso e adorei. Me interessei ainda mais por cpop. (Pelo menos eu acho que elas são chinesas né)

  13. Você sabe que o album foi bom quando todos concordam com um elogio do Bruno.
    Esse comeback do SHINee conseguiu me prender mais do que a era Everybody e acho que só não superou The misconceptions of Us
    Musicas gostosinhas de ouvir. Dou 9/10

  14. Que musica nostalgica. Mas o mais hilario são as fãs que nasceram em 2004 e ficam falando isso é tãaaoo anos 90 os oppas arrasaram só pq todos falam

COMENTÁRIOS:

