Hani e cia aposentam a ‘Estrutura EXID de Singles™’ para a festinha 90s de “LADY”. Valeu a pena?

EXID distorceu tempo e espaço ano passado com um dos maiores farofões quebra cu de 2017, DDD, ainda outra colaboração do grupo com Shinsadong Tiger e ainda outro single que seguia à risca a célebre Estrutura EXID de Singles™, em que Hani e LE mandam os versos, Solji e Cara-de-Batata mandam o refrão e depois na hora da montagem Shinsadong encontra alguma coisa pra Coisinha-da-Voz-Fina fazer. Como eu já deixei claro aqui inúmeras vezes, sou um grande entusiasta da fórmula mágica do grupo, mas nem todos pensam assim.

Em algum momento lá por 2015 a internet parecia farta da maravilhosa Estrutura EXID de Singles™, e EXID/Shinsadong Tiger parecem estar cientes disso, porque de lá pra cá eles vem alternando um single que segue a fórmula de cabo a rabo com outro mais arriscado, numa tentativa de manter as coisas dinâmicas e impedir acusações de mais-do-mesmo. Pois chegou a hora de ver EXID se arriscando de novo:

…não que beber da fonte do hip hop noventista de raiz seja novidade pra EXID, né? Afinal, elas já fizeram isso antes na ótima Hot Pink, e muito bem por sinal. Hot Pink estaria em casa numa coletânea de Salt N Pepa entre hinos Push It, Let’s Talk About Sex e Shoop, e olha, acho que posso dizer o mesmo dessa nova, principalmente com o vídeo de acompanhamento.

LADY está nessa mesma pegada, cheia de scratching de vinil e percussão característica do estilo nessa época, bem no nascimento do hip hop, quando ele era mais efervescente e menos fúnebre do que hoje em dia (morram, Post Malone e afins). O diferencial fica por conta de Cara-de-Batata, que nessa aqui liga sua Maraia interior e até arrisca brincar um pouco com seu whistle register, gritando feito um apito em alguns momentos.

grita mermo

Se Hot Pink parecia hip hop noventista misturado com funk setentista, essa LADY soa muito mais autêntica, ao misturar hip hop 90s com R&B do mesmo período. Tá super gostosa, e acredito que pra muita gente vai soar como um grande risco pro grupo, mesmo elas estando totalmente dentro de sua zona de conforto. A única novidade aqui é a ausência da Estrutura EXID de Singles™ mesmo, de resto, tá totalmente dentro do escopo do grupo. E isso pra mim é algo positivo.

De todos os desvios tomados da fórmula mágica até hoje, essa LADY é de longe a melhor. Não que bombas feito L.I.E e faixas água-com-açúcar como Night Rather Than Day sejam competição, né? Mas é, não vou mentir. LADY não trouxe todo aquele agito e empolgação que eu realmente queria/esperava de EXID após DDD ser fantástica. Mas aquela faixa foi tão grudenta que a comparação seria até injusta com a música. Ela se segura sozinha, só não chega perto do ápice do grupo atingido ano passado. Uma pequena reclamação num comeback bem redondinho, só pra não dizerem que estou estranho e que não me queixei de nada.

MAIS EXID: DDDNight Rather Than DayL.I.EHot PinkAh Yeah

Anúncios

98 comentários em “Hani e cia aposentam a ‘Estrutura EXID de Singles™’ para a festinha 90s de “LADY”. Valeu a pena?

  1. Gente, e a Solji?
    Foi retirada mesmo? Ela não ia voltar no próximo comeback depois de DDD?

    A cara de batata não grita igual ela.
    QUERO MINHA GRITADEIRA DE VOLTA

    1. Ela ainda não tá totalmente recuperada. Mas continua fazendo parte do grupo, sim; as outras garotas sempre elogiam ela nas entrevistas e falam que torcem pela recuperação dela (e se não me engano, já foi comentado até que os lucros de cada comeback são repartidos igualmente entre as cinco – e foram as próprias colegas da Solji que pediram isso).

      Com sorte, daqui a um tempo ela já estará pronta pra voltar de vez. Mas enquanto não tá, ela faz muito bem em priorizar a saúde dela.

        1. Né? E a Hyerin, então: li que bastante gente começou a falar que ela era a cara do Lorde Voldemort – e em vez de entrar em depressão ou de correr pra fazer uma plástica, ela resolveu aproveitar a “semelhança” pra fazer imitações do personagem em variety shows da vida e o público coreano adorou. Isso que é fazer uma limonada com os limões que a vida dá…

  2. Nunca engoli muito DDD… pra mim aquilo era extremamente safe e apanhava feio de Ah Yeah e Hot Pink… então amei demais essa Lady. Um dos melhores instrumentais dos últimos anos.. os agudos são quase uma raridade no capope eu gostei.. clipe muito bom. Pra mim é fácil a melhor coisa delas desde Hot Pink. Música super gostosa de se ouvir e boa pra dançar sem ter q pensar numa coreografia que case com isso :3

        1. Acho que ainda prefiro do SHINee… da Koda eu gosto mais dela fazendo pornô no clipe e dançando em dupla no live da TRICK Tour do que a música em si.. mas ainda é melhor que das EXID ;-;

  3. Não vou negar, sai um pouco decepcionado do conjunto, hip hop 90’s não é pra mim e eu me esforço pra gostar D:
    Não era o follow up que eu esperava de DDD mas né, não tem muito pra se reclamar, cara de batata arrasou nos vocais.

  4. Elas fugiram BEM da Estrutura EXID de Singles™… quem imaginaria o refrão sendo cantado pela HANI (que sim, é uma vocalista muito melhor do que o público casual imagina, mas desde Up & Down parece esquecer isso e só dar umas miadas aqui e ali)??

    Mas a estrutura nem fez falta; a música ficou ótima! EXID é daqueles grupos que até dão algumas derrapadas, mas no geral têm um repertório super cativante. Só senti falta da Solji (mas né, ela tá doente, e cuidar da saúde deve vir SEMPRE em primeiro lugar), mas mandaram muito bem mesmo com o desfalque. Parabéns, gostosas!!

  5. Posso ser sincera e dizer que fechei o vídeo na metade? Essa música não me desceu =( esse clipe até que está gracinha e tals maaaas os BABY BABY BABY com voz esganiçada me mataram…. e olha que eu aceito calmamente tudo que EXID faz, até LIE eu gostei… mas essa música me irritou. Uma pena.

      1. Oi tudo bem? Gostaria de pedir pra vc não falar mal da nova música do MONSTA X pq eu sei que você vai falar com certeza sobre ela, mas por favor meça suas palavras, as vezes sentimos que você é muito cruel e zomba dos artistas não sei que tipos de esperiências amargas você já passou nessa vida, mas imagino nque vc tenha muito ódio em seu coração, só não desperdice jogando encima dos meus filhos pq ao invés disso vc nao faz uma terapia pra descarregar essa sua raiva? todos nós estamos pedindo com educação de que se vc não goste de nct por favor nao fale mal, apenas ignore sempre que houve uma nova música.

        1. Faltou trocar “nct” por “MONSTA X” na última frase também, mas de resto, tá ótimo!

    1. Eu quero o pacotão só pra ver o Bruno ignorar o Samuel, mesmo que a faixa esteja ótima, o shade de não comentar depois dos trezentos comentários lembrando ele seria icônico

  6. Me assusta a Solji de fora de mais um comeback, mas pra mim EXID é sempre uma boa opçao de ouvida, gostei mais dessa do q DDD. O unico lado bom do afastamento da Solji é ver a Hyerin tendo chance de soltar high notes, eu sempre achei ela muito boa vocalista.

    1. É HINOOOOOOOOOOOOO MARAVILHOSOOOOOO

      AMO MUSICA E ESTILO ANOS 80 E 90

      PERFEITO ADOROOO ESSE GRUPO.

      Olha o programa da Catia Fonseca é legal não fala assim kkkkkkkkkk não é uma tortura kkkkkkkkkkkkkkk

      Apresentação da MELHOR MUSICA DO ANO essa coreografia tá facil aprendo em 1 semana.

      1. Muito boa essa apresentação!

        EXID, já podem separar uma prateleira pros trofeuzinhos de music shows que vocês com certeza vão ganhar com essa música…

        1. Com TVXQ e Twice ???? Duvido muito ganharem… até no the show e show Champion da vida… Ps: a cada comeback o número de vitórias diminui… E só garantindo o the show…

        2. TVXQ ainda existe?? Achava que o grupo tinha se separado depois da parceria com rainha Kumiko (que, confesso, é a única música deles que eu conheço)…

    2. eu super apoio a passarem a chamar os variety shows coreanos de “programa da Cátia Fonseca” ou “programa da Fátima Bernardes” já que chamam os Inkigayo da vida de “Raul Gil” e “Faustão” :v

  7. L.I.E é melhor que Lady. E Lady é melhor do que DDD! #apenas

    Eu gostei da vibe, mas como comentei no outro post, principalmente o começo da música me remeteu muito a Cardi B e Bruno Mars, ao longo da música essa referência some, e a música se tornou mais “original” pra mim e gostosa de ouvir.

    Como não sou de ficar vendo MV mil vezes (só dance perf. se eu gostar muito da música pra decorar os dance moves), estou aguardando a música no spotify pra poder ouvir mais.

        1. LOONETCHENS!!!

          Alguém devia tentar mandar esses gifs pra BBC; se bobear, ela bota a Gretchen fazendo figuração no MV de lançamento do OT12… deu certo com a Katy Perry.

  8. Amei Lady, só senti falta de mais rap da LE. Hyerin arrasou tbm e na falta da Solji é o que tem pra hoje. E a gostosa que só tá ali pra ser gostosa, tá especialmente gostosa no MV ❤

  9. nossa adorei esse single do *nsync. DDD não desce pra mim, me lembra a horrorosa blurred lines, mas esse single tá o melhor do grupo desde hot pink deusa, night rather than day aceito calmamente.
    Sdds Solji e suas camisetas da Playboy

    Esse cabelo água de salsicha da Hani me fez acreditar por um segundo que a Solji tava nesse mv

      1. ela teve essa cor laranja/vermelha todos os comebacks de up&down até l.i.e, só pros teasers de DDD que ela tava com cabelo preto, mas ela nem apareceu no mv então não faz diferença

  10. Eu não poderia ter gostado mais dessa música!!!!!!!! Minhas expectativas já estavam altas quando vi o teaser por causa da estética noventista e da maravilha que foi DDD, e a música ainda sim conseguiu superar todas as expectativas que eu tinha. Mas a famosíssima Estrutura EXID de Singles™ parece ter sido alterada desde DDD, não? Porque alguns elementos voltaram agora em Lady (Hyerin com alguma high note antes do refrão, LE intercalando os versos com Junghwa/Hani, Junghwa e Hyerin harmonizando juntas, onomatopeias da LE), a única grande diferença é a Hani cantando o refrão sozinha. Não que eu esteja reclamando da estrutura, obviamente.

    P.S.: morta que eu tenho o mesmo óculos amarelo redondo que a Hani no gif kkkkkkk.

    1. Agora este é quinto grupo que tenta emular Orange Caramel!!!!!!

      Eu gostei desta merda, mesmo que algo em mim dissesse que não pq isso é puro dog whistle concept.

      O título da música me sugere então que elas preferem moças, uma vez que tem alergia a bananas…

  11. EXID é um dos meus girlgroups favoritos, e eu tô bem satisfeito com esse comeback
    Não foi tão arrasador quanto DDD, mas no geral ta melhor que Night Rather Than Day e mil vezes melhor que L.I.E.
    DDD >>>> Boy (hino injustiçado) >>>> Lady > Night Rather Than Day
    VOLTA LOGO (e com saúde) SOLJI!!!!!!!!!!!!

  12. Gostei da música. Mas agora é hora de falar de coisa boa. É hora de falar de top…
    Mentira!!!
    Só queria espalhar que a radio do interior profundo de Minas que estou acompanhando, ainda não demitiu o estagiário que coloca kpop na programação, e agora tem flashback do After School. 😍😍😍😍😱😱😱😱😱

  13. Não gostei muito não. Nunca curti faixas retrô, mesmo existindo algumas exceções (oi, Modern Times). DDD >>>>>>>>>>>>

    Tava esperando o álbum salvador de almas que elas normalmente lançam, mas pelo que parece é pré-release. :/

  14. MANO mais a HANI canta bastante nesse novo MV pra quem não cantava quase nada antigamente tá bem na fitaaa

    Segundo a distribuição de linhas todas cantam os suficiente ninguém é flop

    A PROVAAAA

  15. Fiquei surpreso com a estética do vídeo e a pegada noventista quase que aleatória no que o grupo vinha lançando e tão bem feita, tanto no vídeo quanto na música!!! Por enquanto é esperar pra ver se a música cresce dentro de mim que nem os outros singles delas…

    Como esta música não foi um lead single de álbum, EXID, ao invés de ganhar uma Album Review, vai fazer parte de mais um Duelo Musical no Aquário Hipster, que logo logo vai ao ar!!! Qual grupo será seu rival??
    https://aquariohipster.wordpress.com/

  16. Meu Deus do céu! Que delícia isso aí.
    É muito nostálgico, eu lembrei de dois ou três clássicos dos anos 90 ouvindo a música, é bem perceptível mesmo essa inspiração.
    E a menina que mandou o whistle, só reforçou a vibe noventista, afinal, Mariah rules 90’s.

  17. Não curti, hip hop noventista não funciona comigo de jeito nenhum. E é isso. Anos 90 pra mim é Eurodance e besteiras como Aqua e Backstreet Boys.
    Prefiro a tosqueira que a sub unit orange caramelesca do Oh My Girl turbinadas com gás hélio lançou.

  18. Década de 90 foi uma das décadas mais pavorosas na música, mas como cresci nessa época, eu gostei muito dos singles.
    #exidpleasecometobrasil

  19. Bruno, pfvr não se esqueça de comentar sobre “Thanks” de Seventeen!!
    Eles lançaram logo depois que você postou o último pacotão de oppas :c

  20. to ficando preocupada com exid em questão de verba… comparando o mv de hot pink e l.i.e., escorrendo dinheiro, aos mais recentes, eu notei uma queda de investimento?? n sei se to sendo paranoica.. é o trauma depois de tanto grupo bom dar disband

    1. ah, mas essa queda de investimento pra MV é esperada mesmo com o tempo, eu não me preocuparia com isso, todas as 5 parecem estar satisfeitas com o grupo/carreira, acho que elas duram até 2020…

    2. Bom, os videoclipes nos anos 80 não costumavam ser exatamente megaproduções (sim, havia exceções como os Michael Jacksons e Peter Gabriels da vida, mas na maioria dos casos não era assim). Vai ver a intenção foi essa.

  21. Estou chocada que eu amei.
    Uma coisa que me incomodava no EXID é que a estrutura clássica entrega refrões quebra-clima que pareciam pertencer a outra música. Com DDD foi a mesma coisa.
    Mas Lady é agradavelmente redonda, meu ouvido e playlist agradece.
    Só esse agudo… kkk não teria ido tão longe em tentar o registro de apito. Fico imaginando se vai rolar ao vivo, mas ela deve ser poupada pela versão stage.
    Fiquei com medo que a música exagerasse, como o clipe, ao trazer de volta os anos 90. Mas conseguiu sair uma faixa bem atual/anos2010 com influências dos anos 90, no maior estilo o que Bruno Mars faria. Palmas. #vaiteemboratropicalhouse
    Está entre minhas 3 favs do catálogo delas fácil fácil.

  22. Bruno, vc viu que a Johnnys deixou a Avex liberar shorts versions do V6 e do Kis-My-Ft2 no Youtube? Se isso não é a chegada do Apocalipse, não sei o que é.

    1. eu vi, e gargalhei quando eu vi que os ~~clipes~~ tem tipo 50 segundos de duração. Mas engatinhando um dia a Johnny’s chega lá, né? Quem sabe em 2030 eles não começam a postar clipes completos?

  23. Desculpem por falar do LOONA num post sobre as EXID, mas só queria deixar aqui essa arte linda que um fã super talentoso delas fez:

    Não sei quem ele é, mas ó, tá de parabéns! Só acho que a Yves podia ser desenhada com alguma outra roupa em vez dessa, que ela só usa por três segundos no MV dela (podia ser a que ela usa enquanto dança e joga golfe no telhado).

  24. Eu ouvi a música pelo menos umas quatro vezes ontem e mesmo tendo gostado, NÃO consigo lembrar como ela soa de forma alguma. É a mesma sensação que a música do Passarinho Azul do April me deu (ok, eu sei que Lady é superior), ou seja, um caso do ASIANMIXTAPE™ de música “agradável-mas-esquecível”.

  25. Tive que escutar duas vezes pra desvendar o instrumental da música (e nem é culpa da música em si, foram só meus cachorros latindo mesmo), e na segunda vez que ouvi, me agradou bastante; talvez por que eu seja uma prostituta por praticamente qualquer coisa que emule anos 70-80-90, e isso que é hip hop bem feito (nct dream pode chorar no banheiro depois dessa), to bem satisfeita, óbvio que não foi um DDD, mas tá muito bom e vou passar anos ouvindo isso

  26. Sendo EXID/S. Tiger eu adorar isso é mais do que o esperado já que depois do “disband sem ser disband” do T-ARA virei Bias delas quase que por default.
    A faixa é bem construída, criativa, só tem menos personalidade que os farofões batecoxa de puta delas, mas ainda assim é uma bobagem bem gostosa, surpreendendo com a fuga das reciclagens de Up&Down. No mais, só tô com pavor de assistir aos lives por conta dessa gritadeira medonha da Hyerin/Cara de Batata. Ao vivo essa mulher desafina que chega a parecer uma cabra parindo, tadinha. 😦

  27. Essa é a minha música favorita do EXID. FINALMENTE um grupo parece autêntico ao emular uma era; ponto pra elas, já que a maioria dos idols adora usar roupas e acessórios com referência aos anos 90 mas não sabe nem quem é Salt n’ Pepa. Elas executaram tudo com perfeição, desde os high notes ON POINT à coreografia característica. Até os slow motion toscovilhosos elas fizeram!

COMENTÁRIOS:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s