[TAG] Eu respondo, vocês respondem

POR ESSA VOCÊS NÃO ESPERAVAM, QUERIDOS LEITORES! Mas sim, o AsianMixtape responderá a uma tag pela. primeira. vez!!1

Como vocês sabem, eu sou praticamente a Namie Amuro da blogosfera capopeira fundo de quintal. Tenho duzentos anos, não estou nas mídias sociais da moda, não faço tags, não faço lives, não faço variety shows, não vou no Kouhaku por nada nesse mundo e só saio de casa se for pra gravar um comercial da KOSÉ, dando no máximo um tchauzinho pra imprensa da janela e depois já volto correndo pra casa. E, claro, assim como Namie, isso não é arrogância e nem deveria ser lido como tal. É pura preguiça mesmo, assim, MUITA.

sentar no sofá > postar sobre april e elris

Mas não sei por que, mas deu vontade de responder a última tag a rodar por aí. Claro que eu atraso tanto nessas porras que nessa altura do campeonato já deve estar rolando outra tag até, me pedindo pra fazer um ranking de sabores de iogurte grego vigor ou outra bosta relevante dessas. Mas enquanto isso não rola, vamos nos refastelar no mais novo caderninho de respostas da classe, “EU RESPONDO, VOCÊS RESPONDEM”, numa incrível análise de como eu mergulhei no capope!!1

1) COMO E QUANDO VOCÊ CONHECEU O K-POP?

Assim como qualquer pessoa da primeira geração de capopeiros brasileiros não-descendentes de coreanos, minha introdução se deu por meio do j-pop, que por sua vez foi evidentemente conhecido por meio de animes e tokusatsus durante toda a minha infância assistindo TV Manchete. E quando a internet explodiu no começo dos anos 2000, ficou fácil ir atrás de uns mp3 128kbps pirateados dahora muitoloko de tema de anime pra tocar no winamp com umas skins sinistra.

METAL!!1

E nos geocities e mircs da vida sempre aparecia alguma coisa coreana no meio, tipo BoA ou TVXQ, mas eu nem sei se conta considerando que A) tava tudo cantado em japonês; B) naquela época eu nem saberia diferenciar japonês e coreano pra começo de conversa. Enfim, meu ponto é: ser otaku e ir em convenções de anime ver o rosto de Hironobu Kageyama derretendo de suor cantando Cha-La Head-Cha-La no começo dos 2000 inadvertidamente me expôs ao k-pop. Eu só não me importei mesmo. Até porquê, tudo era meio que uma bosta, né?

e pensar que isso é da SM Entertainment, veja como o k-pop evoluiu

Dizer quando e como eu conheci o k-pop fica difícil então, eu simplesmente não me lembro porque não me marcou. Mas deve ter pelo menos uns treze anos. Só que num primeiro momento, eu honestamente caguei. K-pop não fazia diferença alguma. Tipo, naquela época eu também sabia que METAL CRISTÃO e FORRÓ existiam, mas isso não mudava minha vida em nada. Com o k-pop era a mesma coisa. Eu sabia que ele existia, mas eu não me importava. Naquele momento a cena japonesa era mais interessante, e não apenas pelo vínculo com animes, mas porque a indústria fonográfica japonesa estava léguas a frente da coreana em todos os sentidos. O k-pop só foi realmente clicar comigo em 2010, quando um bróder com quem eu conversava sobre j-pop e amenidades no MSN/ICQ me enviou FIRE do 2NE1. Então acho que posso colocar isso como resposta da pergunta #2.

2) QUAL O PRIMEIRO MV DE K-POP QUE VOCÊ VIU?

Eu honestamente não conseguiria responder essa pergunta com exatidão, mas o primeiro MV que eu assisti e ativamente linkei no cérebro como sendo “k-pop” foi FIRE aí em cima. E foi a partir dele que eu comecei a assistir todos os MVs relacionados no youtube, caindo nos Gees, Abracadabras e Tell Mes da vida. Até por ter sido Fire a tirar meu cabaço que eu também fui blackjack por aproximadamente três semanas, quando eu notei que eu tinha mais o que fazer da vida do que defender bias online. A partir daí, eu consistentemente enfiei k-pop sempre que possível nos posts do meu antigo blog conjunto e agora cá estamos no ASIANMIXTAPE.

3) QUAL A PRIMEIRA IMPRESSÃO QUE VOCÊ TEVE DO K-POP?

Boa parte das pessoas respondendo essa tag disseram que num primeiro momento não gostaram de k-pop, e eu credito isso ao fato de vocês terem conhecido capope quando adolescentes. Eu, já adulto em 2010 (;-;), já havia passado daquela fase do fim da adolescência/começo dos vinte em que tentamos pretensiosamente “ser adultos” com gostos mais refinados, profundos e qualquer-que-seja-a-justificativa-bosta que usamos pra nos convencer a ouvir chatices horrorosas e sonolentas feito Kendrick Lamar ou qualquer que fosse o hit da Pitchfork naquele momento. Em 2010 eu já havia passado dessa fase e ouvia bobagens feito I’M GLAD YOU CAME do The Wanted publicamente e cagava pra opinião alheia, então meu primeiro contato com k-pop foi muito frutífero e eu tentei converter o maior número de pessoas possível pra esse novo gênero despretensioso e totalmente focado na DI.VER.SÃO.

K-pop me cativou pela sua natureza desavergonhadamente imitadora, por absorver coisas de todos os lugares e todas as épocas, tudo ao mesmo tempo. O k-pop basicamente engole inúmeras referências estéticas e sonoras e as regurgita num novo pacote colorido e frenético. Enquanto o pop ocidental é mega homogêneo e tem fases bem definidas em que todo mundo lança mais ou menos a mesma coisa, num dado mês no k-pop daquela época você via disco, EDM, pop retrô, R&B, reggae-lite e o que quer que fosse dominando os charts ao mesmo tempo (e essa variedade tem morrido ultimamente, o que é uma pena).

Mas não foi só a atitude imitadora que me cativou. O fato do gênero ser absurdamente inautêntico e totalmente aberto sobre isso também ajudou. Se nos EUA os cantores precisam de uma súbita mudança espiritual pra mudar de conceito (tipo Miley Cyrus virando piriguete fodona e precisando tirar do cu uma retórica fraquíssima de que aquela era a Miley real e que todo o resto até ali era mentira), no k-pop todo mundo tá fazendo cosplay E PRONTO. Girl’s Day foi de Perfume coreano pra roqueiras pra retardadas aegyo pra gostosonas de ano a ano e ninguém deu a mínima, a troca brusca de conceitos é aceita abertamente como sendo natural. Isso faz do k-pop fútil? Faz, mas toda a música pop é. O k-pop é simplesmente muito mais honesto sobre isso.

Nada do que você vê é a realidade dos idols, e isso é tratado como natural. E sendo alguém oriundo dos malabarismos retóricos do pop americano (vide a risível era de “pop com propósito” de Kátia Perez hoje), isso foi revigorante. E talvez seja até por isso que eu desgosto da YG hoje e de lixos feito DEAN, porque eles trazem a mentalidade americana pretensiosa e de “arte” pro k-pop, quando eles tão lançando musiquinha pop como todos os outros. Enfim, é basicamente isso.

4) VOCÊ PREFERE GIRLGROUP, BOYGROUP OU SOLO?

Girlgroups. Elas tem mais variedade sonora, mais variedade de conceitos pra MV e ainda tem o fator eye candy. Boybands não tem chance (e ainda assim mensalmente eu assisto uns vinte MVs dos manos, vejam só). Sem contar que eu prefiro vocais femininos e a fanbase de grupos femininos é menos insana (e isso considerando blackjacks, sones e onces, tá?).

5) QUE MÚSICAS E MVS VOCÊ MAIS GOSTA E POR QUÊ?

Pras melhores músicas, vocês podem ver todos os trocentos best of aqui do blog, ignorar os j-pop e mandopop e pronto. Pros clipes, aí o buraco é bem mais embaixo. O k-pop tem MVs caríssimos e de muito mais qualidade do que o pop americano e o nipônico (apesar de muitos japoneses e ocidentais terem clipes incrivelmente criativos, a média japonesa e americana é bem pobre comparada à média coreana), então apontar meus MVs favoritos fica bem difícil. Mas eu posso apontar dos clipes recentes aqueles que eu achei mais criativos/divertidos, tipo:

Qualquer coisa do Red Velvet (elas estão na curva da onda em qualidade de MVs atualmente), Good Luck do AOA (as garotas bonitas são AOA mesmo, não tem pra ninguém), Tchórap do TWICE, Secret das Cosmic Girls, Vibrato do Stellar, 23 da IU, I Feel You das Wonder Girls e todos os clipes do PSY também, ele de fato sabe prender a atenção de qualquer um com clipes como ninguém, independentemente da qualidade da faixa.

Já dos clipes clássicos, fica difícil não mencionar I Am The Best (I.C.Ô.N.I.C.O), Day by Day do T-ARA, The Boys do SNSD com o flango voando, Mister e Pandora das KARA, qualquer coisa do Orange Caramel, Nobody das Wonder Girls, Abracadabra, a dance vers. de Sorry Sorry, I’ll Show You da Ailee, Only One da BoA, Bar Bar Bar e FM do Crayon Pop, Hush das Miss A, Chitty Chitty Bang Bang da Hyori e… enfim, sei lá, devem haver mais dezenas de clipes icônicos que eu não estou lembrando de cabeça agora, então vou me poupar do trabalho e esperar vocês nos comentários chegarem aqui com os “maisx brunooooooorgh, e o clipe tal do meu biasssss?” pra eu concordar que os clipes são bons mesmo. :V

6) QUAL O SEU GRUPO ULTIMATE E POR QUÊ?

Tirando as icônicas três semanas como blackjack em 2010, eu não diria que tenho um grupo favorito acima de outros, especialmente hoje em dia. Essa coisa de “ultimate” é ilógica pra alguém que está nessa primariamente pelas músicas. Mas nesses quase oito anos de k-pop, eu vira e mexe me peguei ouvindo a discografia de um ato mais do que dos outros. Em 2010-2011 por exemplo eu ouvia muito mais 2NE1 e KARA do que qualquer outra coisa, lá por 2012 f(x) eram rainhas do meu ipod, 2013 foi a vez de Girl’s Day e T-ARA pós-polêmica, em 2014 foi a vez de Nine Muses. Hoje em dia com todos esses grupos basicamente mortos e enterrados, eu REALMENTE não tenho ultimate nenhuma e acabo não tendo expectativas altas por comeback nenhum também. Dos grupos ainda ativos, o que eu considero mais consistente talvez seja AOA? Talvez? Sei lá.

Edit: ah, não, pera, Girl’s Day não acabou ainda, né? Então esquece, elas são as biases mesmo, rs.

7) QUEM É SUA ULTIMATE BIAS E POR QUÊ?

Outra pergunta difícil. Mas quando eu entrei no k-pop de cabeça, Park Bom era de longe minha favorita. Eu gostava da voz bizarra dela e achava ela linda e gostosa, de uma maneira “mina comum que tá na sua aula da facul” ao invés daquela coisa inofensiva e esquelética que os coreanos adoram. E eu também gostava do fato dela ter mais ou menos a minha idade, então eu não me sentia velho.

Quando 2NE1 começou a foder tudo em 2012-2013, cancelando comebacks e basicamente sumindo, eu voltei minha atenção pra Girl’s Day. E naquele grupo, eu praticamente NEM TENHO BIAS, eu sou stan de todas mesmo e acho as interações delas como grupo extremamente divertidas e genuínas em sua natureza troll. Mas acho que Minah supera um pouco as outras, principalmente quando ela está com cabelo bom, vide Expectation.

Lá por 2015, quando as perucas de Minah ficaram terríveis e cagaram o visual angelical dela, acabei caindo de amores pelas garotas bonitas do AOA. E enquanto ChoA e Seolhyun dão um banho nas outras em beleza, Jimin é provavelmente a pessoa mais icônica no k-pop atualmente com sua voz irritante e seus “hey” e versos em inglês absurdamente icônicos.

Dos grupos mais recentes, de 2014 pra cá, acho que a única de todas as menininhas que realmente faz alguma coisa por mim é Hwasa, mas boa parte da discografia do Mamamoo é tão dispensável que fica difícil eu lembrar que ela existe pra stannear e tal. Então é, atualmente minha bias é Jimin mesmo, mas esse posto já foi de Minah e Bom antes dela.

8) GRUPOS QUE VOCÊ NÃO GOSTA E POR QUÊ?

Eu poderia fazer piada com Apink e tal, mas eu nem tenho nada contra elas e só acho engraçado um monte de mina de 25 anos forçando a barra. Como eu disse lá em cima, quem eu acho difícil de me importar mesmo são grupos da YG e pedantes feito DEAN, porque eles vão contra o que eu considero ser o espírito do k-pop. Eles vão contra a simplicidade e inautenticidade do k-pop ao tentarem passar credibilidade e autenticidade onde simplesmente não há. Mas isso não me impede de gostar de algumas bombas recentes da YG feito Boombayah e Really Really, e quem sabe algum dia eu até escute um dos singles mensais do DEAN que seja um pouco diferente dos outros e que preste pra variar.

Enfim, é isso. ESTÁ FEITA A PRIMEIRA TAG DO ASIANMIXTAPE!!! Eu havia sido indicado pelo Dalla Corte do Delírios, e aparentemente a tag foi criada pela icônica Vespaquita, que redebutou em grupo em seu novo blog. Agora indico Montebello da Parks&Bomfication (por achar que ele responderá isso de maneira dadaísta)  e WDRAGON, se ele ainda estiver vivo em seu blog de nome difícil de escrever. @_@

 

Anúncios

479 comentários em “[TAG] Eu respondo, vocês respondem

  1. Bruno…já que a Namie é sua j-veia favorita…Conta pra gente como você a conheceu e qual a primeira música que você escutou dele…e tbm pq tanta piada dela ser “preguiçosa”.
    Tenho essa curiosadade…vc praticamente venera ela aqui no blog.

  2. Gostaria de agradecer a Bruno sama por essa interação com os K7’s! Vou responder mesmo tendo passado anos luz da postagem e ninguém irá dar uma f*da mesmo (meio que fiquei tensa com a situação do Seunghyun e fiquei only twitter o.o)

    Enfim, LET’S DO IT!

    1) COMO E QUANDO VOCÊ CONHECEU O K-POP?

    Eu, como vários de vcs, comecei por conta do j-pop, achando que BoA e TOHOSHINKI eram coreanos mas que apenas tinham carreira japonesa…gente daonde eu tirei isso sahuhusa. Frequentava os finados fóruns Ayu Brasil e Koda Kumi Brasil (tem alguém que era de lá?) e rolavam posts de k-pop, vi o MV de Lollipop do BB e 2NE1 e achei bela bosta, então passei reto. Só depois quando 2NE1 lançou I’m the best é que eu fui prestar atenção, e falei… cara isso é bom pra kcete! Minha prima que fazia 15 anos na época fez a coreo da música no niver dela e então foi a partir dai que eu realmente me voltei pro k-pop!

    2) QUAL O PRIMEIRO MV DE K-POP QUE VOCÊ VIU?

    Falei que I’m the best foi que me trouxe pro kpop mas EU N ASSISTI O MV KKKK. Fui ver tempos depois. O MV que me marcou foi I love you do 2NE1 e foi quando me apaixonei pela MAGNÍFICA DIVA SUPREMA PARK BOM! Deosa da minha vida!

    3) QUAL A PRIMEIRA IMPRESSÃO QUE VOCÊ TEVE DO K-POP?

    Achei tosco, idioma feio pra ser cantado, eu gostava mil vezes de japonês do que coreano escutando, agora n faz diferença. E aquele MV de Lollipop socorro me traumatizou na época, tanto que postavam muitas coisas do BB depois e eu n dava nenhuma f*da pra eles, que lástima, pq hoje em dia eu AMO AS MÚSICAS DE DEBUT E ETC!

    4) VOCÊ PREFERE GIRLGROUP, BOYGROUP OU SOLO?

    Ah eu n tenho preferência n gente, sério! Eu sou mais de curtir o som, a vibe, a energia do grupo ou solista.

    5) QUE MÚSICAS E MVS VOCÊ MAIS GOSTA E POR QUÊ?

    São tantas perguntas! (como diria Luna sahsah)
    Eu curto muitas músicas, mas as que marcaram a minha vida são as do DBSK ou Tohoshinki, como Doushite Kimi kimi wo suki ni natte shimattandarou, Mirotic, Purple Line, Survivor, Stand by U, BoA e quase todo seu catálogo japonês, só vou citar Best and Usa que amo demais esse álbum jesus, e every heart pq é de Inuyasha e foi a primeira música que eu escutei dela! 2NE1 temos I LOVE YOU, I’M THE BEST, I DONT CARE, YOU AND I(BOM SOLO) DONT CRY(BOM SOLO), FIRE… ah gosto de quase todas…
    BIGBANG, AMO OS SINGLES DO DEBUT E ETC, mas a que me marcou foi MONSTER, pois foi dai que eu me entreguei de amores pelo DAESUNG, que homem… n vou citar os outros hinos pq n tem necessidade.
    Girls Generation era um amor e ódio pq ao mesmo tempo que eu n suportava algumas músicas e estilos, eu me apaixonei pela Tiffany sem saber do grupo, vi uma foto dela na net e já era! Shoujo Jidai vive na minha playlist, amo GALAXY SUPERNOVA, Mas o MV marcante pra mim foi I GOT A BOY, onde me considerei de fato capopeira e me rendi a elas! que visuais! me julguem mas é um dos mvs que eu mais adoro das soshis.
    4Minute quase entrei pro fandom pq eu vivia atras de coisas delas depois que vi VOLUME UP e a deusa HYUNA com o Psy. Menção honrosa pra 2YOON, adorei o conceito!
    BAP entra como parte da minha descoberta capopeira, eu literalmente fiquei arrebatada pelo MV DE ONE SHOT, sério, foram os primeiros que eu considerei BAD BOYS antes da enxurrada de boygroups com esse conceito. Amo quase todos os singles, tirando aquelas coisas horrendas de cafeteria.
    Ah eu me arrependi de ter entrado tão depois da época de ouro do kpop, pois iria ser kamillia com certeza, KARA é muito bom e eu amo o MV de STEP UP e Lupin, graças ao Bruno sama!

    E TODOS OS MVS DE D-LITE SAMA PQ ELE É MEU SUPREMO ULTIMATE! JUNTO COM DEUSA PARK BOM! ❤

    6) QUAL O SEU GRUPO ULTIMATE E POR QUÊ?

    Era 2NE1, eu sou blackjack inconformada ainda risos, mas agora to arrastando asa pra G-FRIEND (SIM, SOU BUDDY ASSUMIDÉRRIMA) e V.I.P de quebra ne amores XD

    7) QUEM É SUA ULTIMATE BIAS E POR QUÊ?

    MINHA DEOSA PARK BOM DONA DO MUNDO, ANGEL QUE AMA MILHO E QUE TEM UM CORPO DIGNO DE SUA GRANDEZA! E D-LITE SAMA! SIMPLESMENTE POR SER ELE, ANJO MARAVILHOSO, DONO DO MEU ❤ VOZ LINDA PERFEITA, SÓ PRECISA ESTAR NAS SNS =((

    8) GRUPOS QUE VOCÊ NÃO GOSTA E POR QUÊ?

    Tomei birra com Apink (sry AEDES!) pq eu tentei escutar algo delas e N DESCE! Mesmo conceito sempre… ah sei lá. iKON tb, eles tentando emular BB n rola, gosto até do BOBBY mas aquele B.I…. enfim, n gosto! Tinha horror a Lovelyz mas por causa da KEI, eu consegui curtir algumas músicas. Eu tento de verdade escutar várias vezes pra ter certeza que eu n gosto, não curtia BTS (será que vou ser degolada aqui? shusauh) mas depois eu comecei a gostar de algumas músicas como DOPE. (to colocando no lugar errado agora…)

    Espero que apreciem minha humilde opinião e sry pelo textão shusahusa XD

    1. “…Frequentava os finados fóruns Ayu Brasil e Koda Kumi Brasil (tem alguém que era de lá?)…”

      Me identifiquei muito, me abraça!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

COMENTÁRIOS:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s