Paradise é boa, mas música é o aspecto menos relevante sobre o retorno de S.E.S.

Eu nunca fui grande apreciador de S.E.S. pelo pouco que eu ouvi delas. I’m Your Girl é bastante amadora, I Love You é inespecífica, Love parece filler de album… das que eu conheço, Just A Feeling e Dreams Come True são as únicas legais (a primeira por parecer um single das Spice Girls e a segunda por ter um instrumental único e instantaneamente reconhecível). Minha impressão do apreço de muitos pelo grupo sempre se resumiu mais à nostalgia pela infância/adolescência do ouvinte (tipo brasileiro com Rouge/Br’oz) do que pela qualidade dos lançamentos em si. E não tem nada de errado nisso. Mas como eu não ouvia k-pop quando elas estavam no auge, o catálogo de S.E.S. não faz nada por mim, logo, essa comemoração de 20 anos do grupo significava muito pouco pra mim musicalmente falando. Ela era importante mais por outros motivos, que eu comentarei melhor depois. Mas antes, o primeiro dos A-SIDEs, Paradise:

Paradise é um New Jack Swing sem tirar nem por, o que posiciona a faixa naturalmente e organicamente na discografia pregressa do trio, já que era isso que elas lançavam nos anos 90/começo dos anos 2000. O diferencial mesmo está na produção, que soa muito menos amadora e mais rica do que o material antigo (algo que eu não posso dizer sobre o pré-lançamento pro STATION Love [Story], que parece algo que estava na gaveta em 1998 e a SM só lançou agora, bem fraquinho). Outro aspecto que recebeu uma bem vinda atualização foi o MV, que entrega Hotline Bling realness como 99% dos clipes de k-pop atuais.

Mas a SM acerta ao não modernizar totalmente o estilo do clipe, também entregando 90s realness, como por exemplo nesse cenário aqui dos azulejos brancos, ultra retrô:

gif02

Gostei do clipe, e até curti a música. Mas mais importante: curti o fato das três serem apresentadas como mulheres atraentes sendo sensuais e gostosas e não como senhoras recatadas sentadas em banquinhos cantando balada chata com  um permanente de ahjumma, o que seria a norma pra idade delas na cena coreana. Porque no k-pop se você é mulher e fez trinta você obrigatoriamente se aposenta e vai virar dona de casa por ser velha, algo bizarro se comparado com a cena pop em qualquer outro lugar do mundo. Katy Perry tem 32, Beyoncé 35, Namie Amuro vai fazer 40. E ninguém acha estranho ou acha que elas deveriam mudar sua apresentação visual ou se aposentar pra condizer com a idade. Mas isso é a norma no k-pop (e só nele, vai entender).

Então ver as três com trinta e tantos usando roupas/penteados favoráveis e sensualizando como mulheres que ainda são desejáveis foi bem legal de se ver (o mesmo pode ser dito sobre Uhm Jung Hwa com seu comeback da semana passada). Com sorte isso se torna uma onda e girlbands não sentem que precisam acabar depois de sete anos quando todo mundo bate trinta. Seria legal. E é basicamente isso que importou mesmo pra mim nesse comeback, a música/clipe foi um nota 7,0 e olhe lá.

PS.: O outro A-SIDE foi um lixo terrível, nem vou comentar:

Anúncios

84 comentários em “Paradise é boa, mas música é o aspecto menos relevante sobre o retorno de S.E.S.

  1. eu só conhecia o grupo por causa do cover de be natural que o red velvet fez
    mas achei bonitinho da parta da sm ressuscitar elas pra comemorar os 20 anos do grupo
    a msc me lembrou o último comeback do shinee
    é bem legalzinha

      1. Acho que é um tipo de confirmação que elas vão se dedicar apenas ao lar e ao homem, seria um aburdo uma mulher ainda sendo sexy e jovial quando a única preocupação que ela deve ter é com o jantar e a louça.

      2. PQP! 😂😂😂 também assisto alguns dramas e quando vejo isso acho tão cafona, nem minha avó e mãe usariam o cabelo assim!! Mas o dessa aí que vc pegou tá icônico mesmo viu! KKKKKKKKK

    1. Dizem que é por que faz os cabelos ficarem mais fortes, já que pela idade dos TRINTA tudo vai enfraquecendo na mulher.

      Vi isso em um documentário, elas realmente acreditam nisso…

  2. AAAAA Bruno adorei o S.E.S. vindo dos mortos sem membros que fugiram pra China, mas enfim, viu o comeback do APRIL e WJSN? Adorei os dois porém né, APRIL venceu dessa vez, ah é, tá todo mundo desesperado com o Wonder Girls porque uns dizem que acabou outros que o grupo saiu da JYP

    1. Espero que tenha sido o segundo caso. As Wonder Girls parecem ser realmente amigas (tanto que uma já fez participação no trabalho solo da outra, trocam tweets com as ex-integrantes, e até a Hyuna já disse que fica muito feliz quando se encontra com elas nos bastidores de music shows), têm envolvimento com toda a música, compõem, produzem e até aprenderam a tocar instrumentos… seria um desperdício ver um grupo com tanto potencial acabar assim, de uma hora pra outra.

      1. O do NCT foi horrível, parecem duas músicas coladas, e adicionaram mais gente inútil. A do AKMU e do Jun.K tão chatas pra caralho. O resto eu fiquei com medo de ouvir.

      2. Eu definitivamente já gosto do NCT-seja- lá- qual- for, mas dentre todos os MVs lançados isso dai foi o que menos curti. Espera eu também não gostei de “Chewing Gum”.

        Eu amo as vozes de AKMU, é um dos poucos grupos que tolero balada, depois deles acho que só suporto as do INFINITE e do Roy Kim.

        Eu acho que a música do TopSecret ia cair direitinho pro INFINITE. Espera… tem umas partes que me lembram muito os MVs do INFINITE, tipo aquelas letras que aparecem em “Man in Love”. Imagino até a piscadinha do carinha sendo feita pelo SungJong. Não estou lançando acusações, só sinto falta do INFINITE lançando músicas decentes.

        “Bonusbaby” nem vi, odeio esses tipos de vozes. São irritantes. Só aceito algo parecido vindo de Crayon Pop, CocoSori e Orange Caramel.

        Que chatice essa “Your wedding”. Não terminei de ver, mas me parece que ela não é tolerável nem em um casamento de verdade. Tá mais para musica de velório. Que horror!

        MIXX. Chata. Povo do k-pop é fissurado em bonecos e manequins. Deveriam passar a debutá-los.

        Gosto de Ravi. Mas dessa não gostei. Ainda bem que essa música não foi desperdiçada em MV.

  3. 2:50 e eu aqui vendo q tu finalmente fez o post da S.E.S @_@
    Eu conhecia elas a um tempão devido aos diversos covers q praticamente toda gg já fez de I love You ou I’m your girl (merdas que eu odiava no começo mas hoje ouço sempre que posso) não gostei da versão nova de Love ñ,a antiga é melhor,Remeber sem comentários,Paradise pra mim já é uma das melhores do ano♥ aaaaah esse começo meio shinee,os gritos da Bada,os raps iconicamentes horriveis da Shoo e da Eugene,Shoo ensinando as avulsas de hoje em dia como ser A avulsa do grupo com classe,Eugene mostrando a essas visuais de hoje em dia como existir e ser bonita com classe,maravilhosas,pena que não vão promover isso nos music shows :p

  4. Priméiro, parece que a SM e reciclou o cenário de NCT sei lá o quê no <>
    Mas mesmo assim o mv de Paradise ficou muito bom. E tenho que concordar, o facto delas estarem com um ar tão jovial e confortável deixou tudo muito mais agradável de se ver.
    E eu não posso deixar de dizer o quão bela é a Eugene, as vezes até eu me pergunto o porquê de acha-la tão maravilhosa, visto que ela até tem um rosto mega comum, mas algumas vezes a beleza está na simplicidade, né?
    É bom ver que os Coreanos ainda conseguem ver nela uma mulher bonita, afinal o que são 30 anos e uma filha?

    Mas agora vamos pegar nisso e comparar com aquela “coisa” da YG… Hhaah.

    Tanta coisa para comentar né Bruno?
    Wonder Girls, Cosmicos e April – o resto, como Akmu, merece apenas uma notinha básica.
    Teremos CLC deixando o cute concept e o re-debut das maravilhosas Minx * essas são as minhas esperanças * 2017 já começou bem.

    1. Eu tambem estou num mix de sentimentos… Eu jah tinha aceitado calmamente o fim delas e eles me ressurgem com isso, eh pra ferrar comigo mesmo ….. Aguardando uma Lonely da vida pra eu me acabar em choros de nv

      1. podiam convidar a Minzy pra participar do adeus também.

        mas nem vou contar mtas esperanças. capaz nem desse single rolar. yg filha da putaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  5. só espero que isso não seja mais uma mentira da YG. se for, nunca vou perdoar e todo grupo que eles lançarem vai ser azarado e macumbado por mim. nem que eu depene todas as galinhas pretas do mundo

  6. Como eu amei esse comeback delas ❤❤ estou ouvindo o album todos os dias, tah muito bom. E nao tinha parado pra pensar nesse lado delas ainda mostrarem ser sexys e lindas mesmo depois dos 30, gostei.

  7. Vim aqui falar sobre SES mas me deparo com a noticia do ultimo comeback do 2NE1, cara fiquei muito feliz com isso, espero muito que depois disso a imagem da Bom seja resgatada do limbo e abra portas para ela seguir com uma carreira solo sem problemas. O único problema nisso tudo é que não teremos a Minzy, então não será 100% perfeito(75% apenas)mas enfim torcerei por esse comeback e espero que elas não flopem e terminem o 2NE1 como lendas que são.

  8. AS MÃES DO AEGYO VOLTARAM COM TUDOOO! Elas são incríveis, com músicas maravilhosas e passionais que tocam no coração de quem o ouve e o converte ao aegyonismo! Felizmente Remember melhor parte deste comeback, e a Eugene rainha já é casada e tem uma filha linda, ela mostra como é o poder de ser mulher, e que mesmo assim, ela pode ter uma carreira tranquilamente boa! Paradise é boa, mas não se compara com Remeber né gente? Ah Bruno, love [story] sooa como uma música de 1998, PORQUE ELA É UM REMAKE DA MÚSICA LOVE DO 3º ÁLBUM DELAS EM 1999! Aff…

  9. A MELHOR COISA DESSE MV É A EUGENE MÃE DE TODAS AS VISUAIS, FADA DA NAÇÃO COREANA, MAIS BONITA QUE MUITA VISUAL MESMO SENDO UMA ANCIÃ NA CENA IDOL, E ELA NEM É A MAKNAE DO GRUPO

  10. Voce vai comentar Mixx com 2 integrantes novas, e uma música aegyo morna?
    E Varsity?
    E Bonus Baby que também lançou música morna e que tem como colocar facilmente “ânus” no nome?
    2017 não espera.

  11. Gente n sei se alguém já posto isso aqui (já que isso é de dezembro) mas achei esse MV
    “MUUUUITO ALEATORIO”
    Eu curti bastante a música quando saiu entao fico feliz por ter ganhado clipe.

    Nao sei se dessa vez é propaganda de desodorante ou salvem as tartarugas-marinhas
    KOM_I vestida de tartaruga não tem preço

    1. O que que foi ISSO??? Quando você deu spoiler de que ela apareceria vestida de tartaruga, nem em mil anos esperaria o que vi kkkkkkkkkkkk

    1. Ta massa, massss… Não curto muito esse tipo de rock meio teen, pensei que vinha uma faixa como Take Me Now aí sim seria foda.
      Mas o bom de Day6 (e da JYP em geral) é que sempre tem uma álbum track melhor que o single no album, só que dessa vez é só o single msmo, então o saldo tá meio baixo, mas não negativo.

    2. Fundo verde ❤ Amei a parte da baladinha, o refrão e o som mais "pesado". DAY6 nunca me decepciona. Amo "Congratulations", "Colors", "Letting Go", "Habits", "Like That Sun" e agora "I Wait". Então, logo que não houve disband, eu estou preparada até para entrar no fandom. Qual o nome? Tem nome??Existe um fandom de Dia Seis???

  12. S.E.S me lembra minha adolescência, dos tempos que conheci kpop por causa de Pump it up hahaha
    Mas gostei desse álbum comemorativo justamente pelo motivo que você falou, de dar espaço às idols mais velhas, ainda mais em um país que parece que tem um problema enorme com envelhecer – essa fixação por novinhas virginais é surreal.

  13. MDEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEUS…
    KRYSTAL VAI TER DEBUT SOLO
    Esperando vir um monte de balada chata.

    Mas isso é confirmacao de que a SM não que o disband. ❤ E vamos ter esperança pra algo bom.

    1. Amber-Shake that brass
      Luna-Free somebody
      Krystal-Provavelmente algo meio hipster like 4walls ou farofa igual as musicas da kesha
      Victoria-instrumentais

  14. Então, eu gostei de verdade desse lançamento, mas se eu ouvisse APENAS a faixa, eu diria que é uma album track solta do que um single de fato. Não achei a facha tão marcante só pela parte do refrão que fica “toc toc toc”, que parece ganhar mais impacto, mas é tudo morno, o rap dá um up na música, mas o bridget não colabora pra crescer e explodir no refrão final, então a sensação é que fica longa, mesmo sendo uma faixa curtíssima. Afinal o que são 3 minutos? Pouca coisa gente.

    Eu confesso que fiquei chocado por ver MULHERES no kpop, realmente estou grato por isso, é difícil ver alguém acima dos 30 nesse cenário, e é meio louco, porque é algo exclusivo dele, se você for olhar, até o Japão que é mais conservador que ele tem Namie Amuro, Koda Kumi, Miliyah Kato, Maki Goto e tantas outras que continuam com o mesmo conceito depois dos trinta. Anyway, só isso vale uma admiração, mas concordo que a faixa não é marcante.

    Em resumo: Gostei, mas não vi algo que eu vá lembrar até o final do ano, provavelmente lembre mais pelo vídeo de mulheres acima dos trinta, do que por causa da faixa em si. Não ouvi a outra, porque eu acho que o kpop não sabe produzir baladas, salvo raras exceções.

  15. F(X) não pode acabar pois ainda dá muito dinheiro pra SM.

    As Vevetonas tem vendas estáveis (média de 55k por álbum) mas é pouco comparado aos 100k de f(x) e os 300k do SNSD.

  16. EUGENE É UMA VAMPIRA, NÃO É POSSIVEL!!!!!!! A mulher continua como se estivesse nos 20. Suas favoritas nunca poderão se comparar ao visual dela (talvez Hyosung quando chegar nessa idade, quem sabe? Solji, Cao Lu e Sojin estão quase lá).

    file:///C:/Users/Win%2007/Downloads/gif.gif

    Feliz com elas voltando e lançando uma música boa dessas. Bada continua brilhando com sua voz e Shoo pode ser considerada a avulsa do grupo, mas ela ainda arrasa e tem os filhos mais fofos da Coréia do Sul.

  17. Já ouvi falar delas quando passei a pesquisar sobre o k-pop e vi que elas eram um sucesso, tinha uma música delas que acho icônica, mas infelizmente não achei_ vou atrás dela_ mas acredita que a sensação de nostalgia vendo elas me contagiou? Vi uma matéria de k-pop mostrando os shows delas e justamente me lembrou aqueles pops de 90 pra 2000 que tanto amo 😄
    Já eu gostei mais do MV por causa do clipe em si. Quando vi que eles fariam um comeback pra elas em comemoração já imaginava balada chata, aí saiu aquele station e foi decepcionante e eis que elas vêem com Paradise e achei bem melhor. A música me lembra o que Shinne lançou, mas tem uma diferença, elas realmente mostram o retrô desse estilo 😆 e vc escreveu algo que também havia gostado – mulheres sendo mulheres e não sendo aquela coisa dos dias de hoje onde todas teem que bancar de meninhas, foi bonito de se ver e a dancinha que elas fizeram também foi legal! Vc vê a diferença gritante de geração é quando o ano de idade de carreira delas é a idade das garotinhas do kpop 😐
    Queria imensamente que a Coréia acabasse com esse pensamento atrasado, veja elas e pense em quantos grupos podem ficar até esses anos na ativa e lançando coisas boas? É pois é

  18. O cenário do kpop me lembra Jogos Vorazes.

    A Coréia pega meninos jovens pra se matar treinando e depois estrear nos palcos e disputar com outros jovens. o mais bonito ganha popularidade e dinheiro, comerciais, tem a vida pessoal perseguida e manipulada pela agência.

    depois que envelhece todo mundo esquece e outros novos menininhos/as novos vão chegando.

  19. Também não sou do tempo em que elas estavam no auge, mas gosto muito da Eugene, que é a integrante delas que eu conheço melhor por estar mais na mídia nesse tempo de inatividade do grupo, e por sinal ela continua linda e com cara de idol novinha.

    Concordo que esse comeback vale mais pela nostalgia do que pelas faixas em si (as b-sides não cheguei nem a ouvir até o fim zzZz).

  20. Curti até essa primeira mesmo, mas como tu disse, é mais uma vitória pelo fato delas estarem superando essas barreiras da idade na Coreia do que qualquer outra coisa… pelo menos talvez sirva de apoio pra girlgroup parar de dar disband… Mas April pode dar mesmo, to nem ai…

  21. Conheço S.E.S desde 2011 e até hoje Dreams Come True ainda esta nos mais ouvidos no meu celular.
    Gostei mais de Remember do que de Paradise, apesar do clipe divoso de Paradise e de ver a ‘Eugênia’ sendo linda, eu queria mesmo era ouvir a voz da Bada em uma música nova ❤

COMENTÁRIOS:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s