[ESQUENTA] TOP70 MELHORES MÚSICAS DE 2009

Vocês pediram, vocês imploraram, vocês bateram o pé até não dar mais. E assim como um péssimo pai permissivo, eu não resisti e cedi aos pedidos. E com isso ele finalmente chegou, o anúncio do top que vocês tanto queriam, 2009. Um ano mágico, fortíssimo para o j-pop e cheio de verdadeiros clássicos do k-pop, uma cena que começava a ganhar força e timidamente dava seus primeiros passos no cenário global. Como sempre, eu não quero me arriscar e acabar esquecendo aquele single japa fundo-de-quintal ou aquele nugu lacrante que já sumiu do mapa desde então, então resolvi liberar aquele espaço esperto para sugestões. Então preparem-se, povo. Porque vocês não terão estrutura para lidar…

COM O TOP70 DE 2009!!1!!2NE1!!

Está. dada. a. largada. para o esquenta do best of 2009, façam suas apostas. E como rola a cada novo esquenta, may the odds be ever in your favour (ou a favor de suas favoritas, no caso).

PS.: Não se esqueçam de checar o ano de lançamento de suas sugestões na generasia, porque muitas vezes se guiar pela data de postagem no youtube não é confiável. @_@

PS.2: Versões japonesas de coisas coreanas não contam, o que conta é a data de lançamento da versão original da música, ok? (não que existam muitos casos disso em 2009, mas não custa frisar)

PS.3: PELO AMOR DE DEUS, TENHAM BOM SENSO COM OS LINKS DE YOUTUBE. Se quinhentos infelizes diferentes forem linkar vídeos de youtube pra coisas óbvias feito “Gee” ou “Mister”, essa página vai travar mais rápido que o esquenta de 2010. Então segurem a mão, POR FAVOR. Um vídeo por comentário e olhe lá. FLWVLW.

Anúncios

342 comentários em “[ESQUENTA] TOP70 MELHORES MÚSICAS DE 2009

  1. Ai Bruno tem muita coisa boa mas eu só vou citar aqui pra você não esquecer aquelas básicas das minhas favoritas:
    2NE1-FIRE
    AFTER SCHOOL- BECAUSE OF YOU
    4MINUTE- HOT ISSUE
    T-ARA- METE AQUELE ALBUM TODO
    B.E.G- ABRACAHINO
    2NE1- I DON’T CARE
    4MINUTE-MUZIK
    AFTER SCHOOL- AH
    AFTER SCHOOL- DIVA
    PARK DEUS BOM- YOU AND HINO, HINO AND I

    NÃO ESQUECE DE YOU AND I BRUNOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

  2. Só queria dizer que eu não tive problema algum com o post? Tô desde que o Bruno postou passeando por esse post pra olhar os comentários mesmo, e aqui tá tudo ok.
    No mais, não vou linkar nada, só vou deixar a ameaça aqui dizendo: Se as meninas Perfume ou Namie forem boicotadas nesse top, não haverá perdão.

    1. Melhor música cantada por ambos os grupos, nas distintas versões, em 2009. Isso só me lembra o fracasso da SM em não conseguir convencer a fanbase de que o grupo envelheceu.

  3. Recomendando Señorita do SHINee, pq é muito iconica essa musica.

    Ring Ding Dong já é o hino que mil pessoas já recomendaram ai em cima.

  4. Achei esse Top 40 ..nao sei se ajuda. ..
    Tem uma colabs com T-Ara … tem Mc Mong.. G-Dragon. . Nao sei se nada disso presta..nunca ouvi essas músicas

  5. AHHHH passando para panfletar Apink na cara das zinimigas, enquanto vcs ficam ai lembrando da sua favorita de 2009 (q ja deu disband). Eu vivo o presente com Apink, brilhando em mais um lançamento. Always na cara das zinimigas e ja estamos vendendo bem garantindo mais comebacks, porq agora somos ricas, nos livramos do encosto da CUBE, e a Loen não come todo nosso lucro.
    #TeamAegyo #APINK #Always

    1. Já aguardo pacientemente pela resenha do Bruno sobre mais essa “pérola” (afinal, pra quem resenhou as bombas que foram os álbuns gêmeos terríveis da Kumiko Koda, o que é resenhar mais uma música e MV ruins do Apink, né?)…

  6. Eu não acredito que eu to aqui de bonita pra recomendar coisa do G-Dragon, mas o album Heartbreaker dele foi MUITO bom e embora eu ache Breathe e a própria Heartbreaker dignas do top, eu quero recomendar essa delícia aqui que só eu e umas VIPs loucas lembram que existe:

    Adoro essa música, e a letra do GD sendo um macho abusivo e possessivo é muito interessante, e os gritos do mano dizendo “I LOVE YOU GIRL” enquanto a letra implica que ele que matou a mina me impactou bastante.

    1. Eu não recomendo nada do Big Bang e dos membros porque gosto tanto deles que pra mim tudo é ótimo. Sou capaz de ouvir as músicas do Big Bang em loop infinito…

    1. Vc precisa refletir sobre suas atitudes… repanfletar música ruim num post q é pra segurar a mão nos links…. olha…

      kkkkkkk
      Volte com uma imagem melhorada! ❤

      1. Deinus vc sabe q a gente fica irracional quando as nossas faves fazem comeback,
        ainda mais q esse refrão n sai da minha cabeça. Cade o SCAR nessas horas q era pra estar aqui trocando ideias comigo sobre esse comeback já q ele e eu somos as únicas pessoas do blog q damo uma foda pro DIA.

        Provavelmente os links vão parar pq MR, Fire e Gee já foram panfletadas 666 vezes na outra página de comentários e essas são as mais conhecidas do povão no ano de 2009 @_@

    1. Eu assisti sem legenda qdo subiram o raw.. hahaha não consegui esperar..agora achei meio difícil ver de novo hahaha acho q vou ficar com a versão em q eu imagino o q eles estão falando..hahahaha
      Essa temp. tem um ponto muito negativo q é não poder votar =( Eu não sabia um nada sobre eles antes.. mas se pudesse estaria dando minha vida pelos carinhas do Hotshot …q maravilhosos! ❤ hahaha

  7. KARA – WANNA
    SNSD – GENIE
    T-ARA – LIKE THE FIRST TIME
    I DON’T CARE – 2NE1
    BGE – SIGN
    SHINEE – JULIETTE
    DAVICHI – 8282
    F(X) – CHU

    TEM QUE TER ESSAS MERDINHAS AÍ, POR FAVOOOR

    1. Quase ia esquecendo

      Menções honrosa:

      KARA – Mister
      2PM – Heartbeat
      After School – Ah
      After School – Because of you
      Super Junior – Sorry sorry
      MBLAQ – OH YEAH
      T-ara – Like the first time
      f(X) – LA CHA TA
      Jewelry – VARI2TY

      1. 2009… o ano onde um MV como o de Son Dam bi recriava um comercial de xampu e outros milhares eram extremamente açucarados, toscos, ou vulgares e com muita pegação ❤

        Também tem essa tia que dança cheia de animação e energia enquanto faz feat com o moon book da antiga geração ❤

        1. Eu considero ruim os hits Because I’m Stupid e Almost paradise do drama Boys Over Flowers que explodiu na época. Mas só porque peguei ódio do drama mesmo. Agora ruim, ruim, tipo horrível, eu acho as músicas do 2AM (mesmo amando o Jo Kwon), K.Will e Park Hyoshin.

        2. F(x) é meu grupo favorito. Mas eu reconheço que até o Nu ABO elas eram horríveis, os primeiros singles são péssimos e chegam a ser inaudíveis tipo:
          La ChaTa e Chu (toscamente estilizado como Chu~❤), até aquela Chocolate Love é uma bosta gigante, não sei pq babam tanto ovo pra ela!!

        3. Pior que se Chu fosse lançando pelo grupo de adoração dos Reveluv (?) eu iria ter aguentar fãs escrevendo em tudo que é canto: “Vem Hino. Lacre. Sambou. Que pisão”. 🤦🏽‍♀️😪
          Eu me atrevo a “elogiar” ‘Chocolate Love’ porque não é musica oficial, é de um PV para a LG, e é o que salva o f (x) de ser um baita fracasso em seu ano de debut e não carregar aquele título ‘Só tá aí porque debutou pela SM’.

        4. Que Shisus ilumine o Bruno para ele não colocar aquela outra bomba que estão recomendando, ‘Lolipop’, nesse top. 🤢

        5. Lolli Lolli Oh Lollipop Lolli Lolli Oh Lolli Lollipop… Essa música é tão repetitiva que me hipnotizou e disse venha conhecer esses ‘japas’. Veeeeenha!

  8. POR FAVOR DE NOVO, NÃO SE ESQUECE DESSE HINO AQUI NÃO:

    Essa música é meu batidão pra limpar a casa, varrer o quintal, cantar no chuveiro, me travestir no quarto com o tamanco salto 15 da minha mãe… É MEU HINO TEMA DE K-POP, É MEU LACRE, O MEU ALTAR DE FAROFA, POR FAVOR, NUNCA TE PEDI NADA!!!

    PS: Essa é a versão coreana sim e foi lançada MESMO em 2009 segundo o generasia (Released 2009.08.31). Não confundir com a versão japonesa que foi lançada em 2010 (Released 2010.05.05) e nem com a data de postagem no YouTube (Enviado em 2 de abril de 2010).

  9. Só assim pra ter After School nesse blog ): não vou colocar coisas delas aqui por motivos óbvios, mas vem que esse top é seu After School, Kara, T-Ara e Wonder Girls!!!!!!

    favor tbm não esquecer desse hino incompreendido

  10. Em 2010 Beginner não entrou no top (nem Heavy Rotation na posição 69), então vou recomendar mais musicas do AKB48 nesse ano pra ver se pelo menos uma entra:
    AKB48 – RIVER
    AKB48 – Iiwake Maybe
    AKB48 – Kimi no Koto ga Suki Dakara (B-side de River)
    AKB48 – 10nen Zakura

    Em 2009 saíram os stages A5, K5 e B4 dos times A, K e B, vou deixar aqui AKB Sanjou! do time A

    http://alive.in.th/watch_video.php?v=4U893O8HD3U9

    e To be continued. do time K (que encerra o stage)

    Infelizmente não acho mais videos dessa música do stage original, os únicos videos que eu achei foram os de 10 anos do time K/graduação das últimas integrantes da segunda geração com muita choradeira e improviso e esse outro do link com imagens compiladas sousenkyo de 2010, então é só ouvir a música, acho essa música tão bonita que eu queria pelo menos recomendar.

  11. Eu achei que pelo menos alguém iria panfletar as músicas da rainha que inspirou o final do nome da minha gata, mas como ninguém fez isso eu acho que é meu dever colocar músicas puras e HINOcentes da IU no seu ano de ascensão a fama com as maravilhosas boo e marshmellow ❤ ❤ ❤

    Girl! girl! baby girl! Lunaiu essa é pra você!

  12. Panfletando diretamente do meu lastfm

    HANGRY & ANGRY — Sadistic Dance
    2PM — 기다리다 지친다
    Lee Jung Hyun — Crazy
    Koda Kumi – Cherry Girl
    Clazziquai Project — Kiss Kiss Kiss
    Tohoshinki – SURBIBOR
    Utada — Merry Christmas Mr. Lawrence -FYI
    Utada — On And On
    Davichi — 8282 GIVE ME A COW BABY BABY
    Boa — Energetic
    Tenjo Chiki – Here
    BoA – Energetic
    Perfume — I still love U
    SS501 – Love Like This
    Tohoshinki – Darkness Eyes
    Monkey Majik – Open Happiness
    Crystal Kay – After Love -First Boyfriend- feat. KANAME (CHEMISTRY)

    PLUS

      1. Bruno faz um outro post qualquer, nem que seja de 3 linhas, pro pessoal panfletar as coisas recentes lá e esse aqui ser só relacionado ao top mesmo! do jeito que tá vai bugar a qualquer momento @_@

        PS: como assim “finalmente citaram Utada”??? não é meio que óbvio que você vai meter o álbum quase todo dela lá? aliás a ideia aqui não lembrar você de coisas que poderia esquecer, ou apresentar algo que não conheça? ou enaltecer o álbum mitológico da sua favorita, que foi injustiçada no top passado?….enfim faz outro post please!!!!!!!!!!!!!!

        1. Concordo. Quero panfletar um ep. de ‘My little television’ em q falam da Dilma mas não quero linkar nada aqui q não esteja relacionado a 2009..kkkk

        2. Eu tô me coçando pra panfletar o UP&DOWN 2x fast do ep delas no weekly idol! mas já quase não consigo abrir isso aqui!

    1. Se eu não me engano essa música de 2008, mas só bombou mesmo em 2009. De 2009 mesmo, é outra que foi muito mais executado em rádios, principalmente aqui no BR porque era trilha sonora de novela ‘global’, “Halo”.

      p.s: algumas músicas sugeridas para esse Top seguem o mesmo processo, foram lançadas em 2009 mas só bombaram no ano seguinte.

      1. O que uma busca no google não faz, né? Sempre achei que era de 2009 por causa da data do vídeo no YT. Errei
        …mas a divulgação valeu a pena do mesmo jeito

        1. Valeu sim. Para mim, Beyonça e Gaga dominaram a cena pop naquele ano. Até os E.T.s em Marte e caveiras em cemitérios devem ter rebolado ao som de ‘Single Ladies’ e ‘Just Dance’ – músicas de 2008 que só bombaram mesmo no ano seguinte.

  13. T-ara bo beep bo beep e aquele do ironi ironi e e e e ironi otoke na otoke rs esqueci o nome da musica. Mas é do tara tbm rs

    Tirando isso bate uma tristeza pq esse vai ser o ultimo top nostalgico descente do blog ja q de 2008 pra tras só tem bomba no mal sentido.

    Mas ao msm tempo é bom pq ai vai poder rolar um top melhores albums dos girlgroups EVER ou coisa do tipo.

    1. Eu até queria apoiar por motivos óbvios…. e 2ne1 teve um 2009 mitológico:

      1- Fire (melhor debut de GG fora Pocket Girls é claro!)
      2- I don’t care êêêêêdespensa comentários)
      3- lollypop (é só ignorar os manos do BIGBANG)

      Mas…PAST<FUTURE existe!!!!!! e quando eu conheci a Namie as meninas do 2ne1 não eram nem trainees ainda! mas conte comigo pra apoiar a campanha pra Fire entrar no TOP 10, top esse que será mitológico, só de olhar as panfletagens aqui meus olhos já brilham de expectativa, diferente do 2016 e 2010 que eu certei boa parte das últimas posições….dessa vez eu não faço a menor ideia de nada!

        1. Ou vai sair a melhor coisa do mundo, ou o Bruno vai trollar geral colocando umas coisas aleatórias, só pra ver o inferno queimar nos comentários kkkk

        2. Não importa o que sairá desse top. Ficaremos desolados…
          De um jeito ou de outro :/

          Inclusive, já podem começar a escrever seus emails com ameaças

      1. Eu já comecei minhas macumbas pra defender meus UTTs,
        To recorrendo a quaisquer recursos humanos/divinos pra garantir meu 2NE1 (aceito park bom tb) no top1.
        Inclusive, estou contratando um hacker pra editar a postagem se não ficar do meu agrado

      1. Olha, Berry Good são minhas nugus preferidas do momento, mas n tem como defender esse figurino tenebroso. O pior é q o grupo tem varias integrantes bonitas, mas com essa roupa n salvou nenhuma kkkkk

    1. Nota-se que figurinos atualmente não é o forte de Berry good. Vide aquele troço horrível com um laço desnecessário que elas estavam vestindo em Don’t believe.

    2. Pelo que ouvi dizerem por aí, elas tão guardando grana pra voltarem com um comeback mais maravilhoso em setembro. Daí, fizeram essa coisa de Bibidibobidiboo com o (pobre) “gata borralheira” concept, pra em setembro voltar com Cinderella, com o óbvio princesa da disney concept.
      Agora, de um modo ou de outro, não tem como defender… Porque não vejo como elas vão manter os 5 fãs que tem com esse comeback meia-boca aí…

  14. Anisongs:
    Again -Yui
    Omae Dattanda – Kishidan
    I will – Azu
    kimi ni todoke – Tanizawa tomofuni
    Sakura Goodby – Scandal
    Velonica – Aqua Timez
    party people -suga shikao
    hajimari no hi – suga shikao

    KPOP:
    Baek Ji-young – Candy in my ears
    Super Junior – Sorry sorry
    Super Junior – It’s you
    Super Junior – Why I like you
    Super Junior – What If
    SNSD – Gee
    SNSD – Genie
    SNSD – Chocolat love
    Mblaq – Yeah

    1. Essa sessão de anisong ❤ ❤ ❤

      [insira mentalmente um gif de alguém estranhamente feliz aqui, já que eu não vou fazer isso pra não pesar na página]

      Se o bruno colocar kimi ni todoke no top eu tatuo "Bruno do Asian Mixtape é a melhor pessoa do mundo" na minha testa com cores rosas em um retângulo preto!

    2. F(x) – La Chata
      F(x) – chu
      2pm – Heartbeat
      2pm – I hate you
      2pm – again and again
      2PM – Tired of Waiting
      2pm – Back 2 U
      2pm – color
      Sunny Hill – you don’t know
      super junior m – supergirl
      Brown eyed girls – abracadabra
      Brown eyed girls – Sign
      DBSK – Bolero
      SHINee – Ring Ding Dong
      Shinee – Juliette
      shinee- stand by me
      ss501 – because I’m stupid
      beast – bad girl
      beast – mystery
      jewelry – Vari2ty
      jewelry – love story
      kyuhyun – 7 years of love
      ss501 -love like this

  15. Das J-véias tem que ter Kodão com Taboo numa posição bem alta hein, Past/Future inteiro e aposto que uma do Next Level da Ayu tem que marcar presença, tomara que seja Green ou Sparkle

    e se isso não tiver no top 10 não precisa nem ter top

  16. Acabou de cair um ficha meteórica agora comigo, lendo a lista do amigo ali em cima de anisongs, acabei me dando conta que o ano que estamos falando é 2009!!!!!!!! dois mil e nove!!!!!!!1 e meu álbum preferido de 2009 NÃO É past<future da Namie, é o de solistas sim, mas meu álbum preferido do ano todo, no geral, é esse hinário aqui, que mudou me vida, e me fez fazer vários amigos e conhecer várias coisas maravilhosas!

    Não julgue um álbum pela capa!!!!!!!!

    Sim, eu não ia panfletar Kalafina mais aqui, faço isso agora só em blogs de animes em lugares escusos da internet, mas o primeiro álbum delas não pode não ser citado aqui, nem que seja uma vez pra que eu durma com a consciência tranquila, sério, esse álbum foi o melhor de 2009 na minha opinião, e deveria ser tombado como patrimônio artístico da humanidade ❤

    https://mega.nz/#!G0hniaSS!acEP0dxyK42k2fyS2RfBlabOC7qi890LreNJvQAPByE

    Tá ai o link maroto pra baixar, pra quem quer dormir feliz hoje!

    Pros preguiçosos vou colocar uns links de músicas do álbum, mas sem espaço pra não embedar!

    1- https://www.youtube.com/watch?v=jQ_CYXK50G8 (Aria – solo da Baby Hikaru)
    2- https://www.youtube.com/watch?v=3ze09uo3W7c (Serenato – épico!!!!!)
    3 – https://www.youtube.com/watch?v=O0gaXD8C24Q (fairytale – Hino!)
    4 – https://www.youtube.com/watch?v=HqhAMK72NtE (seventh heaven – faixa título do álbum)

    PS: O áudio do youtube não faz jus a beleza das músicas!
    PS2: procurem as traduções das letras e se arrependam de seus pecados!

      1. As musicas são legais msm, eu adoro musica clássica e quando misturam o classico com o sombrio fica ainda mais legal. A harmonização delas é ótima mds isso é ao vivo mesmo? e acostumei tanto com o “ao vivo” do capope q quando vejo uma apresentação assim fico com um pé atrás kkk

        1. Olha…elas andam com uns 200 músicos e uns dois caminhões de parafernalhas instrumentais, seria um desperdício de dinheiro só colocar a música de fundo kkkkkk

          Os fãs vivem pedindo pra elas cantarem acapella, tem um monte de vídeo no youtube, da de ver bacana a harmonia tipo nesse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Zst6jeaJMh8

          O link não vai embedar propositalmente, mas é só clicar ai de boas!

        2. AHHHHHHH que bom! tomara que você goste e vire fã também ❤

          Elas fazem muitas músicas pra anime, então a maioria dos singles delas soa genérico, mas é só ignorar isso por que as b-sides são sempre ótimas, Tem um site chamado "Kalafina Brasil" que era uma das maiores fã bases delas na América Latina, mas não é mais atualizado, de qualquer jeito lá tem muitas informações e toda a discografia

          Dá uma passadinha lá: https://kalafinabrasil.wordpress.com/

        3. Eu já imaginava q elas cantavam em aberturas de animes pq essas vozes n me são estranhas kkkk. E as musicas delas evocam opening.
          Vou dar uma olhada nesse site pra conhecer ela melhor 😉

      1. Poxa Carla, desculpa ai, eu sei que as músicas delas são pesadas pra quem já está triste…mas eu tenho que enaltecer minhas favoritas, é nossa missão no AM né?

        1. Na verdade Utada me dá sensações diferentes, eu gosto de descrever como algo hipnótico por causa disso. E a voz dela… ❤ (desculpa de novo, Teião~ minha rainha lacradora). E mais cedo eu dei uma pausa pra fazer o post sobre Trap nervosão 😛
          P.S.: Vou baixar essa recomendação sim ❤

        2. Se você puder ver as letras Carla, são bem sombrias e até controversas, por exemplo a letra de Lacrimosa:

          “O fantasma carrega partes da escuridão
          e vai em direção à luz.
          A armadilha conhecida como sonhos
          atrai-nos em direção as chamas.

          Nenhum tipo de grito vai alcançar
          o Deus impiedoso acima, no céu.
          (Lacrimosa…)

          Nós vamos ser a lenha ardente
          e parece que queimaremos o céu algum dia.

          (Lacrimosa)
          Quero amar sem medo o mundo sanguinário em que nasci.
          Preferencialmente do que ser perdoado, perdoar e acreditar em mim.
          Conte o número de dias lacrimosos
          na Terra maculada.”

          Existem várias interpretações pra essa letra, mas ela não agradou os religioso por ser demasiadamente “pessimista” e “pouco respeitosa”. A melodia da música foi baseada em cânticos sacros da idade média…ai já viu né?

          Aliás, é sempre bom lembrar que a compositora inventou uma língua própria, que soa como uma mistura de latim+japonês antigo+alemão, os fãs chamam de Kajiryuago, a própria palavra “Kalafina” pertence a essa língua, e não tem tradução conhecida, você pode ver uma boa dose dessa língua na introdução em coral de “ARIA” (primeira música lincada).

          “Salari maria konsoredia
          Sorte iviya derta
          Salari maria sorte idiya
          Marti amida kuo”

          Os mais lunáticos já fizeram um mini dicionário de significados, baseados em prováveis hibridismos, é bem louco!

        3. Esse sininho do WordPress tá me trollando ¬¬

          Okay, já baixei e essa letra com liberdade artística me convenceu ao quadrado. Eu sou agnóstica, então essas coisas ligadas a religião seguidas de reclamações pouco esclarecidas não me afetam. Mas sério, reclamar por algo inspirado na fucking idade média é viajar na maionese.

  17. Preciso nem opinar música nesse tópico. Metade das q pensei já foram citadas acima e a outra metade é tão obvia que nem precisa ser citada :v
    Hahahahahahahahhahahahhahha

  18. Mi humilde aportación con algunas canciones poco conocidas de 2009:

    AST1 – Dynamite (SWEETUNE)

    Han Una – Mannequin

    3Chongsa – Let’s Go

    One Two feat Kahi – On the Starlit Night (BRAVE SOUND)

    Future Liger (Yoo Jaesuk, Tiger JK, Yoon Mirae) – Let’s Dance

    Outsider & Song Joong Ki – Alone

    Hwang-Bo – R2Song

    Epik High – Wannabe

    Lady Gaga – Just Dance 😛

    1. Concordo com a sua última e indicação. Ela e a outra ‘Docinho de Leite’, que são de 2008 mas dominaram todas as paradas musicais de 2009. 😜

  19. Esse top será basicamente uma memória póstuma do Kpop. Gostaria até de linkar coisas mas tenho um sério problema de não lembrar das músicas lançadas em 2009, só lembro de gee mesmo e nada mais.

COMENTÁRIOS:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s