DOSSIÊ T-ARA: Um histórico da caça às bruxas mais icônica do k-pop

Num dos eventos mais explosivos e inesperados do k-pop em um bom tempo, ao invés de eu ter que noticiar algum disband ou algum escândalo estúpido em que alguma gostosa de 25 anos é acusada de ser lolita, eu finalmente poderei noticiar algo POSITIVO acontecendo a um idol pra variar. No caso, após sofrerem as consequências de seu forjado escândalo de bullying por fucking. cinco. anos, T-ARA finalmente poderá descansar em paz, sabendo que a verdade foi revelada. Mas por mais que eu esteja me coçando aqui pra chegar logo nas partes suculentas em que T-ARA é inocentado, sinto que tem muita gente que só está começando no k-pop agora e realmente não entende tudo o que rolou em 2012. Já as Susanas Vieiras velhas de guerra, vocês que não tem paciência pra quem tá começando podem pular pro meio do post mesmo.

[2010: A adição de Hwayoung]

T-ARA havia debutado duas vezes em 2009 (sim, duas vezes. Para entender melhor a lambança, leiam aqui), e na segunda vez elas conseguiram um sucesso considerável. O grupo deslanchou comercialmente, e Jiyeon e Eunjung começaram a aparecer numa caralhada de dramas e CFs. T-ARA parecia completo pra qualquer um com olhos funcionais, mas Kim Kwang Soo, o sempre estável dono da MBK Entertainment (então CCM), decidiu que o grupo precisava de mais uma integrante mesmo sem ninguém ter saído do grupo. No caso, ele queria debutar logo uma das duas gêmeas trainees da agência (que coincidentemente são filhas de um amigo pessoal dele), e optou por debutar Ryu Hyoyoung no T-ARA. Mas Hyoyoung decidiu que a vaga deveria ir pra sua irmã gêmea Hwayoung, preferindo então tomar uma vaga em Co-Ed School e, posteriormente, em F-ve Girls (hahahahaha, essa se fodeu com DOIS disbandments no cu).

os clones fajutos de Park Shin Hye

Hwayoung então entrou no grupo no fim de 2010… Pra ser uma sub rapper. Sim, ela nem sequer entrou no grupo pra fortalecer a vocal line ou a visual line, visto que todas essas áreas estavam bem cobertas (nem é a toa as pessoas especularem que ela debutou por QI, né?). Hwayoung entrou pra fazer número e cagar em cima de clássicos irretocáveis com seus dois versos obrigatórios de rap merdavilhoso, tipo o atemporal “eu curto curto isso, curto curto aquilo, eu curto isso, curto aquilo YEAH!”:

Hwayoung foi adicionada a um grupo já popular e estabelecido, que já havia encontrado sua voz e lançado sete singles e um LP. Dá pra dizer com um certo grau de segurança que ter perdido o período nugu de dureza e vacas magras de T-ARA fez mal pra Hwayoung, visto que as tomadas no cu quando se está começando ajudam a criar laços, formar o caráter de alguém e desenvolvem uma carapaça dura pra lidar com horas má dormidas, hora extra, prazos, enrabada de chefe… T-ARA aprendeu a lidar com isso em 2009-2010, e só depois que elas já haviam entrado em seu período de bonança e vacas gordas, Hwayoung foi adicionada ao grupo.

Eu não sei vocês, mas eu consigo ver como isso pode ter sido frustrante pras outras seis, que já estavam em sincronia e acostumadas à extenuante rotina idol. Ter que esperar alguém pegar o ritmo pode ser irritante, ainda mais alguém que entrou no seu trabalho por QI e contra a sua vontade. Principalmente quando existem tantas evidências posteriores de que Hwayoung era enjoada e não uma pessoa fácil de se lidar (o mínimo que se espera de alguém entrando tardiamente num projeto já em andamento).

[2011: Ápice comercial e mensagem secreta no Nate Pann]

T-ARA teve em 2011 um ótimo ano. O grupo teve um debut bem sucedido no Japão com dois singles (um deles pegando primeiro lugar na ORICON), além de mais quatro singles coreanos, entre eles a Roly Poly ali de cima, que teve a honra de ser a música mais vendida de 2011 (sim, não foi I Am The Best, nem The Boys nem Step). T-ARA havia entrado na mesma esfera de grupos feito KARA, 2NE1 e SNSD, e por conta dessa escalada vertiginosa, muitos acreditavam que elas até mesmo passariam os dois primeiros para se tornar o segundo maior girlgroup coreano (primeiro é SNSD, né?).

Mas nos bastidores, ao que tudo indica, as coisas não estavam indo muito bem. Como vocês podem ver num post de Hwayoung (“Suk Ryu”) no fórum virtual Nate Pann em novembro:

Olá.

Ultimamente eu venho contemplando se devo postar isso ou não, mas eu decidi escrever algumas coisas… o grupo em que eu estou, esse é um grupo tão conhecido que todos saberão qual é só de eu revelar sua sigla inicial. Eu sou uma integrante nova, então tudo tem sido bem desconfortável. Eu sou muito tímida, e eu sinto dificuldades em me aproximar das outras com facilidade. É por essas razões que eu sinto que estou me tornando uma pária.

Sinto que as integrantes originais devem ter se oposto veementemente à minha inclusão no grupo… eu sou tratada como invisível no dormitório. Mas quando as câmeras estão filmando, elas aparecem de repente sorrindo ao meu lado e me abraçando. Mas quando estamos praticando, eu sinto que vou morrer. Se eu faço qualquer pequeno erro, eu acabo sendo criticada com olhares e palavras secas, coisas como “você não consegue sequer fazer isso?”.

Até mesmo neste exato instante, eu estou sozinha em casa. Todas foram no Pão de Açúcar e me deixaram aqui. Elas voltarão em algumas horas, mas a vontade é abandonar minha carreira como cantora e sumir. Entretanto, este é o rumo que eu escolhi quando eu decidi me juntar ao grupo, então é difícil fazê-lo.

Eu me sinto um pouco melhor após escrever isso.

Obrigada.

De todas as evidências de bullying coletadas por internautas em julho do ano seguinte, essa mensagem aqui é a única que de fato soa crível. Primeiro porque saiu da boca da própria Hwayoung (a usuária se identificava pelo sobrenome dela, Ryu, e todo o resto checa), e segundo porque foi feita em âmbito privado. Ninguém vai bullyar ninguém em frente às câmeras, mas foi justamente em momentos frente às câmeras que os internautas haters procuraram suas principais evidências pra formar o caso de bullying. PORQUE ELES SÃO BURROS.

perguntem pra Sulli

Mas antes de entrar no circo netizen, vamos comentar o post de Hwayoung: eu não duvido de nada que foi dito aí. Acho sim que as outras eram frias com ela, não chamavam ela pra almoçar ou ir no açougue e não adicionaram Hwayoung no grupinho secreto de zapzap. Mas a questão é: elas não são obrigadas a fazer isso. Ser idol é um trabalho. E ninguém é obrigado a virar BFF de colega de trabalho. Mas é essa a imagem que elas são forçadas a passar em público pra manter a magia de fã, vide elas abraçando Hwayoung em público. Isso são as minas trabalhando, ponto. Mas eu consigo ver como pra alguém que não está no círculo interno das migas, isso possa parecer falso pra caralho, mesmo sendo puro profissionalismo.

vocês acham por exemplo que todas as Cosmic Girls são misgas? Aposto que elas nem devem lembrar o sobrenome de metade das outras integrantes. Mas em público elas obviamente não vão transparecer isso, né?

Outro ponto interessante é que o máximo de mal estar que Hwayoung alega ter sofrido são comentários secos e frieza, sintomas de exclusão, não de bullying. Existe uma diferença aí. Se ela de fato estivesse sofrendo bullying, se estivessem maltratando ela, acredito com certo grau de certeza que Hwayoung mencionaria isso nesse post, não? Mas ela não o fez. O que pra mim é um sinal de que ela não sofreu muito mais do que isso.

[2012: OT9 e a implosão]

Em 2012, Kim Kwang Soo resolveu sabe-se lá por que que T-ARA iria passar a ser um grupo de nove integrantes, provavelmente pra competir com as divine nine. Com isso, novas integrantes foram reveladas, Dani e Ahreum. A primeira tinha apenas catorze anos na época do anúncio, então não iria debutar de imediato, mas a segunda, com dezoito, entrou em T-ARA imediatamente.

Dani e Ahreum

Ahreum entrou no grupo e as oito lançaram Day By Day, um dos singles mais icônicos do grupo até hoje, e que varreu o chão com Criminal da Britney. No período de divulgação do single, Hwayoung torceu seu pé, e passou julho de 2012 inteiro andando de um lado pro outro de maneira dramática. Tinha hora que ela estava de cadeira de rodas…

…tinha hora em que ela estava de muletas…

…e ainda tinham horas em que ela precisava de apoio dos agentes da MBK pra se mover…

…só um pouco inconstante, né? Ainda mais que ela foi vista andando com ajuda primeiro e de cadeira de rodas depois. Hahahahahaha, sério. A safada tendo dificuldade pra andar por conta de uma lesão, mas estando DE TÊNIS ao invés de uma bota ortopédica ou algo similar. Maravilhosa. Enfim, continuando: aqui está T-ARA se apresentando em 23 de julho de 2012 no Music Core, dois dias antes do épico escândalo de bullying começar:

Notem que Hwayoung tá de boas, se apresentando tão preguiçosamente quanto todas as outras. Mas aparentemente isso tudo é loucura nossa, porque no dia seguinte, 24 de julho, em que as oito tinham um treinamento de coreografia pros shows japoneses delas no Nippon Budokkan dia 25 e 26, HWAYOUNG NÃO APARECEU, por conta da mítica perna acidentada que vai-e-vem. As seis originais, Ahreum e o time por trás de T-ARA então tiveram de reestruturar toda a coreografia pro show inteiro em cima da hora, o que obviamente enfureceu a todos. No fim das contas, Hwayoung participou dos shows apenas pra cantar “Day By Day”, o lead single atual delas, com todas as outras tendo que se virar com as coreografias revisadas boladas no dia 24 pelo resto do show inteiro. E é aí que a cagada começa: cinco das sete integrantes (todas tirando Ahreum e Qri), foram ao twitter depois dos shows debochar de Hwayoung por ela ter faltado e fodido tudo numa apresentação em uma arena pra QUINZE MIL PESSOAS:

Hyomin: “As diferenças nos níveis de determinação. Nos deixe ter mais determinação. HWAITING!!1”
Jiyeon: “Lacrou,miga. Bato palmas pra atriz genial”

A mídia coreana que não é boba nem nada, logo pegou os tweets e transformou em notícia, especulando que o grupo estava se referindo a Hwayoung. E aí começou o efeito bola de neve, com Hwayoung e sua irmã Hyoyoung twittando de volta insinuando que elas estariam sendo forçadas a lidar com “pessoas ruins”:

Hwayoung: “eu só tenho você, mana;_;”
Hyoyoung: “ter um rostinho bonito não importa se o seu coração é maligno. Quem está sofrendo não é considerado humano? Estou sofrendo. QUERO CHORAR. Vamos continuar a treinar duro, miga”

E aí na cabeça dos internautas estava formado o circo que confirmava a existência de um caso de bullying. Internautas começaram então uma verdadeira caça às bruxas, indo atrás de evidências que pudessem comprovar as suposições que eles estavam tendo a partir das twittadas vagas. As evidências incluíram:

A participação de T-ARA num gameshow japonês, em que Hwayoung estava no time perdedor, logo, tomou um bolinho de arroz na fuça, cortesia de Eunjung (nada demais, considerando as loucuras que acontecem em gameshows japoneses)

A vez em que todas fizeram um “HWAITING!” coletivo e Hyomin acidentalmente enfiou a mão na cara de Hwayoung (o único bullying aí é do stylist delas com Hyomin e Jiyeon, que cabelos são esses?).

A vez em que elas fizeram um “toca aqui!” coletivo e Jiyeon não viu Hwayoung.

A vez em que Boram QUEBROU o guarda-chuva dela (sim, é isso que os internautas conseguiram extrair dessa cena em que Boram auxilia Hwayoung com seu guarda-chuva já quebrado).

E claro, a vez em que Jiyeon deu um tapa na cara de Hwayoung. AH, RISOS. Espera. Isso nunca aconteceu, foi só um boato comprovadamente falso iniciado por um hater se passando por backup dancer de T-ARA. Malzaew. Mas é que como o allkpop, netizenbuzz e nate/naver relataram, obviamente aconteceu, né? Afinal, é só enfiar um ponto de interrogação após a especulação sem evidências que o veículo midiático é totalmente eximido de responsabilidade pelo conteúdo veiculado. Tipo:

“W-DRAGON tentou se promover no AsianMixtape sem a permissão de Bruno-sunbae?”

Além de todas essas imagens ABSURDAS, os internautas também encontraram o post que Hwayoung havia feito sob um pseudônimo em novembro de 2011, de fato a única evidência aceitável em meio a toda a bobagem que eles coletaram. E a única evidência em que não se vê bullying, apenas exclusão. Então é claro que a postagem de Hwayoung nunca recebeu grande relevância, visto que não é VISUAL feito um monte de fotos fora de contexto.

Lembrando: todo esse circo aconteceu entre os dias 26 e 29 de julho. No dia 29, um fancafé chamado T-JINYO (“Exigimos a verdade de T-ARA”), já continha CENTO E SESSENTA MIL membros. E, no dia seguinte, eles já tinham uma petição com SETENTA MIL ASSINATURAS exigindo o fim do grupo. Frisando de novo: não passou uma semana desde os tweets contra Hwayoung, e não há nenhuma evidência real confirmando bullying (isso porque nem mesmo a postagem de Hwayoung em 2011 foi admitida como verdadeira por nenhuma das partes). Não há nada factual, não há recibos, não HÁ PORRA NENHUMA QUE CONFIRME A EXISTÊNCIA DE BULLYING TIRANDO AS FOTOS RISÍVEIS ALI EM CIMA. Mas não importou. A merda estava feita.

[2012: A expulsão]

No dia 30 de julho, cinco dias após as fatídicas twittadas, Kim Kwang Soo foi a público revelar que o contrato de Hwayoung com a MBK havia sido anulado, e que ela não fazia mais parte do grupo. Kwang Soo entretanto frisou que não havia relação entre as alegações de bullying e a expulsão, algo que na época parecia piada, mas que HOJE faz todo o sentido. Claro que as gêmeas começaram a chorar as pitangas no twitter, e no mesmo dia apresentações do grupo foram canceladas pelos organizadores e empresas começaram a tirar do ar propagandas com T-ARA. Eunjung principalmente se fodeu, visto que ela estava em um dorama no We Got Married na época, e pessoas exigiam a saída dela de ambos os programas.

Só no dia 30 o fancafé T-JINYO ja estava com mais de 230 mil membros. Enquanto isso, o maior fancafé pró-T-ARA anunciou seu encerramento para o dia 15 de agosto. Como vocês podem ver, a popularidade e a imagem de T-ARA foram prejudicadas para. todo. o. sempre. E a MBK curiosamente nunca se pronunciou sobre o escândalo, silenciosamente cancelando a adição de Dani ao grupo e tirando Ahreum do T-ARA no ano seguinte. O silêncio era algo que não fazia sentido algum… ATÉ.AGORA.

[2017: Incrível revelação]

Nos anos seguintes ao escândalo, internautas continuaram a tratar T-ARA como bullies diabólicas, até mesmo acusando-as de serem responsáveis pela saída de Ahreum do grupo, quando qualquer pessoa de 18 anos na situação de Ahreum também não iria aguentar a pressão de ser odiada por algo que ocorreu quando ela nem estava no grupo. Não importou pra netizens, que continuaram a especular que Ahreum havia sido bullyada até sair do grupo, mesmo T-ARA mantendo relações amigáveis com Ahreum pós-saída quando ela estava claramente possuída por um fantasma vingativo satânico de franquia capenga de terror japonês:

quem é Sulli na fila do pão? Ahreum visionária

Anos se passaram desde o escândalo, e T-ARA virou assunto do passado. Isso quando Hwayoung não aparece em algum programa de TV pra dizer frases de efeito vagas sem explicar ao certo o que aconteceu, mantendo uma imagem de vítima que superou um trauma, coisa que ela resolveu fazer DE NOVO esta semana com sua irmã à tiracolo, no programa de táxi em que o Luciano Huck anda de carro entrevistando as pessoas.

Nessa altura do campeonato, considerando o completo silêncio e a atitude permissiva da MBK, Hwayoung provavelmente achou que não ia pegar nada dar aquela carteirada de vítima de bullying pela enésima vez dizendo coisas como “o que ocorreu foi o tipo de coisa que acontece entre mulheres”, enquanto olha para o horizonte com olhar marejado e compenetrado. SÓ QUE ELA ESTAVA ENGANADA. Porque a MBK pode sim querer ficar caladinha, mas isso não impede ex-funcionários da mesma de brotarem do chão de saco cheio da vitimização toda e jogar merda no ventilador. Por isso ela não esperava.

Um ex-membro de staff de T-ARA assistiu ao dramalhão das gêmeas chorando no quadro do Huck e não conseguiu aguentar ver as mesmas insinuações de bullying de novo e de novo. A pessoa então se mostrou extremamente safada, organizada e premeditada, ao tirar do rego prints de celular de CINCO ANOS ATRÁS em que a gêmea Hyoyoung tem uma conversa super amigável com a novata Ahreum. Basicamente uma prova de que o ex-staff de fato fazia parte da CCM/MBK e sabe do que está falando:

Hyoyoung: Ahreum, é a Hyoyoung aqui.
Ahreum: Oi, querida!
Hyoyoung: Ahreum, você tem que ser grata e agradecer as pessoas quando elas se importam com você. Se você não quer tomar uma sova, aja de acordo, porque o boca-a-boca viaja rápido. Não fofoque e seja ordinária. Eu estou putíssima agora, então é melhor você não aparecer na minha frente, ok? =)
Hyoyoung: Se eu entendi algo errado, você quer me encontrar ou conversar? Ou você quer se desculpar agora??
Ahreum: Eu não sei do que você está falando, mas podemos nos encontrar sim. Nunca fiz nada pra ouvir umas merdas escrotas dessas.
Hyoyoung: SUMA, GATA.
Hyoyoung: Eu vou te encher de porrada no Music Bank, aguarde pacientemente.
Hyoyoung: Eu vou filetar a sua cara e você não vai poder aparecer na TV.
Hyoyoung: kkkkkkk, aguarde afetuosamente.
Hyoyoung: Eu não vou ser uma cantora mesmo, então só aguarde. Cadelas só aprendem quando tomam uma sova.
Hyoyoung: Puta burra, espera só até eu te encontrar.
Hyoyoung: Sua x-9!!1″

HAHAHAAHAHAHAHAH, pelo visto Hyoyoung e Hwayoung perderam uma chance mágica de aparecer em Bad Girls Club Twisted Sisters, porque isso aí tá bem no nível do programa. Ahein. O ex-staff, após trazer esses prints maravilhosos e que deram credibilidade a seu discurso, narrou tudo o que aconteceu nos bastidores até o escândalo explodir:

1) Hwayoung torceu o tornozelo no Music Core no dia 23 de julho. Ela foi ao hospital fazer exames e raio-x, e os médicos disseram não haver nada errado com ela.

2) No dia 24 de julho, o responsável por Hwayoung foi buscá-la em casa pra levá-la até o aeroporto, pro show japonês, e ela saiu de lá com uma bota ortopédica, mesmo após médicos informarem que não havia nada de errado com ela. Hwayoung explicou então que foi atrás de uma segunda opinião com seu pai, e lá ela recebeu a bota. Hwayoung entrou no carro e lá mesmo tirou a bota, alegando conseguir andar. Chegando no aeroporto, ela fez seu agente procurar uma cadeira de rodas pra ela ser carregada pelo aeroporto, tornando-se o assunto mais comentado do naver naquele dia. Resumindo: ela estava fingindo estar machucada pra poder bolar compromissos e se fazer de vítima.

3) Quando eles chegaram no Japão, Hwayoung ainda reclamava de dor, e eles foram no hospital DE NOVO, e mais uma vez ela foi liberada. Hwayoung ainda assim queria uma cadeira de rodas, e ao invés de se dirigir ao Nippon Budokan pra treinar com as outras, ELA FOI EM UMA MANICURE. Ela nem se deu ao trabalho de ir ao Budokan se desculpar com as outras, o que explica a fúria delas.

4) No dia 25 de julho, Hyomin fez seu tweet-deboche sobre determinação, e Jiyeon respondeu aplaudindo a “atriz genial” (no caso, Hwayoung fingindo estar ferida). Claro que elas estavam erradas de fazer isso publicamente, visto que ninguém mais saberia dos bastidores e que elas tinham razão pra reclamar.

5) Voltando pra Coreia dos shows, as T-ARA quiseram se desculpar pelo ocorrido, mas Hwayoung não queria conversa. Depois disso, até mesmo Ahreum, que havia acabado de entrar no grupo, ficou contra Hwayoung (o que considerando a ética coreana, deve ter insultado Hwayoung, visto que ela tinha mais tempo de casa no grupo e ambas deveriam ter uma relação sunbae/hoobae). Foi aí que a gêmea má entrou com suas mensagens pra cima de Ahreum.

6) Ahreum, muita esperta, ao invés de lidar com as gêmeas, foi até as originais explicar o que estava acontecendo e tudo subiu na hierarquia da MBK até chegar nas chefias, que decidiram que Hwayoung estava causando problemas demais e resolveram eliminá-la do grupo.

7) A MBK nunca se deu ao trabalho de explicar nada do ocorrido porque eles teriam que obrigatoriamente envolver Hyoyoung na história, e isso iria prejudicar não apenas a imagem de T-ARA, mas também a das F-ve Girls, grupo de Hyoyoung. A agência então achou mais prudente simplesmente enterrar a história e nunca se pronunciar sobre isso.

Ufa. O ex-staff disse que só está revelando tudo isso agora porque NÃO AGUENTA MAIS ver as gêmeas se fazendo de vítimas, e resolveu revelar tudo agora que ele não tem o ban da MBK impedindo-o de falar. O mais chocante é que todo mundo começou a simplesmente CONFIRMAR tudo, inclusive a agência de atores em que Hyoyoung está hoje. Tudo bem que eles alegaram que ela ameaçou filetar Ahreum por ser imatura e inexperiente, tentando desconversar e diminuir a importância dos prints pra manter seu ato vivo e prolífico. Mas isso não explica ela em 2017 estar se vitimizando com a irmã, né? Após a agência de Hyoyoung confirmar, Ahreum veio dando a voadora final e confirmou do seu lado que era tudo verdade:

Sinto saudades, unnies! Protegerei T-ARA mesmo hoje. E a mim mesma também, não se preocupem!

E aí até mesmo a ex-futura-T-ARA Dani entrou pra congratular T-ARA direto do porão da MBK:

TÔ TORCENDO MUITO! Rezando pra vocês terem sucesso de novo!

Pra fechar, a própria MBK veio a público confirmar que tudo era verdade, mas que eles estão absolutamente over it após tanto tempo, que agora eles não trabalham mais com Coreia e são urban conceituais na China. Com isso, encerrou-se a maior caça às bruxas da história do kpop!!1 UHUL!!1

Agora, o meu pitaco: O escândalo de T-ARA sempre foi muito interessante pra mim. Por conta dele eu pude realmente ver a internet se movendo em massa sem rumo e genuinamente destruindo vidas (algo que hoje em dia com o povo lacrante agressivo de um lado e anarcocapitalistas loucos de outro, se tornou corriqueiro, mas na época não era). Até aquele momento, eu via capope como um mundo de glamour, luxo e luzes coloridas piscantes. Foi a partir daí que eu comecei a ver o lado sombrio do k-pop, contratos escravos, sexismo, pobreza, exploração de menores e todo o resto. T-ARA foi o pontapé inicial que me iniciou na deep web capopeira, e ver agora tudo ser resolvido é um alívio.

Sabendo agora realmente tudo o que aconteceu, dá pra formar uma opinião embasada sobre o escândalo. Eu não vou julgar as falcatruas passadas das gêmeas, não vou julgar T-ARA dando gelinho ao não chamar a outra pra comer um mcflurry e debochando dela no twitter, todo mundo erra e é imaturo em algum ponto da vida. Eu mesmo já estive em situação parecida no passado (de ambos os lados em momentos diferentes, btw), então sinto que consigo entender bem ambas as partes sem julgamento ou achar que existe alguém certo ou errado no que aconteceu em 2012… mas eu me sinto no direito de julgar sim as duas gêmeas ainda se fazerem de vítima hoje. Porque isso é a dupla querendo fazer carreira em cima da percepção errônea do público, o que pra mim é desonesto e babaca da parte delas.

Agora todo mundo está tripudiando em cima das duas e celebrando a vitória de T-ARA, na Coreia inclusive deve ter um monte de gente com memória curta que desceu o cacete em T-ARA em 2012 sem provas e agora está comemorando que justiça foi feita. Isso enquanto outras pessoas se recusam a acreditar nessas novas evidências e continuam a acreditar no bullying e ponto. No mundo de pós-verdade em que vivemos, evidências e a fatos não conseguem competir com uma narrativa atraente. Então pra quem gosta de pensar em T-ARA como vilãs, prova nenhuma vai mudar isso. Essas pessoas só vão ignorar essas evidências e continuar acreditando que Boram quebrou o guarda-chuva de Hwayoung, porque isso é mais atraente. T-ARA infelizmente não voltará a ser popular por conta da resolução desse caso, esse bonde já passou. Mas agora se alguém quiser saber a verdade, nem precisará ligar 2+2, a resolução está mastigada online, basta googlear. Pensar o contrário agora é só teimosia e burrice.

quando eu atualizar essa bosta, troco a imagem aqui

PS.: Não vou falar do Hwayoung do BOYS24 porque honestamente, quem não sente nojinho de fã de kpop?

Anúncios

255 comentários em “DOSSIÊ T-ARA: Um histórico da caça às bruxas mais icônica do k-pop

  1. Ah, ainda bem que eu já havia pesquisado sobre o comportamento doentio estilo Oriente Médio da sociedade coreana. Extremamente hipócrita, diga-se de passagem. Eles adoram levantar a plaquinha “cultura” para justificar uma frase inócua como “Você deveria se matar”, por exemplo. Sei que nem todos são assim, falo de grosso modo mesmo e da minha percepção já que convivo com depressão e ansiedade faz 15 anos: Gente doente se reconhece de longe.

    1. P.S.: KyoCchi, já revirei esse gravatar e não consigo achar uma forma de te responder. Não tem a opção responder e seu comentário só aparece no meu e-mail. Bizarro…

  2. Agora que já comentei sobre o post, queria aproveitar e pedir uma ajudinha. O Bruno comentou esses dias sobre Golden Tambourine e eu estou a tempos procurando esse negocio pra assistir, nem preciso justificar o porquê né… Mas não acho online/pra download com sub – em eng claro, porque se não acho nem isso imagine em pt-br… Salva eu Bruno-senpai

  3. Desde de que a Hwa’s Tour começou eu vinha secretamente aqui no site esperando alguma nota. E você arrasou!!!!!!!!!
    T-Ara sempre foi o meu grupo favorito desde que comecei no Capópi (em 2012). Eu sempre acreditei na inocência das meninas e sempre me questionei o porquê do KKS nunca falar uma palavra sobre o escândalo.
    Eu espero que os coreanos apoiem o solo da Jiyeon que daqui a pouco vai sair. E que ela consiga ao menos um win.

    Já estou torcendo por uma farofa master chamada “Hero” feat. Ahreum.

  4. Esse texto ficou muito bom,superou até o da Tzuyu,ri demais com as conversas do wpp oemakamakmakwm!
    Fico feliz que a justiça foi feita,me doia muito ver t-ara levando as consequências de uma coisa que elas não fizeram,Hwayoung e a irmã me assustam muito,a pessoa chegar ao ponto de ir chorae cara numa historia falsa pra se fazer de vitima olha,merecem sim as criticas que estão recebendo agora,t-ara aguentou muito mais nos últimos 5 anos.
    Depois disso tudo,espero ver mais coisas vazadas de historias mal contadas de outros grupos tbm,esse lado escuro do kpop tbm sempre me atraiu,mentiras,manipulação,parece uma serie de suspense interminavel,espero que t-ara consiga fazer um comeback com maior apoio do publico coreano agora,n to esperando a nação inteira voltar a amar elas mas espero q eles tomem vergonha na cara e deêm uma chance pra elas agora que sabem a verdade.

  5. AHHH, que post maravilhoso! ❤
    É uma pena que a resolução desse caso tenha vindo uma hora dessas, já que não existe mais chances do T-ARA se reerguer na Coréia. Mas seria muito legal se algum programa as chamassem pra falar sobre essa reviravolta como uma forma de desculpa, mas conhecendo um pouco dos coreanos, eu acho quase impossível.
    Quem sabe um dia alguém consiga provar DE FATO o que aconteceu pra Jessica sair repentinamente do SNSD e parem de colocar a culpa na Taeyeon "pq elas eram melhores amigas até 2011 e depois se afastaram e blá blá blá", pq deve ter mais coisa podre nessa história.

    1. Não esqueça também a história da suposta gravidez da Hyuna ter sido o motivo pra saída dela das Wonder Girls…

      (se bem que nesse caso, pelo menos não teve treta pública entre as integrantes; já vi as Wonder Girls várias vezes elogiando a Hyuna e vice-versa – mas, por outro lado, a possibilidade de um aborto é algo muito mais pesado do que a de bullying…)

      1. Ah é, e tem ainda o mistério sobre o verdadeiro motivo pra saída do/a Ladybeard do LADYBABY (se bem que aí já é assunto do j-pop, não k-pop)!

    2. Eu como fã das SNSD, li os perfis das meninas e tudo leva à conclusão de que a Sica era a vagabunda do grupo, não fazia porra nenhuma, e enquanto as meninas limpavam bagunça por causa de máquina de lavar que quebrou, Jessica, como uma boa “princesa do gelo”, só dormia. Se foi armado ou não, as SNSD até que tem razão pra ter tirado a Sica do grupo. Mas ainda assim, acho que elas mantem uma certa amizade, já vi gente comentando que as SNSD até usam algumas coisas da grife da Jessica… Mas enfim, só o tempo dirá.

  6. Adorei as traduções das mensagens e dos twittes, muito bom kkkkk

    Nunca gostei e continuo não gostando de T-ara, mas nada a ver com esse dramalhão todo,só não consigo simpatizar com essa má vontade habitual delas. Ver live delas me deixa irritada com a falta de interesse na coreografia… mas independente disso, estou feliz por tudo ter sido esclarecido.
    Que elas voltem com o pá na porta e de voadora nesses coreanos hipócritas.

    Alias, que empresa babaca, deixando o proprio grupo arder pra não prejudicar as gêmeas.
    Enfim, hwaiting

  7. Estava lendo de boas… mas chegou o gif do Siwon! HAHAHAHAHAHAHAHAHHA ❤ eu comecei a rir tanto, que perdi até o foco. Melhor gif da internet. ❤

    EU CONFESSO QUE FUI UMA DESSAS PESSOAS QUE EM 2012 ACHOU QUE O BULLYING REALMENTE ACONTECEU E QUE DESEJAVA A MORTE DE JIYEON!!! @_@
    Porém, nunca deixei de amar o T-ara, então fui aceitando calmamente esse escândalo. Confesso que quando aparecia a Jiyeon nos mvs, eu tinha receio dela por causa do suposto tapa. Mas isso tudo mudou quando ela lançou Nébo Ébó! ESTAVA GOSTOSA AO EXTREMO, QUE EU FIZ QUESTÃO DE DEIXAR O HATE DE LADO E CONTEMPLAR ESSA DIVINDADE DE MOLIER! Hoje eu ficaria honrado em levar uma sova dela na cara. @_@

    Enfim, outro post icônico. Já é top 3 com o post da Younji fode garotos, e o da
    Tzuyu taiwanesa/chinesa. MEUS PARABÉNS BRUNO! /O/

    1. eu errei, nao é o post da Youngji fode garotos. É um que tem um monte desses gifs do Siwon. Viagei. @_@ Aliás, que post era aquele??? Quero ler de novo…

        1. Obrigadooo :v adorei reler.
          Aliás se situação dos professores já era ruins… to mega triste e desanimado com essa reforma do ensino médio. Poxa vida, estou me formando em Licenciatura em História, e agora o governo diz que História será opcional. @_@
          “O GOVERNO NÃO PODE DAR EDUCAÇÃO, PORQUE A EDUCAÇÃO DERRUBA O GOVERNO!”

        1. Eu também não.

          Mas depois de ler ele, fico pensando se ela não tem aquele transtorno mental onde a pessoa sempre se vê feia, mesmo que todas as pessoas no mundo digam que ela é bonita. Se tiver, ela precisa de tratamento…

          Agora, se for como no caso da Gretchen, em que AGORA SIM ela se acha bonita (mesmo que o resto do mundo ache o contrário), então BOM pra ela (com o perdão pelo trocadilho).

  8. “No mundo de pós-verdade em que vivemos, evidências e a fatos não conseguem competir com uma narrativa atraente.” Isso me lembrou demais o caso do O.J. Simpson, que contam em American Crime Story.
    Puta post, nada mais a declarar.

    1. caso do O.J. Simpson foi pioneiro nisso, mas essa coisa de narrativa X verdade tem ganhado cada vez mais força nos ultimos anos (vide o impeachment da Dilma, vitória do Trump, etc, eventos que ganharam apoio público massivo muitas vezes baseados em notícias falsas compartilhadas em facebook e tal).

  9. Vcs já pararam para pensar que a Hwayoung se sente realmente a vítima nessa história? Que ela não esteja fingindo, mas que sinta que realmente tenha sido a parte que sempre perdeu na treta toda, a pessoa que mais sofreu injustiça, tanto por parte das outras membros do T-ARA, quanto do CEO?

    Tipo, eu entendo que ela desgraçou a história do grupo, essa é a minha interpretação do caso (como de muita gente aqui), mas não sei como ela vê toda essa história, não sei o que se passa na cabeça dela. E quando ela falava da história toda até o episódio do táxi, talvez ela não falasse do jeito falsianinha pra se passar de vítima, mas ela acreditava de verdade que era a vítima!!

    Obs.: não sei se ficou claro o que eu quis colocar aqui, mas é isso, tentei. O que vale é o que importa, né? Haahahah
    Obs2.: se alguém já se perguntou isso por aqui, desculpa estar repetindo o assunto, até agora são 117 comentários e não li todos (por preguiça mesmo, confesso),

    1. “Vcs já pararam para pensar que a Hwayoung se sente realmente a vítima nessa história?”

      Poderia até ser se a história parasse nos posts e declarações… Mas e a história da cadeira de rodas, dos hospitais, apresentações, como explicar?
      Não é vitismo, é filha da putagem mesmo.

    2. Teve uma mitomaníaca chamada Hong Ha Hye que se dizia prima dela e a Hwayoung nunca a desmentiu e deixou que ela continuasse espalhando mentiras sobre T-ara que eram usadas como “evidência”. http://www.allkpop.com/article/2014/04/woman-claiming-to-be-a-volunteer-diver-at-the-ferry-tragedy-scene-revealed-to-be-the-imposter-who-posed-as-hwayoungs-relative

      Ela nunca falou que as outras integrantes ficaram irritadas depois de saberem que ela foi fazer as unhas enquanto elas ficaram 8 horas refazendo a coreografia e queriam que ela ao menos desse uma satisfação. Nesses cinco anos Hwayoung sempre deu entrevistas sobre o escândalo, mas ela era sempre muito vaga sobre o que ocorreu. É irônico que uma pessoa que genuinamente acredita ser uma vítima omita tantas coisas convenientes a ela.

    3. Sim, seu ponto de vista faz muito sentido, é lógico que pra uma pessoa jovem, em desenvolvimento psicológico, e obviamente pouco preparada pra dura vida de idol, a “rejeição” e pouco empatia das colegas (que também tinham uma grande parcela de razão, e de ao mesmo de tempo de culpa perante a situação), é algo difícil de se suportar.

      Nós sempre somos os heróis da nossa própria história, e em caso de desentendimentos, sempre seremos vítimas, pela nossa ótica, isso é algo inerente ao ser humano.

      O problema é que nada disso justifica a postura dela ´perante a situação geral, ela NÃO DESMENTIU situações, que obviamente eram equívocos, ela simplesmente se calou e observou o “castelo ruir”, pequenas coisas fariam sim diferença.

      Por exemplo, essa hater do T-ARA, que que mais tarde se declarou fã da Hwayoung, ela se passou por dançarina do grupo em uma entrevista, dizendo coisas absurdas, que as meninas xingavam a outra de “nomes vulgares”, e que ELA VIU HWANYONG LEVANDO UM TAPA FORTE NA CARA, e que também viu as membros BATENDO NA PERNA MACHUCADA DA HWANYONG, e que era por isso e a mesma aparecia as vezes de muletas e as vezes de cadeira de rodas, por que as outras pioravam o machucado dela com agressões.

      Me explique, por que Hwayoung não desmentiu essa história macabra? que se provou mentira um tempo depois, mas logicamente não pela boca dela.

      É óbvio que foi por má índole, ela viu uma forma de vingança por ser preterida de atenção, deixar ir pra lama todo um grupo, e praticamente toda uma empresa, não foi o caso de “Ah mas ela ficou calada por medo, ou porque queria esquecer do assunto”.

      Não foi isso, além de usar as redes sociais pra fomentar seu vitimismo e também o ódio gratuito, ela sempre dava a entender que ficou com “traumas” e que era uma moça inocente que queria apenas amizade, ganhou a simpatia de toda uma massa acéfala de zumbis e escravos da ignorância, e até poucos dias atrás usava a história pra se autopromover, cinicamente, sabendo que quanto mais a história se consolidava como “verdade” pela repetição e vários anos de repercussão, menos a probabilidade da situação ser revertida.

      É o velho caso do ” Uma mentira repetida mil vezes, tornas-se verdade”

      Eu poderia muito bem, fazer jus aos meus anos de idade e maturidade nesse mundo sombrio, e dizer que entendo os dois lados e tals…mas quer saber? EU ESTOU AMANDO UMA PARTE DOS HATERS QUE A APOIAVAM SE VOLTAREM CONTRA ELA!!!!!!!! toda humilhação e ódio que os membros do T-ARA sofreram por meia década, jamais será expurgado, mas a Naja sentir o veneno que ela mesmo apurou…sendo inserido nas veias é ótimo.

      T-ARA sempre foi um dos meus grupos preferidos, pertence a parte que perdia somente para 2NE1 e Wonder Rainhas…mas esses grupos infelizmente não existem mais (mesmo sua obra sendo eterna), e não me afino grandemente pra nenhum ato novo, fora talvez G-FRIEND, então ver essa justiça por um grupo tão bom e que eu gosto tanto, no meio de disbands e escândalos, é um regojizo a alma.

      T-ARA foi a personificação do que é o kpop pra mim, se eu fosse descrever kpop em uma palavra seria “T-ARA”, as batidas, as farofas, até as midtempos, tudo grita kpop, não tinha a nojeira de “Ah mas nenhuma tem TALENTO VOCAL”, ou “essa coreografia é muito simples”, ou “Ah quanta plástica, são todas tiazonas, cadê a beleza natural?” ou ” ah mais o show delas é sem graça, não tem abs ou fogos de artifício, ou alguém fraturando um osso em alguma coreografia fisicamente impossível, ou flexionando a vagina pra virar fancam” era aquilo ali e pronto!

      O que importava era a música, a bateção de cabelo varrendo as folhas do quintal ou lavando louça, as farofas descompromissadas, músicas alegres, visuais bem elaborados (Day By Day jamais será superado), toda a luz e os cortes rápidos, o entretenimento válido, ou seja TUDO QUE FALTA NO KPOP HOJE!

      Eram bons tempos que INFELIZMENTE não voltam mais, pelo menos não pra Coreia @_@

    4. Eu penso o mesmo. Com certeza ela passos sim por maus momentos. Ela tinha sim razão até a página dois, mas essa razão se perdeu por conta da postura que ela teve. E na minha opinião, a irmã dela acabou por pegar nas dores da irmã e fez disso algo maior e pior.

  10. Uau esse post ta maravilhoso e ótimo, Bruno Oppa está de parabéns 😀
    PS:Amigos e Amigas do AM,venho por meio deste avisar lhes que Vespaquita(VULGO VULGAR) está passando por fases de mudanças, uma metamorfose em que deixarei de ser uma vespa para ser uma lagarta que irá florescer e desabrochar se transformando numa borboleta linda e mais madura,aguardem a mudança
    Ps²:Estou aceitando sugestões
    Ps³:estou oficialmente deixando o #TEAMVULGARES bjs

    1. ninguém te culpa, visto que no clipe só apareciam Jiyeon, Hyomin e Dani, né? :V

      E sim, é verdade. Sexy Love já estava gravada quando Day By Day foi lançada. Era pra faixa sair uma semana depois da expulsão, mas foi adiada pra setembro por conta do escândalo. @_@

  11. Conheci o kpop na época que essa treta estava rolando, mas fui me inteirar do assunto meses depois. Mas nunca acreditei que elas tivessem feito os bulliyngs com a Hwayoung, por que as coreaninhas são todas boazinhas, nunca que iriam fazer uma coisa dessa com a amiguinha, né gente? (No começo todo capopero é iludido).
    No fim estava certo, mas pelos motivos errados.
    T-NAJAS FIGHTING

  12. Aguardando pacientemente o retorno das cinzas de T-ARA.

    Não sei se alguém já panfletou isso

    Não é a melhor música do mês mas provavelmente é mais digno que muitos lançamentos de boybands ~que eu não acompanho , diga-se de passagem ~ em 2016

  13. Quando conheci o T-ara não acompanhava as integrantes e nem nada, mas me lembro que na época do tal bully com a menina da perna quebrada cheguei até a acreditar_ até porque na época eu não tinha computador e nem internet pra ficar caçando a fundo. Mas depois que ganhei meu notebook na época que a mina saiu passei a achar errado por nunca ter sido provado de fato
    E sem falar que não iria deixar de gostar das músicas delas só por elas serem bullinadoras malvadas né? E quando me aprofundei mais ainda na bomba passei a ver que tinha coisa ali. É chega 2017 e BAN! É tudo relevado e agora dou meu suspiro de alívio e vontade de esfregar isso na cara de outros que achamavam ela de bully e afins! 😙
    E essa sua tradução aí ficou ótima e deu até pra entender o contexto direito 😂😂😆 e sabe, elas pode até terem errado em ter mandado indireta no Twitter mas cara, eu já fiz isso e já passei por uma coisa dessas!

    Seria tão bom que elas fizessem um comeback farofa falando disso dai 😍🙌

  14. Acho engraçado porque tanto netizens coreanos quanto do resto do mundo esquecem que por trás de toda a imagem de irmãs e tals todos os membros de grupos estão TRABALHANDO, é claro que rola uma coisa profissional, e o caso da Hwayoung pra mim mostra o quanto a falta de profissionalismo pode acabar com carreiras, imagina se a Jessica, algum membro do SNSD ou até um ex-staff revelasse o que acontece com o SNSD? o mesmo pro EXO que são casos mais recentes… no do SNSD as meninas são profissionais, a Jessica mesmo falando sobre o grupo não vai expor nenhum membro se algo tiver acontecido, porque ela é profissional e sabe o que está fazendo. Cada vez mais vejo o quanto é arriscado debutar pirralhas… mas espero que quem esteja cuidando delas tenha a noção do quanto é perigoso se uma delas não entender a profissão e der chilique, como a Hwayoung.

    “Foi a partir daí que eu comecei a ver o lado sombrio do k-pop, contratos escravos, sexismo, pobreza, exploração de menores e todo o resto” eu sinto a mesma coisa, conheci K-Pop MUITO novinha, e achava que era tudo flores e glamour, muito aegyo e etc. Hoje minha visão pro K-Pop aumentou muito, queria ter tido essa noção antes quando comecei a acompanhar a BoA, tenho um dvd dela que mostra ela CRIANÇA em programas musicais e fazendo cfs, gente uma criança… e hoje vendo mais crianças debutando/aparecendo em programas coreanos fico me lembrando do passado e pensando se algo mudou ou se ainda tratam elas do mesmo jeito… enfim, acho que com o poder da internet hoje em dia de duas uma, ou os coreanos estão sendo mais discretos ou realmente algo mudou pra melhor no meio.

    1. not day já lançou?? Deus eu n to sabendo de nada @_@
      eu estava preparadíssima pra vir aqui e falar que achei isso bem qualquer coisa não muito memorável mas no primeiro refrão até o final da música eu já tinha gostado dessa coisa,e espero que muito de vcs tenham gostado tbm pq eu n quero ficar no sozinha no meio das armys então pf gostem dessa música :v

    2. Olha, eu sei que aqui tem muitos simpatizantes do BTS, muito por conta da lavagem cerebral que as ARMYS fazem com as pessoas nas redes sociais, de que BTS é a melhor coisa do kpop blá blá blá…daí por conta da repetição e spaneamento, meio que lobotomiza as pessoas que acabam aceitando isso como verdade.

      Talvez por isso, muitos aqui vão querer obliterar minha existência na terra…mas eu acabei de conversar com um amigo meu, que é uma pessoa extremamente neutra, e agora que assisti o mv eu meio que concordo com que ele disse:

      “Isso dai está para BIGBANG como BOMBAYA estava para 2ne1, isso poderia ser cantando facilmente por BIGBANG sem nenhum problema, a questão é que se essa musica fosse de fato do BIGBANG, praticamente todo mundo ia tá criticando por ela ser longa, repetitiva e pendante, como é dos boy da “modinha” é quase unanime que é uma faixa agradável e leve, bem feira e de bom gosto”

      Enfim, eu e ele podemos só ser rabugentos e a musica pode realmente ser boa né? Ou o fato de eu ter passado os últimos dias só ouvindo REBOOT, pra superar o fim das maravilhosas, pode ter destreinado meus ouvidos pras outras coisas….só o tempo dirá.

      1. Eu vejo mais Block B lançando essa coisa ai, ainda mais se você pegar de base o pre-release que eles lançaram ano passado antes do comeback verdadeiro, mas também consigo ver BIGBANG cantando isso.

        1. KkkkkkKkkkkk tudo é uma faca de dois gumes.

          PS: O primeiro paragrafo é 100% deboche, pelo amor gente, não me escranzinem eu tenho dois cachorros pra sustentar kkkkkk

  15. Saiu comeback dos manos do BTS:

    Bem, achei a música boazinha, não é a oitava maravilha do mundo, mas não me faz querer dar um tiro na cabeça. Visualmente o MV tá bonito sim, o que mostra que a Big Hit tá ganhando uma graninha.
    Os meninos estão cada vez mais bonitos, mas o que passou de patinho feio para cisne é o Rap Monster. Para quem era considerado um dos idols mais feios da Coréia (eu acho ele bonitinho, poxa, mas aquela época de “Maria Catadora” deles não ajudava muito não), eu me surpreendo que eles não tenham mandado ele “ficar mais bonito naturalmente”.
    A música é boazinha, mas esquecível. Tô esperando a farofa que vai lançar dia 20. Tomara que não seja tipo Fire, e sim algo decente e que encontre a cura do câncer (ou seja nível farofão descompromissado do T-Ara).
    Pelo que eu vejo, a Big Hit parece ser uma empresa que trata um pouco melhor (não trabalho com eles para dizer se é verdade). Digo, Bang SiHyuk deixou ambos os rappers lançarem suas mixtapes, e ainda lançou videos. Eles sempre lançam pequenos videos e tem uma social media grande (o fato das armys serem sedentas pelos oppas ajuda). Big Hit conseguiu consolidar bem a marca BTS e é surpreendente que uma das boybands influentes seja de uma empresa pequena. O cara é bastante inteligente. Quando perguntaram se ele ia lançar o BTS no mercado americano (oi, JYP), ele disse que BTS ainda não estava preparado e está certo. Temos que acompanhar se BTS vai ser um Big Bang da vida ou um B.A.P, veremos.
    PS: Só eu que ouvi o Big Bang cantando essa música? Sério, talvez seja a sonoridade, mas eu consigo claramente ouvir os versos de rap do T.O.P na parte do Yoongi, o Taeyang com cara de sofrimento fazendo as partes do Taehyung. Estranho (Não me matem, armys).
    PS2: T-ara está de volta. Já quero farofão repleto de shade e as integrantes praticando bullying em algum mano fantasiado de animal referindo-se a HwaDEUS. Elas foram bullies em 5 anos, mais uma vez não vai matar.

    1. Not today ja saiu,só a música,claro,e é uma fire 2.0 só que boa e que te faz requebrar na primeira vez que escuta kkkk enfim,gostei demais de spring day,bem mais que not today 🙂

      1. BTS é consistente. Quer dizer, eles tem o lado red e velvet deles. As farofas hip hop explosivas e o PR&B deles é algo que os faz reconhecer. Vou esperar o MV sair para dar a minha opinião completa (eu sou chata e gosto de analisar a parte virtual e a musical). Quero que seja algo divertido e não um MV feito nas coxas cheio de efeitos Porygon.
        Talvez eu ouça mais Spring Day e termine como Loser, que eu achei meio “meh” e agora não sai do celular.

    2. cara,pela primeira vez achei um mv do bts que me interessasse,ajuda até a descer melhor a música 😮 que já to escutando sem parar inclusive kkk parece esquecível,mas acho que os coreanos vão gostar,ja deu all kill e foi o mais rapido de todos os lançamentos deles

      1. Eu quero ver o Bruno metendo pau mesmo. Para as fãs que já tem um nome e já são muitas, invadirem o site, vai garantir diversas risadas.
        rapaz, eu sou fã (?) do BTS, mas meu ouvido não é lixo, né, eu critico sim. Gostar dos manos (eles são adoráveis, vai) não me impede de ser crítica e falar quando eles vacilam. Ser fã xiita não é comigo não.

      2. Eu também já vejo os resquícios do já superado 2016 atacando o Bruno, e ele chamando isso ai de “aceitável” e “agradável”. @_@

        Já até imagino o nome do post (caso ele não meta isso em um pacotão oppa):

        “A nova música do BTS não é ruim como alguns (poucos) dizem, mas também não é a melhor coisa deles”

        Ou algo ambíguo assim.

        Saudades do Bruno de 2014, que metia o loco mesmo, tava nem ai pra fandom xiita, ainda dava umas respostas bafônicas e debochadas nos comentários @_@…mas as pessoas evoluem com o tempo…isso deve ser uma ação involuntária da mente dele, como alto defesa aos e-mails de ameaça que quase fizeram ele abandonar o blog ano passado.

        PS: Não sei por que, mas tenho a sensação de que o famigerado e-mail foi de uma ARMY…mas jamais saberemos….

        1. Eu tenho certeza que foi uma fã dos 500 NCTs (mesmo não tendo nome e já sendo muitas). Os xiita mais icônico foi o ❤ Matty ❤
          Mas acho que ele foi se dedicar aos estudos, nunca mais o vi por aqui.

        2. Será? Que que se fosse deles o Bruno tinha compartilhado, creio que foi outro fandom, talvez um dia nossas duvidas sejam sanadas.

          Sobre o Matty, ele era outro nível, tinha um deboche refinadíssimo, que servia pra atacar vários grupos e fandoms ao mesmo tempo, jamas veremos igual.

      3. Isso me entristece… eu entendo querer proteger o bias e grupo que gosta, mas tipo, até sou fã de bts, amo muito as musicas no geral, e pra falar algo bom amei a letra da musica (amei tá forte, mas gostei bastante) porem… Me decepcionou essa musica. Velho, chatona, ouvi e imediatamente depois já nem lembrava do refrão! Tem como fazer umas musica triste, melancólica, sei lá o que eles queriam, fazendo algo mais catch… visto save me (que nem curto tanto, mas só de falar o nome ta aqui tocando na minha cabeça já), i need you girl… nem precisava ser tão boa, só… boa. To tisti. Mas dai veio a nova musica de Kard e eu tava com medo, mas graças a deus alegrou minha vida e me fez esquecer quem é esse tal de bts.
        ps: tudo isso porque sou prolixa, o que eu queria dizer é que me entristece os fãs não admitirem que a banda pode ter musicas que não agradem, e se deixar não se agradar pela musica, e não mastigar, dar stream e dizer que ama muito qualquer merda pra proteger o bias, não sei como se forçar a engolir musica ajuda o grupo, uns tapa na cara depois de receber artista do ano não é assim tão ruim. (mas não acho que a musica foi uma merda, não gostei e nem lembro, mas a letra é linda, o clipe é lindo, entendi a referencia… e fim. )

    3. Hahaha Gente, eu sou army e não vejo problemas nessa comparação com BigBang, inclusive já sabia que uma hora ou outra isso ia acontecer com o BTS (fazer uma musica bem próxima do que o BigBang é conhecido por fazer), justamente por conta deles serem muitoooo fãs desses sunbaes. Então acho que é algo meio natural de acontecer (mas vez ou outra, não justificaria ser todo cb assim agora)… E outra, fico até aliviado por isso acontecer com uma musica boa e não um conceito oppa fodão do hiphop, porque seria um retrocesso na evolução deles né…

  16. Venho por meio deste novamente,avisar-lhes que estou bem e que jamais deixarei o #TEAMVULGARES,afinal o meu único objetivo no mundo é destruir as aegyonimigas,sabotando todas as safadas,espalhando a nova ordem mundial vulgar do k-pop,então tudo dito ali em cima foi pra trolar as aegyos enquanto eu planejava meu novo plano maligno pra destruir-las,exceto pela parte da minha metamorfose pois como eu disse é um mês de mudanças para mim e eu irei florescer,então considerem Vespaquita em fase de casulo,ate eu desabrochar e brotar como uma nova butterfly mais madura e responsável,ainda estou em busca de um novo nick,pois Vespaquita é passado e foco é o presente. Obrigada a todos que se Importaram,e aguardem pacientemente meu #REVAMPED
    #TrolandoasAegyonimigas
    #TEAMVULGARES
    #MetamorfosedaVespa

    1. Bom, vejamos… nos jogos dos Mario Bros., a evolução de um koopa é um parakoopa… então talvez a evolução da Vespaquita possa se chamar VESPARAQUITA?

      …Não? Tem certeza? OK, foi mal…

  17. AAAAAAAAAAAAA EU QUERO UM FONE T_T

    infelizmente eu n vou poder escutar os mínimos detalhes do instrumental disso ai, mas por enquanto ta pisando no cadáver de fire, o pré-refrão e a bridge disso tão ótimos (quem reclamar do auto-tune vai ver hwayoungs no seu quarto a noite).
    Quanto à outra música: gostei, mais uma boa adição à discografia deles e tals, só levei um susto msm quando o rapmon apareceu fazendo rap estático e mais amarelo que um simpsom, mas ok.
    (espero não mudar de opinião daqui 10 minutos, que nem foi com fire @_@)

    1. caralhoooooooo que pisao em fire
      gostei de spring day,eu nao gosto taaanto de bts não mas me deu uma super vontade de chorar quando chegou o refrão,varios feels KKK parabens bts n me decepcionaram

    2. “Rap Monster mais amarelo que um Simpson”, kkkkkkkkkkkk
      Espero que “Hoje não, Satã” seja uma farofa com bacon digna de respeito mesmo, Fire foi tão decepcionante (achei Dope melhorzinha, mas sem impacto)

    3. Not Today é melhor do que FIRE , mas as coisas que me chamaram mais atenção foi Wings completo e You Walk Alone que seria muito mais interessante do que Spring Boring Day (sem J-Hope, o coitado ficou sem linha na música kkkk)

      1. Eu vi isso do j-hope kkkk deve ter sido por cantar o refrão de mani mani, acabou com todo o crédito de linhas dele.
        Ainda n ouvi o resto do álbum, mas se eles n tiverem cagado em wings na versão completa já é o bastante pra valer a compra ilegal no k2n

    4. @_@ sério que eu depositei minha esperança em uma desgraça sem refrão e com o nome da musica repetida em cima de um barulho eletrônico irritante qualquer????? @_@_@_@_@_@_@_@_@_@_@_@_@_@_@_@_@

      PS: Gente eu juro que não é implicância minha, mas ninguém pode me julgar por querer uma “save me” ou uma “danger” né? Será que é pedir muito?

      1. Eu gostei da desgraça sem refrão em que o nome da música é repetido porque o barulho eletrônico não me irritou que nem em fire, mas claro que poderia ser melhor.
        Pode se sentir esperançoso por outra save me, mas eu não acho que eles voltam pro som de danger não :v

        1. Uma pena, o refrão de Danger é bem grudento, e tem um certo impacto, eu ouço ele na cabeça lendo qualquer coisa que tenha “danger” escrito…devo ter problemas. @_@

          Já tem a nova save me nesse álbum pseudo novo deles???? Qual o nome da faixa?

    5. Eu fui ouvir isso com as expectativas la em cima e levei um tombo desgraçado,achei spring day muito melhor,de bônus isso ta melhor q fire,spring day parece uma demo do bigbang como já falaram e parece q a Coreia tbm achou ja q eles tão indo muito bem nos charts,não acredito q essa vai ser a minha música favorita de bts esse ano,tempos dificeis @_@

      1. Not Today lembra muito música try-hard de boy band nugu mesmo, a transição do pré-refrão pro refrão não foi das melhores pra mim, mas eu também achei que spring day tá muito com cara de b-side @_@ acho que só o instrumental daquilo deu um pouco de identidade pra coisa

  18. Fico curioso nos bastidores do music Bank, deve rolar facada e talz pq boatos é o que não faltam.

    PS: Ahreum é um caso curioso pq alguma coisa bateu na menina e não quis sair, never forget do video quem que ela fala “Conheçam o meu amigo” e depois aponta a câmera pro nada @.@ (Deve ser o Exu Caveirinha amigo dela, enfim)

  19. Eu quero ver o Bruno metendo pau mesmo. Para as fãs que já tem um nome e já são muitas, invadirem o site, vai garantir diversas risadas.
    rapaz, eu sou fã (?) do BTS, mas meu ouvido não é lixo, né, eu critico sim. Gostar dos manos (eles são adoráveis, vai) não me impede de ser crítica e falar quando eles vacilam. Ser fã xiita não é comigo não.

  20. Tentem adivinhar o que tem atrás de umas dessas portas.
    a)Está Somi?
    b)Estaria JYP? (a cara dele se autopromover)
    c)Por ventura, seria a parede inquebrável?
    d)Alguma ex-Wondiguéls na busca de um feat?
    f)O flop das Lovelyz, pois baterão de frente com Twice?
    g)Nenhuma das alternativas.

    1. Eu ia compartilhar isso aqui, elas tão usando roupas de piranharrr
      Será que elas vão voltar pras piranhagens que nem em like ooh ahh? Bate até uma felicidade aqui só de pensar T_T
      Sobre essa enquete… não posso opinar @_@
      ps: meia arrastão>>>>>

    2. Um poço da letra c) atrás das portas está a parede INquebrável, que elas vão alcançar, quando lançarem esse comeback que vai (com fé em Lee Hyori) fazer jus a popularidade delas, e ser uma farofa grudenta que marcará o inicio de uma nova era, assim como GEE em 2009!

        1. Sinceramente, depois de três comebacks variantes de insuportáveis a não tão esquecíveis, eu meio que desacreditei em TWICE, mas não custa mandar boas vibes pras meninas né?

          Sempre existe esperança!!!!

        2. Sim e eu quero muito que elas consigam mostrar alguma coisa boa, mas a culpa toda é do JYP que não escolhe gente boa e só fica com esse Black Eyed Pilsung pra produzir as músicas ao invés dele próprio estar produzindo, mas não, ele prefere aparecer no KPOP STAR atrás de meninas novinhas para a empresa.

        3. eu sinto que o Jun Wook (CEO da JYP) não deixa o JYP escrever pra TWICE por algum motivo ou outro, talvez ele considere o som de JYP datado ao invés de ~fresco~ ou uma merda dessas. Acho por sinal que a intenção de JYP era dar Very Very Very pra TWICE pras meninas terem sua Gee, mas a ideia foi barrada e então ele passou pra Somi e suas amigas.

        4. Pois o JYP deveria demitir esse CEO, caramba o nome da empresa não o mesmo dele???? bota moral e paga as rédeas, senão meu filho….

          e “Very Very Very” seria um hino no catálogo de TWICE, um pena pra elas e uma sorte pra I.O.I

    3. Eu sou totalmente a favor de twice ot10 então eu vou me iludir que sera Somi até o final,se Somi n entrar nesse comeback ela n entra mais,então teremos que esperar o novo gg da jyp em 2018/2019 pra ver ela

    1. JYP tinha uma das melhores cantoras, a melhor dançarina e uma das mais carismáticas e ainda conseguiu perder. Não apresentou nada de novo… foi de longe a pior apresentação delas no programa, JYP ferrando as minhas favoritas.

    2. É melhor o JYP desistir de levar essas 3 para a empresa (se bem que a Minju e Somin tem forte chances, de ir quem sabe?). O problema dessa temporada é que eles estão mais preocupados em fazer um grupo idol do que prestar atenção nos artistas solos / indie conceituais / *cof* Shannon sendo a melhor vocal de todo o programa e só recebendo críticas do JYP *cof*. Tá difícil pra todo mundo.

      1. Então, quando comecei a assistir o Kpop Star achei que o foco do programa era o vocal, mas daí eles começaram a passar a mão na cabeça das pessoas padrão idol e criticar duramente aqueles que não eram tão bonitos…

        Minju não sei se tem chance por causa da idade, torço muito pela Soomin, mas ela não tem aquela alegria e carisma que ele tanto procura nas idols, quem acho que tem mais chance de entrar na empresa é a Sohee que ele vive rasgando seda e já falou sobre comprar o contrato dela, ela se encaixa bem no padrão da JYP.

  21. A SULLI SE INSPIROU NA AHREUM !!!!

    A JUSTIÇA FINALMENTE FOI FEITA, DEMOROU CINCO ANOS, GFRIEND,TWICE,BLACKPINK,MAMAMOO E RED VELVET PREENCHERAM AS LACUNAS QUE T-ARA DEIXOU (SÓ EM QUESTÃO DE FAMA POR EM QUESTÃO DE MUSICAS HAHA THEY CAN’T) MAS PELO MENOS TEMOS O DELEITE DE VER OS NETIZENS COREANOS DEDICANDO 5 MINUTOS DE SUAS MARAVILHOSAS VIDAS PARA XINGAR AS GEMEAS MALIGNAS E NÃO AS T-ARA (sim, ele faziam isso por 5 anos consecutivos).

    Por outro lado não duvido que tenha rolado siiim uma exclusão pesada na riquinha sem talento clone da park shin hye folgada filha de papai cotada só pq é filha do amigo do ceo da empresa, mas só por tudo que digitei anteriormente da pra ter uma ideia do pq hyomin.enjung.jiyeon e principalmente a GNOMA tinham essas expressões de descaso/vacuo para com a Hwayoung (principalmente a gnoma)

  22. Finalmente consegui entender pk T-ara é um grupo odiado. E sinceramente, pra mim a culpa de tudo isso é da empresa. Pra quê ficar colocando gente em um grupo desnecessariamente??? Fizeram sua maior girlband ser ignorada hoje em dia. Mas, fazer o quê?

  23. Esse post bem explicado e com detalhes e mais opinião pessoal com boa fundamentação ❤

    Asian Mix Tape fazendo minha alegria diariamente!

    E esse detalhe citando os blogs derivativos é ouro puro!!!

  24. Acompanho seu blog há um tempinho (apesar de ser nova na cena do kpop),e tive que comentar esse post pelo simples motivo que está realmente incrível. Dá pra ter toda uma visão das histórias e criar nossa própria hipótese. Pode-se imaginar,por exemplo,Hwayoung sendo uma mimada filha de papai que acha que ser idol é tudo oq vê na televisão, as meninas do T-ARA sabendo que ela entrou não por talento ou beleza,mas por ser filha do amigo do chefe,muito provavelmente pensando que ela não merecia estar ali… Enfim,ótimo texto,como sempre.

  25. “No mundo de pós verdades que vivemos, evidências e fatos não conseguem competir contra uma narrativa atraente.” ❤
    Bruno arrasando na frase que resume bem tudo que vimos hoje em dia, esse post já está na icônica parede inquebrável do Asian Mixtape junto com o das faces da Park Bom, só falta um icônico post com sobre a saída da Jessica do SNDS pra consolidar o trio.
    Parabéns pelo trabalho, Bruno e obrigado por resumir todo o caso para quem não acompanhou ou quem, como eu, não lembrava mais do escândalo.

    PS: uma minissérie de posts sobre a deep web do capope seria meu sonho HAHAHAHAHAA

  26. Perdoem o textao.
    Na epoca em que tudo aconteceu eu era novata no k-pop (ainda n me considero nenhuma expert no assunto) como n ouvia t-ara n me meti no assunto. é bom q tudo tenha se exclarecido espero q ela consigam se reeguer , se nao for na coreia foda-se tem outros lugares. Q empresa fdp deixou o circo pegar fogo quando podia ter apagado todo o incendio.
    Quando o assunto snsd q acaba entrando na conversa no começo quando fiquei sabendo fiquei tao p da vida q so olhei o lado da jessica ate parei de ouvir as meninas , hj passado um bom tempo vejo q posso ter me enganado tem muita coisa para se explicada. Nao acho q a jessica seja a vila da historia como alguns dizem mas tambem penso que as oito q ficaram tambem nao sao as vilas na verdade no momento so vejo um culpado: SM. Para mim essa empresa de merda quis ferrar com um lado e acabou ferrando com todos. Parabens sm vc fudeu com tudo! *aplausos*.
    Espero q um dia tudo se exclareça e essa meu pensamento (e de muitas outras pessoas) esteja certo e que a culpa n seja de nenhuma dela e sim da empresa.

  27. Gente que coisa… vi isso só agora! Novela…. Conhecia T-ara de nome quando nova mas nem curtia kpop, fui atrasada, só ouvia j-pop no máximo. Mas lógico que sendo uma moça grandinha e pesquisando minimamente o mundo do kpop e o mundo das relações de seres humanos reais que respiram, isso é totalmente natural, porém fãs de kpop não aceitam que seres humanos são seres humanos. Eu lembro de ver o próprio G-Dragon de BigBang dizer que já odiou muito o seungri por considerar ele um away que surgiu do nada pra pegar carona no trabalho duro que ele e taeyang faziam na yg, top já fazia no mundo rapper (sendo amigo do gd de outros carnavais inclusive) e Daesung que sempre foi muito bem considerado pelo vocal. E inclusive só depois de um bom tempo viraram migos por dividirem o mesmo gosto por doramas, fofo. Mas brigam e se implicam sempre, assim como o jinyoung do got7 e o yugyeom que brigam O TEMPO TODO, um admitindo que não gostava dele num reality, que já tinha reclamado pro JYP, e bla bla, tendo quase recebido um tapa que foi parado porque tinha uma câmera na frente e os meninos decidiram parecer civilizados. Inclusive os dois mais novos e principalmente o mais novo vive reclamando de como todos os mais velhos os tratam… Não que eu duvido que sejam amigos, nem em bigbang nem em got7, mas a questão é… Mesmo tendo tudo isso pelos fãs GD e seungri/ Jinyoung e Yugyeom são só chamados de Tom e Jerry… suuuper natural e legal boyzin brigando que é coisa de menino, desavenças meninos teme é natural… MAS 6 MULHERES NUMA CASA, COM TPM E AS PORRA não podem se odiar… affs. (peguei esses exemplos porque são grupos que eu conheço mais e sei mais, mas tenho certeza que todo grupo tem disso)

  28. “No mundo de pós-verdade em que vivemos, evidências e a fatos não conseguem competir com uma narrativa atraente.” Bateu uma refrecssão/brizza linda aqui!

COMENTÁRIOS:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s