TOP100 MELHORES MÚSICAS DE 2016 (PARTE 6: 25° – 11°)

006a

E chegou a hora do corte final antes da revelação do top10 de 2016 de acordo com o Asian Mixtape. Essas são todas músicas incríveis e representativas do ano como um todo, mas que na minha opinião não foram tão marcantes e viciantes quanto as faixas presentes no top10, mesmo que por muito pouco. Como sempre, isso se baseia somente na MINHA OPINIÃO, então não fiquem butthurt e, ao invés de reclamarem, façam suas próprias listas como o Dougie e o Dalla Corte e postem aí nos comentários pra apreciação geral da nação. Vamos lá.

25° OH MY GIRL – WINDY DAY
MELHOR AEGYO PURO E INOCENTE

[2016.05.26] WINDY DAY

Eu não lembro exatamente onde eu li um cara dizendo que Windy Day parecia um single do Queen em estrutura e espírito, mas tudo o que eu posso dizer é que ele está certíssimo e isso aqui realmente parece saído do catálogo de Freddy Mercury e cia. O pós-refrão hispânico é inesperado e explosivo, com os “windy dayyyyyy” acompanhados de violões sendo um ponto tão alto que quase chega a prejudicar o pacote, por ser tão bom que deixa o resto da faixa parecendo um desperdício de tempo em comparação. Windy Day no fim das contas confirma a superioridade do lado místico e etéreo do grupo, e se elas estiverem comprometidas em fazer música de qualidade, vão seguir com esse estilo e deixar seu lado red de coisas como Liar Liar e A-ing na geladeira.

24° UTADA – MANATSU NO TOORIAME
MELHOR BALADA JAPA

[2016.04.15] Hanataba Wo Kimi Ni / Manatsu No Tooriame

E cá estamos diante da melhor balada japonesa de 2016. E num ano em que Utada voltou do além como um fantasma, não tinha como a honraria ir para um ato diferente, não é mesmo? Manatsu No Tooriame foi parte do double A-Side de retorno dela ao lado de Hanataba Wo Kimi Ni, e eu não vou mentir, num primeiro momento eu fiquei ligeiramente decepcionado, mas tudo mudou ao ver a letra. Sério, que letra. Manatsu No Tooriame trata do sentimento avassalador de acordar após sonhar com alguém que já se foi, percebendo que nunca mais poderá falar com tal pessoa. No caso, Utada compara o impacto do sentimento com a força de uma tempestade de verão, que chega ao final da faixa numa explosão inesperada. É lindo. O clipe apresentando uma miscelânea de cenas soltas e sem conexão parecem as memórias de alguém, um elemento que deixa o pacote final ainda mais tocante e comovente, coisa que se uma balada não é, ela falhou em sua única razão de existir.

23° D.HOLIC – COLOR ME RAD

[2016.07.07] COLOR ME RAD

Agora que 4MINUTE e 2NE1 morreram e T-ARA resolveu deixar o ano passar em branco lançando merdas natalinas, parecia que ninguém iria lançar aquele farofão destruidor-de-pista com cara de Shinsadong Tiger. Mas eis que as nugus do D.HOLIC resolveram salvar a todos nós e ocupar a vaga, acertando EM CHEIO com esse pancadão de nome icônico. Uma pena o clipe falhar feio, tipo, alguém realmente acha que uma QUADRA DE TÊNIS tem alguma coisa a ver com essa faixa? Poisé, não tem. Deveriam ter botado as quatro pra dançar numa caixa da SM ou numa pista, com mais cortes de edição do que no episódio de porygon do pokémon (ou no clipe de Sugar Free). Só perdoo porque a mina fazendo cosplay de Mileena tá maravilhosa.

22° FEMM – COUNTDOWN

[2016.06.29] Neon Twilight / Countdown

Countdown não é só a melhor faixa do FEMM em 2016, mas também a melhor coisa lançada pelas duas manequins desde FXXK BOYZ GET MONEY. No caso, é uma produção do Timbaland sem tirar nem por, parece algo que deveria estar no FutureSex/LoveSounds do Justin Timberlake. Countdown emula o estilo da parceria JT-Timbaland tão bem que bate até uma nostalgia de quando você escuta uma música velha que você gosta e está a anos sem ouvir. SÓ QUE É INÉDITA. Esse tipo de familiaridade imediata é a maior força de FEMM e provavelmente continuará sendo… caso a avex não resolva se livrar delas no futuro próximo por ainda não terem figurado em chart nenhum.

21° FREDERIC – ONLY WONDER

[2016.06.15] Only Wonder

FREDERIC é definitivamente um dos grandes destaques da renascença que bandas de pop rock tem vivido no Japão, e essa ONLY WONDER é fácil fácil o melhor trabalho deles até hoje (isso porque  a Rererepeat da parte 1 do top e OWARASE NIGHT já eram ótimas). O clipe com as colegiais possuídas é simples, mas eficaz, e o refrão é completamente cativante. A voz do vocalista deles é muito gostosa e honestamente funcionaria por cima de qualquer coisa. E pensar que esse é o single de debut mainstream nacional deles (todo o resto é indie/regional). Algo me diz que FREDERIC vai se tornar figurinha carimbada no círculo das anisongs. E se for esse o caso, vou ter que voltar pra esse círculo especial do inferno.

20° SISTAR – I LIKE THAT

[2016.06.21] Mol Ah Ae (沒我愛)

Após seguir com o template “panicats gostosas e espevitadas curtindo o verão” por três anos seguidos, SISTAR resolveu apostar novamente em seu outro template tradicional, o “panicats gostosas e espevitadas sofrendo por macho no verão“. E ACERTARAM EM CHEIO. “I Like That” é a melhor faixa do quarteto desde o ápice delas em 2011-2012, completamente reavivando a imagem do grupo após inúmeros trabalhos no automático. Infelizmente os coreanos não abraçaram a faixa como eu esperaria, e apesar de um primeiro lugar na GaOn, I Like That vendeu metade do que SISTAR costuma vender. Um crime com um sexy concept divertido, descompromissado e miado com competência feito esse.

19° SNUPER – PLATONIC LOVE
SEGUNDO MELHOR COMEBACK DE OPPA

[2016.03.08] Platonic Love

Todos vocês sabem que o 80s concept cola comigo quase que automaticamente, mas a alta posição de Platonic Love não se deve a atitudes tendenciosas, isso aqui tá ótimo além da conta mesmo. A inspiração óbvia é Take On Me do A-Ha, mas Sweetune sabiamente usa os synths de Take On Me como inspiração e cria algo que evoca Take On Me sem soar como um roubo completo. Muito esperto da parte dele. O MV brega e evocativo dos clipes oitentistas em que as pessoas não tinham a menor ideia do que estavam fazendo ajuda ainda mais a criar o clima oitentista, algo que as Wonder Girls fizeram com perfeição em 2015 e as nugus da próxima posição conseguiram fazer com ainda mais maestria que Snuper:

18° BUBBLE X – HIT IT

[2016.01.18] HIT IT

Ainda mais dedicadas à causa do 80s concept do que Snuper, essas nugus aqui entregaram um hit grudento pra caralho e repetitivo pra cacete, que em teoria requer uma Cindy Lauper/Park Bom/alguém-com-voz-de-cabra pra gritar o refrão inteiro e fazer tudo clicar e funcionar como tem que ser. E com sorte o próprio line-up do grupo já possui essa voz, então não precisamos imaginar alguém assim mandando os “I LIKE IT, YOU WANT IT, EVERYBODY, LALALALA”. Sério, eu não aguento mais dizer “Bom deixaria essa faixa maravilhosa”, então ver alguém com um timbre similar cantando k-pop é uma benção, ainda mais num 80s concept desses. Uma pena ter 26 mil views e nada mais, o grupo merecia mais reconhecimento.

17° REOL – GIVE ME A BREAK STOP NOW

[2016.10.19] Σ

Isso aqui, ESSA MERDA AQUI, era isso que Jimin deveria ter lançado de solo em 2016 ao invés daquela coisa melada e horrível com o mano do EXO. O mesmo comentário se aplica a Hyuna e seu comeback sem graça e try hard desse ano. As vozes agudas, irritantes e insolentes de ambas só realmente funcionam quando acompanhadas de uma batida uptempo, pesada e suja. Se não rolou a PUSS de 2016 na Coreia, felizmente no Japão alguém estava com a cabeça no lugar. Esse alguém é REOL, uma utaite loucaça e que está se divertindo a beça nessa porra de Give Me A Break Stop Now. Sério, que coisa boa. O final com ela TOSSINDO NA TELA é maravilhoso, tamanho deboche merece o seu clique no play.

16° U-KISS – STALKER
MELHOR COMEBACK DE OPPA

[2016.06.07] STALKER

Sim, galera. Em meio a tantos menininhos fingindo ter bromance inocente com o parceiro de grupo num clipe só pra no comeback seguinte estarem pagando de oppar traficantes fodões, U-KISS de alguma maneira reinou supremo e venceu a batalha de oppas desse 2016. Como? Bem, talvez seja por eu ser velho e U-KISS também, com quase dez anos de carreira. Todo esse tempo de estrada faz com que o grupo apresente como diferencial aquele clima brega vintage que as boybands atuais do k-pop não tem mais e que honestamente faz falta. A cena coreana hoje está homogênea demais, então ver um grupo apostando numa farofa melódica e piegas com coreografia tosca é algo revigorante e totalmente fora da curva. Não é a toa que deu traço no ibope e nem no top200 da GaOn apareceu, né? Paciência. Ah, bonus points pela gritaria certeira na bridge da música e por ser mais um comeback de 2016 a se utilizar do clima FutureSex/LoveSounds. Vem revival dos anos 2000!!

15° YURI X SEOHYUN – SECRET

[2016.08.18] Secret

Em 2016 a SM Entertainment exauriu todas as opções possíveis para uma faixa de house. Tanto que ninguém aguenta mais. Mas de alguma maneira, a melhor faixa de house da SM Entertainment inteira caiu no colo de duas das integrantes mais eclipsadas do SNSD. Sim, melhor do que View, melhor do que 4 Walls, ela, Secret. Opulenta, majestosa, com um ar de declínio moral e indulgência excessiva em luxo e poder, Secret é tão pesada e suja que se o Tinhoso fosse real, existir dentro desse clipe seria uma das muitas propostas de pacto. Yuri e Seohyun nunca estiveram tão lindas, e o hair porn é o melhor do ano. Façam um favor a si mesmos e escutem isso aqui com um FONE DE OUVIDO DECENTE E COM GRAVES POTENTES, porque senão a magia não vai funcionar.

14° PERFUME – FLASH

[2016.03.16] FLASH

Sério, que música boa. Depois da apática STAR TRAINWRECK, ouvir FLASH foi uma lufada de ar fresco, renovando minhas esperanças e fé na santíssima trindade do j-pop. E o mais chocante é que isso soa como Perfume e só como Perfume. Não há como confundir isso com uma faixa de kyary pamyu pamyu ou tosca da franja ou capsule. Isso. aí. é. Perfume!!!1 Tudo bem que o clipe está meio morto e o jedi concept não é tão icônico quanto poderíamos imaginar a princípio, mas FLASH ainda assim funciona e tem um clima triunfal e de superação…… nessa versão do single, né? Melhor esquecermos que o álbum mix existe.

13° NAMIE AMURO – MINT

[2016.05.18] Mint

Mint não é nada de novo no sol quando o assunto é Namie Amuro, visto que a sonoridade presente aqui se faz presente na vida dela desde, sei lá, PLAY. Só que com um pouco de Damage jogado na mistura para uma pegada mais pop rock. Mas honestamente….quem se importa se isso já foi visto antes e feito antes dezenas de vezes por ela? Mint engloba Namie maravilhosamente bem e consegue ser melhor do que boa parte do _genic, por exemplo. É Namie fazendo Namie direito, e o clipe é super efetivo, apresentando a cara já patenteada de “queria estar morta” dela do começo ao fim, assim como coreografia preguiçosa e mal executada. Único porém é essa franja mesmo.

12° STELLAR – CRYING

[2016.07.18] CRY

Aaargh, que música boa. Mais um exemplo excelente de Brave Sound Drop It esse ano, um dos únicos produtores que não foram afetados pela seca braba de 2016 (quem fucking diria?). Crying é mais uma das faixas retrô extremamente melódicas que Brave Brothers compôs esse ano, sendo basicamente a irmãzinha menor de um ~certo~ outro single ainda por vir nessa lista. Onde Crying perde é na falta de um clipe esperto e cheio de metalinguagem assinado pelo Digipedi. É o tipo de coisa que já se veio a esperar automaticamente das quatro minas do Stellar nos últimos tempos, mas que infelizmente não rolou dessa vez. Pelo visto toda a grana do Makestar só deu pra pagar Brave Brothers e elas tiveram de abrir mão do Digipedi. É, poisé, é a vida.

11° CRAYON POP – DO DOOM CHIT

[2016.09.26] Evolution Pop Vol. 01

Eu adoro FM, mas consigo admitir que aquilo não era necessariamente a cara de Crayon Pop musicalmente. Não era disco-pop, não tinha letra estúpida, ultra simples e repetitiva, não tinha elas parando a melodia pra dizer “KU-REI-ON-PAP!”… enfim, não era o som característico delas. Mas pra Do Doom Chit tudo está de volta, com coreografia simples e baseada em memes, refrão catchy (BABY WO-OH-WO-OH TUDUMTS!) e letra idiota por cima de um farofão de EDM com riffs de sax, algo que parece absurdo no papel, mas que funcionou muito bem na prática e deu pra Do Doom Chit um clima único. Sério, que faixa boa. Talvez minha favorita delas até hoje.

STREAMING

Agora, restam apenas as dez faixas do meu top10, que como sempre vocês só saberão dia primeiro de janeiro. Mas enquanto essa data não chega, a caixa de comentários está aberta pra vocês especularem quais serão essas dez faixas. Aproveitem e expressem suas opiniões sobre as quinze barradas nessa parte do top também, e como sempre, panfletem algo/reclamem do post/panfletem enquanto reclamam do post. FLWVLW!

288 comentários em “TOP100 MELHORES MÚSICAS DE 2016 (PARTE 6: 25° – 11°)

  1. Como assim ninguém comentou sobre Are you Hungry (YUM YUM CHOMP CHOMP) ? das duas membros flopadas do Exid
    Essa música é uma deliciaaaa, e melhor que Cream @.@
    Acho que tem chances de entrar no top 10 simmm

    1. Caramba… a agência delas devia processar quem fez isso. AOA era um grupo em que todas as integrantes eram impecáveis em termos de beleza e gostosura; agora ainda são impecáveis em gostosura (já que o resto do corpo dela ainda tá com tudo em cima), mas não mais em beleza. Pobre Yuna.

      Em compensação, a maioridade tá fazendo bem pra Chanmi; a cada comeback ela fica ainda mais gostosa!

  2. Como assim?????????? 3 páginas de comentários @_@??? achei que só os artigos virais, tipo da cara da Bom conseguiam essa proeza!

    Parabéns Bruno! seu blog só cresce!!!!!!!!! muito sucesso em 2017 também

    e feliz ano novo pros K7’s !!!!!!! (já que meia noite eu provavelmente vou está maratonando anime, e nem vou ver a hora passar kkkkkkk , fica ai as boas vibrações antecipadas)

    1. Maratona de anime, nunca fiz mais isso T_T. A última coisa que assisti foi KARA no Kyoukai. Ótima experiência.

      Feliz Ano Novo para todos os K7’s e que 2017 nossos idols continuem bonitos, que o ano seja repleto de bops e que a DSP não ferre com o KARD. Daqui a pouco Dispatch lança o casal novo do k-pop então vamos ver quem será. Hoje ótimo dia também, Hyeri, Minah e Hyosung ganhando prêmio de atuação, parabéns.

      1. SCAR me abraça mano ❤ ❤ ❤

        Eu tenho quase uma devoção por KARA NO KYOUKAY, foi o projeto que encubou e deu a luz a KALAFINA (que canta aquelas músicas maravilhosas dos finais e todas as OST's caso você não reconheça pelo nome).

        Melhor saga de filme em anime QUE EXISTE NA FACE DA TERRA!

        1. É impossível não reconhecer as vozes do Kalafina, pra mim é uma coisa absurda de acontecer.

          Shiki com esse cabelão ❤

    2. 3 páginas de comentários seria um perfect all kill?? Feliz Ano Novo a todos os K7’s,que 2017 seja um ano maravilhoso para a favoritas de vcs,como Scar falou quero o novo casal polêmico da nação logo tbm,apesar dos pesares 2016 foi um ano bom para os girlgroup em relação a fama e reconhecimento,o que me deixou feliz,bjss feliz 2017 a todos

    3. A gente nem tem horário de verão aqui no Maranhão, então agora é que eu to me arrumando pra ir pra praia (claramente não vou conseguir).
      Feliz ano novo antecipado tbm, que o Kard brilhe, que blackpink lançe sua negatchê tchalagá, twice sua nobody, got7 sua hands up, white fox debute, e bts esqueça a fire 2.0 no churrasco. E sem desfalques nos line-ups de nossas favoritas, plz.

    4. Feliz 2017! E sim, o Asian Mixtape cada vez mais marca nossas vidas, seja apresentando músicas maravilhosas (ou toscovilhosas) do mercado asiático, seja agregando conteúdo pro nosso conhecimento (vide o post sobre as relações tensas entre Coreia do Sul e China), seja apelidando carinhosamente uma certa cantora baiana de iVelcro Sangalo (lembrei disso ontem vendo ela na TV e fiquei rindo sozinho que nem idiota), e por aí vai!

  3. Atrasadíssimo mas foda-se

    SERIO QUE FLASH É DESSE ANO? EU JURAVA QUE ERA DO ANO PASSADO
    Essa música é uma das melhores do Perfume. Melhor música do ano então, desacordo totalmente com ela nessa posição.
    MINT apareceu na frente do pancadão do Shinigami como profetizei, argh Countdown tão baixo assim que desgosto, até Platonic Love sendo rebaixada a segunda melhor Faixa de Oppa pra aquela Stalker sem graca.
    Avulsas do SNSD estupraram o universo com essa música deveria estar no top 10, de resto eu concordo.

COMENTÁRIOS:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s